Cecilia Meireles Poemas Sonhei com Voce
Há cacos e pedaços de mim espalhados por toda a casa
Fragmentos do que fui
Restos do que sonhei espalhados pelo vazio dos cômodos
Sombras de memórias escurecendo os cantos
Silêncios que fazem ecos ensurdecedores
Paredes impregnadas de medos
Mágoas e desilusões
Portas e janelas trancadas deixam as possibilidades do lado de fora
E aqui dentro
Entre o pranto e o desencanto
Escondo o que sobrou da minha vida
Vida sem vida
Existência perdida pelo tempo
Esquecido e abandonado pelo amor
Sobrevivendo à solidão e rimando felicidade com dor...
FLORZINHAS
Eu era muito feliz
Tinha tudo que sonhei
Não faltava quase nada
Das coisas que desejei.
O lar, a casa, o jardim
O grande amor esperado
Tudo completo e perfeito
Um sonho realizado.
Meu pedacinho de céu
Certo dia escureceu
E a tempestade caiu
Destruindo o que era meu.
Naquele jardim tão lindo
Só restavam ervas daninhas
E abandonadas num canto
Se escondiam minhas florzinhas.
E ao vê-las tão inocentes
Meu sofrimento cessou
Lembrei que Deus de repente
Realmente me premiou
Não era felicidade
O que o destino tomou
O que era ruim destruiu-se
E só o que era bom ficou.
Hoje sonhei com Deus. No meu sonho o SENHOR me apareceu, porém o ví apenas de costas meio de lado, pois ELE me guiava com passos calmos em linha reta. E como era Deus? A imagem era de um senhor de pele clara , cabelo branco, barba por fazer (não muito grande) estava de roupas não lembro ao certo mas de tons claros, suaves. Durante a caminhada, passavamos por dentro de uma casa em direção a uma praia, um por do sol apenas como plano de fundo mas não era o foco. Falou poucas palavras e disse, me chamando pelo nome: " Diego é deste jeito, Filho é assim que faz !!"
Essa imagem ficou em meu coração e me fez chegar a uma passagem da Bíblia, Salmos Cap. 32 8.Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
A SEMENTE
Certa vez, quando eu passava por um momento muito difícil, sonhei que seria operado do coração. Angustiado, eu pensava que não sobreviveria à operação. Não sei como fui parar ali, por quais caminhos andei ou fui levado. Sabia apenas que haveria uma operação e eu era o paciente a ser operado.
De repente, adentra a sala de cirurgia o cirurgião. Ao vê-lo, meu medo desaparece, cheguei até a sorrir... Pois o médico que me operaria era nada mais nada menos do que o poeta Fernando Pessoa!
No princípio, achei estranho. Mas depois entendi que fazia sentido ser um poeta o cirurgião de um coração angustiado.
Sem demora, o cirurgião-poeta abriu meu peito, mas não com bisturi: não sangrou, nem houve dor. Ele enfiou uma das mãos, porém não foi suficiente. Somente as duas mãos do poeta conseguiram tirar meu coração do peito.
"Seu coração está pesado como um paralelepípedo! Preciso extrair o que lhe pesa", diagnosticou o cirurgião-poeta. “O que lhe pesa não é coisa física, o que lhe pesa é a mágoa com o passado, a decepção com o presente, o medo do futuro e a descrença nos homens”, disse-me ele enquanto extraía tudo isso.
Quando olhei para a mão do poeta, meu coração estava minúsculo, parecendo uma semente salva de um fruto que perecia. Indaguei: “poeta, com esse coração pequenino como vou sobreviver!?”
O cirurgião-poeta então respondeu, terminando sua arte, sua “clínica”: “Ele está assim pequeno porque deixei apenas o coração da criança.”
Após ouvir isso despertei, e não apenas daquele sonho. Ainda deitado, olhei para a janela: já amanhecia. Queria registrar o sonho e me virei para procurar caneta e papel. Então, algo que estava sobre meu peito caiu ao meu lado na cama, era um livro que adormeci lendo: “O Eu Profundo e os outros Eus”, de Fernando Pessoa.
