Cartas de Saudade de um Amigo
Amigo vou te contar uma história
Com muita luta
E poucas glórias
Mas cheia de paixão
De fazer tudo valer a pena, meu irmão.
Não é fácil caminhar sozinho
E você sabe como é
Por isso nessa vida
A gente procura uma boa mulher
Que faça o fardo, fica leve pra viver
Que faça na alma, o sorriso nascer
E foi nessas procura que eu encontrei
Não uma nem duas
Mas umas seis
Mulheres lindas
Que conquistaram meu coração
Mulheres maravilhosas de mais sim do que não
Mas como você já deve saber
Queres namorar comigo?
Sermos um para o outro o ombro amigo?
Queres segurar as minhas mãos
caminhar ao meu lado em qualquer estação?
Eu apenas quero abraçar teu coração,
ser teu porto seguro, sua canção.
Eu quero ser - te paz.
Ser o amor que traz sol mesmo que não seja verão.
Faça de mim a tua morada, para que refaça - te do teu cansaço dentro do meu abraço.
Queres namorar comigo?
Deitar sob um chão de estrelas e
olhar para o infinito onde o amor nos espera para ser vivido?
Apenas desejo ser - te paz.
Silenciar as palavras para mirar o teu olhar que tão bem me faz.
Apenas desejo amanhecer poesia para versar á ti, que fez florescer tanto amor em mim.
Apenas desejo desabrochar tal qual uma rosa no teu amor que é a riqueza que Deus deu para mim.
Queres namorar comigo?
Viver esse sonho tão lindo que foi o encontro do nosso amor, o dia que meu olhar com o teu rimou.
AMIGO
Amigo incondicional
Verdadeiro companheiro
Às vezes, despreocupado,
Descansa bem ao meu lado.
Festeja a minha chegada
Chora com minha partida
Um parceiro confidente
Inestimável presente.
Nunca vi tamanho amor...
Não mereço tal carinho.
Meu amigo é um cachorro
Conhecido por Floquinho.
Um dia eu disse ao meu melhor amigo, o futuro filósofo Cauã Sanches, de que todos somos esponjas em um oceano repleto de conhecimento, cabe a nós absorver esses conhecimentos ou não até porque, conhecimento nunca é demais e também como meu pai me disse uma vez:
"O conhecimento é a única coisa que ninguém consegue roubar de nós."
Morais, Valdomiro.
Era sempre com um sorriso simpático que os crocodilos
nos aguardavam para um "papinho amigo". Nunca quis
estreitar os laços de amizade com eles, e é por essa razão
que estou aqui contando a história...
Ósculos e amplexos,
Marcial
NOSSA VIDA EM KINSHASA
Marcial Salaverry
Pode-se dizer que Kinshasa era uma cidade moderna, com tudo que pode ter em uma cidade moderna. Peço não esquecerem que vou dar uma visão da cidade e da vida que levávamos lá, há 50 anos atrás. Como está hoje, não tenho muita idéia, pois as coisas mudaram muito.
Na época, a vida social em Kinshasa era intensa. Como já tive oportunidade de dizer, os diversos núcleos europeus que lá existiam levavam uma vida meio segregacionista, não se misturando muito. Os núcleos maiores eram logicamente os belgas e os portugueses que, aliás, não se afinavam muito.
Havia também um grande número de gregos, paquistaneses, americanos, franceses e, em menor número, italianos, espanhóis, dinamarqueses (maioria eram as enfermeiras dinamarquesas). E em meio a essa Torre de Babel, alguns brasileiros doidos.
O interessante é que quase não havia mistura. As escolas eram separadas (por questão linguística e de afinidades, meus filhos estudaram na Escola Portuguesa).
Até mesmo para diversão, cada colônia tinha suas preferências e se concentravam mais em determinados clubes ou boates. Havia o "Manhattan Club", mais frequentado pelos portugueses, e era o mais movimentado. Já os belgas, preferiam o "Scotch Club". Claro que ambos eram frequentados por pessoas de todas as colônias lá existentes, e apenas os jovens que se discriminavam com um pouco mais de ênfase, principalmente em casos de "paqueras internacionais". Embora surgissem pequenas rusgas, geralmente tudo era levado a bom termo.
A princípio estranhava um pouco essa "separação", acostumado que estava com a mistura que sempre existiu no Brasil, mas logo me acostumei, e por ser brasileiro, circulava entre todas as colônias sem qualquer problema. Mesmo entre os sempre elitistas norte-americanos.
Para o chamado lazer familiar, havia uma grande variedade de locais e recantos, alguns paradisíacos, vamos falar um pouco de cada um deles, pois vale a pena. Afinal, já dizia uma velha música, "Recordar é viver"...
