Ceu Estrela Saudade
Fugindo da Imensidão
Nestas luzes do céu,
Nebulosas estão,
Cobrindo com um véu,
Fugi apenas da solidão.
Quando te conheci vi um brilho,
Vejo que você sendo um rapaz,
Nunca pensei em atravessar esse trilho,
Mas senti que poderia ter paz.
Me assumir sem risco,
Descobri que sonhar era tão ruim,
Então me belisco,
E veja me acordei fugindo de mim.
Como tudo termina
Fogo desceu de Deus do céu e os devorou. - Apocalipse 20: 9
A queda de Cartago no norte da África (146 aC) encerrou uma das lutas clássicas da história. Em 147 aC, Scipio Africanus Minor, o grande general de Roma, recebeu o comando da campanha. Por 3 longos anos, Cartago lutou contra Roma e ambos os lados perderam milhares de tropas. Finalmente a cidade caiu e Cipião ordenou que ela fosse queimada.
Em uma colina bem acima de Cartago, Cipião observava em silêncio. Nenhum grito de vitória saiu de seus lábios; Nenhum punho foi levantado em triunfo. Em vez disso, as lágrimas corriam por suas bochechas. Amigo da vida e historiador Políbio estava ao seu lado e registrou que Cipião disse: "É glorioso, mas tenho um temor pressentimento de que, em algum momento, a mesma condenação será pronunciada em meu próprio país".
Quando somos dominados pelo mal que permeia todos os aspectos da vida, ou quando surgem forças que ameaçam tudo o que nos é caro, podemos lembrar o que Cipião só sentiu: tudo vai mudar. Todas as grandes potências do mundo passarão. O Senhor os “quebrará com uma vara de ferro” e “os despedaçará” (Salmos 2: 9).
Podemos ter certeza de que tudo acabará sendo corrigido. O Santo, um dia, deixará todos os povos e nações de joelhos diante do trono.
A vida pode ser vivida com alegria e canção
Em meio a sua mágoa e sua dor,
Por um dia Deus irá corrigir cada erro -
Com paz e justiça Ele reinará. —DJD
Nós podemos suportar os erros da vida porque sabemos que Deus fará as coisas certas. David C. Egner
Meu Pai é o criador de tudo e de todas as coisas, senhor de israel e criador do céu, da terra e do mar... Pai igual a ele não há e criador mais perfeito e digno nunca terá.
Quando provamos verdadeiramente a vontade de Deus na terra como é no céu e temos essa sensação na terra o gosto do céu, é inevitável, vivemos na terra com o coração e olhos fixados para o céu.
Nenhum outro nome
Não há outro nome debaixo do céu dado entre os homens pelo qual devemos ser salvos. - Atos 4:12
O anjo anunciou a José: “Chamarás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt. 1:21).
O nome Jesus é a forma grega da palavra hebraica Josué, que é uma contração de duas palavras, Jeová e Oséias, que significa “Deus o Salvador” ou “Deus salvador”.
Este é o nome dele. Este é o nome que está acima de cada nome e o nome do único que pode nos salvar. Ninguém pode tomar o seu lugar ou se aproximar de Deus sem ele.
Respeitamos os nomes dos patriarcas da Bíblia e os homens e mulheres piedosos da história mais recente, mas todos um dia se curvarão diante de Jesus (Filipenses 2: 9-11). Até a própria mãe reconheceu sua necessidade de um Salvador (Lucas 1:47). Somente Jesus é o mediador entre Deus e o homem (1 Tim. 2: 5-6).
Sim, honramos homens e mulheres piedosos da Bíblia. E damos o devido respeito àqueles que ao longo da história viveram fielmente por Cristo e proclamaram o evangelho. Mas não devemos adorá-los ou orar a eles. Só Jesus é Aquele cujo nome significa “Salvador”. Ele é o Filho de Deus, de quem Isaías proclamou: “Seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (9: 6).
