Cronica de Graciliano Ramos

Cerca de 28503 frases e pensamentos: Cronica de Graciliano Ramos

3. Jesus disse: Se vossos guias vos disserem: ‘o reino está no céu', então as aves vos precederam; se vos disserem que está no mar, então os peixes vos precederam. Mas o reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se vos conhecerdes, sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis em pobreza, e vós mesmos sereis essa pobreza.

Para que negá-lo? Também já vi gente que fugia da morte, impressionada de antemão pelo confronto. Mas é bom que vos desenganeis: aquele que morre, nunca eu o vi amedrontar-se. Se assim é, para que os hei de lastimar? Para que chorar o seu acabamento? A perfeição dos mortos! Não conheço eu outra coisa.

Dentro de nós há duas correntes conflitantes, uma é o colossal Homo Sapiens, majestoso por sobreviver na terra em meio a espécies maiores e mais fortes, descobridor de diversas engenhosidades e químicas, gosta do conforto e do prazer, mas fraco de espírito e fé. Por outro lado temos o ser Humano, que entra na frente do perigo para salvar sua cria, apaixonado pela paz e um eterno carente, sempre benevólo e crédulo. Nunca se posicione sem equilibrar os dois lados.

Debaixo desse céu, com os pés nessa terra, há pessoas que sofrem pela ausência de condições existenciais minimas, sejamos mais humanos e menos acomodados com as enfermidades que assolam o mundo, façamos com que o conformismo a coisas eminentemente desprezíveis não encontrem conforto em nossa vida, é tempo de nos sensibilizarmos com absurdas desigualdades socialmente aceitas, de reivindicarmos um dia melhor à todos indistintamente, deixemos de lado a soberba que nos torna incapaz de estender a mão aos que necessitam da nossa mais sutil ajuda, é tempo de contribuir significativamente para a construção de um mundo que pode e deve ser melhor, façamos a nossa parte.

E de tanto pensar, cheguei numa conclusão...ainda não cheguei a lugar algum! É preciso pulso firme, coragem e dedicação para dar o primeiro passo. Depois que se aprende a andar, ninguém segura uma alma e um coração loucos por conquistas, por mudanças, por vitórias. Ninguém segura a vontade de viver, o desejo de amar...

Não há uma definição clara para o amor, ele simplesmente acontece. É uma essência entre o gostar e se apaixonar que em harmonia combinam e provoca um sentimento belo o amar. Qualidade particular de um alguém que nós toca o espírito, provocando emoção e prazer. Coisa abstrata que se sente e concreta quando correspondida. Tem infinitas sensações, na composição harmoniosa das palavras, é resultante e nós dos estímulos, é expressão de tudo que existe, o material do amar é a vida. Para mim o amor é passível de existência no mundo mágico da imaginação, amar é criador e busca também realizar desejos dos elementos da imaginação.

Inveja?Ela faz sentir coisas foras do comum, é o desejo de possuir coisas de outras pessoas, que não nos diz respeito, é um Vírus que se caracteriza por ausência dos sintomas,pois invejamos algo,alguém mas isso é difícil de ser detectado,passa sem ser percebido,se esconde dentro da gente de uma maneira que nós corrói por dentro e quando vemos estamos totalmente dominados,e é difícil de livramos dele tão facilmente.

É facil gostar de alguém,o dificil é deixar de gostar…Gostamos de quem a vida empõe e o coração aceita,por muitas vezes esse gostar se estende de um modo que é inesplicavel.Gostamos tanto desse pessoa que sofremos,gritamos,choramos e isso por esse pessoa não nós amar è por que não podemos escolher quem gostar ou amar,é mais forte que nós dominando e nós possuindo por inteiro!

Eu me acostumei ao sentimento que tomei a mim por todo esse tempo.Eu me encontro encerrado nesse condicionamento e alheio a todos seus passiveis efeitos.Vejo apenas o sentimento que surge em mim,e me satisfaço com isso.Me identifico com essa tristeza, e com todo o resto.Mas não enxergo o que faço aqui.Da mesma forma que nada vejo nessa escuridão que me toma nos olhos.

Seu amor é meu você dize,eu não pude acreditar,suas ações me mostram o contrario,você diz isso não só pra mim,tentou me convencer de que me ama,eu não quiz acreditar,por mais que me coração batesse mais forte ao ouvir,por mais que eu quiz que tudo fosse verdade,não deixei que me coração acreditasse,eu feichei meu coração um dia e hoje não consigo mais abrir é tão forte,mas quando estou perto de você quero abraça-lo,mesmo que eu tente ser forte e não faça isso,quero até lhe beijar,sei que não posso a vida não quer assim,você está com outra e nós ja tentamos uma vez e não deu,não quero me machucar .Me sinto tão fraca não consigo deter esse sentimento que parece estar querendo nascer em mim,por mais que meu coração permanece fechado,seu amor quer me dominar,não posso lhe amar,não posso gostar de você,por que eu não quero,mas quem pode mandar no coração? A vida quiz assim e talvez seja assim que tem que ser !

Existe a diferença entre o calar por prudência e o calar por omissão! Abrir os lábios em demasia, muitas vezes trás sobre nós o conflito. O Silêncio responde questões quando ele sabe ser bem interpretado, não necessita defesa ou acusação. Nossas palavras e ações em determinados momentos funcionam como quem joga gasolina e risca o fósforo... e assim se iniciam grandes incêndios. Tudo que é iluminado pela Luz é por ela também revelada... Paz, amor, harmonia e serenidade á todos...

