Dia da Consciência Negra: Frases de resistência e orgulho
Uma homenagem à Consciência Negra e não apenas a ela, mas a todos que carregam suas chamas acesas, resistindo, iluminando e transformando o mundo com a força que nasce de dentro. Eu sou luz.
CONSCIÊNCIA NEGRA
Ainda existe esse tal de racismo
Chega de hipocrisia e ignorância
Sou negra de pura elegância
E você o que acha disso?
São tantas bobagens esfarrapadas
Dizer que a cor faz a pessoa
Essa arrogância de gente atoa
Negro tem valor, são pessoas privilegiadas...
Somos todos irmãos
O Brasil é essa mistura de cor
Preconceito é falta de amor
Formamos a nossa Nação...
Preto, branco ou mulato, vamos nos unir,
A cor não decifra o caráter de ninguém
Respeito é pra quem tem
Motivos para chorar ou sorrir...
Autoria- Irá Rodrigues
http://ira-poesias.blogspot.com.br/
Consciência Negra
Raízes ancestrais, história a contar
De luta e resistência, um povo a brilhar
No calor da África, a herança a se erguer
Um legado de força, que não pode perecer
Nos olhos da negritude, um orgulho a flamejar
Cada curva, cada tom, uma beleza a proclamar
A dor das correntes, a luta pela igualdade
Mas a voz se ergue, em busca de liberdade
Símbolo de resistência, um povo a se levantar
Zumbi, Doba, Luanda, um legado a honrar
A consciência negra, um grito a ecoar
Pela justiça, pela igualdade, sem cessar.
Consciência negra
Eu quero ver…
Ver o navio voltar, nos levar as nossas raizes, que de lá não deveria ter saído.
Eu quero ver, ver meu irmão brilhar, a esperança ascender e ressurgir um novo amanhecer.
Um amanhecer justo, igualitário e sem cor, um que nos faça humanos de novo, que nos devolva a vida.
A consciência negra não é apenas memória, é movimento, é raiz que sustenta, é força que renasce. Honrar essa história é reconhecer que a liberdade se constrói todos os dias.
Consciência Negra é o despertar para a construção de uma sociedade antirracista, que não só condene o racismo moralmente, mas, que o extinga.
Minha consciência negra despe-se, revelando meus pertencimentos, minha ancestralidade. Com atitude provocante, para um cenário social opressor, excludente, manipulador, preconceituoso e, por que não afirmar, RACISTA!
Consciência Negra revela inconscientemente o racismo e ideologia hostil. O que precisamos é de Consciência Humana, que é incolor, que mostra que todos nós temos a mesma origem - O Deus Criador.
Brancos, amarelos, negros: somos todos arco-íris, a consciência negra é importante para lembrarmos que alma é o encontro de todas as cores.
A vida preta vale muito mais que uma palavra de consciência negra.
Vai muito além de um dia de mobilização.
Vai muito mais que um mês de consciência ou um ano de protesto.
A vida preta é uma busca diária para que não exista a perseguição,
a desconfiança, o boletim de ocorrência, o desabafo em público ou as lágrimas choradas no silêncio de um coração massacrado pela indiferença, pela perseguição, pelas palavras carregadas de ódio de quem nunca viveu o desprezo por causa da cor da pele.
Que hajam sim as mobilizações, os protestos para que as crianças não se deixem contaminar pelo ódio que permeia os corações de adultos.
“Ter consciência negra é valorizar nossa ancestralidade, nossa cultura, independente de dogmas religiosos. É olhar e valorizar a cor da alma e não da pele; o valor humano e não monetário; o valor da paz e não da guerra; o valor do amor e não do ódio”. Rose Rozendo
#ConsciênciaNegra #Valorização #CulturaAfro
"Na luz do dia, a voz ecoa,
Riqueza da alma, a história entoa.
Consciência negra, força e valor,
Celebramos juntos, com amor e fervor.
Raízes profundas, um legado eterno,
Na luta e na dança, um canto terno.
