Cronica sobre Regime-Jo Soares
E tão difícil viver sem você. Entender que se foi para sempre. Me perco nas horas e dias imaginando como seria se ainda estivesse aqui. Ficou um vazio imenso que não se preenche, não se repara, um tempo que jamais volta, uma saudade tão intensa uma dor tão profunda, difícil até de explicar...
As vezes eu paro e fico pensando em nós, em como poderia ter dado certo , em tudo o que eu fiz.. As vezes eu sinto sua falta, sinto falta de coisas que nem chegaram a acontecer entre nós. Penso em você e sinto muitas coisas, mas nenhuma delas é arrependimento. Eu sei que eu lutei, que fui forte . Eu tentei com todas as minhas forças , eu fiz tudo o que estava ao meu alcance .. mais uma andoria só não faz verão , assim não podia haver “nós” sem você. Afinal, quando um não quer, dois não brigam . Eu quis, eu tentei, eu fui atrás e você o que fez ? (...) Não . Eu não desisti, eu apenas me conformei ... e conformada ,de alma lavada e cabeça erguida sigo em frente. Sigo em frente mesmo que meu coração esteja morrendo pedindo que eu volte atrás. Aprendi que nem sempre devemos seguir nosso coração, as vezes ele é traiçoeiro.
Eu ainda vou morder a sua boca, eu ainda vou sair na rua contigo de mãos dadas e te apresentar como meu namorado. Eu ainda vou brigar contigo por causa de besteira e você vai me calar com um beijo, eu ainda vou ser sua e você meu. Tenho tanta certeza disso quanto tenho que um dia ainda vou deixar de ser boba e vou parar de sonhar e imaginar besteira.
Toda garota já mentiu pra mãe, mentiu pro professor, tomou banho de chuva, riu quando não pode, chorou até dormir, molhou a casa inteira porque se esqueceu de pegar a toalha, riu de piadas super idiotas, se apaixonou, sofreu em silêncio, perdeu uma amizade importante, chorou por um carinha que lhe fez sofrer, teve cólica, ouviu várias vezes a mesma música no mesmo dia, tem como melhor consolo o chocolate... Garotas sempre iguais, mas ao mesmo tempo, tão diferentes e tão lindas.
Se vou soubesse como me sinto bem com você ... porque mesmo sendo um canalha, você me faz bem. E daí que de manhã você vai estar com ela ? foi comigo que você passou a noite. E depois, quando eu estiver triste eu sei que vou lembrar de alguma coisa ridícula que você me disse, e vou sorrir. Um sorriso leve... to tranqüila. Você me acalma. Você e seus 25 anos de drama... e como eu gosto do seu drama. Do seu sorriso, e da sua orelha que é motivo de piada entre as amigas. Como eu gosto da falta que eu sinto quando você some. Como eu gosto quando você volta ... meu Deus, como eu gosto de você. Gosto mesmo, gosto sem medo. Porque mesmo com toda sua implicância e sua mania compulsiva de me irritar você me faz bem. Simples assim. Gosto de me iludir com você. Eu não esqueço quem somos, eu não me apaixono por você. Eu só, sei lá. Gosto de você. Gosto , porque você me trouxe um pouquinho de felicidade. Talvez felicidade errada. Mas não deixa de ser felicidade. Gosto de você porque você não me faz mal. E se não me faz mal, deixo como estar. Felicidade errada é melhor do que infelicidade certa.