Meu coração se agita quando penso em Jesus,
esse abençoado Nome que liberta o cativo;
O único nome através do qual eu encontro a salvação;
Nenhum nome na terra significou muito para mim. —Eliason
© 1950 Alfred B. Smith
Para o tempo e a eternidade, Jesus é tudo o que precisamos. MR DeHaan
Nós não estamos sozinhos
Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, Possuidor do céu e da terra. - Gênesis 14:19
O sobrinho de Abrão estava com muitos problemas. Os reis de Sodoma e Gomorra, onde Ló vivia, haviam sido dominados por um grupo de reis saqueadores. Eles saquearam Sodoma, capturaram Ló e sua casa e fugiram para o norte.
Quando Abrão ouviu que o filho de seu irmão havia sido sequestrado, ele reuniu 318 servos treinados, perseguiu e resgatou Ló.
O que aconteceu depois é ainda mais notável. Melquisedeque, rei de Salém, visitou Abrão para parabenizá-lo e abençoá-lo em nome de “Deus Altíssimo, Possuidor do céu e da terra” (Gn 14:19).
Isso era inédito. Naqueles dias, as pessoas invocavam os nomes de Baal e outras divindades locais falsas. Por isso, era notável que Abrão, que estava apenas aprendendo a confiar no Deus do universo, fosse visitado por um governante que compartilhava sua fé no único Deus verdadeiro.
Às vezes, podemos sentir que ao nosso redor há pessoas que não conhecem o Deus da Bíblia. Eles podem falar de religião ou fé, mas a genuína confiança no Senhor do universo parece ser a exceção. Isso não deveria nos impedir.
Abrão estava cercado por pessoas que não conheciam a Deus - mas ele manteve a fé. Então devemos, especialmente durante os momentos em que nos sentimos sozinhos.
Embora possamos sentir que estamos sozinhos,
E a comunhão às vezes fica fraca,
O Senhor sempre teve os Seus
que ainda acreditam e confiam Nele. —Sesper
Quando você anda com Deus, você estará fora de sintonia com o mundo. Dave Branon
A meio caminho do céu
Nós andamos pela fé, não pela vista. - 2 Coríntios 5: 7
Meu folheto favorito do evangelho é chamado "When I Think Of Heaven". É escrito por Joni Eareckson Tada, que está paralisada do pescoço para baixo por causa de um acidente de mergulho durante a adolescência. Joni admite que pensar no céu nem sempre é fácil, especialmente porque temos que morrer para chegar lá, a menos que Jesus retorne primeiro! No entanto, Deus trabalha através de provações para nos ajudar a concentrar nossas mentes no céu.
Como alguém que vive, viaja e ministra em uma cadeira de rodas, Joni escreve com confiança sobre o céu: “Não tenho a menor dúvida de que ficarei fantasticamente mais animado e pronto para isso do que se estivesse de pé. Você vê, o sofrimento nos prepara para o céu. O céu se torna nossa paixão.
O apóstolo Paulo conhecia esse tipo de paixão. Nós gememos pelo céu, ele disse, não porque ansiamos por morrer, mas porque ansiamos por realmente viver, por estar com o nosso Senhor para sempre (2 Co 5: 6-8). Mas até então, “andamos pela fé, não pela vista” (v.7).
Recentemente ouvi falar de um senhor idoso que foi recebido desta maneira: “Prazer em vê-lo na terra dos vivos!” “Ah, não estou na terra dos vivos”, respondeu ele. “Estou na terra dos moribundos. Mas estou ansioso para estar na terra dos vivos logo quando estiver no céu. ”O coração daquele homem já está lá! Isso pode ser dito de você?
Para ver o rosto dele, esse é o meu objetivo,
o desejo mais profundo da minha alma;
Através da tempestade e estresse meu caminho eu vou traçar
Até, satisfeito, eu vejo a face dele! - Chisholm
Os ganhos do céu irão mais do que compensar as perdas da terra.
Joanie Yoder
Mais do que pedidos
Nosso pai no céu, . . . . O pão nosso de cada dia nos dai hoje. - Mateus 6: 9,11
Talvez você tenha ouvido falar do homem que sempre orou: “Senhor, abençoe a mim e minha esposa, meu filho João e sua esposa, nós quatro e não mais. Um homem."
