Conto Amor de Clarice Lispector
Olham-me com desconfiança por ser mais nova que meu amor. Eu rio da ignorância, afinal, sei que onde a falta de amor anda não existe passaporte de idade. Entendo que as pessoas se entregam aos desamores e tornam-se amargas, mas conheço bem o sentimento de amar. E o amor não é rotulado por nada. Nada que existe pode barrar esse sentimento, pois é indomável e rebelde por natureza. Não obedece regras, tampouco as banais, como rotular sentimentos por faixa etária.
Às vezes o amor é um vazio, quieto, guardado, velado. Nem todo amor tem que ser entregue ao destinatário, e não é culpa do outro não querer vivenciá-lo. No entanto, para ser eterno e revelado, é preciso que ambos o queiram, que o sintam, que o abracem. Alguns amores passarão por sua vida, e não poderás fazer nada, só intensamente desejá-lo, suas mãos atadas e no peito, saudade. É amor inesperado, incontrolável, chega e toma os nossos sentidos. Não há nada a ser feito, só unilateralmente senti-lo… O estranho desse sentimento, que não é alimentado, é o fato de não nos provocar dor, só causar um vazio, uma falta… Tu só precisas ficar quieto, inerte, sem cobranças e nem expectativas, por dias, meses, anos, talvez. Até que por desencanto, passe.
Para que dois mundos experimentem a divindade do encaixe e da partilha através do Amor é necessário, antes de tudo, que sejam dois mundos, plenos, independentes e radiantes. Quando não condicionado pela posse, pela propriedade ou pelo pudor, o Amor entra na emancipação do sagrado querer, do desejar e respeitar, e realmente pode nos levar para longe, onde o resto, verdadeiramente, não importa.
E o meu amor por você está registrado, não em um papel como um documento, e sim correndo pelo o universo. Ele anda por ai sem medos mas com grandes sonhos, mostrando para o mundo que quer encontrar você, demostrar a função dele e depois ser percebido. Ele tem um companheiro chamado pra sempre, que andam juntinhos, com a promessa de nunca se separar pois um não existe sem o outro. Ele anda gritando o seu nome, pra ver se acha você, anda desesperado tentando achar em algum cantinho o seu abraço, anda sorrindo por lembrar que você existe, anda sofrendo por está longe de você e anda com muitos chinelos pois cada desgaste de um, tem outro mas isso não importa, ele disse uma coisinha para o vento, para levar até você, e pediu pra escutar com o coração “Corro atrás de você mesmo quando estiver descalço, porque eu sei que vai valer apena. Vai vento toca o rosto dela, vai vento traga o perfume dela para perto de mim, vai vento mostre a brisa do vento calmo e sereno acariciando o seu rosto dizendo o quanto eu a amo. Vai vendo faça vento de amor, desses ventos que chega arrepiar o corpo dela todinho, junto com o frio na barriga” Aqui está ventando e tenho certeza que já deve ser o vento trazendo o seu amor para pertinho de mim ♥️ que coisa doida usar o vento, mas foi a única forma de me sentir pertinho de você, e eu consegui sentir ate o seu cheirinho com esse vento.
"E de repente o sorriso no rosto se perdeu, o amor se tornou raro e reunir a família é algo impossível mas jamais poderão nos tirar dos cuidados do Pai, porque ele está conosco em todos os momentos basta fechar os olhos e crer pois o impossível tornará realidade, e o amor se mantém vivo e feliz"
Amor, é aquilo inexplicável, aquilo inesperado, amor é uma palavra pequena para algo tão grande, amor nos faz fazer loucuras e experimentar a doçura da vida, amor é algo que a nasa não pode estudar, algo que não dá para comprar, amor é algo forte que aquece o coração, amor são as quatro letras que formam umas das palavras mais lindas do universo, amor é forte como uma pancada mas tão doce quanto açúcar mas as vezes começa a ficar amargo como fél, amor também nos faz sofrer, chorar e até sentir raiva, mas também é por causa do amor que tudo isso passa.
Cuidar do nosso tempo também tem a ver com amor próprio. E, amor é respeito e respeito é amor. Quantas vezes nós nos desrespeitamos vadiando por aí sem um destino a seguir? Desrespeitamos o nosso tempo... o tempo de plantar, o tempo de crescer e o tempo de dar frutos. Não cuidar do nosso tempo é flagrante ofensa ao nosso amor próprio.
Não desista do seu amor, não abra mão de quem você ama, se você realmente ama. Há pessoas esperando um deslize seu pra tentar tomar ele de você. Amor de verdade não acaba, não se esgota, não morre, mas quando é mal cuidado, nasce espinhos no lugar de flores. Isso aconteceu comigo e eles doem e machucam até hoje.