"As terapias verbais me terapeutam." (Manoel de Barros)
NASCE O REI DO UNIVERSO O MENINO JESUS
Hoje despertei do sonho mais lindo, sonhei com pétalas de flores irradiadas de luz, caindo sobre a humanidade, cuja luz transmitia significados de concórdia, de conciliação, de amizade, de entendimento, de solidariedade, de estima, de companheirismo e de afeto. Os quais inundavam o universo com seus sentidos magnificentes , ostensivos, radiantes, mágicos, primorosos, indizíveis, grandiosos, épicos, prodigiosos e adoráveis.
Sonhei ademais com o sol que desejava aquecer intensamente com seu calor este dia.
Sonhei também com o luar mais belo, mais prateado e cheio de fascínio encantador. De modo quão ansiava extasiar e enlevar com sua beleza o anoitecer.
Sonhei da mesma forma com as estrelas mais brilhantes as quais pretendiam abrilhantar de maneira especial esta noite.
Sonhei similarmente com um facho de luz que declamava em forma de poesia: Hoje é o dia mais feliz, porque surgi o amor maior, incondicional e infinito, no esplendor do Poder do Criador “Deus” que se faz presente no olhar sereno de uma criança.
Portanto, hoje é o dia mais iluminado; mais prodigioso; mais portentoso; mais excepcional; mais fenomenal; mais extraordinário; por fim, mais esplendido, porquanto renasce a esperança e o amor, de modo que uma alegria contagiante invade os nossos corações.
Hoje é dia de paz! E, é por isto que todas as luzes brilham tão deslumbrantemente, não obstante a alegria transforma-se numa transparente e sublime realidade para anunciar a Grandeza da Majestade Suprema “Deus,” através do nascimento do Menino Jesus.
É Natal!
24/12/2019
Socorro Bessa
ESTRELA DE LUZ
Hoje acordei e não consegui parar de pensar em um sonho que eu tive: sonhei que estava viajando, e esta viagem era para o céu. Um lugar lindo, cheio de flores, cheio de amor, e dependendo do ponto de vista de cada um, cheio de mulheres para amar.
Eu sonhei que podia andar, falar, e estava ao lado de Deus em um mundo de paz, onde a mãe natureza nos trás a verdadeira paz.
Eu grito pelo amor infinito a vida, e uma vida cheia de amor e paz pela humanidade.
Eu penso em fazer algo especial em minha vida; eu avalio o comportamento das pessoas, avalio também o amor das pessoas, porque através desta avaliação é que podemos conhecer melhor as pessoas.
Eu procuro ver dentro de mim um sentido pra vida. Eu procuro ver dentro de mim uma estrela que brilha e só traz amor.
Esta estrela que brilha dentro de mim é verdadeira, me traz energia. Esta estrela é Deus. Deus é tão grande que está dentro de cada um de nós.
Sonhos
Sonhei com legítimos direitos morais,
Afinal!
Quem nunca sonhou...?
Sonhei muito,
Sonhei sonhos comuns,
Sonhei sonhos grandes e não foram só um,
Sonhei com uma varanda e um Jardim
Sonhei com uma cama cercada de véu branco e com cheiro de jasmim,
Sonhei,
Sonhei com passarinhos cantando na minha janela ao amanhecer,
Sonhei com aves migrando até o anoitecer,
Sonhei velejando em alto mar,
Sonhei com farturas para o meu próximo ofertar,.
