Defesa
Um lobo solitário se defende, quando se é possível, com o uso de estratégia e pela utilização de suas habilidades desenvolvidas para lidar com o imprevisível; já numa alcatéia, tudo depende, invariavelmente, das reações instintivas do "macho alpha".
Aqueles que fingem não ter sentimentos ou se negam a agir por carência, amam mais. É um mecanismo de defesa para um mundo de corações cavilosos.
Pode não ser da sua natureza, mas lhe é um direito assegurado pela natureza, defender-se como puder.
Defesas apaixonadas sobre um determinado tema, ponto de vista ou doutrina, só revelam uma coisa sobre o defendente: ele não estudou profundamente o assunto.
Os ancestrais estão presentes, o nariz sente os cheiros, mas o cérebro teima em querer esquecer. Bendita ou maldita mecanização de defesa.
Vejam bem o que fiz: eu fui buscar defesas científicas para o íntimo, o psíquico, para conciliar a pessoa de dentro com a de fora. Fui procurar na sociologia a explicação para questões de status social. E na psicanálise, proteção para a expectativa de rejeição. Essa é a minha história.
Para combater o violento é quase impossível não se tornar violento também. Esse paradoxo que deve ser compreendido. A violência é justificável tão somente se for empregada como instrumento de defesa e preservacão da vida humana. Não há diálogo com quem só quer monólogo. Com violento, só a violência gera compreensão.
Vou defender a liberdade até meu último minuto. Até a vida me deixar. Viver sem liberdade é tão incômodo que até para sonhar falta espaço.
O "Tá tudo certo" e o "Tá tudo errado" de muitas autoridades brasileiras e mundiais depende dos interesses do momento e não da defesa e prática de valores e princípios justos não relativos.
"O esposo e pai, deve sempre defender a sua família e, se necessário for, com os mesmos instintos de um leão."
Anderson Silva
Não é fácil ser mulher em um mundo eminentemente machista. Não é fácil ser mulher em uma sociedade cujos discursos de empoderamento e defesa das mulheres não passam de meras palavras jogadas ao vento, ou melhor, na internet apenas "para inglês ver". Ser mulher no fim das contas é lutar o tempo todo para não perdermos a própria identidade ante tantas e variadas formas de violência que nos são cotidianamente impostas.