Lac Ma Valée, trata-se de um lago, situado a alguns quilômetros de Kinshasa. Para chegar-se lá, era necessária uma boa dose de vontade de chegar, pois a estrada tinha um grande trecho "tipicamente congolês". Valia a pena o sacrifício, pois o local era lindo demais. Muito verde, natureza quase intocada. Água clara, limpa, podia-se pescar deliciosos "capitães" (não, claro que não eram do exército. É um peixe chamado "capitão"). Um local adequado para churrascos. Geralmente formávamos um grupo para ir lá. Ruy, Lucy e Stella Hasson, Eneida e Luigi e os Tornero. Na volta, fim da tarde, parada obrigatória na "Boulangerie du Parc N'Binza". Uma confeitaria no meio da estrada, mas onde quase todos se reuniam nos fins de semana, para saborear os melhores doces portugueses que já comi em minha vida. Coisa de louco mesmo. Vidinha difícil e sacrificada...
Les Chuttes, ou seja, "quedas". Um trecho do Rio Congo, que formava umas corredeiras de um visual muito bonito. Era um local mais adequado para passeios curtos, tipo depois da piscina, com o intuito de "esticar" a tarde. A água apesar de convidativa não nos atraia, devido à possível presença de nossos queridos amiguinhos crocodilos. Não tinha qualquer interesse em estreitar os laços de amizade.
Esses os locais que mais marcaram. Havia outros, como os jardins do Palácio do Governo, situado na colina "de l'OUA (Organization de l'Unité Africaine)". Numa de suas muitas crises de megalomania, o Presidente Mobutu resolveu fazer uma réplica dos famosos Jardins de Versalhes. Ficou realmente um jardim muito bonito, de uma manutenção cara demais para os padrões congoleses (onde será que já vi isso?) e que enchia os olhos dos visitantes estrangeiros, mas que deixava o povo se roendo de raiva. Fazer o que? Parece que o poder sempre mexe com a cabeça dos pobres mortais. E Mobutu nunca foi uma exceção, muito pelo contrário.
E, finalmente, os clubes sociais, com suas piscinas e quadras para prática de diversas modalidades esportivas. Enfim, o que não faltava eram opções de lazer. Havia para todos os gostos. Do que sentíamos muita falta, era de cinemas, pois os poucos existentes, além de desconfortáveis ao extremo, ainda tinham um som péssimo. Um dos únicos filmes que consegui assistir, foi o comemorativo da Copa de 70. Valeu a pena o sacrifício.
Outro passatempo muito "praticado", era o passeio aos "Libre Service" (shopping da época). Como sempre havia falta de muita coisa lá, esse era um "passeio" necessário, pois existia a necessidade de ver-se as novidades, comprando o que, e quando surgisse. Geralmente tínhamos o serviço de informações, sempre que surgia alguma coisa interessante, um avisava o outro, e lá ia a procissão...
Havia também o chamado "Mercado do Marfim", onde podia-se comprar lindas peças de marfim entalhado, cujo comércio aliás, era ilegal, mas praticado às claras (continuo achando um quê de familiar...) Nesse "Marché du Ivoire", encontrávamos também magníficos trabalhos em madeira, bem como telas preciosas, e sobre o trabalho dos artistas, sejam os pintores, escultores, há que se dedicar uma atenção especial, o que será feito em capitulo à parte pois, realmente é algo digno de nota. Podem aguardar.
Relembrando as coisas lá vividas, posso asseverar que foi um experiência de vida muito válida, e que me faz procurar ao máximo bem aproveitar a oportunidade e procurar fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, vivendo "um dia de cada vez", pensamento que sempre tive lá, e me ajudou a viver e sobreviver para poder contar a história...
Certa vez um amigo me disse da seguinte forma: "VOCÊ É BONITA, NÃO FIQUE PRESA EM ALGUÉM QUE ESTÁ LIVRE SEM VOCÊ"
Fiquei pensando e meditando naquelas palavras... só que não compreendia totalmente somente chorei.
Por que no fundo eu sabia que alguém estava livre sem mim,estava "feliz"... Só que eu estava presa e no entanto ser bonita não é tudo,se sentir insuficiente por dar amor é ele ser jogado fora assim como um lixo descartável por isso eu chorei.
“Quase lá”
É o que a gente é
Não somos mais que amigos
Porquê “você sabe o que vai dar”
“É melhor deixar do jeito que tá”
Afinal
Não é amor
É quase lá
Temos o fósforo e a Caixa
Mas a gente não pode usar
“É melhor não acender”
“Deixa só na faísca”
“E se a chama se descontrolar”
Eu gosto do jeito que tá
Mas eu gosto muito mais de te olhar
Muito mais de te beijar
Eu gosto de te ter
Só pra mim
E só de pensar em te dividir
Você sabe
Que não vai dar
Mas olha isso não e sobre amar
É quase lá
E quando perguntam
“o que vocês são?”