Sonhei,
Sonhei como nunca tivesse existido o agora e nem o amanhã,
E muito menos o passado,
Sonhei,
Sonhei que não era um poeta,
E quando acordei ja estava inspirando poesias,
Exalei,
Aspirei ares onde não havia mata e nem o verde gramado,
Sonhei que estava cantando sozinho no alto do serrado,
Sonhei,
Sonhei com as nuvens fazendo cambalhotas pelo ar,
Sonhei com rios e o sabão das lavandeiras,
Sonhei navegando em uma chalana,
Sonhei com águas puras e sujas insanas,
Sonhei com golfinhos saltitando pelo rio negro feroz,
Sonhei que não estava mais em mim, Quando abri meus olhos estava voando como um albatroz,
Enfrentado a vida real,
Entretanto,
Ainda não sei de fato a dor de uma sofrida alegria moral,
Na teia tecida do tempo,
Errei,
Porém nunca deixei de sonhar,
Sonhos são sonhos,
Em busca estou do item genuíno de minha alma,
Entre os mocinhos e os vilões,
Estou tentando ser,
O coadjuvante do meu próprio sonho,
Ainda que me restar vida,
Irei sempre propor a ela,
Que me realize,
Boa parte desses sonhos....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa
Sonho
Todos os sonhos que sonhei,
No louco abrigo do meu mundo,
Tantos amores que criei,
Imagens sem plano de fundo,
Nada mais vale ante o real,
Sonho mais belo ao horizonte...
Que nada traz do vão ideal,
Porém carrega luz de instantes,
Iluminando-me à sacada,
Como um sorriso que me acolhe,
Onde eu sonhava só e acordada;
Temo, e outra vez mais sempre vale,
Renunciar a era sonhada
Pelo momento que se escolhe.
Poema do livro ilustrado Rosa Apaixonada.
Sonhos de menino
Quando criança, no Vale do Mucuri
sonhei ser um extraordinário poeta.
Queria contar o lirismo em versos e prosa,
sonhava mergulhar na essência de uma pétala,
triunfar no néctar da solidariedade humana,
queria descrever a beleza exuberante das águas
que sobem e descem,
sob acordes de uma bela ária
riscando os ares da Praça Tiradentes,
na minha amada Teófilo Otoni,
acreditar na transcendental força do amor,
mergulhar visceralmente no azul do mar,
desfrutar do belo colorido do arrebol,
da magia da praia de Boa Viagem,
desfilar na estonteante beleza
de Itapuã, Praia da Costa, Ipanema
Senti o calor humano em Nova Viçosa, no belo Prado
A beleza singular de Mucuri e Caravelas
do encanto lunar nas noites primaveris,
queria fazer jorrar o sangue da liberdade,
destilar estilhaços de sentimentos,
com lhaneza, afeto, leveza,
colimava mirar o céu de estrelas,
arrancar pedaços de nuvens,
narrar em poesia as belezas de Floripa,
antes e depois da ponte da Luz,
ser estimulante da promoção da paz,
difundir o humanismo entre os povos
descrever a luxúria da Lagoa da Pampulha,
Sonhava com o Ibituruna e com a Ilha dos Araújos
Sonhava conhecer a incrível Salamanca
O design profuso de Milão
Passear na orla da Lagoa Santa
Apreciar a lindeza de Boa Esperança
queria ter a chave do perdão,
ter fé no homem, fé na vida,
apreciar os meninos correndo sem medo,
nas ruas e avenidas do eterno Bela Vista
amar a inocência dos animais.
Admirar com deleite o Alto do Iracema
O tempo se esvaiu e o menino cresceu
Da grandeza e regozijo de Mucuri
Ao deleite de Topázio, branco, azul, imperial
Amando uma pasárgada imaginária
O sonho passou subitamente
Os versos vieram juncados de amor
Com baunilhas e manacás-da-serra
Sonhou ser poeta, nasceu o poeta
Aqui...
Aqui cresci
Aqui aprendi
Aqui trabalhei
Aqui sonhei
Aqui chorei
Aqui não estou mais
Aqui sempre voltarei
Aqui sempre será
Meu preferido lugar. jsl
Desculpa se um dia eu te desejei
Ou contigo alguma vez eu sonhei
Perdoe também se te envergonhei
Apenas quis alguém que tanto amei
Pior do que não ser correspondido é ser esquecido
Tentei te conquistar, mas fui apenas iludido
Me avisaram sobre essa ilusão, porém não escutei
Minh'alma com isso se abala, se ainda te amarei já nem sei
Infelizmente gasto meu tempo pensando em você
Mas por algum motivo não consigo te esquecer
Tantos planos em minha mente tracei
E o que poderia acontecer eu nunca saberei
Nós somos como fogo e gelo, mas não havia percebido
Não quero correr o risco de ter o meu coração endurecido
O dia não sei, porém um dia, da minha mente te apagarei
E algum dia novamente ser feliz eu poderei
Sonhei ...