Memórias valiosas, um povo que brilha,
Neste dia especial, a esperança se atilha."
Consciência negra! É respeitar o próximo sempre sem distinção, não criar um dia específico pra enaltecer o negro e passar o ano todo maltratando eles. Sociedade hipócrita!
CONSCIÊNCIA NEGRA
Sim e para além...
Novembro... e todos os outros meses do ano sejam de consciência.
De Consciência Negra e, para além, seja principalmente um mês de consciência de amor.
Neste novembro, que se trate além das questões raciais, para além da cor da pele, ou a textura de cabelo, para além das marcas dolorosas de um povo forte.
Que em consciência se possa cultivar interiormente e deixar reverberar no mundo a semente do amor, que as pessoas possam ser vistas, acolhidas e tratadas com respeito, justiça, verdade, empatia e para além de raça, credo, gênero, ou seja, lá do que for que e possa nos diferir uns dos outros, porque no fundo e na essência, sim, são as diferenças que nos fazem únicos, por elas nos tornamos também fortes e por elas é que podemos trocar, aprender e nos desenvolver enquanto seres infinitos que somos. Quando se age com respeito, generosidade e empatia, se cultiva a semente do amor e que o amor possa ser o enfoque do mês da Consciência Negra, que o amor possa ser semeado, cuidado e cultivado com garra, coragem e persistência.
Enfatizar, semear e cultivar o amor pode criar um mundo mais humanizado e feliz. Pois, onde há amor, não há exclusões e ou comparações, pois o amor aniquila a comparatividade, a ganância, a maldade.
No amor, coisas belas e boas se apresentam, práticas justas, partilhas e políticas públicas assertivas podem ser efetivadas e, assim, maravilhas criadas. E então, o mundo, ah, o mundo, esse fica totalmente como deveria ser, lindo, feliz e justo.
O amor envolve o todo, transcende tudo, melhora, enriquece, floresce, alegra, encanta, acolhe, cria, partilha, inclui, embeleza, reviva, celebra e vibra.
No amor tudo se revitaliza e se transforma, tudo.
Num crescer, que o nosso mundo em amor se fortaleça e como uma onda, arrebate, desmistifique e acabe com rótulos, com dores, e assim, no mundo não haverá brancos, vermelhos, negros, amarelos, pobres, ricos, baixos, altos, magros, gordos, migrantes, imigrantes,
lindos ou feios, haverá a essência viva, a verdade e a vida. Seres humanos em sua integralidade e vibração amorosa que expõe em seus valores, habilidades e diversidades, o movimento, a vida.
Com consciência de amor, valores e diversidades é a riqueza do Ser e também de uma nação e para além, no planeta e também no universo.
O amor é a força capaz de retirar a humanidade da ignorância excludente e miserável, estabelecendo patamares de verdades, respeito, união e transcendências. Que o coração vibre e que a boa semeadura se faça, para que em união num futuro muito próximo todos os seres colham as belezas desse plantio. E viva a consciência do amor.
Em novembro, o Dia e Mês da Consciência Negra existem para que a sociedade sinta e tenha noção, permanente, do drama social que é o racismo. É fundamental que todos apoiemos o heroico movimento do povo negro para ser visto, reconhecido e tratado como pessoas normais, nas quais a cor da pele seja apenas característica da sua individualidade e etnia, assim como o amarelo, o pardo, o branco, o indígena.
A cor da pele faz parte de como somos, da nossa pessoa, de cada um de nós. Cor de pele jamais pode ser diferencial nos relacionamentos entre seres humanos.
Isso é ter consciência, e é nossa obrigação como seres civilizados lutar contra esse e outros preconceitos.
- Relacionados
- Frases sobre a Consciência Negra que fortalecem a luta e inspiram
- Frases contra o racismo para inspirar mudanças
- Frases sobre a beleza negra
- Frases de negros sobre representativade, poder e luta
- Poemas sobre a Consciência Negra que falam de poder e resistência
- Consciência Limpa
- Consciência