Os gregos, como gente prudente e cautelosa, inventaram unicamente três graças, e consta que viveram sempre muito bem com elas. Nós, de mal avisado que somos, queremos ter em todos os divertimentos uma porção delas, sem refletir que, logo que se ajuntarem muitas, podem formar necessáriamente um grupo de dez graças.

"" Tanto as dificuldades quanto as tristezas (depressão) são cultivos da alma e o que devemos cultivar é a felicidade. Penso nela como uma planta que deve ser cuidada todos os dias, para assim florescer, dar frutos e tudo será bom. Felicidade plena é uma busca do interior e quando estamos bem internamente, tudo por fora refletirá...""

A introspecção de certo modo nos priva de muitas encrencas e furadas. Nos torna pessoas reservadas, analistas e discretas. Tenho a certeza de que existem pessoas introvertidas por ai que guardam verdadeiros tesouros dentro de si. O que precisamos é aprender a melhor forma de nos expressarmos do nosso modo particular. Na grande maioria somos detentores de relacionamentos duradouros e honestos, valores que poucos "palhaços" detêm.

Estava pensando... Este negocio de ir as ruas é tão bonito. Mas algo me intriga. De um lado ver uns lutando verdadeiramente apenas pelos seus direitos e ideais, e ao mesmo tempo, do outro, uns que não sabem nem ao menos o porquê de estar ali... Talvez vão pensando na bagunça, zona ou pela popularidade que se pode adquirir ao passar num noticiário... VAI SABER! Isso me fez pensar... Como podemos exigir escolas, mais educação, políticos menos corruptos, sendo que NÃO temos capazes de dar valor nem ao que já se tem!? Diga-me, por favor! Acho que antes de exigirmos dos outros, devemos fazer pelo menos a nossa parte... e isso, não é ir só as ruas, levando um cartazinho escrito palavras bonitas, apenas para impactar o manifesto ou dar ibope. Isso está ‪‎ERRADO‬. Os manifestos já estão virando palhaçada... ISSO SÓ PERDE ‪CREDIBILIDADE‬. Acho que temos que repensar nossas atitudes, porque de nada adianta parar uma rua, sendo que não somos capazes de dar um passo, para um mundo melhor COMEÇANDO PELA GENTE!

Quando estamos em crise por algo específico ou por tudo, uma preciosidade acontece: saímos do lugar. Damos um passo adiante. Buscamos por outras paisagens, outros personagens, novas histórias. Por mais dolorosa que seja uma crise, ela é um aprendizado. Ele nos diz que o que estamos fazendo não serve mais para que obtenhamos o resultado almejado. Ela nos mostra que aquela relação teve o seu tempo esgotado. Que aquele emprego não nos faz mais feliz. Que gostaríamos de começar outra atividade, nos especializar em outra coisa. Enquanto estamos confortáveis, não nos movemos porque tudo está do jeito que queríamos. Quando esta fase passa é hora de subir outro degrau, abrir um pouco mais a mente e reavaliar o que tem ocupado o nosso coração. Aproveite as crises para crescer, para ousar, para criar um movimento em seu benefício. Reclamar do processo não o resolve. Aceite e ponha ação em suas palavras. E, se puder, agradeça. Há merecimento nas graças obtidas pela GRATIDÃO.

A minha vida sempre foi uma intensa construção de histórias, e nessas histórias, as pessoas que eu amo são as que mais entram em cena... São os protagonistas que dialogam todo o tempo na minha imaginação... Mas os palcos de minha vida ainda esperam por muitos outros que ressurgirão e a enorme cortina se abrirá para recebê-los. Em muitas cenas ainda espero encontrar aqueles que ajudaram construir minhas histórias e que contracenaram comigo em cenas inesquecíveis. Cada personagem que passou pela minha vida, alguns ainda permanecem e outros se foram para construir outras histórias... Mas como aqueles que passaram deixaram um pouquinho de si para eu continuar narrando a minha vida, como neste momento, assim um pouquinho de mim está em muitos outros lugares narrando outras vidas. É assim que construímos nossas histórias e que fazemos valer a nossa própria essência... Obrigado a você que fez, os que ainda fazem ou os que ainda farão parte da minha vida, porque são esses que fazem valer a minha existência...

Uma pequena mentira é melhor que uma verdade dolorosa? A mentira é como aquele que se diz "beber socialmente", começa com pouquinho e daqui a pouco vira um alcoólatra... Existem muitos "alcoólatras da mentira" que começou "mentindo socialmente". A pequena mentira é como aquele que experimenta a primeira droga por curiosidade, quando se vê, já entrou no vício e se tornou um drogado. A verdade deve ser dita sempre, ainda que seja dolorosa, ela servirá de exemplo para a formação do caráter de quem sofreu com dor da verdade... E ao mesmo tempo valorizará o autor da informação verdadeira, o seu próprio caráter...”

" Para estabelecer um ritmo harmonioso e luminoso ao pensamento, é preciso aprender a pôr ordem na vida, e a vida nasce de nossos desejos. Procuremos então criar condições sãs para os desejos: estudando as leis divinas, orando, servindo, respeitando, meditando e partilhando, pois quem não sabe dividir não aprendeu a receber."

Queria estar na minha bike, correndo bem muito sem parar, ser criança novamente, jogar bola na rua, brincar de gude, jogar pião, soltar bombinha no são joão, comprar pistola de agua, traquinar mais do que traquinei...Queria ganhar novamente minha primeira bola, queria viver o prazer de ser criança, fazer poema nos dias dos pais e das mães...Queria viver eternamente uma criança, ter um coração puro e inocente, achar que o mundo me pertence, e que tudo é fácil.