Ciências Sociais
Acordar para os privilégios que certos grupos sociais têm e praticar pequenos exercícios de percepção pode transformar situações de violência que antes do processo de conscientização não seriam questionadas.
A zona de conforto dos involuídos é viver dentro de "panelinhas" sociais ou familiares, não vê nada fora da caixa.
Somos criaturas sociais e a importância disso fica clara quando comparamos a satisfação que as pessoas sentem nos relacionamentos com sua satisfação geral com a vida.
Não é justo você comparar o seu bastidor com o palco de alguém!
(As redes sociais são o palco enquanto seu dia a dia é o seu bastidor).
Dois amigos do movimento ANTIVACINA se encontram nas redes sociais:
De Portugal, Joaquim escreve:
- “Ô raios, aqui em Portugal já estão mandando mensagem no celular convocando pra tomar vacina. Não sei o que faço ! E com agravante do vírus ser inativado. Se é inativo, como é que vai ativar algum benefício ?”
- “Corre e vem pro Brasil” – digita José.
Joaquim, responde em seguida:
- “De que adianta, se aí já decidiram que a imunização será obrigatória ?”
José redige explicando:
- “Rapaz, aqui é o Brasil. O cara que que ia comprar as vacinas nem fez a encomenda. A fábrica de seringas não foi sequer procurada. Só depois que elas estiverem em estoque é que vão lembrar das agulhas. O encarregado de pagar as compras não reservou o dinheiro. Quando tiver tudo na mão, ninguém sabe como vai ser transportado. Se precisar de freezer, não tem nem caixa térmica. E só depois de resolver tudo isso é que vão detectar a falta de pessoal e de estrutura no SUS. Os dois principais políticos incumbidos da solução, um viajou de férias pra Miami o outro diz que não tá dando bola pro problema. “
A democracia gera muitas associações, activismos e grêmios sociais, que supostamente falam em nome de um todo, mas, a verdade é que estes grupos acabam por elitizar a sociedade e deixam de lado os intentos do povo em geral.
No Brasil todas as situações sociais têm algum “dono”. Se este não é uma pessoa concreta, é um santo. Se não é um herói, é algum domínio. Sempre – e este é o ponto-chave – existe uma necessidade de impor um código qualquer, de modo que a situação possa ser hierarquizada.
Podemos usar camisetas gospel, fazer postagens de versículos bíblicos nas redes sociais, ir na igreja e ter arrepios, fazer caridade, mas se não buscamos conhecer por meio de toda a Bíblia a totalidade do que é o Evangelho, estaremos banalizando o Evangelho todo.
Dos poderes públicos não há que esperar entre nós reformas que atinjam os perigos sociais; é da propaganda dos médicos, que poderá resultar algum proveito para o grupo humano.
Em tempos de concorrência acirrada por vagas de emprego, desfilar em suas rede sociais bebedeiras, futilidades, auto declarações de despreparo, descompromisso social, ostentação irreal, corpos semi nus e violação a direitos humanos, coloca a ti em disparidade de recolocação, sem considerar a desigualdade social que já dificulta e minora as oportunidades.
Quase um ano de namoro, seu boy sempre se declarando nas redes sociais, o quanto agradece a Deus por colocar você no seu caminho, nas publicações que comenta o nome do boy, ele responde com todo carinho e do nada o boy diz que quer terminar, pois ira voltar para ex, porque senti falta da sua família, percebeu que o erro foi dele.
A vida é mesmo um cenário evolutivo, um verdadeiro palco de mudanças e mutações sociais. Num breve piscar de olhos, tudo se modifica. A sociedade é dinâmica, cabendo ao legislador fazer as adaptações positivas e os ajustes necessários para o seu perfeito enquadramento normativo.
O ponto central da boa convivência social é o respeito às diferenças e divergências sociais. Esse é o verdadeiro sentido da humanidade.
Uma geração que gasta horas nas redes sociais vendo futilidades e ministrações coaches, acredita que com alguns minutos de oração e de leitura bíblica trará mudança de vida e avivamento.
Destilar ódio nas redes sociais é manifestação de fraqueza e covardia. O teclado passa a ser a arma dos pífios e pusilânimes.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp