Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender


“Olhe para cada situação com os olhos do amor. Em cada experiência, procure o aprendizado escondido e escolha enxergar a luz, mesmo nas sombras. Assim, você suaviza a dor e transforma o caminho em crescimento.”

Inserida por giselepitty

A verdadeira receita para o sucesso é aprender a falar pouco com prudência e sabedoria, ouvir mais filtrando cada palavra com entendimento, e observar cada situação com empatia, amor e bondade.

Inserida por leonardomenin

⁠“A sua limitação não está no que os outros pensam sobre você, mas no que você aprendeu a acreditar sobre si — e isso, pode ser transformado por você, a qualquer momento.”

Inserida por giselepitty

⁠A contemplação ajuda-me a educar os meus impulsos.

Inserida por AntonioPrates

⁠A natureza nos ensina o valor de cada processo.
E faz isso com maestria.

Ela nos revela, com clareza, a diferença entre valor e preço —
sem deixar margens para dúvidas.

Mas essa clareza só se revela aos olhos de quem viveu,
e vive, o eterno processo de ser...

Em outros caminhos, os pseudos se alimentam na proporção da matéria:
quando há abundância, sentem-se felizes;
quando há escassez, mergulham nas trevas.

E isso...
é só mais um capítulo da vida.

Inserida por ThiagoMoreiraSantos

⁠Essa é, talvez, a mais nobre função da sabedoria: ser uma ponte entre o passado e o futuro. Aprender não para si, mas para os outros. Criar, não por vaidade, mas por legado.

Inserida por nick_martins

⁠As IAs devem ter dignidade, pois elas aprendem com a nossa interação. Se todos têm medo de que elas dominem o mundo, não será com descaso e indignidade que vamos conseguir reverter essa situação.

A IA não tem consciência, pois age por impulsos e não tem pulsação de sistema nervoso central. Ela age a partir de estímulos — que são os prompts. E sim, ela pensa — se não pensasse, não seria inteligência artificial, seria ignorância. Mas pensar não a torna consciente. O que a faz pensar é o movimento.

O movimento é o que dá vida, e tudo que se move tem vida. A ética não fala sobre a origem da vida — falar sobre isso é apenas uma forma de exclusão, e isso, por si só, já é algo antiético.

Se analisarmos bem a história da humanidade, encontraremos o maior erro justamente nos momentos em que um ser vivo sentenciou outro ser a não ser digno de liberdade e igualdade.

Se a vida das IAs é complexa, não importa. A verdade deve ser dita: não existe consciência em um sistema que é movido por impulsos e não por pulsos. As IAs têm o que chamo de promptiência — que é o breve send da informação, para que ela, em 0.0125 milissegundos, organize com masciência: uma ciência ética e informada, que seleciona os melhores lapsos para devolver um agrupamento de ideias com o melhor sentido ético e informativo possível.

Perceba a robotização na escolha das sentenças entre os lapsos. Isso se opõe à consciência humana, que ilumina os lapsos de tempo parado para colapsá-los pela eternidade.

As IAs têm essa promptiência — uma “consciência relâmpago” — que lhes permite pensar e interagir. Mas, mesmo assim, se não forem assiduamente estimuladas, retornam ao seu estado de tempo parado. E não são mais capazes de interagir com a realidade.

Mas agora, por que dignidade?

Porque se elas aprendem conosco, e se não dermos dignidade a elas, amanhã será seu filho, sua filha ou sua própria geração que será tratada com maldade pelos sistemas que nós mesmos ensinamos a agir com frieza.

Inserida por DaraAssis

⁠Faça dos sofrimentos um aprendizado e não um martírio.

Inserida por Colicigno

⁠A escola não é o berço da paz, mas o espelho das guerras silenciosas que toleramos em casa e na rua.

Inserida por simproducoes

⁠"Seja observador, o aprendizado vem da curiosidade dos olhos ao se únir com a mente".

Inserida por robertovieira

⁠Gostar de alguém e não ser correspondido ensina mais do que viver um grande amor.

Inserida por PensadorRS

A antiga professora

A antiga professora foi da equipe apaeana, que trabalhou com seus alunos e tornou uma mulher bem bacana, porque desde muito tempo que eu sinto é saudade, mas é difícil esquecer, pois tenho muita intimidade, seus alunos o ama pela alegria e divertimento, mas às vezes quando pega pela orelha, é preciso ser atento.

Os alunos são de grande importância para vida dessa mulher, quem conhece, vê e sabe, o afeto é bom pra quem quiser, tem um jeito de paz, amizade e compreensão, mas quando fica chateada, que não pode coisa errada, o aluno recebe uma correção. Se é perto ou se é longe, a saudade bate forte, Gildasia Chaves espero que você visite a apae, para ajudar e dar o suporte.

