Cartas sobre a Felicidade Epicuro

Cerca de 21350 frases e pensamentos: Cartas sobre a Felicidade Epicuro

⁠Desabafo sobre o capitalismo.

Nesse sistema, o principal lema é: Aumentar a lucratividade com a continuidade dos problemas.

Num passe de mágica, fatos, eventos, campanhas, celebridades, músicas... Aparecem e saem de cena numa velocidade espantosa. Tudo vira matéria-prima para o mercado publicitário, alimentando as pautas de jornais, revistas e mídias em geral, sem que haja preocupação com o objeto em si.

Nada é feito para consertar, tudo é feito para trocar.

Nada é feito para curar, tudo é feito para medicar.

Nada é para durar, tudo é feito para lucrar.

Nada é feito para combater, tudo é feito para permanecer.

Para o capitalismo, tanto faz a solidez ou liquidez dos tempos.

Sempre será sua vez.

No sistema capitalista, pobreza, fome, doenças, violência, desigualdades, inseguranças, injustiças, impunidades, preconceitos, intolerâncias e outros males da sociedade devem continuar para o sistema lucrar.

Essa é a lógica do capitalismo ultra selvagem, que cada vez mais se apoia no egoísmo, materialismo, consumismo, imperialismo, racismo e individualismo dos seres humanos.

O capitalismo está para o homem assim como o homem está para o capitalismo.

Inserida por I004145959

Reflexões sobre a pós-modernidade

Na pós-modernidade, a humildade, muitas vezes confundida com apatia disfarçada, e a autoestima, tornam-se virtudes almejadas.

Relações são desfeitas por novidades fugazes, onde a vaidade frequentemente supera a dor das verdades sagazes.

A cultura exige a perfeição, o triunfo em cada gesto, em uma competição eterna onde ser o melhor se torna seu manifesto.

Homens efêmeros temem a quietude interior; refletir sobre a vida é encarar o próprio temor.

Redes sociais exigem validação e louvor, enquanto o retrato de perfeição muitas vezes esconde muita dor.

Diálogos verdadeiros são raros na disputa de egos do mundo pós-moderno; monólogos se tornam únicos no roteiro.

Inserida por I004145959

⁠*Água sobre a cidade*


Num tempo, São Paulo seca.
Agora, encharcada...

Como se as águas conscientes,
Morando nas profundezas da terra,
Entendessem o seu lugar
para retornarem sempre:
Ora amigas.
Ora bravias.

Matando a sede,
Enchendo casas,
... Ruas
... e as próprias almas!

junho/04

Inserida por hidely_fratini

⁠⁠SOBRE A BELEZA

Quando você vê um pássaro, e diz:
__ Ele é bonito!
Isso basta?
Por que perguntar a razão da sua beleza?
__ São as penas, o bico, a localização dos olhos,
a entonação do canto, disposição das pernas?
Não, é o pássaro em si que conta!
Só o pássaro!
A ciência da passarologia não entende de beleza.

Assim acontece com a música, com a poesia
e uma teoria filosófica.
Algumas notas musicais ou palavras
não nos transmitem mensagem de beleza.
Só o todo pode nos tocar.

Na verdade, eu nem sei o porquê dessas palavras...
Posso estar errada.
Mas tudo no mundo pode estar errado.
Eu posso, até, não existir!

Junho/ 1974

Inserida por hidely_fratini

⁠SONHOS

Falando sobre sonho
Eu vou aqui relatar
comece já na adolescência
Escolhendo o seu pra buscar
sem medir esforços lute por ele
pois o futuro pertence a quele
que nunca desiste de sonhar.

Eu sei que as vezes o sonho é só um plano que parece impossível
Mas se você lutar com garra ele não será invencível
Por isso, foque no trajeto e não na dificuldade
Porque a vitória é certa quando se tem vontade.

Sem um propósito de sonhos
A vida não tem sentido
Sem um propósito de metas
O sonho passa despecepido
É tão bom a gente sonhar
Más bom mesmo é realizar
Aquele nosso sonho preferido.