Não espere de mim muitas coisas. Na maioria das vezes sou solidão. Ainda que eu muito fale, pouco sinto. Nos últimos meses tem sido assim. Bastante palavras, pouco sentimentos. Ou talvez, poucas palavras e nenhum sentimento. Ta tudo tão vazio. Tão preto no branco. Um silêncio sincronizado, uma dor suavizada. Se brincar até acostumo... é esse o preço que se paga ao ser metade da sua própria metade. Você completando a si. É difícil crescer e descobrir que muitas vezes temos que ser a tampa da nossa panela, a outra face da nossa própria face. Ser a loucura, mas também a sanidade. A mentira e a verdade, ser o bom e o ruim. Meu Deus, eu jamais pensei em dizer isso, mas como é ruim ser só. Somente. Eu. Sem mas, nem mais.. entende ?! Por mais amigos que tenhamos, sempre falta alguma coisa. E ai o que fazer quando percebermos que os casos passageiros não vão te trazer resultados, só vão te deixar mais vazio?! te sugar, talvez, o resto de dignidade que te sobra e te deixar ainda pior. É assim que me sinto, amor. Sou criança com alma de adulto. Eu sinto demais para um coração e um corpo tão pequeno. Eu vivo sorrindo, mas é de tão triste que sou. E isso são coisas que você e esse mundinho no qual vivo maquiada para que eu possa participar jamais vão entender. Eu sou só. Mas não por opção ou escolha, mas sim por falta de ambos.
Uma das piores coisas que podem acontecer depois dos 30 é querer viver muito fora de contexto, perdido, tipo vou fazer de tudo, vou aproveitar a vida, é uma armadilha muito atraente, e podera levá-l@ a fazer no impulso o que em consciência não faria, lugares que não frequentaria, a se dar, a quem não se daria, e isso poderá deixar marcas indesejáveis por toda a vida.
Prometi que não ia me importar. Nada de ataques de ciúmes, nada de gostar, nada de querer estar perto. Muito menos de sentir saudades do cheiro da pele. Eu entrei nessa sabendo de todas as conseqüências. Você acabou de sair de um relacionamento. Só quer diversão. E eu tentei. Deus sabe o quanto eu tentei não me importar, não querer ligar no fim de tarde porque eu queria um beijinho do carinha que peguei. Deus sabe o quanto eu tentei não preencher o vazio que tem aqui. E quando menos espero, já estou eu fazendo tudo errado de novo. Já estou doando tudo o que eu tenho de mais bonito pra qualquer um. Nada contra você, eu até gosto de você. E aí é que está o problema. As coisas não podiam ser assim. Não tão cedo. E eu me pergunto ... até quando meu Deus ?! até quando eu vou ficar me enchendo de falsas promessas, acreditando em falsas palavras, procurando sinais em atitudes inexistentes. Até quando eu vou me encher de mentiras , mesmo sabendo que nelas não existem nem um pouco de verdade. Até quando eu vou ser tão sozinha assim ?! A verdade, é que não importa o quanto eu sei, importa o quanto eu finjo não saber, enxergar ou sentir. O que importa são as vezes que eu me jogo no mesmo abismo, e caio. E me espedaço e deixo pra trás pedaços meus que jamais serão recolocados, ficando cada vez mais incompleta, vazia e talvez, desesperada.
Você se cala e guarda tudo pra si ... mas você é um rio e rios transbordam. E aí você chora .. mas não para chamar a atenção ou por drama. Você chora por que chorar alivia. Não resolve, mas acalma. Você chora pra desabafar... para não morrer afogada nas águas do rio de sentimentos que é você. Chora, porque não tem mais volta e chorar, talvez seja a única solução .. porque na vida só não tem jeito para a morte e os seus sentimentos estão mortos então, só te resta chorar. Você chora, porque chorar é de lei quando se sente falta e não se pode fazer mais nada. Você chora para matar a angustia antes que ela te mate. Você chora porque mesmo sem querer você deixou o sentimento tomar conta e ele cresceu. E agora, infelizmente só te resta chorar ... mas todo choro vem seguido de risos. Não esqueça. Isso vai passar.
Tá me vendo calada, tá me vendo quieta.. tá estranhando ,né ? eu sei que tá .. mas não estranha não. Só te preocupa um pouco. Meu silêncio é a prova do que aprendi com o passado, tô apenas assistindo o circo pegar fogo.. afinal eu aprendi que gritar , espernear e mostrar aos outros o quanto eu estou mal não vai resolver minha situação pouco menos o meu problema. Eu vou ficar aqui esperando alguém chegar com a água e acabar com esse incêndio. E se ninguém vinher não vai ter problemas, acendo outro cigarro e ajudo a queimar o que restou. Depois procuro outro palhaço, compro outro lona e quem sabe armo mais um circo ...