Muitas de nossas orações são planejadas apenas para conseguir algo para nós mesmos. Mais frequentemente do que não, estamos em um clima de "me dê-me". É “Me dê isso e me dê isso. Um homem."
Considerando a maneira como falamos com Deus, você pensaria que a oração modelo do Senhor em Mateus 6 consistia apenas em pedidos que satisfizessem nossos desejos egoístas. Mas leia os versículos 5 a 13 novamente. Quando elevamos nossos corações a Deus, devemos honrar o nome Dele, desejar Sua vontade na Terra, pedir perdão, buscar forças para a vitória espiritual e reconhecer Sua autoridade, poder e glória.
É claro que Deus quer que nós façamos nossas necessidades conhecidas, e Ele se deleita em conceder coisas boas por conta própria. Jesus disse: “Se, pois, sendo malvado, saibas dar bons presentes a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que o pedirem!” (Mt. 7:11). Mas pedir não deve ser a extensão da nossa oração. O Senhor se deleita em ter nossa adoração e comunhão e em ouvir nossa confissão de pecado e nossos pedidos.
Se orarmos como Jesus nos ensinou, faremos muito mais do que dizer: “Pai nosso, dá-nos”.
A oração deve ser mais do que uma lista de desejos. Richard DeHaan
Eu sou o cordeiro santo que desceu do céu
Eu sou o inocente que se fez réu
Eu tiro a sua culpa e coloco em mim
Carrego seus pecados, vou até o fim
Por você eu me entrego numa cruz
Sou o caminho, a verdade, eu sou Jesus!
Você não sabe, mas quando fiz as estrelas
Eu imaginei você sentado na areia olhando pro céu
Eu pus meus braços nela pra você me enxergar
Você não sabe, mas eu fiz os passarinhos
Pra cantar em sua janela bem cedinho uma canção
Que fala que eu cuido de tudo
E sou teu Deus, teu pai.
Pão diário
. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, ele viverá para sempre. - João 6:51
O pão passou a ser considerado menos do que era nos tempos bíblicos. Nós não costumamos pensar nisso como um símbolo das necessidades da vida. Nos dias de Jesus, no entanto, o pão representava alimento em todas as suas formas.
Isso nos ajuda a entender por que o Senhor disse a Israel para colocar o pão no lugar sagrado do Tabernáculo - Sua “casa de símbolos”. Ali, naquele primeiro aposento, 12 pães seriam colocados sobre uma mesa de ouro “diante do Senhor” (Lev 24: 6). Esses pães lembraram a Israel que Deus sempre provê os seus quando eles vêm a Ele em Seus termos. O pão refletia a promessa de Deus de prover aos que têm fome e sede de justiça (Mateus 5: 6; 6: 31-34).
Para o cristão hoje, o pão pode representar comida, a Bíblia, Jesus Cristo, companheirismo e as muitas provisões que Deus fez para as nossas necessidades espirituais e físicas. Ele cuida de nós e está pronto para nos alimentar. Mas a sua oferta não é incondicional. Ele prometeu oferecer “pão” diário para aqueles que em obediência se separaram para viver e comer da mão de Deus. Sim, o Senhor se importa com aqueles que voluntariamente recebem dele seu alimento físico e espiritual - em Seus termos.
Em ti, Senhor, eu me agrado,
todas as minhas necessidades suprirás;
Eu anseio por fazer o que é certo e verdadeiro,
então, Senhor, em você eu confiarei. —DJD
Somente Cristo, o Pão Vivo, pode satisfazer nossa fome espiritual. Mart DeHaan
Talvez hoje!
Este mesmo Jesus, que foi levado de você para o céu, virá da mesma maneira como você o viu partir. - Atos 1:11
Ao nos aproximarmos de um novo milênio, muitos cristãos falam do “breve retorno de Cristo” como se isso acontecesse em sua vida. E isso pode!