Por isso sonhe,
Sonhe alto
Sonhe com esperança
Não desanime diante do obstáculo
Porque a caminhada só tem sucesso quando há perseverança.

- Manoel Batista
- Eduarda Barbosa

Inserida por PoetaManoelBatista

O tempo foi pouco,
Me encontrar nunca foi problema,
Eu quem vendava os olhos.
Sobre o agora? Tanto faz.
Tento ficar acordado.
Este é o último dos muitos pensamentos,
Mantive-os comigo e não me arrependo.
Deixo migalhas do meu eu.

Vou, porém volto!
Sou mais um brinquedo do destino,
Manual não há, nem nada.
A vida passa sem demora,
O vento leva sem dó a esperança,
De um futuro já esquecido.

Oh doce adeus,
Abrace aqueles que não pude.
Dê forças aos que a perderam.
Oh tempo frio, venha e faça morada.
O sol já não brilha e os brinquedos quebraram-se.

Inserida por DanielAvancini

⁠Amor próprio é deixar-se florescer,
É ser oque é, buscando sempre o próprio caminho,
É sobre saber apreciar suas pequenas conquistas,
Sobre amparar-se no dia da angústia promovendo o auto cuidado,
Amor próprio vai além de uma foto, dizendo "me amo", ele começa de dentro, através do auto conhecimento, e esbarros deploráveis muitas vezes, com o próprio eu;
Amor próprio não é conformismo, ele anda de mãos dadas com a evolução pessoal,
E não confunda, Amor próprio com egocentrismo, é muito fácil escorregarmos para essa versão medíocre que está sempre acessível dentro de nós,
Amor próprio sobretudo é, respeitar-se, apreciar-se de forma genuína, pois a única aprovação da qual você realmente precisa é de si mesmo, de olhar no espelho e dizer, nossa bom trabalho, não chegamos no final da jornada ainda, mas estamos no caminho certo!

Inserida por Inivers


O PODER DO SER SOBRE O TER – UMA RESPOSTA QUE TRANSFORMA

Quando me olho no espelho, não vejo apenas minha aparência ou os bens materiais que conquistei ao longo da vida. Eu vejo minha essência, aquilo que ninguém pode tirar de mim: minha inteligência, meu caráter, minha força, minha autenticidade.

Vivemos em um mundo onde muitos querem tudo, mas fazem pouco. Querem o prêmio sem a jornada, o sucesso sem o esforço, o respeito sem o mérito. Mas eu aprendi algo que mudou minha vida: o que eu sou sempre valerá mais do que o que eu tenho.

A beleza passa, o dinheiro oscila, as narrativas mudam, mas minha essência ninguém pode roubar. Podem tirar meus bens, meus títulos, minhas conquistas, mas jamais poderão apagar meu conhecimento, minha resiliência, minha coragem de recomeçar.

Penso no ouro. Ele pode ser derretido, moldado, transformado, mas continua sendo ouro. Assim sou eu. Quem tem valor brilha em qualquer circunstância. E aqui está a lição suprema: dinheiro é importante, sim, mas sem conteúdo, sem propósito, ele se torna apenas um peso vazio. A prova disso são pessoas ricas, mas miseráveis por dentro. Pessoas que têm tudo, mas não sabem ser.

Eu sou a maior prova de que tudo depende de mim. Quando emagreci 35 kg, precisei abrir mão da ansiedade, das preocupações que estavam além do meu controle, e focar no que realmente dependia de mim. Essa foi a chave para minha transformação. Eu entendi que a verdadeira força está em dominar o que posso mudar e aceitar o que não posso.

Muitos querem facilidade, mas não querem abrir mão de nada. Querem chegar ao topo, mas sem subir os degraus. E aí está o erro fatal: quem não constrói base sólida desaba na primeira tempestade. Penso em uma árvore. Suas raízes precisam ser profundas para suportar os ventos mais fortes. Assim é a vida. Sem fundamentos, qualquer conquista é passageira.