Quase todas as noites antes de dormir ela pedia a Deus "Por favor, tira de mim toda essa dor. Tira esse homem da minha vida ou coloque ele de uma vez nela." Era de dar pena tanto sofrimento... Certo dia, cansada de tanto sofrer, ela acordou decidida a tirar toda aquele amor que tanto machucava de dentro dela... pegou um papel e escreveu "amor" até encher a folha... Frente e verso. Quando acabou, suspirou e quase morreu ao perceber que nada tinha acontecido. Menina boba, não sabe ela que a melhor forma de deixar o amor ir é querendo que ele fique. O amor é como um pote de mel bem doce que a gente utiliza até o mel se esgotar .. e depois de um bom tempo, depois que o enjoo passar a gente vai lá e compra mais. Porque apesar de engordar, enjoar e te deixar diabética o mel é doce. Assim é o amor,doce. A gente enjoa mas não deixa de querer.
Há lágrimas que nos orientam melhor que mapas, há sorrisos que se tornam sinais de estrada, há silêncios que ensinam mais do que mil vozes. O coração aprende a ser guiado quando descobre que o verdadeiro destino não está fora de nós, mas dentro: na serenidade que encontramos ao confiar em Deus, no abraço que oferecemos sem esperar retorno, na coragem de amar mesmo depois de se ferir.
Não é mais questão de escolha de quem quer ou não se arriscar, estamos em guerra contra um inimigo em comum e nessa batalha desigual somos todos nós o lado fragil pois estamos suscetíveis e desarmados e mais complicado ainda é que mesmo entre nós estamos sujeitos a ignorância da covardia irresponsável, a falta de cuidado alheia, a falta de amor e respeito ao próximo.
Olorum, Nzambi, Mawu, Yahweh, Elohin, Adonay, Alá, Baha, Jeová, Deus segundo a fé de cada um, para qualquer divindade enquanto onipotência, não importa a posição social, não importa títulos, não importa cargos, não importa o poder financeiro e sim, o valor de uma existência segundo os atos enquanto vida.
Sabe amor, as coisas fugiram do controle e eu não sei mais o que fazer ... sinto um frio na barriga quando te encontro na rua, e minhas mãos suam frio ao te ver chegando perto. Sinto um arrepio interno quando você me diz que sou sua. Eu quase não consigo respirar direito quando me perguntam sobre você. Meu coração acelera e me vem várias respostas. Fico com a mais sabia delas, o silêncio. Gosto de você meu amor, gosto de você de uma forma louca e dolorosa. E me condeno por isso a cada instante... você não é ruim, pelo contrário. Você é lindo. Por dentro e por fora, eu consigo enxergar sua beleza e a pureza que o mundo te roubou. Ontem, antes de dormir, eu desejei baixinho que você fosse meu. Não por um dia, mas por uma vida ... amor, as coisas fugiram do controle e eu escrevo essa carta pra dizer que te amo.
Dentro de mim existe uma necessidade imensa de você. Vontade de te viver a cada segundo, te sugar todo de uma só vez. Me preencher toda de você e não deixar um só espeço vazio. Te guardar, te proteger, te cuidar. Quero o beijo, o abraço, a mão na minha cintura, a respiração no meu pescoço,o afago no meu cabelo. Você rico, você pobre, cheiroso, suado, chato, alegre, com raiva, safado, santo, em pé, deitado, falando, calado. Você, você,você, mil vezes você. Infinitamente você, e essa felicidade que me trazes. Essa paz, essa calma e claro, essa angustia (não podia faltar). Tenho vontade de contar a todas as minhas amigas, porque a boca fala aquilo que o coração tá cheio... e o meu está repleto de você. Hoje faz 16 dias que eu tenho sido extremamente feliz (pode parecer pouco, mas não é. Pra quem já foi triste, 16 dias seguidos sendo feliz é tão lindo que chega a assustar). E ontem, pela primeira vez, antes de dormir eu não pedi nada. Só fechei os olhos e agradeci... Afinal, agora eu tenho você, amor. E nada mais me falta. E que seja assim até... Até .... Até..sei lá, até quando tiver que ser.
