Cuidar da Terra
Tudo o que sei sobre a vida?
Posso parecer grosseiro, mas o básico que conheço sobre a vida já me da uma boa ideia de como o mundo funciona. É claro que essa ideia não chega nem a 2% do que o mundo realmente é… Mas já é algo.
Esse texto não é uma reclamação, não estou aqui para expressar raiva, ódio nem qualquer sentimento negativo, e sim para expressar um pouco do que vejo de errado no mundo, no nosso mundo.
Tudo começa com uma simples opinião, onde digamos que esse rapaz, vamos chamá-lo de Rapaz A para que não haja qualquer semelhança.
O Rapaz A possui uma opinião, o que é comum, todos tem uma opinião. Ele expressa sua opinião pela internet, meio de comunicação que percorre o mundo inteiro nos dias de hoje. Nessa opinião ele diz que ama jujubas, é a melhor coisa que já fizeram. E posta uma foto de uma jujuba azul.
O Rapaz B vê seu comentário e a foto, ele fica indignado pela ideia do Rapaz A gostar de jujubas azuis.
Então ele diz “Maldito! Discordo disso, as vermelhas são melhores.” Definitivamente ele gosta realmente das vermelhas então o mesmo decide que precisa expressar sua paixão pelas jujubas vermelhas. Até ai tudo bem! O problema é a forma em que ele se expressa, ele deixa um comentário dizendo:
– As vermelhas são melhores! – E um palavrão com uma espécie de ofensa junto.
O Rapaz compra a briga e decide defender com unhas e dentes as jujubas azuis.
E nisso eles ficam horas se agredindo verbalmente. Até o momento em que outra pessoa apaixonada pelas vermelhas e outro grupo pelas azuis resolvem mostrar suas paixões pelas suas jujubas preferidas.
E assim nasce o caos.
Após 100, 200, 500 comentários e milhares de compartilhamentos as pessoas não se importam mais com a sua jujuba preferida, elas só querem magoar aquele que não gosta da sua jujuba. Levam para o pessoal, ninguém mais se importa. Ninguém mais está agindo racionalmente.
Nesse momento um único Rapaz percebe que isso é um absurdo e diz:
– Vocês estão brigando por algo estúpido!
Nesse momento, é nesse exato momento que surge o terceiro grupo, o grupo da "razão". Mas eles não são levados a sério, afinal são poucos contra dois times com milhares. Então, eles são atacados pelos dois times e acabam perdendo a cabeça e a razão.
Todos brigam e brigam e brigam.
Até que um novo assunto venha a tona.
Como o grupo que gosta de maçã e o grupo que gosta de banana, ou o grupo que prefere refrigerante e o grupo que só toma suco.
Vocês percebem o que isso se torna?
No momento atual o Brasil passa por uma crise. O que define uma crise de acordo com o dicionário?
1. Manifestação súbita, inicial ou não, de doença física ou mental.
2. Fase difícil, grave, na evolução das coisas, dos sentimentos, dos fatos; do colapso.
3. Deficiência, penúria.
4. Ponto de transição entre uma época de prosperidade e outra de depressão.
Quando uma pessoa está doente, a família se une para ajudar, acompanhar e até mesmo cuidar dessa pessoa.
A comparação é terrível, eu sei, não quero ser polêmico. Talvez eu já esteja sendo.
Mas um país é como uma grande família, não existe necessariamente um responsável pelo o rumo que esse país toma.
E se uma pessoa está tomando as rédeas e comandando é o dever de todo cidadão impedir que isso ocorra.
Como uma família quando alguém está fazendo algo de errado.
Parece bonito né? Uma grande família, um povo unido pelos seus direitos.
Seria lindo, se fosse realidade.
A realidade é simples e monótona. Todos tem sua opinião, todos estão em um grupo, todos querem os seus direitos.
Mas o direito de ir e vir muitas vezes impede outra pessoa de poder ir e vir. Se é que você me entende.
O mundo é muito grande e ele precisa ser comandado, por pessoas que sabem o que é melhor para todos. Veja bem, isso não significa que seja bom, mas justo.