Então, me pergunto todos os dias: quem eu escolho ser?

Alguém que busca atalhos ou alguém que se fortalece a cada desafio?
Alguém que só quer ganhar ou alguém que merece o que ganha?
Alguém que depende das circunstâncias ou alguém que as cria?

O conhecimento é a única riqueza que ninguém pode tirar de mim. Meu caráter é minha maior joia. Minha capacidade de aprender, evoluir e me transformar é meu verdadeiro superpoder.

E a melhor parte? Tudo o que construo por dentro um dia se manifesta por fora.
Eu escolho ser alguém de valor. O resto virá naturalmente.

Autoria: Diane Leite

Inserida por dianeleite

⁠Era um dia radiante e a brisa suave do mar acariciava minha pele enquanto eu me posicionava sobre uma pedra majestosa, como se estivesse no topo do mundo.
À minha frente, duas gigantescas tartarugas dançavam graciosamente nas águas cristalinas, acompanhadas por outros seres marinhos que pareciam saídos de um conto de fadas.
Meu coração pulsava de encantamento, e a beleza daquela cena era tão intensa que não resisti: mergulhei nas águas quentes e salgadas, deixando-me levar pela mágica da vida submarina.
Ao nadar junto às tartarugas, cada movimento era repleto de leveza e harmonia. A energia que emanava delas me envolvia em um abraço acolhedor, onde o tempo parecia parar e tudo se tornava um só. A tranquilidade do oceano envolvia meus sentidos enquanto explorava aquele reino encantado.
Mas então, ao longe, uma onda colossal começou a se formar. Era como se a própria natureza estivesse criando uma obra-prima diante de seus olhos. A água azul se erguia, poderosa e imponente, senti a força daquela presença. No entanto, em vez de temor, eu experimentava uma admiração indescritível. Não havia mais tartarugas, nem outros animais; apenas eu e a onda majestosa, em um momento que desafiava a realidade.
Quando a onda finalmente quebrou, uma parede de água translúcida se ergueu sobre mim, como um véu sutil que separava o céu do mar. Olhei para cima e vi um céu azul vibrante, enquanto a luz do sol filtrava através da água, criando um espetáculo de cores e formas que lembravam geometrias sagradas dançando em perfeita sincronia. Cada raio de luz era uma nota na sinfonia do universo, e eu me sentindo parte desse todo.
O sentimento de paz e completude inundava meu ser, como se todas as minhas preocupações e ansiedades simplesmente evaporassem. Naquele instante mágico, tudo fazia sentido. Eu estava em harmonia com a natureza, com a vida, e comigo mesma. As águas se tornaram um portal para uma nova percepção, onde o amor e a conexão eram palpáveis.
Ao emergir desse estado de sonho, percebi que a verdadeira magia estava não apenas na beleza do que vi, mas no profundo entendimento de que, na imensidão do universo, eu faço parte de algo grandioso e maravilhoso.

Inserida por paula_ingrissy

⁠A criança sorridente corre pelas ruas de asfalto,
voando sobre as rodas da pequenina bicicleta.
Encantada no caminho, segue em zigue-zague,
borboleteando rumo ao futuro...
Um banho de chuva
Uma risada de palhaço
Um jogo da vida...
Quanta beleza soma-se ao deleite do despertar...
Do amar
Do plantar sonhos
Do criançar...

Inserida por Valnia

⁠Entre as carícias da agulha sobre o vinil
as melodias da juventude
passeiam pelas memórias afetivas
saudosistas
de um tempo
incoerentemente sofrido.

As notas do passado
repletas de cores e amores vãos
entoam as cantigas de ninar
das sonhadoras crianças
crescidas
que romantizam alegremente
os anos dourados
e o paraíso perdido no tempo.

