Coleção pessoal de bodstein

481 - 500 do total de 1203 pensamentos na coleção de bodstein

Pra quem embarca em canoa furada, só resta remar rápido enquanto ela faz água até não restar outra alternativa que não a de pedir ajuda a quem preferiu a segurança da praia.

Cuidado com o apoio dos canalhas. Eles não estarão ao teu lado para te dar força, mas para usar a que tens para aumentar a deles.

Nunca o grande desatino nega o bem que então se via, mas sim o mal pequenino cometido a cada dia.

Ainda que engane aos novos como pessoa de fé, é o dia a dia de sempre que mostra quem você é!

Mesmo quando colocas o lado bonito na frente, o histórico atrás de ti é o lado que nunca mente.

Bem mais que a proclamada abnegação de agora, o que fala a verdade sobre ti é todo o histórico que desde sempre trazes e a coerência entre o que dizes e o que realmente fazes.

Quem conhece São Tomé das Letras também já ouviu dizerem algo sobre São Tomé das Falas, que faz aquele discurso apoteótico ao subir no palco, até a primeira onda varrer a praia e levar tudo areia abaixo. Como todo bom São Tomé, é ver pra crer!

Uma coisa é você dizer aos quatro ventos o que pensa porque acredita no que está dizendo, e a isso se dá o nome de “liberdade de expressão”. Outra coisa é achar que sua crença é a verdade que deva ser levada a todo mundo, e isso é o que se conhece como pretensão.

Quando se quer construir, tijolo a tijolo, uma discutível “verdade” em que se deseja ardentemente acreditar ,aceita-se quaquer mentira que lhe dê respaldo, como até selecionamos as que melhor atendam o propósito de convencer aos outros e a nós mesmos.

Parecer honesto aos outros é defender o lado que gostaria que vencesse a luta, por mais que não o mereça. Ser honesto consigo mesmo é admitir que o lado por quem torce não fez por onde ganhar aquele round, e desejar mais ainda que corrija as falhas antes do final da luta.

Quando se quer muito acreditar em algo para convencer os contrários não se precisa nem de distorções gigantescas: até erros de digitação viram razões para transformar em mentira a verdade que não se aceita.

Independente de quem esteja certo em um dado momento, é lamentável tentar convencer a nós mesmos que o lado que defendemos nunca comete erros, e o que se combate é o único responsável pelos erros de ambos. A tal atitude não se deve olhar como apreço pela verdade, mas apenas sintoma de extremismo por um dos lados mesmo nos casos em que o doente não se mostre consciente disso.

Defender o que é certo está longe de fechar os olhos para os erros do lado que queremos como vencedor, mas manter-se cético até diante de argumentos que lhe são favoráveis enquanto não descubramos por nós mesmos o que existe de falso ou verdadeiro naquilo de que se fala.

Felicidade é o resultado de pequenos momentos ocupados com coisas simples ao lado de pessoas que amamos o bastante para transformá-los em lembranças inesquecíveis.

Estar sempre buscando aprender te faz mais culto. Ensinar tudo o que aprendes te faz mais humano.

Uma encruzilhada apresentará sempre duas direções além daquela de onde você veio: uma à direita e outra à esquerda. Qualquer delas o afastará do caminho do meio, conduzindo-o a um dos extremos. Mantendo-se na que vem seguindo, o risco será reduzido por já conhecer a estrada, além da reta mostrar de longe para onde leva. Extremos nunca se mostram, portanto, como referência de equilíbrio e bom-senso.

Venho pensando de forma completamente equivocada? É possível, pois que sei das limitações que tenho para chegar à verdade. Mas trago um conforto sobre o qual não paira qualquer dúvida: se você estiver certo não terei ninguém a quem culpar por isto!

Quem ocupa lugar numa trincheira não está atrás da verdade: tudo o que busca é a confirmação daquela que construiu para si mesmo.

Idosos do meu país, vocês não se tornam velhos quando passam dos sessenta, mas quando deixam de participar do que acontece em volta, não opinam sobre nada em nome da “paz” e de atores se tornam platéia... e dessas que não aplaudem nem vaiam pelo medo do ridículo.

Por que algumas pessoas parecem cobrar-nos que as tratemos mal apenas para que consigam nos tratar melhor?