E parecia tão real , embora eu não saiba de suas verdadeiras intenções, meu último relacionamento continua me afetando , pelos meus erros , e não foi sua culpa...
Mas moravamos longe demais e não tenho forças o suficiente pra juntar dinheiro e manter esperança em te ver.
O sonho talvez tenha sido a coisa mais "real" que irei ter sobre você, sentia seu abraço , o conforto de um abraço que significa tantas coisas em uma simples ação. Neste mesmo sonho , nesta sensação , tudo que ainda me atormenta , só desaparecia.
A vontade de chorar estava ali , mas a felicidade era muito maior , o medo de acordar e tudo aquilo ser ilusão, que eu não acreditava que ela estava realmente ali .
Mas houve sua despedida, de volta pra sua cidade ,a imensa dor que senti de te perder . E então eu acordei , sentindo a mesma dor de minha perda.
Eu sinto muito, torço pra você ser feliz , de poder ter uma companhia que de fato possa estar perto , de te abraçar , de oferecer um lugar pra chorar enquanto lhe diz que está tudo bem.
Se você realemente gostava de mim , se tudo foi mesmo real.
Torço bastante, para que você não desista de viver, da mesma forma ou ainda pior do quanto quero morrer, do quanto eu quero só desaparecer..
Mesmo não sendo real , obrigado pelo abraço , obrigado por tudo, sua vida seria muito melhor se eu não aparecesse... Sinto muito..
Adeus Grazi...
Sonhos
Num sono profundo que tive, sonhei...
Sonhei que estava sonhando.
E quando acordei,
Vi que eu estava dormindo.
Quando na verdade dormindo acordado eu estava.
Sentei,
E fiz um poema e dele não me lembrei.
Pedi ao sonho para que eu pudesse com ele novamente sonhar.
Com o coração cheio de versos, implorei ao vento para que longe daqui me levasse.
Com a alma ainda em combustão,
Voltei ao sono e do poema lembrei.
Eram as flores caindo do céu e com elas poetizei.
Com as margaridas e girassóis me embrulhei e quieto fiquei.
Lembrei também que nada tinha escrito e vi que em mim uma enorme vontade crescia.
Eram Poemas que vinham e outros que iam.
Inspirações que brotavam em uma imaginação poliglota.
Foi aí que dei tempo ao tempo.
E o vento me acolheu.
Entender tudo que nessa noite passei, impossível!
Talvez com exatidão os ponteiros do relógio me esclareçam .
O sonho inusitado que tive com o perfume das rosas;
O tic-tac do relógio que não para;
Um doce e profundo êxtase espiritual.
Lembranças de um sonho que tive,
Enrolado em meus lençóis.
Autor:Ricardo Melo
O Poeta que Voa.
Há… Eu amei! E por causa desse amor aprendi a não amar.
Há … Eu sonhei! E por causa desse sonho aprendi a não sonhar.
Há ... Eu tive tempo! E por causa desse tempo aprendi a não esperar.
Há... Eu tive dor! E por causa dessa dor aprendi a não me medicar.
Há ... Eu tive flores! E por causa dessas flores aprendi a não cultivar.
Há ... Eu tive tudo! por causa desse tudo aprendi a não me entregar.
Não queria admitir,
desde o dia em que te vi,
sonhei em tê-la aqui,
sobre o meu peito,
e vê-la dormir.
►Madrugadas Infernais
Sonhei contigo hoje, Marina
Não sei se tive uma boa noite de sono
Acordar e não te ver acabou com a minha alegria
No sonho, estávamos na varanda, em fim de ano
Ficamos aguardando os fogos e, de repente, gritaria
Festejamos a virada da maneira mais linda que conhecíamos
Beijando, enquanto te carregava nesses meus braços finos
Acordei bem chateado, madruguei pouco sonolento
Partimos para tão longe, não é?
Hoje moramos em mundos distantes, você aí e eu aqui, escrevendo.
.
