Cruz
A Cruz
Deus não permita que eu me glorie, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. - Gálatas 6:14
Escritura de hoje : Colossenses 1: 9-23
Séculos antes de Jesus nascer, a cruz tinha sido usada como um instrumento de tortura e morte. Em 519 aC, por exemplo, o rei Dario I da Pérsia crucificou 3.000 inimigos políticos na Babilônia. Este método de execução foi posteriormente adotado pelos romanos para não cidadãos e escravos.
Quando Jesus Cristo levou nossos pecados no Calvário (1 Pedro 2:24), a cruz assumiu um novo significado. Ali, o Salvador, "através do sangue de Sua cruz", tornou possível escaparmos do julgamento e nos reconciliarmos com Deus (Colossenses 1: 20-21).
O apóstolo Paulo entendeu o significado da cruz. Ele havia feito muitas coisas nas quais poderia ter encontrado satisfação e orgulho pessoal (2 Coríntios 11: 16-12: 13). Mas em sua carta aos Gálatas, ele escreveu: “Deus não permita que eu me glorie, exceto na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” (6:14). Ao entendermos o que Jesus fez por nós na cruz, também seremos humilhados. Nossos esforços fracos não são nada; O trabalho dele é tudo!
O Salvador ressuscitado convida todos os homens e mulheres a virem humildemente em fé a Ele. Crendo que Ele morreu em nosso lugar na cruz, recebemos perdão completo.
Não é de admirar que o hinário Horatius Bonar exclamou: "Aleluia pela cruz!"
Refletir e orar
Então, ao redor da cruz, cantamos
De Cristo nossa oferta,
De Cristo nosso Rei vivo,
Aleluia pela cruz! - Bonar
A cruz de Cristo é a ponte entre Deus e o homem. Henry G. Bosch
Temos o suficiente?
Eles são os inimigos da cruz de Cristo:. . . que se dedicam às coisas terrenas. -
Filipenses 3: 18-19
Escritura de hoje : Filipenses 3: 17-19; 4: 10-13
Não importa o quanto acumulemos, parece que nunca temos o suficiente. Quanto mais temos, mais queremos. É um fenômeno que um amigo meu chama de lei das bonecas Barbie: “Os acessórios considerados opcionais se tornam obrigatórios, criando necessidades e desejos que nunca pensávamos antes”. Mais frequentemente, chegamos ao fim de cada empreendimento e aquisição vagamente descontentes. e infeliz.
Henry Kissinger, ex-secretário de Estado dos EUA, escreve: “Para os americanos, a tragédia está querendo muito algo e não está conseguindo. Mas muitas pessoas tiveram que aprender. . . que talvez a pior forma de tragédia seja querer algo muito ruim, obtê-lo e encontrá-lo vazio. ”
O apóstolo Paulo, por outro lado, disse que havia aprendido a se contentar: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Faça todas as coisas? Isso significa que ele poderia correr mais rápido do que uma bala em alta velocidade ou pular sobre edifícios altos? Não, mas ele podia estar contente, cheio ou com fome, vivendo em abundância ou em falta.
O verdadeiro contentamento vem somente do nosso Senhor. Devemos pedir que Ele nos inundar com Sua presença e nos fortalecer com Seu amor, para que possamos ficar satisfeitos com Ele e com o que Ele deu. Só então podemos descansar em contentamento.
Refletir e orar
Pensando bem
Em uma escala de 1 a 10, como você está?
Como o mundo promove a insatisfação?
O que você pode fazer para se tornar mais conteúdo?
A pessoa contente nunca é pobre; o descontentamento nunca é rico. David H. Roper
Sabedoria Superior
A mensagem da cruz. . . para nós que estamos sendo salvos. . . é o poder de Deus. - 1 Coríntios 1:18
Escritura de hoje : 1 Coríntios 1: 18-31
Quão difícil é para algumas pessoas altamente inteligentes admitir que, em sua própria sabedoria, não conseguem responder às questões fundamentais da vida.
O bem conhecido astrofísico Fred Hoyle disse: "Uma interpretação de senso comum dos fatos sugere que um superinteleto se diverte tanto com a física quanto com a química e a biologia, e que não há forças cegas que valha a pena falar na natureza". ele continua sendo um incrédulo.
O falecido Carl Sagan falou de "algum tipo de força ou poder" que permitiu ao universo se criar. Mas ele era "contrário a qualquer tipo de religião revelada".
A maioria de nós, como cristãos, pode se sentir desqualificada para debater tais gigantes intelectuais. Mas não é o propósito de Deus refutar a sabedoria humana com argumentos intelectuais. Em vez disso, ele confunde a sabedoria e o poder humanos, exibindo Sua maior sabedoria e poder. Ele faz isso salvando pessoas comuns como você e eu através da “mensagem da cruz” (1 Coríntios 1:18). A verdade de que Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou novamente é vista como loucura pelo mundo.