Infelizmente, as pessoas que estão comandando hoje, elas não são boas, muito menos competentes. Isso não significa que o outro grupo que esteja querendo comandar seja o certo também. Talvez ambos sejam ruins.
E na situação em que estamos não podemos deixar isso acontecer. Mas como eu disse no inicio, uns gostam da jujuba azul outros da vermelha, enquanto a fábrica que produz as jujubas ri e se diverte, porque a atenção está toda no lugar errado. Ninguém está se perguntando o que eles colocam nas jujubas azuis que deixam o grupo do rapaz A tão obcecado por elas, o mesmo para as vermelhas.
Ninguém se pergunta o porquê não as amarelas, ou as roxas.
Existe corrupção sim, e ela não é pouca. Mas ela não vem apenas dos políticos, ela também vem do povo. Ela vem das escolas, dos hospitais, das igrejas. Uma professora que não tem a vontade de ensinar um jovem adolescente e só pensa no dinheiro no fim do mês é uma corrupta, uma médica que não atende um paciente que precisa urgentemente de seus cuidados por mero desleixo é uma corrupta. Um pastor ou padre que apenas está interessado no dinheiro de seus fiéis é um corrupto.
Mas vejamos por outro lado, um lado menos pessimista.
Talvez essa professora esteja apenas de saco cheio de alguns alunos irem apenas para humilha-la e tirar sarro dos coleguinhas de turma, e isso faça com que ela não tenha mais tanta paixão pela sua profissão como tinha quando cursava a faculdade. Talvez esse aluno, bagunceiro que não está a fim de nada, tenha pais ruins que não querem ajudar o filho. Talvez ele tenha dificuldades de aprender e se sinta envergonhado por isso. Talvez ele tenha sérios problemas em casa. Quanto a médica que não quer atender, talvez ela não tenha o equipamento, talvez ela esteja cansada por ter virado noites trabalhando e com o medo de errar pelo cansaço ela prefira deixar que outro atenda aquele paciente. Afinal médicos também são humanos. Talvez o pastor peça dinheiro porque ele tem uma ideia, ele quer ajudar aqueles que não têm casa, não tem comida. Talvez ele realmente acredite em Deus.
Você consegue perceber? Consegue ver? Existem vários lados da mesma história. Porque o mundo é grande! E complexo, não se resolver nada gritando, não se resolve excluindo as jujubas azuis nem as vermelhas. Ninguém tem as respostas sozinho, como eu já disse o mundo é muito grande e para viver você tem que conviver com várias mentes pensando juntas, para resolver um milhão de problemas.
Preconceito, racismo, isso está nos olhos de quem vê. Não estou dizendo que não existe, porque existem. Mas xingar, brigar, odiar, e falar para todos o que pensa de uma forma grosseira e estúpida não vai melhorar a atual situação. Seja humilde, seja sincero sem desrespeitar, sem humilhar. Ensine, mostre o seu lado, aprenda a receber e a amar.
Esse é o meu desabafo, espero que ninguém tenha se sentido ofendido, o que acho difícil nos dias de hoje.
Mas sinta-se a vontade para escolher a sua jujuba preferida.
Porque eu escolho todas que fizerem bem para todos.
Se tem alguém no mundo que sabe o sabor da terra, essa pessoa sou eu, a dor da traição é amarga, tem gosto de terra. E eu já engoli muita.
Rosas são marcantes em minha vida. Infância, mãe, casamento, sogra e filha. Sem contar as inúmeras datas comemorativas. Gosto delas em vasos com terra, com vida! Ah que bom seria juntar as rosas da minha vida no meu jardim.
Feliz se os espíritos opacos das coisas entenderem que são só hospedes temporários na Terra Viva das cores.
AMAR A TERRA EM QUE NASCEMOS
Amar a terra em que nascemos passa necessariamente por repudiar todas as injustiças que estão em todos os recantos do Brasil.
Amar a terra em que nascemos exige de nós uma postura de indignação diante de tantos políticos corruptos.
Amar a terra em que nascemos cobra de nós ações firmes diante da impunidade, que considera inocentes os bandidos de colarinho branco da mais alta periculosidade.