Inserida por Valnia

⁠Quem triunfou sobre a Morte?
Quem tem o segredo da vida?
Quem nos conhece no íntimo?
Quem tem memória ilimitada sobre a humanidade, sabe a quantidade de fios da nossa cabeça?
Só Deus nosso Senhor Jesus nos conhece!
Não deixe a oportunidade passar, isso vai te fazer lembrar todos os dias.
O momento é agora!
Arrependa-se e creia em Cristo

Inserida por jefferson_monteiro

⁠Ele sofreu para que eu pudesse ser livre. Ele sangrou para que o escudo da graça estivesse sobre mim. Ele me amou sem eu conhecê-lo.
Ele zela sobre minha vida todos os dias por me amar.
Ele me deu o Espírito Santo para me consolar aguardando a sua volta!
Obrigado, Jesus, Tua graça me salvou.

Inserida por jefferson_monteiro

A religião ensina sobre a condenação, o evangelho mostra o caminho da salvação;
A religião prega sobre tremor, o evangelho fala sobre amor;
A religião aponta os atos, o evangelho nos mostra os cravos;
A religião nos aperta, oevangelho nos liberta;
A religião nos apavora, o evangelho nos transforma!

Inserida por Tisantana

Escrever sobre os seus olhos brilhantes
É tão fácil e tão presente.
Eles estão em minha mente
Como gente.
É um amor latente
Esses olhos que olham com os meus olhos.
Meus olhos gementes
Em seus olhos ausentes
Meu amor ainda ingente
E você fisicamente jacente
Te faço sempre presente

Inserida por yonnemoreno

⁠Estou em casa, refletindo sobre a fusão entre sonho e pesadelo, realidade e ficção. A noite passada ecoa em minha mente; sonho ou pesadelo, ainda estou em dúvida. Sinto-me deslocada depois daquela experiência.
Testemunhei o fogo devorando a mata e o gelo flutuando no oceano. Percebi que o poder, o dinheiro, a raiva, a petulância, a inveja, a ganância, tudo o que é negativo, tornou-se tão insignificante, restando apenas a necessidade de se esconder, se salvar, perdoar e ser perdoado. Como escapar? Como alcançar a salvação? O perdão! Ele reinava, ecoando nos corações de todos. Chorei, pois a dor era avassaladora, consumindo-me de egoísmo.
Vejo imagens, talvez seja um sonho, um pesadelo. Parece que estou sonhando, mas a dor é real. Pelo amor de Deus, façam algo, salvem-nos.
Tudo se assemelha a um filme com imagens realistas. O que está acontecendo com o mundo? Por que construir bunkers, ó ignorantes, se somente os escolhidos terão salvação? Neste momento, desejo ter um gravador para registrar o caos, mas só disponho de minha mente e meus olhos, sem certeza de minha própria salvação. A dor é intensa, sinto meu corpo queimar com o fogo, e a água gelar-me até os ossos!
Lá fora, o fogo consome as matas, as cidades, enquanto a água do oceano avança, formando uma muralha intransponível. A água está cristalina e o fogo, imponente. É como se um copo de água transbordasse sobre o fogo, porém a chama não se apaga, é como um retrato do inferno em 3D, com cores vivas e deslumbrantes. O mundo está à beira do colapso, e ninguém nos alertou. Sinto-me exausta, cansada, pois não consigo salvar nem a mim mesma.
Vejo imagens, talvez seja um sonho, um pesadelo. Parece que estou sonhando, mas a dor é real. Pelo amor de Deus, façam algo, salvem-nos.