Não será isso o abandono do primeiro amor? Quanto tempo diário há de dedicação à leitura da Palavra de Deus e à comunhão com o Senhor Jesus, por meio da nossa oração e louvor? E quanto tempo havia logo após nossa conversão? Qual o motivo desse distanciamento entre o que era e o que é hoje? É claro, não se trata de leitura corrida, automática, ou de só cantar música gospel. Muitos abandonaram o primeiro amor, mas continuam fazendo os rituais que faziam antes, maquinalmente, como o Próprio Deus alerta: “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de Mim, e com a sua boca, e com os seus lábios Me honra, mas o seu coração se afasta para longe de Mim e o seu temor para Comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído” (Isaías 29.13). O abandono do primeiro amor é percebido ao observar os frutos. Avalie se você tem vivido ansioso, se tem guardado mágoa, se tem se interessado muito pelas coisas do mundo ou se as coisas de Deus têm sido um fardo para você. Talvez até faça as tarefas na igreja, mas sempre reclamando ou pensando no que poderia estar fazendo de “mais interessante”. #PenseNisso🧠
Acredito no amor no sorriso da espada. Até nos tempos mais primórdios a beleza da mulher amada foi capaz de amolecer o coração do mais feroz dos cavaleiros. A cada vitória ele sabia que sua luta chegaria ao fim. Ela seria dele. Pois, toda mulher vai ceder aos encantos de quem está disposto a morrer por seu amor.
Cheguei a conclusão que não existe o amor certo, que nem todo mundo que gostamos chega a gostar da gente, que o amor não passa de uma grande ilusão, tudo se caminha pra dar certo e com apenas um erro muda todo o contexto da história, eu já acreditei demais no amor, e ultimamente acho que só é mais um sentimento bobo, será que todo mundo que nós amamos, ama a gente tb ? Será que todo carinho que oferecemos é recíproco? Será que toda ajuda é recebida de volta ? Ou será que só servimos pra ajudar? E quando precisamos não tem ninguém.
Eu não sei o que é amar. Tipo, eu nunca senti o amor que todos dizem. Eu nunca pensei em fazer uma loucura por alguém ou até mesmo deixar tudo pra trás para ficar com esse alguém ou passar noites viradas pensando nessa pessoa. Eu simplesmente não sei o que é amar alguém que não seja da minha família. Eu apenas não sei amar!
Amar o que é isso é uma coisa que eu sempre senti,mas nunca foi correspondido.O amor é uma coisa que te machuca te esculacha mas vc nunca vai deixar de sentilo, você fica despedaçado sem rumo sem saber se vai ou fica,se continua ou para.Você n consegue pensar direito não tem uma resposta certa para o amor não existe a pessoa certa para o amor e cada vez que você o sente você fica fraco sua barriga dói, as suas pernas tremem você fica no meio de uma escuridão eterna.Fica com e ao mesmo tempo sem motivo de viver, você fica triste e feliz ao mesmo tempo.Claro a gente sempre se apaixona por pessoas que sabemos que não vai dar certo o amor nos deixa cegos sem ver o que está em nossa frente e quem sai ferido é sempre você, sempre é você!
Sei que vocês já ouviram que o amor é isso ou aquilo. Mas, sabe ?! O amor pode ser oque você quiser que seja, talvez sua definição de amor seja clichê, ou seja muito bizarra, e está tudo bem. Não se culpe por amar da sua forma, não se culpe se você faz coisas que os outros não fariam, ou se não faz oque os outros fazem. A sua forma de amar é verdadeira, é isso basta. As vezes nos espelhamos na forma de amar do outro, e destruímos tudo oque foi construído, colocamos fogo em cima do fogo, e somos consumidos com ele. Não de ouvidos ao outros, porque eles são somente os outros, é no final, a sua forma de amar, é única pra você, e só ela é capaz de te salvar da escuridão.
Menina, não tenha medo de abrir seu coração de novo. Alguém tá esperando por todo esse amor que existe aí dentro de ti. Você vai encontrar alguém que seja a sua altura, de verdade. Alguém que vai te cortejar, querer te conhecer além da pele, que vai te ligar no meio do dia corrido só pra deixar um recado de saudade. Alguém tá te esperando pra segurar na sua mão, caminhar lado a lado e te fazer feliz. Alguém precisa dos seus sentimentos singelos porque esse alguém também está desacreditado do amor. O amor existe, moça… não deixa os machucados te convencerem do contrário. Um dia eles saram e te deixam sozinha. Acredite, existe alguém que espera por você. Quando você chegar vai fazer toda a diferença. Vai arrancar sorrisos bobos e ele terá os seus, vai te arrancar suspiros e você vai amar com toda intensidade que pode haver no mundo. Alguém tá esperando por você.