Ao longo da história, as pessoas previram dias, meses e anos específicos para o retorno de Cristo. O fundador de uma seita previu 22 de outubro de 1886. Outro líder estabeleceu 1933 como o fim desta era. E outro previu que Cristo virá em 2005, dizendo que podemos conhecer a “proximidade”, mas não a “exatidão”.
O registro desanimador de data-setters levou muitos a abandonar o assunto completamente. Andrew Bonar contou sobre um escocês que amava a verdade do retorno pessoal de Jesus. Depois de morar em Edimburgo por algum tempo e retornar à sua aldeia, seus vizinhos lhe perguntaram como ele gostava dos pregadores de Edimburgo. "Eles todos voam em uma asa", disse ele. “Todos pregam a primeira vinda de Cristo, mas não a Sua segunda vinda”.
Sentiremos falta do efeito purificador que advém de pensar no retorno do Senhor se evitarmos inteiramente o assunto ou se marcarmos uma data (1 João 3: 2-3). Mas se observarmos e orarmos (Marcos 13:33) e vivermos uma vida santa (Lucas 21:34), estaremos prontos em todos os momentos.
A mensagem da Bíblia é clara: esteja pronto! Jesus poderia voltar a qualquer momento - talvez hoje!
Procure o retorno de Cristo e você viverá para a glória de Cristo. Dennis J. DeHaan
Livros velhos
Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está estabelecida no céu. - Salmo 119: 89
Dois escritores cujos livros foram escritos em uma era muito diferente da nossa tecno-sociedade do final do século 20 fizeram retornos recentemente. As mulheres pequenas de Louisa May Alcott e Sensibilidade e sensibilidade de Jane Austen voltaram a ser populares quando os produtores colocaram suas histórias na tela.
Como poderia ser? Nossa sociedade não avançou tanto que os livros de antigamente não poderiam ter qualquer relevância para as situações de hoje?
O melhor da literatura clássica é que exatamente o oposto é verdadeiro. Escrever bem tem um valor duradouro quando fala com os problemas do coração que as pessoas sempre compartilharam - questões como relacionamentos, amor e sobrevivência neste mundo.
Mas há um livro antigo que encabeça todos eles. Está acima do resto não só porque fala clara e precisamente sobre a condição humana, mas também porque foi inspirada por Aquele que nos criou.
É a Bíblia, a Palavra de Deus para nós. Quando fala sobre casamento, está certo no alvo. Quando fala sobre como tratar os outros, é mais útil do que a coluna de conselhos de hoje. Mas o mais importante, quando fala sobre o propósito da vida, é a única fonte da verdade.
A Bíblia é um livro antigo, mas ainda é o melhor.
Para permanecer no curso, confie na bússola infalível da Palavra de Deus. Dave Branon
Meu Deus!
Pai nosso no céu, santificado seja o teu nome. - Lucas 11: 2
Como Jesus pendurado na cruz, suspenso entre o céu e a terra, Ele proferiu várias frases. Das coisas que Ele disse enquanto a morte se aproximava, uma frase parece se destacar em sua intensidade: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27:46).
Imagine. Jesus Cristo, que desfrutou das glórias do céu com o Pai por toda a eternidade passada, agora estava sendo abandonado. Deus havia voltado as costas para ele. Abandonado para que pudesse ser nosso portador do pecado, Jesus clamou em agonia.
Essas palavras, “Meu Deus, Meu Deus” representam as emoções profundamente sentidas de Jesus quando Ele sofreu lá. A natureza pessoal do pronome Meu intensifica a referência a Deus, como Jesus se dirigiu a Ele durante Seu sofrimento.
Compare a expressão dolorosamente dolorosa de Jesus com a forma como a frase “Meu Deus” é lançada em nossa sociedade, e você pode sentir um problema. Então, muitas vezes essas palavras são usadas levianamente e casualmente. Enquanto Jesus disse “Meu Deus” em uma referência intensa ao Soberano do Universo, muitas pessoas o usam como uma referência improvisada a alguma experiência mundana.