Inserida por yonnemoreno

Sinto falta de você, CESAR LIMA!
Sinto falta da sua mão forte passando sobre mim.
Lembra, eu brincava que sua mão grossa e forte sobre passava-me a certeza de segurança e proteção.
Provavelmente, não encontrarei sensação igual nunca mais. Essa será uma marca imprimida no meu corpo, na minha vida, além dos filhos maravilhosos que me deixou. Cada um tem um pouquinho de você. Ao olhá-los vejo um pedacinho de você.
Os 40 anos foram marcantes e éramos feitos passarinhos que toda hora sentia necessidade de sorver o nécta doce e essência de cada um.
Não tem um dia que não me lembre de ti.
Sinto falta dos arrolhos, das brigas, dos ciúmes e dos olhares interessados das outras pelo meu garanhão. Fica com Deus e me espera.
Ta escrito que case-se com cinco ou mais homens, o marido é o primeiro. Ainda espero encontrar alguém que console meu coração e desperte um pouco de tantos sentimentos, emoções e alegrias na minha vida despertas por você.
Te amo para sempre, Cesar Lima.

Inserida por cirialima

"Pra quem tem fé, a vida nunca tem fim."

Eu falo sobre a vida para mim mesma,
E sempre que tenho, sequer um segundo para não pensar em nada,
Me questiono: o que é a vida? O que é estar vivo?
E qual o sentido disso tudo? Por que tem fim?

Falo de vida, de como vale a pena viver pelas coisas boas,
Mesmo elas sendo pequenas e mínimas.
Tudo pode estar horrível agora, mas, como eu,
Prometa sobreviver e viver pelos detalhes que fazem você feliz.

Viva pelas músicas que te dão prazer ao ouvir,
Viva pela companhia de alguém que você gosta,
Viva pelo hobby que te faz feliz,
Viva pelas sensações. E sim, vale a pena,
eles vivem por você, viva por eles também.

O que seria das músicas se você não existisse para sentir prazer em ouvi-las?
O que seria daquele pobre ser, sem você para desfrutar de sua companhia?
O que seria dos seus hobbies, sem você para executá-los e chamá-los de "meus"?
O que seria dos sentimentos, sem você para senti-los?

Viver vale a pena sim, a vida é bonita sim, é cor de rosa sim!
Você enxerga a vida do jeito que quiser.
E essa é a graça, você tem todo controle.
Sinta, respire, ouça, olhe,
VIVA!

Quando menos esperar, você vai perceber que já está de luto pelo fim, e não mais desejando antecipá-lo.

"Pra quem tem fé, a vida nunca tem fim."

Inserida por yasz

⁠Êxtase de um anjo aprisionado...

⁠Numa fração de segundos com lágrimas sobre face examino o meu inconsciente preso na nostalgia tento explorar o inexplorado abro minha mente para reflexão e ao aproximar do portal para contemplar encenação teatro da vida eis que abrem as cortinas e ouço um canto angelical misterioso sinto meu corpo em transe um coral define o significado do amor, raios solares transferem energia espiritual que renovam minha áurea. Em plena metamorfose contemplo a perfeição do criador, uma exército de anjos me me fascinam, vozes veludas um querubim em especial da sentido para minha busca, com uma rosa vermelha e declaração de amor revigoram meu eu.



12/08/2022.

Inserida por gilson_faria

Bom diaaaaaa ✨ 🌷
Você já ouviu falar sobre florescer? Pois bem, contaram-me um dia que, independentemente da situação da sua vida - se você está triste, angustiado, revoltado e até deprimido -, tudo se assemelha às estações - nem sempre os campos parecem floridos e às vezes, a alma se permite silenciar e adentrar num profundo gelo que seca com todas as expectativas da fé. Nem tudo são flores, mas não é porque o cenário parece destruído que o sofrimento tem que fazer morada. Quando você descobrir o Sol dentro de si, aprenderá a florescer mesmo que a escuridão pareça preencher os dias e tente abrir todas as portas para o descontentamento. Quando existe calma - e principalmente - alma, a renovação funciona como água que reaviva e faz brotar todos os frutos. Permita-se florescer e deixa arrepiar o ser em forma de gratidão, liberta a lágrima que aprisiona e coloca um sorriso na face como prova de entusiasmo pelo que há de vir. Cuide-se, faça de si um grande motivo, ninguém será feliz em seu lugar, aproveita a chance, se joga!
( Vitor Ávila )

Inserida por PaulaFreitas