Não sei bem o que pretendo com essas palavras
Não sei mesmo, talvez só desabafar
Sei que não me tem mais em pensamentos, disse até que fomos uma farsa
Falei para os esquilos do bosque sobre você ontem, para aliviar
Pesa tê-la em minha mente como uma assombração que não acaba
Letras atrás de letras e, nada de você se apagar do meu pensar.
.
Pensei até em comprimidos para fechar meus olhos
Maracugina não surtiu efeito, tão pouco Dramin
Os últimos dias não tem sido dos melhores
Para conseguir descansar tenho vivido assim.
.
Ainda não sei como escapar dessa tormenta
Parece até as bermudas malditas
Preciso escapar e voltar a viver sem sofrência
Mesmo que eu tenha que madrugar em festas, Marina
Abaixarei essas cortinas, para sempre, e viverei alegremente
Em pura essência.
#O #FAUNO
Sonhei...
Na borra da noite fluindo em ilusão...
Na taça do vinho...
Em trêmula mão...
Floresta de gente...
Em fonte de prantos e risos...
Olhares dissimulados...
Desejos...
Na multidão...
Me desconheço...
Flui a flauta...
Dispersando a névoa densa...
Sentimentos dúbios...
Muito me interessa...
De onde virá?
Sem uma ruga a perturbar...
Sob os olhos de deboche...
Flertando com a sensibilidade...
Tanto faz...quem me veja...
Não há quem me importe...
Em prelúdio lento porém intenso...
Minha vontade arde...
De latente desejo...
De pé e sob a luz...
Em inércia fingida eis que ali está...
Embriagado pelas uvas...
Sorriso maroto...
Tenho sob seu olhar meu corpo desnudo...
Olhando através da noite...
Na fumaça do tabaco que sobe...
Mente embaralhada...
Prova de que...
Sozinho eu já me ofertava...
Qual será a minha sorte?
Para esse embate, igual a madrugada que me consome...
A pureza já me abandona...
A dúvida, por ventura, se acaba...
De beijos, pelos deuses tão bem guarnecido...
Sem pena de mim sou seu cativo.
Escorregando em beco lamacento...
No redemoinhos dos ventos...
Entrego-me...
Sob os auspícios dos bagos de uvas...
Tenho minhas loucuras...
Ardem em noites escuras...
Em sua boca sobre a minha, ao meio...
Nossas línguas se buscam desvairadas...
Deixo a vida exprimir-se sem disfarces...
Não pensando em mais nada...
Meu crime foi o de ter...
Por ele ter me deixado vencer...
No rodopio da carne...
Arrastando-me ao prazer...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
Castelos inalcançáveis
Rabiscando castelos inalcançáveis na areia sonhei
que desvendavas o meu corpo, como um cão no cio
fareja os feromônios da sua fêmea a viçar. E ansiei
que esquadrinhasses as minhas curvas em precipício
desvelando e compreendendo seus mistérios, divaguei.
Imaginei que absorvias incessante e despudoradamente
meus contornos, como um sedento de luxúria mergulha
em águas doces e cristalinas, e tu bebias insaciavelmente.
E desejoso, atravessastes a impenetrabilidade lascívia imaginada
e, desvairado de apetecer, te deleitastes em prazer sofregamente.
Umbelina Marçal Gadelha
Nasci para ti.
Sonhei-te ainda criança
e perguntava, com esperança
se eras realidade.
Já mulher
se existias na verdade
não sabia
Mas meu corpo conhecia
onde quer que fosse
estar na tua presença.
Tal como seria, foi.
O resto é o que em mim dói
desde então
Uma alegria triste,
uma saudade sem fim.
"Seu rosto é belo, seu corpo é tudo que sempre sonhei ter na vida. E seu coração é a razão de toda paz e alegria que vive em mim. Ao seu lado tudo se torna lindo, maravilhoso e especial.
Na verdade, quando estamos juntos parece que me perco no paraíso dentro de outro paraíso que é o mundo. Este mundo que criamos e é só nosso. Nunca mude, meu bem.
Eu te amo!"
- Relacionados
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Poemas de amor
- Poemas Quem Sou Eu
