Compreensão
O amor é lindo, mas se não houver compreensão, cumplicidade e uma pegação gostosa, ele se torna insustentável.
Amor é compreensão, mas se não compreendemos o verdadeiro sentido da vida não amamos a vida, amamos somente à morte, não à ruína do corpo, e sim o extermínio da alma. O sentido da vida é para frente, sempre pra frente... Sem olhar para trás, para partirmos completos.
Corrupção, palavra que deveria constar como antônimo de: solidariedade, compaixão, compreensão, equidade, igualdade, etc, etc, amor.
Ter uma amizade ideal é ter compreensão no que nem entendemos e ainda sim apoiarmos como se estivéssemos lutando pela própria vida;
Não podemos explicar aquilo que é inexplicável, temos que ter em alguns momentos a compreensão para aqueles que se tornam incompreensíveis!
...Um olhar de amor e compreensão sobre si mesmo deixar você livre do medo de descobrir quem você é... :)
O Natal é magia, vive-se a paixão, o desejo e a compreensão. Este momento transporta-nos à infância em que nos faz recordar o mito do Pai Natal, no entanto por muito que os tempos mudem, o momento é sempre de solidariedade onde a amizade é de dar e receber. Feliz Natal!
A compreensão e a lembrança
O câncer me trouxe muitas descobertas, novas lições e constatações que aos poucos estão me transformando, construindo um novo eu. Parei de me perguntar: "E SE eu morrer?", para me perguntar todos os dias e a todo momento: "E SE eu viver?", e assim, da lista de coisas que eu não poderia mais fazer, cresce o rol de coisas que com certeza vou fazer no futuro. Isso me faz esquecer um pouco a impotência e a vulnerabilidade que eu sinto em relação à doença e me faz pensar mais nas lições que estou tirando desse período.
Não me sinto muito forte e nem tampouco pouco guerreira, porque no fundo sinto medo e insegurança, no fundo eu tô apavorada.... mas, pode parecer até engraçado, eu estou sorrindo mais, ouvindo mais, compreendendo melhor o significado das coisas e das pessoas... eu deixei de olhar e passei a enxergar.
Essa é uma das minhas grandes lições aprendidas: compreender o significado das pessoas. Em geral achamos que conhecemos as pessoas, mas no fundo o que fazemos é classificar quem conhecemos: família, amigos, colegas, inimigos, boas, ruins, feias, bonitas, etc... não compreendemos o real significado dessas pessoas em nossas vidas, aprendi que devemos tentar compreender o sentido que cada pessoa tem na vida da gente, feito isso, instintivamente consigo retribuir a energia e os sentimentos que o outro tem por mim. Enfim, aprendi que cada pessoa que faz parte da minha vida requer de mim um sentimento único e bilateral, descobrir qual é este sentimento é compreender o significado dessa pessoa em minha vida.
Aprendi também que de todos os meus bens, materiais ou não, o que eu tenho de mais valioso se chama "LEMBRANÇA", isso ninguém é capaz de nos tirar. Tenho tantas boas lembranças que não consigo me sentir sozinha. Posso estar em casa, no trabalho, num quarto de hospital, num centro cirúrgico, numa praia ou na estrada, elas sempre vão estar comigo, prontos para serem revividos, a qualquer momento, basta eu querer... e como nem tudo na vida eu posso escolher, começo a dar um valor muito grande a tudo isso. Cada mensagem que eu recebo não me fazem bem apenas pelas palavras de carinho ou pelas manifestações de afeto, mas também (e principalmente) porque me dão a oportunidade de lembrar das pessoas.
Paz... Saúde... Felicidade... Harmonia... Humildade... Compreensão... Paciência...Sonhos realizados... Metas alcançadas... E, acima de tudo, muita sabedoria. Te desejo tudo isso e muito mais, nesse Novo Ano que se inicia. Feliz Ano Novo!
AGOSTINHO E O TEMPO
Em Agostinho, a alma é a sede das capacidades humanas de compreensão, percepção, raciocínio, sentimento, em suma, de todas as potencialidades do espírito. Da mesma forma, o filósofo afirmou que a sede do tempo está na alma. Para entender isso é preciso ter em mente a idéia de que o tempo faz parte da criação: o tempo é criatura. Fora da criação existe somente a eternidade de Deus, que consiste na imutabilidade, na ausência de tempo. A eternidade, assim, não é tempo infinitamente prolongado, mas uma existência sem nenhum limite, ao contrário de, por exemplo, a existência humana que é uma distensão, cujas fronteiras são o nascimento e a morte. “É impróprio afirmar que os tempos são três: pretérito, presente e futuro. Mas talvez fosse próprio dizer que os tempos são três: presente das coisas passadas, presente das presentes, presente das futuras. Existem, pois, estes três tempos na minha mente que não vejo em outra parte: lembrança presente das coisas passadas, visão presente das coisas presentes e esperança presente das coisas futuras.”
Entenda: compreensão e paciência são coisas distintas. Eu sou impaciente,mas extremamente compreensiva.
..A base das conquistas vai além da sua compreensão e do seu campo de visão, é o desejo puro e inocente de ser bom, não apenas pra você, mas pra que sirva como luz a todos que estão a sua volta. Força que advém de todos que acreditam em você e por todos aqueles os quais quer partilhar as vitórias..
O reconhecimento sobre todas as coisas vai além do olhar,da compreensão e da interpretação dos múltiplos signos que enxergamos.
Um dia difícil...
...infelizmente ainda estou naquele mundo que a compreensão passa a ser de um simples sonho para uma eterna utopia. Sonhos para quem os tem, desisto de tê-los, passo a viver cada dia unicamente para a finalização dele mesmo. Chega de sonhos com pessoas que me desconhecem, que fingem, que se escondam assim como eu de tal forma que a ajuda de qual tanto precisei, continuará sendo sonho... utopia... irreal.
Já tentei tanto... já errei tanto. Não desisto pelos erros, desisto pela incompetência que adquiri a não saber transmitir quem sou eu, para quem mais precisava saber. Desta forma, assumo também meus erros. Erro por errar. Mas eu tentei, não foi uma, não foi duas, não forma três vezes... várias.
Da forma que se segue, não muito se vê. Meu maior medo foi ter medo do que sempre fingi ser forte. Talvez assim, encorajava as pessoas para a vida. Mas assim também errava quando escrevi "...não tenha medo de errar e sim de não tentar", me confundo da mesma forma, pois quando erro também aprendo, mas quando aprendo não deveria me permitir a errar...
08/07/2010 FSC
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
