Ciências Sociais

Cerca de 2762 frases e pensamentos: Ciências Sociais

Lembrando que máscaras sociais são ineficazes contra o Covid-19!

Inserida por Liandi

"Redes Sociais, a nova ÁGORA Grega. A Internet ajuda na redefinição do espaço público"

Inserida por ivanildo_quadros

A bolha, nos imobiliza em uma realidade paralela, ao ponto de dissertarmos, sobre temas sociais, complexos e delicados, sem embasamento algum!

Inserida por marciodeoliveira83

Cruéis alguns humanos sempre foram. Com o advento das redes sociais se tornaram covardes também, pois é fácil dizer qualquer coisa que não teriam a menor coragem de dizer cara a cara. Parece que estar do lado de lá de uma telinha, traz uma sensação de "posso ser quem eu quiser, posso tudo, posso destruir a imagem de alguém, posso criticar quem pensa diferente de mim, posso criticar quem é mais bonito (a) que eu, posso criticar quem tem um corpo melhor que o meu, etc, etc". Problema é o depois disso, o criticado vai continuar com sua vida (mais famoso, mais bonito(a), melhor corpo, etc), mas quem critica vai ter que suportar o peso de ser quem é de verdade. Nada mais justo.

Inserida por swamipaatrashankara

Para Durkheim a sociologia tem como objetivo próprio os fatos sociais. Os fatos sociais constituem toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior, os fatos sociais referem-se às maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao individuo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem. Os fatos sociais só podem se explicados através de outros fatos sociais. As principais características dos fatos sociais são: coercitividade, exterioridade e generalidade.

Um fato social é normal quando ele é um fenômeno que está ligado com as condições gerais da vida coletiva do tipo social considerado, o crime, por exemplo, é um fato social normal por que ele sempre irá existir.

Fato social patológico e o contrario do normal, ele é considerado patológico porque não está de acordo com as atitudes e comportamentos da sociedade.

Solidariedade mecânica típica das sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificam através da família, da religião, da tradição, dos costumes. É uma sociedade que tem coerência porque os indivíduos ainda não se diferenciam. Reconhecem os mesmos valores, os mesmos sentimentos, os mesmos objetos sagrados, porque pertencem a uma coletividade. E a solidariedade orgânica, característica das Sociedades Capitalistas, onde, através da divisão do trabalho social, os indivíduos tornam-se interdependentes, garantindo, assim, a união social, mas não pelos costumes, tradições etc. Os indivíduos não se assemelham, são diferentes e necessários, como os órgãos de um ser vivo.


Para Durkheim anomia é quando a sociedade está em um período sem a existência de regras claras, sem valores, sem limites, é para “vencer” esse estado anomico da sociedade a solução que ele apresenta é a necessidade de se estabelecer uma solidariedade orgânica entre os membros da sociedade. Onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver, se cada membro da sociedade exercer uma função na divisão do trabalho, ele será obrigado através de um sistema de direitos e deveres, e também sentirá a necessidade de se manter coeso e solidário aos outros.

A neutralidade cientifica para Durkheim está baseado em uma atitude de neutralidade do sociólogo, para que isso aconteça e necessário que ele, considere os fatos sociais como coisas, ou seja, tomar os fatos sociais como uma realidade externa e independente do individuo que observa; afastar sistematicamente todas as noções previas, ou seja, afastar-se das prenoções que são idéias formadas a partir da experiência prática dos indivíduos, obtidas sem qualquer método ou sistema, considerar os fato sociais isoladamente de suas manifestações individuais – tudo o que decorre das pressões do grupo sobre os indivíduos, que serão objetos da analise sociológica. Resumidamente Durkheim diz que para haja uma ciência neutra e objetiva é necessário que o sociólogo delimite seu objeto de estudo, afaste-se de toda e qualquer tipo de prenoção e que ele trate os fatos sociais como coisas.

Inserida por 2403Thais

O livro nasce na sociedade; são as circustâncias sociais do tempo e de lugar que lhe dão sua fisionomia própria.

Inserida por broba

" Os valores sociais adquiridos durante a existência do ser humano o deixa escravizado de sua própria vida. A liberdade é ilusória, pois fazemos parte de um sistema que automatiza nossas atitudes e nossas ações, e muitos infelizmente se vão sem nunca terem abertos os olhos..."

Inserida por regis2009

Você nota que está ficando velho quando oculta o ano de nascimento nas redes sociais!

Inserida por frases--frases

A humanidade sempre acreditou em vida inteligente fora da Terra. Daí criaram as redes sociais e veio a confirmação: Só deve haver lá mesmo!

Inserida por AgoraJaFalei

Não tente ditar regras sociais para uma pessoa que não liga para o que você pensa.

Inserida por wiki

Pensadores Sociais
Aqueles que se dizem pensadores sociais são muito teóricos e pouco práticos,se recolhem a seu mundo pensativo e solitário e não vivem a sociedade com a intensidade necessária para que ela possa ser interpretada,afinal a sociedade pode ser interpretada jamais compreendida.As ciências sociais são tão complexas porque envolvem o ser mais complexo que habita esse planeta o tal ser humano ,a Teoria de Marx é brilhante no papel em compensação é muito falha na pratica pois toda ela robotiza as relações humanas,assim como também as teorias Neoliberais quando defendidas pelos seus seguidores são belíssimas,mas aplicadas a realidade são perversas e desumanas.
O mundo seria melhor se não fosse capitalista,mas não deveria ser socialista também,deveria ser humanista e como seria isso: Seria um mundo capitalista menos competitivo e um socialismo menos robótico.

Inserida por gabrielpimenta

Minha prioridade atual é o meu trabalho, porque é através dele que banco as causas sociais que acredito. Meu luxo. Meus vícios e minhas futilidades.

Inserida por FernandaMagalhaes

Agora entendir a expressão “Porta” incrível a quantidade de portas que tem nestas redes sociais.

Inserida por FernandaMagalhaes

A História procura ver as transformações sociais. As transformações são a essência da História. Nós mudamos constantemente. Isso vale tanto para o indivíduo quanto para a sociedade. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe as mudanças.

Inserida por Hob

Os assistentes sociais são amenizadores do sistema, socialistas tentam combater o sistema, administradores são gestores do sistema, já os economistas são o sistema.

Inserida por gabrielpimenta

Nós, seres animados, estamos sempre produzindo ações e, como sociais, nossas ações precisam ser regulamentadas para não gerar conflitos. Essa é a origem do que pode ou não pode ser feito, desde nossa tomada de consciência.

Inserida por Alvaro69

“Pela sobrevivência, deixamos de cultivar os valores sociais, como: amor, solidariedade, fraternidade, respeito, limites pessoais, união familiar.” (18/10/09)

Inserida por soniacosta

Responsabilidade e Respeito serão as novas ordens sociais do futuro.

Inserida por Alvaro69

COMPARTILHAR

Muitas pessoa compartilham seu dia através das redes sociais, mas quantos destes compartilham 5min de sua vida olho no olho com aquelas pessoas reais que as amam, quantas "twittes" você da por dia ao vivo e a cores com quem ama? As vezes você se comunica com 10mil pessoas das quais nunca viu, das quais nunca lhe deram ou darão a mão, e não fala um "eu te amo" para aqueles que fazem tudo por você. Lembre se, as pessoas que você ama um dia não serão mais reias.

Inserida por RogerStnkvcz

Biletramento é o uso da língua em práticas sociais com a possibilidade de envolver diferentes culturas, permitindo a ampliação do olhar do sujeito em relação ao meio em que atua.

Inserida por monicarossini