Amar a terra em que nascemos exige de nós comportamentos menos egoístas para beneficiar a grande maioria que agoniza nos corredores dos hospitais sem tratamento médico.
Amar a terra em que nascemos pede de nós indignação para exigir escolas de qualidade para todos os brasileiros.
Amar a terra em que nascemos não é somente abraçar meras questões ideológicas e políticas, mas acima de tudo uma prática vida a favor do bem comum.
Falar em amar a terra em que nascemos na política brasileira me parece sem sentido, são raros os políticos que têm realmente amor a terra em que nasceram.
O que os políticos amam mesmo são os seus interesses pessoais e nada mais, o maior exemplo é o nosso famigerado Congresso Nacional.
Quem ama a terra em que nascemos não desvia dinheiro público para vaidades pessoais, não rouba recursos da merenda escolar de crianças, não destrói o meio ambiente, não deixa crianças sem escola, não permite que seres humanos agonizem nos corredores dos hospitais.
Amar a terra em que nascemos é ALGO MUITO GRANDE e está em falta nesse país, infelizmente.
Não deve ser à toa que o Brasil tenha sido descoberto no Dia Internacional da Terra!
Ou que o Dia Internacional da Terra seja comemorado no dia do descobrimento do Brasil.
De certo existe a morte, e como em um consultório esperando estou ela a me chamar.
Enquanto fico ansioso, correndo, passando rapidamente pelo tempo de espera que chamo de vida, mais a fila anda...
Entre a morte e eu estava esse tempo, que visto de fora e longo, que visto de dentro longo mas quando visto ao ser chamado curto.
Faço minha terapia ocupacional,me apaixono, me decepciono, trabalho, choro, solto meus risos, bebo, leio e viajo em meus sonhos, vivo minhas fantasias.
Abruptamente sem aviso sou interrompido, minha arte fica pela metade, minha vida para depois, sinto um gosto de asfalto na boca, ela sai e me chama, sim chegou minha vez.
Confesso
É realidade de mais,
escondida: Utópica paz.
Se faz força
as vezes sem nada ser
se esconde
por vezes, sem parecer...
Ausente.
Está presente
quando no íntimo
é fuga repentina
centelha de amor fajuto
fugaz e indiferente.
Talvez seja muito e nem sabe.
Pequena, se guarda tão sua,
serena flor indecente.
Ela, aprisionada em suas terras
já úmidas por dentro
pela chuva jorrada
de si,
solitária
em um domingo
ensolarado qualquer.
__Nathália Moretti
UM DIA SEREI RECOLHIDO PARA O JARDIM DO REI.
AQUI ESTOU APENAS DE PASSAGEM,ESTAREI EM BREVE NA MINHA VERDADEIRA MORADA
Sou como uma testemunha fiel.
Como um príncipe numa terra debilitada;
Mas no fundo tenho sangue humano,
Como aquele que ama sem esperar amor de volta.
Anaxímenes (585 - 524 a.C.)
Terceiro representante dos Filósofos de Mileto. Foi amigo e seguidor de Anaximandro e conhecia bem as teorias deste filósofo bem como as teorias de Tales, que acreditava que é a água o princípio de todas as coisas. Mas de onde vem à água? Anaxímenes pensava que a água é ar condensado e que o fogo é ar rarefeito e que o principal elemento que constitui as coisas é o ar ou o vapor e a eles as coisas voltam através de um movimento duplo onde o ar se condensa e depois se rarefaz.
O ar é infinito e se identifica também com a alma. Ele anima o corpo do homem e também todo o mundo. O Ar está em movimento eterno e possui vida. O mundo todo pode ser visto como um enorme animal que respira e a respiração é que lhe dá vida. E como a respiração é que lhe dá a vida, ela é a sua alma. É do ar que nascem todas as coisas presentes, todas as coisas do passado e as do futuro. Incluindo os deuses. É no ar que começa o movimento de todas as coisas.