Se eu pudesse agradecer, de qualquer forma, de qualquer jeito, eu agradeceria. Por tudo. Por cada carinho, cada abraço, cada beijo, cada amasso. Agora que eu descobri o que é ter alguém e gostar desse alguém, eu sou capaz de tudo. De abrir mão de tudo. Orgulho, medo, ciúme... Olha, eu sei que nunca fui uma boa moça. Eu sei que tenho inúmeros defeitos e que meu ciúme as vezes passa um pouquinho dos limites. Sei também que você sabe todo o meu passado, minha fama de chata, marrenta, brigona. Eu sei. Nós sabemos. Mas eu prometo que vou mudar. Aquele papo ridículo de que 'não vale a pena mudar por ninguém'. Vale, vale a pena sim. Principalmente se a pessoa te faz bem. Porque não mudar por alguém que te faz sorrir 24 hrs ?! Porque não mudar por alguém que te manda sms a cada minuto ?! Você é o primeiro que não me faz enjoar, o primeiro que eu passaria dias, horas, minutos, segundos, sem reclamar. Sem querer chegar em casa logo, sem querer que aquele encontro acabasse. Você é o primeiro que me fez sentir que vale a pena ter alguém por perto. Você vai ver, os meus amigos vão ver. Você é o primeiro que eu vou levar a sério. Porque eu tenho certeza que por você vale a pena qualquer esforço, qualquer loucura,qualquer sanidade,qualquer coisa boa ou ruim que me faça te ter por perto. Ainda mais perto. Por muito, muito, muito tempo.
Tudo parece estar bem, penso. Mas então o que você havia superado reaparece e você tem medo, o que era uma verdade resolvida vira uma verdade desesperadora, você está ali, mas sabe que não deveria. Você faz algo, e não demora nem dois segundos pra se arrepender, você diz algo e tenta engolir a própia voz novamente. Tarde demais, tarde demais pra desfazer o feito, para não falar o falado, pra parar de sentir o já sentido.
Mas não dá pra parar o mundo, não é ?! Não dá pra simplesmente fazer com que todos os nosso desejos se realizem... E esse medo, a gente faz o quê com ele ?! Irônico ler um sms 'muito medo pra uma pessoa só' da pessoa que mais te causa medo no mundo. Mas causa medo sem querer, causa medo por ser bom demais. O problema não é ele. Sou eu. Eu e minha mania de desconfiar de tudo, de achar tudo muito suspeito, de querer tudo na minha hora. Mania de querer explicação pra tudo, de ver coisas onde não tem. Ele vai se cansar da minha paranoia, mais cedo ou mais tarde. Tenho certeza. Uma hora ele vai ver que eu sou louca demais e ele merece coisa melhor ... E esse é meu medo. Porque eu consigo mudar tudo, cabelo, roupa, eu parei de beber e não vivo mais nas farras. Eu até chamo menos palavrão e tento ser mais paciente com as pessoas. Mas uma coisa que eu não consigo mudar é a minha desconfiança. E por mais que eu tente, por mais que eu acredite nele e no sentimento dele por mim, eu não acredito em mim. Não me vejo capaz de fazê-lo feliz... e isso ninguém vai aceitar. Nem mesmo ele, a melhor pessoa do mundo. A melhor pessoa do meu mundo.
Mas não tem 'poréns', não tem 'porquês', não tem nada que me faça desistir. Não tem nada que me faça acordar e dizer 'acho que não quero mais". Não, eu sempre quero mais. Mais, mais e mais. E você sempre me dá mais, mais e mais. Ainda bem que a vida me deu você. Ainda bem que você chegou pra alegrar meus dias, pra me fazer feliz com sua gaitada, a mais gostosa do mundo. E com as suas piadas, até as mais sem graça. E com seu abraço que me faz sentir a pessoa mais importante do mundo Pela primeira vez, depois de 4 anos as coisas estão acontecendo do jeito 'certo'. E sinto que agora somos 3, amor. Eu, você e a felicidade... E que dure muito, muito, muito tempo.
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