“Somos amigos!”
É o que eu vou falar
Mas aí eu vou lembrar
Do jeito que a gente
Quase consegue se amar
E de como facilmente eu poderia
Tentar chegar lá
Quem sabe conseguir
E deixar no passado
Esse nosso
“Quase lá”
Só ser seu amigo não dá mais
Da vontade do amor
Ultimamente, cantar e poetar
Não dará tempo para amar
Da sede que era o amor
Agora o transborda com teu âmago
Floderjantes és tu, meu amor
De todas as formas a melhor parte é a sua vontade
Vontade de proporcionar os melhores momentos e sabores da vida que é o amar e felicitar.
Com o tempo eu entendi que, se alguém decidiu te amar e ser teu amigo, ele será teu amigo e te amará, independente do que vc tenha feito. Assim como, independente do que vc tenha feito, alguém não será seu amigo e não te amará, se ele decidiu não te amar e não ser teu amigo!!!
A CULPA NÃO É SUA!!! A CULPA NÃO É SUA!!!
Pensem nisso CAMPEÕES!!!
Meu amigo, por um leve devaneio de pensamento me peguei pensando na sua morte, ou melhor na sua ausência eterna...
Eu com certeza iria olhar conversar antigas nossas do WhatsApp, iria rir muito com nossas piadas internas, lembraria da sua seriedade com certos assuntos e contemplaria admirado a sua vontade de viver!
Iria no Instagram e veria os memes que trocamos e a provocações políticas, ah sim! E foram muitas, diga-se de passagem rsrs
Quantas conversas marcantes, definidoras, orientadas de amor, de zelo de prudência e de vontade de querer o outro bem.
Poucos homens podem ter a alegria de ter bons amigos, sorte eu tenho de ter você aqui e vivo para desfrutarmos a vida.
E que esqueçam de nós todos os hipócritas mentirosos, escondidos atrás de certezas irrefutáveis, ousarem confrontá-los com a mais a nossa forma irreverente de pensar e refletir a vida.
Meu amigo, que seu brilho seja constante e que, quando lembrarem de você, o recordem de tal forma que digam "Eis um homem que viveu".
Meu melhor amigo
O que dizer de voce amigão sempre pronto para me receber , mesmo nos dias que estais mal , não deixa transparecer sempre quando me vê balança o rabinho e late , nossa que amor é esse !!!
Quando ganhou o titulo de melhor amigo não é atoa faz jus ,
És o melhor amigo sem duvida , você não se preocupa com estatus ou genero , a sua unica preocupação é amar e ser amado
com você aprendo a cada dia que não adianta nos homens ter tudo e não ter alguem que te ame de verdade ,
Você ama ,você cuida você da sua propria vida se preciso for
Obrigado amigão por ser esse animalzinho incrivel você tem varios titulos :
Amigo > porque da sua propria vida
guarda >porque proteje
companheiro >porque esta a todo momento do seu lado
Simplismente você é incrivel Amigâo .
Não se define amigo
Pelos bens materiaisou pelas festasque
de copo em copo bebeu para ostentar
Não se define amigo
Por tê-lo incentivado com afirmação de errar
E depois fazer questão de julgar...
Amigo é definido ou reconhecido
Nas dificuldades, onde te dá apoio
E não lhe esconde a verdade
Amigo é definido ou reconhecido
Quando somente ele fica
E os demais falam mau na sua ausência
Como se amigos não fossem mais!
Amigo... Amigo... Amigo!
Amizade não simboliza concordar com tudo que o amigo faz.
Amigo não é quem enuncia apenas aquilo que nos regozija.
Tenha pelo menos uma pessoa na sua vida que não defende e que não te deixa consentir que você seja menos do que teu potencial.
Te permite ser.Amizades assim são pérolas raras e preciosas.