Mas que amor é esse que a destrói por dentro, que tira o brilho do seu sorriso mais lindo, que a deixa de mãos atadas, que causa um enorme vazio no seu coração. Mas que amor é esse que aumenta suas inseguranças, que te causa medo e dor. O amor é muito mais que viver para o outro. O amor não reprime, não diminui, não é egoísta.
O amor nem sempre é puro e genuíno, às vezes é fudido. Onde se encontram duas pessoas fudidas tentando a todo custo fazer dar certo. E continuam não dando. Tudo bem, precisamos entender que nem tudo nasceu pra ser perfeito e pra se “encaixar”. O beijo é incrível, o amor é avassalador, a química é invejável, mas a vida a dois é complicada demais. Um lado A, o outro lado B. Essa história de que os opostos se atraem nem sempre é válida. Quando as bocas se desgrudam e os corpos se desentrelaçam, é preciso de muito mais do que química e amor para manter tudo em ordem. E é nisso aí que a gente peca sempre. Tudo bem, eu ainda não nos entendo, mas aceito que não sabemos manter um relacionamento por tanto tempo. Imaturos ainda? Talvez, não sei. Quem sabe um dia, depois de tantas experiências vividas a gente se encontre de novo e faça o certo. Por enquanto, a gente fica assim, vez ou outra se esbarrando por aí e deixando que nossos corpos respondam por nós e em seguida, cada um alçando seu próprio voo.
Queria poder dizer que foi muita sorte da minha parte ter te encontrado, mas um amor tão grande desses não pode ter sido só obra do acaso, eu sei que foi obra de Deus. Uma vez eu li algo que dizia mais ou menos isso: coloque Deus à frente de sua vida e tudo dará certo. E assim eu fiz, entreguei todos os meus planos nas mãos dEle, e confiei no que Ele tinha reservado pra mim. Sem receio, sem cobranças, sem pressa! Que bom que Ele me atendeu, que bom que Ele não falha, que bom que Ele sabe de todas as coisas e, melhor ainda, que sabia o quanto eu precisava de ti. Não há preço que pague todo o amor que você fez brotar em meu peito, todas as emoções já vividas dessa forma tão intensa, todos os sorrisos frouxos impregnados nas mais diversas lembranças e toda a paz que você me trouxe. Sei que nessa vida tudo é efêmero, mas eu tenho a certeza de que esse amor e todos os momentos já compartilhados ficarão guardados na memória e gravados no coração pra sempre. Aliás, você é pra sempre! E eu te manterei aqui, guardada, porque você já é parte de mim, a melhor e mais linda, diga-se de passagem. Por mais que a vida venha a tomar outros e novos rumos, você será sempre lembrada por mim como a dona das minhas lembranças mais lindas e dos meus sentimentos mais puros. OBRIGADA. Por toda luz, por todo aprendizado, por todo carinho e por tantas coisas que não caberiam nesse amontoado de palavras. E não esqueça que, perto ou longe, de uma forma ou de outra, eu estarei aqui, como sempre estive. Por amor, pra você.. Nessa batalha incansável entre a paz e a saudade. Te amo, infinitamente.
Parabéns, Mamãe! Dona do amor que não se explica, amor este que pelo filho faz o "impossível" se tornar possível, amor que faz da mãe que se comporta como "ovelha" se tornar "Leoa" para proteger seus descendentes, não se importando se são os melhores filhos ou não, mas os defendendo com "unhas e dentes" a qualquer custo. Que muitas vezes passa sono, faz sacrifícios... Mesmo não sendo compreendida pela família em algumas situações, ela não abre mão da sua consciência, do que tem que ser feito para que o melhor seja oferecido aos seus filhos, pois o instinto de mãe fala mais alto, e é esse mesmo instinto que dá a nobreza do significado da palavra "MÃE". Feliz dos filhos que sabem reconhecer o valor de uma mãe, o que ela representa, a sua importância dentro de um Lar. Verdadeiramente privilegiados são aqueles que ainda tem prazer de pedir: "Bênção Mãe", e Ela com todo amor responder: "Deus te abençoe, MEU FILHO".
Quer matar um amor verdadeiro? Ignore esse sentimento e o trate com indiferença. Não o reconheça e não retribua na mesma proporção. Quando o coração se cansar de bater em vão por outro coração que não lhe corresponde, ele muda o foco e vai buscar se recompor. Porque se desgastou em uma ilusão.