Um dos exemplos que o filósofo encontra para sustentar suas teorias de rarefação e condensação é o de como o ar sai da nossa boca: se assoprarmos com os lábios mais apertados e com força o ar sai frio e se soltamos o ar com a boca bem aberta ele sai quente. O que muda portanto é a quantidade e a pressão que se imprime sobre o ar. Da mudança destas situações é que vão se originar todas as coisas.
Desta forma tudo o que existe são diferentes formas de ar que é o que forma tudo. O ar sob a influência do calor se expande aumentando seu volume e sob a influência do frio se contrai diminuindo seu volume. Tudo vai depender se é o calor ou o frio que vai predominar.
Essa teoria Anaxímenes provavelmente formulou após identificar o ar em movimento incessante. Percebeu também que a vida geralmente precisa do ar para se manter. Respirar é o que dá vida aos seres e dependemos da respiração por toda nossa vida. Ele percebeu ainda que no céu existem nuvens e que a matéria possui vários graus de solidez. O ar para ele é algo divino, ou mais, o ar é o próprio Deus.
Poucas notícias sobre a cosmologia de Anaxímenes chegaram até nós. Para ele a Terra, a Lua e o Sol, bem como todos os demais astros conhecidos na época, são planos e flutuam como se estivessem cavalgando sobre o ar. Todos os astros se movem ao redor da terra como se fosse um chapéu girando ao redor da nossa cabeça. A terra é feita de ar comprimido e o sol, a lua e os outros astros também se originam da terra.
Para ele o sol também é terra que se movimenta mais rápido e por isso gera o calor próprio daquele astro. Foi o primeiro pensador a chegar à conclusão de que a luz da Lua vem do Sol. A Terra foi a primeira a se formar e dela ergueram-se as estrelas. As estrelas são fogo rarefeito. A Terra é plana e flutua no Ar assim como o Sol que é largo como uma folha e se desloca também através do ar.
Anaxímenes acreditava ainda que as estrelas não produziam calor porque estavam bem mais distantes da terra do que o sol.
Consta que ele escreveu uma obra intitulada Sobre a Natureza que foi escrita em prosa. Estudou também meteorologia.
(A filosofia de Anaxímenes)
22 de abril:
-descobrimento do Brasil
-dia do planeta terra
*vamos preservar o nosso maior patrimônio...
POEMA PLANETA TERRA
Terra planeta água, nosso lar
Toda azul, azul da cor do mar
Natureza, bela, mãe Terra
É Deus a nos abençoar,
chega de guerra.
Vamos nos abraçar!
Respeitar cada detalhe...
Somos parte deste entalhe
"Ubuntu"
Saboreemos este menu
Nossa terra!
Em frente, nada encerra
Pois, é ar, vida com vida
Atrás de nós, inteira, não repartida
Viva a vida! Mãe terra! Viva!
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
Dia do planeta terra
Os velhos homens renascem para dar criação ao inimaginável poder da primeira criação; um renascimento na terra, bonito de se ver e de ser o protagonista.
Para nos fazerem desistir dos nossos direitos, é preciso vencerem todas as batalhas ou nos matarem... Rasteiras só servem para nos fazer cair nos braços da terra, sentir sua magnitude, levantar mais potentes e prontos para um novo combate; inspirados pelo seus ensinamentos: Mesmo sendo, todos os dias destruída, pelos que alimenta; nosso solo, segue firme, forte e fértil...
A Terra é um lugar muito belo de se viver. Os homens que ainda não sabem se compreenderem o bastante, serem íntegros e verdadeiros para fazer da Terra um Paraíso.
Deus era brasileiro mas com tanta incivilidade, patifarias, imoralidades, roubos e impunidades o Diabo tomou conta de nossa terra.Nosso brilhante céu azul anil da pátria fica a cada dia mais vermelho por sofrimento, abandono e sangue.
Em todos os continentes do mundo, sempre existia a terra e sempre chegou alguém nelas e sempre plantaram estorias e sempre não colheram seu tamanho e nunca contaram com os que já viviam nela...
O chão forrado de estrelas fertiliza o ventre fértil da mãe terra durante toda noite. Grávida de vida, da luz à aurora, assim que a noite adormece nos braços suntuosos do sol.