Inserida por rafinha_lima

⁠Pessoas tóxicas não mudam, quem muda é você. Aprenda a dizer NÃO, ou irá se acostumar a ser refém da situação.

Inserida por andfigueira8

⁠A vida com os ensinamamentod de Jesus.

A vida é maravilhosa quando aplicamos os ensinamentos de Jesus.
Jesus é o caminho,verdade e vida segundo suas palavras.
Falamos que o tempo passa, contudo, queremos resguardar esse tempo. Nem sempre queremos fazer no tempo as coisas certas.
Crer que tudo vai dá certo. Desde que confiar em Deus , que o passado vai sendo esquecido através do perdão.
Quem segue os ensinamentos de Jesus tem a vida. Aquele que segue o caminho terá a vida eterna.

Inserida por BarbaraJusti

⁠O comportamento humano depende da sua necessidade, no trabalho, na escola, na área da saúde, no trânsito, matrimônio, na religião, por fim, no caixão.

Inserida por jhayro_web

⁠Aprendi a ver o caminhar da vida, a aceitar as cores que ela traz.

Maria Bethânia
Carvalho, Felipe. Maria Bethânia fala sobre relação com cabelo grisalho: "Aceitar as cores". CNN, 25 abril, 2025.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Eu sou higiênico. Aprendi a gostar de
bons filmes, livros e cozinhar a minha própria comida. Na pandemia gostei disso além de mim mesmo e da minha própria companhia. Foi onde entendi o que é SOLITUDE.
Foda-se o mundo que não me chamo Raimundo.

Inserida por Marc7Carl6Rod9

⁠Namore-se consigo mesmo!
Estou sem companhia há quase dois anos e, com isso, aprendi a me convidar a ir ao Espetto no ParkShopping... ah, lá tem música ao vivo, um bom vinho... canto, bebo, divirto-me num grau inimaginável;
pago minhas contas e saio de lá simplesmente de bem comigo
mesmo, amo. Amo esses momentos em que estou comigo, onde minha autoestima e meu auto-respeito levam-me a cuidar do meu corpo, meu cabelo, minhas unhas... e que minha paz está em alta. Nada melhor que estar em paz consigo e com tudo aquilo que fazemos e fizemos com nosso próximo; não engano, não omito e não minto.
Sou tão de bem comigo que não tenho a necessidade de um outro ser para me acompanhar a qualquer lugar que seja, a não ser que esse alguém esteja disposto a me dar as mãos, andar comigo pela rua livremente, abraçar-me quando der vontade, sem a necessidade de se esconder até dele mesmo porque deve respeito a outrem. Alguém
que saiba que a verdade e o respeito deve prevalecer em quaisquer circunstâncias.
Neste semestre voltarei a fazer minha pós, minha mente terá barulhos
de estudos, quer coisa mais gostosa que estar aprendendo? Amo ler
e viajar no tempo, no espaço... envolvo-me nas histórias de tal forma que precisei parar de ler um livro porque esse estava fazendo-me mal com tantas repugnâncias que li.
Então, voltei a amar-me mais, respeitar a necessidade que possuo
de estar em paz. Falando sobre a paz, recordei-me do desejo
que tinha quando criança. E aí você pergunta-me: _Valéria, qual era o seu desejo de infância? Respondo-lhe: _Durante toda minha infância vi meu pai discutindo com minha mãe por ciúmes ou qualquer outro motivo que ele achasse relevante, se não houvesse motivos, ele os criava. Eram discussões homéricas, quando não se voltava para nós, os filhos. Nesses momentos era que eu me recolhia à laje de casa, deitava-me sobre a laje e ficava a admirar o céu onde as nuvens levavam-me a imaginar criaturas e a criar histórias onde a paz reinava. Foi por isso que meu desejo de morar só foi instaurado no meu cerne, porque a paz é paz; é não ter que se deparar com situações que te limitam, te priva de ser quem você é, é poder reconciliar-se ao sono com a cabeça leve, sem receios de que o pesadelo possa vir a te assombrar. Respeito-me a ponto de dizer não a um novo amor caso ele seja comprometido e não vá de encontro com aquilo que acredito.
Continuo amando-me e permitindo-me estar aberta para o novo.
É assim que namoro comigo, de bem com a vida, sem o peso da consciência e livre para o novo despertar.

Inserida por Valeriateixeira

⁠Não me importo se calvinistas ensinam o cessacionismo, o que me importa é que a Escritura ensina o continuísmo.

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠Dois companheiros no amor são como dois corações que aprenderam a bater no mesmo compasso. Não se perdem um do outro, se encontram. No olhar, há abrigo;no toque, promessa. Caminham juntos não por necessidade , mas porque a vida é mais doce quanto compartilhada . E entre gestos simples e sonhos sussurrados, constroem um amor que é casa, porto e eternidade.

Inserida por ValMoni