O nome de Deus é sagrado. Use intensamente. Use-o corajosamente. Mas sempre use isso com reverência.
Palavras são registradas no céu,
Portanto , tenha cuidado com o que você diz;
Não tome o santo nome de Deus em vão,
mas ande com ele dia após dia. -Sombra
Se usarmos o nome de Deus de forma imprecisa, estaremos tomando Deus de maneira leviana. Dave Branon
Vêis emquando olho pro céu azul
bonecas de pano pulam nas estrelas
vejo ao longe um meiado de povuado ortomano
logo pergunto: quem serão vocêis?
o primeiro a minha direita dita: ô sou eu o sol da noite
o segundo após olha pra minha feição assustado e dita: ôi tu
Pensando no céu
À tua mão direita há prazeres para sempre. - Salmo 16:11
Em seu livro devocional clássico intitulado O descanso eterno do santo, o pastor e autor puritano inglês Richard Baxter (1615-1691) escreveu:
“Por que nossos corações não estão continuamente postos no céu? Por que não moramos lá em constante contemplação? . . . Dobre sua alma para estudar a eternidade, ocupe-se com a vida futura, habite-se em tais contemplações e não deixe que esses pensamentos sejam raramente e superficialmente, mas banhe-se nas delícias do céu. ”
Esse é um bom conselho. Em vez de gastar todo o nosso tempo pensando sobre onde estamos, nós, como crentes em Jesus Cristo, também precisamos pensar sobre onde estaremos. Iremos para um lugar preparado especialmente para nós (João 14: 2). Estaremos com Deus, onde desfrutaremos de “prazeres para sempre” (Sal. 16:11).
Baxter continua apontando quatro benefícios de pensar no céu: Ele nos protege da tentação porque mantém o coração focado no que agrada a Deus. Mantém o vigor da vida cristã. Ele fornece remédios para nossas aflições, animando nossos espíritos e aliviando nosso sofrimento. E isso nos encoraja a nossos colegas peregrinos.
Com isso em mente, perguntamos como Baxter perguntou: "Por que nossos corações não estão continuamente postos no céu?"
Ó glorioso mistério de amor,
Para que eu, filho da terra,
habite pela fé com Cristo acima,
O Cordeiro de valor incomparável! - Cristãos
Aqueles que têm o coração fixo no céu reterão vagamente as coisas da terra. David C. Egner
A vida tem as cores que a gente pinta.
O sabor das cores, das plantas, do céu, da infinita gama que a natureza nos dá, o gosto de observar atentamente… O que é belo na vida se esconde ali, e por tantos outros lugares. Basta saber onde, ou melhor basta querer enxergar.
Muitas cores passam todos os dias por nossas vidas, algumas das quais não percebemos mais graças ao ritmo frenético, a enxurrada de informações que recebemos e, até mesmo, por nossa falta de vontade para enxergá-las. Esperamos até o último dia do ano para finalmente enxergarmos o colorido à nossa volta justamente quando nos vemos naquela peculiar situação de escolher com que cor faremos a passagem de um ano para o outro, buscando nas cores desejos, anseios e metas para um novo começo, um novo amor, mais prosperidade, luz e paz.
Mas como vestir tantas cores para representar todos esses desejos?
Por que não utilizarmos cores aliadas aos sabores em busca de alegria, e bem-estar?
Quem sabe, na natureza, encontraremos as respostas de um maravilhoso recomeço.
“Essa natureza é sábia, acho que, baseada nessa ideia, ela leva cores à vida das pessoas, está sempre com o seu pincel em punho e com suas cores mil!”
Reescrevamos uma nova página, experimentemos uma nova receita, mudemos a rotina, pintemos a vida com novas cores recheada com novos sabores e belas atitudes. É você quem constrói seu destino na busca da felicidade, paz, equilíbrio e saúde. Faça o Melhor Possível. O resultado será uma incrível aquarela. Única. Sua. Bela. Feliz.
Marilina Baccarat de Almeida Leão no livro "Colorindo a Vida "