A melhor evidência de Deus para refutar a sabedoria mundana é uma vida transformada. Que privilégio ter esta mensagem! Que desafio vivê-lo!
Refletir e orar
Nenhuma sabedoria adquirida através da árdua busca
Pode libertar um pecador,
Mas Deus em sabedoria enviou Seu Filho
Para morrer por você e por mim. -D. De Haan
A verdadeira sabedoria começa e termina com Deus. Herbert Vander Lugt
Pregar sobre Deus é esmurrar objetivos.
Pregar Jesus fora da cruz nunca se igualará a esmurrar o vento. Você não está dando soco no vento. Se uma pessoa ouvir a tua pregação e a receber em seu coração, já ganhou uma alma, uma que seja.
Dar soco no vento seria receber a palavra de Deus a ser pregada e a guardar para si porque pensa que ninguém vai dar ouvidos ou dar importância à sua pregação.
“Sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” (Tg 5:20).
Portanto, não pense apenas em você: pense no propósito de Deus em o ter chamado para o serviço no seu reino. Ou seja, pense nos outros que precisam chegar a Deus para receber o seu socorro.
Então, você prega para uma alma, e não para um milhão de almas. Uma alma é o suficiente. Se outras não chegam, é porque ainda não era a sua hora. A hora de cada uma vai chegar do jeito que tiver de ser. Portanto, continue fazendo a sua obra como Deus lhe tem designado.
Vá Além da Cruz
A mensagem da cruz é. . . o poder de Deus. - 1 Coríntios 1:18
Escritura de hoje : 1 Coríntios 1: 18-25
No centro da Índia, em meados do século XX, as tensões aumentavam entre não-cristãos e cristãos. Um jovem foi instruído a subir até o topo de um prédio de três andares e derrubar a cruz do telhado. Ele não teve sucesso, no entanto. De fato, ele caiu do telhado para a rua abaixo e ficou gravemente ferido. Quando ele foi levado ao hospital, ele foi colocado em um berço ao lado de um paciente que era cristão.
Quando o crente disse ao homem ferido o que a cruz representa e o que Jesus fez por ele na cruz, seu coração foi tocado. Ele clamou: “Senhor Jesus! Me perdoe! Eu não quis fazer isso. Eles me fizeram.
Não importa o que as pessoas tentem fazer para eliminar os símbolos do cristianismo, sabemos que eles não podem parar sua mensagem . Paulo disse: “A mensagem da cruz. . . é o poder de Deus ”(1 Coríntios 1:18). Jesus disse que mesmo as portas do inferno não prevaleceriam contra a igreja (Mateus 16:18).
A cruz permanece como o símbolo do cristianismo. Mas seu simbolismo não tem valor para alguém que não entende o que Cristo fez naquela cruz. Ele morreu lá para fornecer perdão (Colossenses 2: 13-14), não para criar um ícone.
Você foi além do símbolo da cruz e confiou no Filho de Deus que morreu lá? Se não, faça-o hoje! —JDB
Refletir e orar
A cruz é um símbolo da liberdade,
do pecado, da separação e da vergonha;
Pois ali nossa redenção foi comprada -
Salvação no santo nome de Cristo. - Fitzhugh
O caminho para o céu começa no pé da cruz. Dave Branon
A Cruz foi um momento de dor que gerou alegria, causou uma ferida, que gerou cura, trouxe a morte de um, para gerar vida em outros, foi a desonra de um Rei, que gerou a honra de seus súditos...
A cruz foi a maior expressão do amor de Deus pela vida de todo e qualquer ser humano !!!
Para uma cruz permanecer em pé ela deve ter a linha horizontal menor que a vertical, sendo a horizontal representada pelas questões humanas imediatas e a vertical pelas da elevação do ser enquanto humano.
"O sacrifício pela nossa salvação já foi pago na cruz do calvário. Mas, é obrigação de todo cristão se sacrificar por sua santificação pessoal."
Enquanto o mundo enxergava o meu Cristo perdedor, porque ele carregava uma cruz, eu enxergo Ele digno.
O escravo moderno que decide sair da caverna carrega uma cruz tão grande e pesada que desestimula outros a seguirem pela mesma trilha.
A cruz não foi a queda de Deus, foi a glória do messias sobre a morte, o qual se entregou à condição humana pela culpa do pecador que de forma imerecedora alcançou o seu amor incondicional.
"Não há cruz comparável à vida à mercê das suas próprias paixões, e não há felicidade que possa ser comparada à de morrer cada dia por sua própria vontade para se entregar inteiramente a Jesus Cristo".
A cruz existe pra quem não cumpre seu próprio ofício, então como segurar tanta ilusão no paraíso, limpe o caminho em traços de alegrias, quando (ouver) risos.
