Cartas de Tristeza
Muitas vezes achamos que a tristeza invadiu a nossa vida como se nunca mais tivesse a pretensão de sair, mas se não lutarmos contra isso, ela realmente tem o poder de permanecer por muito tempo. Nós temos a decisão de como enfrentaremos nossos medos, nossas angústias e por quanto tempo esses sentimentos estarão ativos.
Não há mal em ficar triste quando passamos por algum problema, é até muito importante liberarmos aqueles sentimentos que ficam escondidos lá dentro, mas para diminuir a estadia da tristeza, a primeira ação que deve ser feita é pelo menos tentar ser otimista com relação ao problema. Por mais que a solução esperada não aconteça tão rápido quanto imaginava, o tempo que ficou pensando positivamente no mínimo levará para longe aquela tristeza.
Não se martirize pelo que ficou no passado, já aconteceu e não há como voltar atrás, a única solução está em arranjar formas de ultrapassá-lo, e não permanecendo no sofrimento. Não acontecerá nada de positivo se continuar pensando através do pessimismo e da negatividade. Deixe a fraqueza de lado e seja otimista, pois o mínimo que pode acontecer são os bons sentimentos começarem a fazer parte da sua vida.
Eu Te Amo
minha face demonstra tristeza que carrego...
Enquanto la fora chove meu coração chora...
Sinto te deixa na eternidade,
Caminho pela obscuridade do mais profundos
pensamentos, mesmo nesta a loucura que é mundo,
Nossos coração violentados pela violência,
Abandonados, enxotado, escorraçados...
Assim fomos quebrados separados dessa vida...
Bem no voo solitário de um corvo...
que é um espírito entrega as almas para...
seu destino na eternidade;
Mas o espirito injustiçado pode voltar buscar justiça...
Te amo tanto que nada será pequeno ou grandioso....
Compreenda que vivi muitas vida em todas elas
sois meu amor eterno para sempre no coração...
Me diga que estrelas caíram e seu anjos
tocaram nossas almas eternamente...
Tenho tomar este caminho, pois meu coração ferido
pois perdi tudo de mais precioso;
Toquei tua alma com meu amor, então chorei...
Com lagrimas que derramei, coração queima...
Sentindo a solidão que magoa, no pior...
Sentido me perdi pelo te amor...
Me ame me dei mais um beijo...mundo acabou,
Nos sonhos dos teus braços... me dei teu amor;
O mundo é jogo de sentimentos.
Olhe para céu sinta meu amor...
Podemos caminhar juntos nessa escuridão...
Como pode chover tanto enquanto nos amamos...
Tudo sonho bom eterno em nossas almas.
por celso roberto nadilo
minha morte parte do destino que me consome
de longe tristeza me domina profundamente,
todos detalhes meros de mais um dia.
despir meu sentimentos transpor os jeitos
maneiras de um ritual pagão...
transmorfo neste dimensão...
solidifica meus sentimentos...
sobre uma cripta devoro a alma...
numa literatura perdida nessa vida.
por Celso Roberto Nadilo
Tenho por hábito ficar triste
é tristeza, inexata, que lembra saudade
que atravessa as tormentas da boa esperança.
Tenho por vezes, ver-te a mulher, meiga, leve sorridente e lhe querer
é sonho que se perdeu no mar
é estrela que guia por entre tormentas, o contorno das índias.
Tenho por outras fingir que não a vejo
todas as minhas atenções estão no astrolábio
nas constelações da ursa maior ao findo horizonte.
tenho por mim que deveria morrer
morrer de sede, febre e escorbuto
por cada dia de não lhe ter tido em meus braços.
roberto auad
Tenho por hábito ficar triste
é tristeza, inexata, que lembra saudade
que atravessa as tormentas da boa esperança.
Tenho por vezes, ver-te a mulher, meiga, leve sorridente e lhe querer
é sonho que se perdeu no mar
é estrela que guia por entre tormentas, o contorno das índias.
Tenho por outras fingir que não a vejo
todas as minhas atenções estão no astrolábio
nas constelações da ursa maior ao findo horizonte.
tenho por mim que deveria morrer
morrer de sede, febre e escorbuto
por cada dia de não lhe ter tido em meus braços.
CÉU E INFERNO...
Sou tristeza, desespero e aflição
Não há paz ou alegria no coração
Uma nuvem negra me abate a emoção
E me desespero amargamente...
Não consigo sorrir alegremente.
É para mim impossível mentir;
Ou até mesmo minha mente enganar.
O inferno me chama a toda hora sem cessar
O diabo diz que não demora
Que minha vida e alma têm dono.
A batalha começou...
O meu inimigo junto a mim está.
Só eu poderei combatê-lo, impedi-lo:
“Algoz da felicidade, ignição de toda maldade.”
Que dor insuportável é te sentir!
O amor dá lugar ao ódio perene.
Trouxe-me sangue, vingança, revolta e morte
Não há quem impedirá esta logra sorte?
Céu e inferno, em acirrada batalha estão;
Por minha vida e liberdade sem qualidade...
Em devaneio supero aos poucos a maldade.
Não me entrego tão fácil assim
Pois sou eu o único...
O único que pode cuidar de mim.
Quando a tristeza bater a sua porta,
convide-a para entrar.
Lhe ofereça um assento a mesa,
de a ela uma xícara de chá e aprenda tudo o que ela quer te ensinar.
Ela possui o mapa que contem os segredos do triunfo.
Ao longo do tempo muitos foram visitados por ela.
Os que a ignoraram, foram presos pelas correntes de sua própria ignorância.
E os que a ouviram, receberam asas pra voar além de seus medos.
Tristeza doce, lágrimas salgadas.
Mesmo chorando de rir...nesse choro feliz (A lágrima ainda é salgada)
No "adeus" da ida...no "oi" da vinda, ainda assim (Ela ainda é salgada)
No ateu, no cristão, no amigo/irmão/psicólogo...é lógico
(A lágrima ainda é salgada)
Bendigo o universo que vivo, estável
E loucamente, momentâneo e futuramente. Confirmo! Sim a frase não erra..."Vós sois o sal da terra"
Que os "HiperTensos" não me levem a mal...
Ô seu moço !
Agora, eu escolho qual o tipo de sal !
Para sempre ao teu lado estarei.
Estarei ao teu lado,
Custe o que custar...
Na tristeza ou na alegria,
Na saúde ou na doença,
Nas vitórias ou derrotas,,,
Nas lágrimas ou sorrisos...
È por isso que eu te encontrei e te escolhi,
É por isso que você me aceitou,
Para sempre ficar ao teu lado,
Para te amar e cuidar de você,
Deitar ao seu lado, dormir, sonhar ,amar e acordar com você,
E te dar um beijo de bom dia...
Ser teu amigo e amante,
Companheiro de todas as horas,
Ser teu amor e ser teu abrigo,
Contar sempre contigo,
Pois você sempre comigo poderá contar...
Te proteger e ser protegido,
Como é bom estar ao seu lado,
Mesmo quando você se estressa,
Mas te amar e te entender é o que me interessa,
Contigo planejar, sonhar e realizar,
Já não sou somente mais eu uma pessoa,
Agora somos nós, dois em um...
Caminhando de mãos dadas juntos,
Conquistando, lutando e vencedo nós dois,
Lado a lado..
Seremos eternos namorados...
Nos desejando,e nos curtindo “ a dois”,
Somos agora uma família,
Nos unindo as famílias dos dois,
E todos ficarão contentes,
Por ver a nossa felicidade,
E nosso exemplo de amor fiel e verdadeiro,
Que nada e nem ninguém conseguirá separar...
Não precisamos “ provar” nada a ninguém,
Mas todos poderão ver que somos unidos, amigos,
Românticos e carinhosos.
Para sempre quero ao teu lado estar...
Te mar, te abraçar, te beijar, te cuidar...
E sempre te chamar de : Te amo meu amor!
Texto de Gilberto Braga, celebrante.
A felicidade e a tristeza,
São estações que florescem
E morrem, entre primaveras
E outonos que se sucedem
Ininterruptamente dentro
De mim. Vivo meus verões
E invernos, sinto frio, calor
Falta de amor. Sou fera
Indomável na ânsia de
Suprir carências e vazios
Irremediáveis. Diria que
A tristeza é um acidente de
Percurso. E a felicidade, a
Volta, o retorno da vida
Ao seu curso. Me recuso
A ser, viver infeliz nesse
Mundo, nessa vida!
E a tristeza que aflige não é o bastante para acabar com quem sou.
Pois quem sou é maior do que aquilo a me derrubar.
Tenho em mim toda alegria do mundo e capacidade de amar.
Luto batalhas infindáveis e não me deixo morrer
sou forte e capaz de vencer.
Não desisto. Me fortaleço na própria dor.
E naquele que é o maior amor.
Com seus cabelos sobre o rosto posso perceber
De fato sua beleza uma alegria e até tristeza.
Posso ver.
Que o seu interior é ainda mais belo do que posso imaginar
Logo comparo com a poesia que vem a me encantar.
Porque nela fugimos da razão
Deixamos a insegurança de lado posso até segurar tua mão.
Viver realmente oque nos interessa
Sem a afobação que nos estressa.
Sempre que ponho a cabeça sobre o travesseiro
Lembro de você em vestido azul, batom e o brilho da luz em seu cabelo vermelho
E deitado olho sua foto em frente ao espelho.
Abraço minha tristeza
Com a intensidade da criança que me pertence.
Sou resultado de minhas consequências.
Não uma vítima das circunstâncias
mas algoz do meu destino.
volto ao exílio da minha solidão
Tão familiar e segura
Tão minha.
Na profusão de sentimentos
Sinto a harmonia do caos.
confusões, desencontros
Encanto e desencanto
Riso e choro.
Abraço a minha tristeza
Como abracei a minha alegria.
"Ela é,
A alegria da tristeza
A força da fraqueza
A sensibilidade da dureza
A paz da guerra
Ela transforma,
A dor em riso,
A tragédia em oportunidade,
A escuridão em luz,
Os sonhos em realidade
Ela faz,
De um limão uma limonada
Do chuchu uma salada
Do pão duro uma torrada
De uma música sem ritmo?
Uma serenata."
Existe uma profunda alegria nessa aparente tristeza.
Lágrimas e sorrisos se confundem. Amo ser alegre,
Mas adoro vive minhas tristezas, porque eles
Ressuscitam e reascendem lembranças, memórias,
Amores perdidos no passado. É o massacre
Da saudade, sufocando e martelando essa
Lacuna aberta e soterrando dores ainda latentes.
Não há superficialidade na alegria e na tristeza,
Mas a dualidade entre opostos que se atraem
E vivem entre altos e baixos, nessa eterna gangorra,
Nesse balanço, entre o equilíbrio e a queda.
Vivo minhas alegrias, mas não recuso minhas tristezas,
Sem preconceitos, acolho-as, abraço-as e
Dou-lhes o tempo necessário para que
Se libertem de suas amarras, sem o peso
Da despedida, da partida, que vire alegria, felicidade,
Naturalmente no seu tempo. Porque desfruta da
Alegria, quem um dia já se alimentou e digeriu suas tristezas.
Só
Devaneio de tristeza solidão contínua,
Não por escolha,mais sim por proeza.
Isolado por não ter, o que de fato não se busca,
Mas sim se constrói de pé,em plena luta.
Tentando assim, um pingo de riso
que não seja só, mas feito
de companhia de um homem só.
Choro sozinho, por estar vazio,
Mas não por escolha, apenas por
momento, todavia isolado.
Como na corda,
em uma ponta um nó”
1º MIRAGEM
Sou sem por cento
Saudade,
Sou cem por cento
Miragem,
Sou cem por cento
Tristeza...
Duzentos por cento
Confuso,
Duzentos por cento
Intruso,
Duzentos por cento
Incerteza.
Trezentos por cento
Vazio,
Trezentos por cento
Sombrio,
Trezentos por cento
Aumento...
Sou cem por cento
Poeta,
E a vida pra ser
Completa
Precisa ser cem
Por cento.
SAUDADE DE ALGUMAS AMIZADES
Dias de alegria
Dias de tristeza
Mas fazer o que a vida é assim
É assim que aprendemos a viver
Saudade das pessoas
Algumas amizades são pra sempre
Outras bem que queria que fosse
Me arrependo de certas coisas
Queria que tudo voltasse ao normal
Queria voltar ao passado
E concerta tudo
Bem,mas não adianta
Só quero que um dia
que as pessoas que magoei
Me perdoem.
Em certos momentos é preferível guardar a tristeza no silêncio da alma, amiga e protetora nos mostra generosamente que a tormenta passa, o sol volta a brilhar e que a água da tempestade gera mananciais inesgotáveis de amor, paz, luz, ensinando-nos a compreender e aprimorar nossos mais puros sentimentos.
Luiz Machado
Sempre que me sinto sozinho e percebo a tristeza sorrateira querendo chegar, crio imediatamente uma viagem imaginária. Passeio por campos floridos salpicados pelo orvalho da madrugada, que os primeiros raios solares começam a derreter, formando lindas imagens que me encantam pela singularidade e por saber que ficarão retidas somente em meus olhos, pois nunca mais se repetirão. Essa foi só uma das inúmeras viagens que precisei inventar. Às vezes dá certo, porém se uma lágrima ainda insistir em brotar terá a companhia das inesquecíveis gotas de orvalho deslizando e acariciando o lindo campo florido, que nasceu de um sonho e que jamais morrerá.
Luiz Machado
Dualidade sentimental
Tem se reprimido a alegria e cultuado a tristeza em demasia. Não que uma se sobreponha a outra em intensidade.
Tem se vivido dias intermitentes de chuva, dias úmidos e cinza, dias sem nada para se colorir, senão, o imaginário.
Já não se brinca mais na tempestade, aliás, a mesma já não tem mais o tom ameno de outrora, nem a inocência com que molhava o corpo e a alma.
Tem se buscado mais o drama, a comédia, ao romance, como se a escassez de lágrimas fosse uma calamidade, como se a alegria em demasia extrapolasse a naturalidade.
Como se a felicidade, sem uma pitada de tristeza e emoção não bastasse. Vivesse a dualidade entre sentimentos opostos.
Há quem busque prazer na tristeza, faz da dor, um êxtase anormal para quem vê e normal para quem vive.
Um hábito corriqueiro e entranhado no âmago de quem se permite relacionar e viver com a tristeza.
Como se fosse tomado pelo sentimento de culpa. Culpa por não ter tempo para chorar, nem sofrer, nem se condoer com as próprias dores.
Não há pecado em ser feliz, em se expor ao ridículo, em gritar ao mundo: Eu sou feliz! Pois, não há a iminência da separação, nem retaliações.
A felicidade independe do outro, nem deve explicações a inveja, nem a tristeza e nem a solidão que se vê desamparada.
Dentro do Teu pequeno mundo ainda cabem tantas alegrias.
A tristeza, a dor e o sofrimento são sentimentos opcionais e descartáveis. A felicidade é uma urgência, uma necessidade, um direito teu! Um bem essencial.