AMIGO CIRCUNSTANCIAL ("Quando necessitei de roupas, vós me vestistes; estive enfermo, e vós me cuidastes; estive preso, e fostes visitar-me..." — Mt. 25:36
Em minha enfermidade, frequentemente tenho de ouvir dos meus pretensos amigos: "Inclui meu nome em seu testamento, pois você não tem para quem deixar mesmo." Pessoas que mal conheço têm essa ousadia. Quero lhes dizer que não serve de nada perguntar pelas redes sociais como estou, prometer que vem me ver e não mover uma palha. Bem sei, a maioria dos amigos o são quando tudo vai bem. O comprometimento e a lealdade a nós só têm firmeza se envolver lucro. Quando a coisa fica difícil, eles se mandam rapidamente. Os verdadeiros amigos, os quais o mundo pouco conhece, não são tão volúveis assim. "Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão." (Pv 17:17). A maioria dos homens é egoísta: quando não percebem nenhuma oportunidade maior num relacionamento, eles abandonam a pessoa "amada". A própria família do homem o abandona, quando ele é financeiramente pobre. E certamente ele não tem amigos, pois não veem qualquer razão para se associar a ele, exceto para lavarem a consciência, dando-lhe esmola. Mesmo que ele possa expressar muita afeição, eles o abandonam de qualquer maneira. Mas, quero fingir que não preciso deles para me mostrar forte. CiFA
Frequentemente tendemos a ter o hábito de chamar pessoas próximas de “amigo ou amiga”, e muitas vezes descobrimos da pior forma que não é bem assim …
Algumas pessoas não precisamos de chamar de nada, sempre serão especiais para nós . Não existem fórmulas certas, porque não temos de acertar sempre. Ninguém tem de tentar mostrar-nos o que espera de nós , naturalmente iremos sempre seguir o nosso coração!
Não nos podem implementar o que não somos , nem nos podem querer fazer ser iguais a ninguém , porque sinceramente somos todos diferentes!
Normalmente não sabemos amar pela metade, e muitos de nós não vive de mentiras, não sabemos voar com os pés bem acentes na terra.
Somos sempre os mesmos , mas com consciência que não o seremos para
sempre!
Sérgio Soeiro
Textos fictícios
WWW.
Me encontrava na confraternização,
o covil do inimigo.
Na comemoração,
do amigo do meu amigo.
Foi então que descobri,
a verdade nua e crua.
Só pensava em me trair,
Ela não é sua!!!
Mas vi-os papeando,
O riso ressoando,
obviamente,
se apaixonando.
Eu chorei no banheiro,
enquanto todos dançavam,
Me destruí por inteiro,
e vocês se abraçavam.
Pensava que já não tinha mais jeito,
Agora, eles eram um casal,
O jacaré e a cegonha,
O rico traidor e a musa do meu amor.
Escrevo enquanto seco as lágrimas,
que caíram em meu rosto,
Me contou falácias
E roubou meu posto.
Ainda me vingarei,
mostrarei quem é o melhor,
Minha musa ainda levarei
e você levará a pior
Bráulio Bessa meu amigo,
Quero dizer: amigão.
Um poeta nordestino,
Homem de bom coração.
Defendendo nossa terra,
O nosso querido sertão.
Acompanho suas histórias
E guardo na minha memória
vendo na televisão.
Eu não conheço você,
E você não me conhece.
Mas vou lhe parabenizar,
Eu sei que você merece.
Gente igual a você
A gente nunca esquece.
Essas são minha palavras,
Eu não vou me alongar.
E eu desejo a você
Saúde e paz no seu lar.
Nosso Deus lhe abençoe
É o que eu posso desejar.
Para você que está aí, pensando em pedir ajuda a alguém como um amigo ou uma amiga: Está indeciso, não sabe o que fazer?
Eu vou te dizer, eu tenho sua resposta: eu sou a videira verdadeira, quem em mim me pede, terá minha ajuda, quem me reconhece , reconhece o meu Pai que estás no céu.. Eu sou Jesus, seu amigo verdadeiro, que está contigo todos os dias, aguardando para você abrir a porta para entrar em seu ❤️, na sua vida e te ajudar. Que seu dia seja muito abençoado por Deus.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
é MAÇOM ?
Algum conhecido perguntou ao meu amigo se eu sou Maçom.
RESPENDI: Aonde quer que você colocar seus olhos,
quem vai com você é a curiosidade empregada de intenção má.
Antes de falar sobre um tema pessoa ou instituição da qual
você só tem informações soltas, estude muito em fontes verdadeiras.
Sou para seu governo unicamente uma incógnita...!!!
De um amigo, para outro amigo.
Passar o ensino médio com você, te conhecer melhor, foi uma das melhores coisas que me aconteceu nesses últimos três anos. As vezes eu brinco falando que tudo que eu quero é sair da escola, que eu não vou sentir falta do pessoal, mas sinceramente.. eu vou sentir sim, todas as brincadeiras, conversas e risadas que nós demos juntos na escola, as partidas de UNO que nós jogamos, as merdas que fizemos, eu vou sentir falta de tudo isso. Se não fosse pela amizade de vocês, o carinho que tenho por você, eu não iria continuar no Clarinda, eu nunca senti uma amizade tão forte que nem a sua.
Se não fosse pelo Yuri e pelo Gabriel vir falar comigo no acolhimento, eu nunca iria conhecer vocês, se não fosse pelo Clarinda, eu nunca iria ter essa amizade de vocês, obrigado, espero que nós nunca nos separemos. Quero te ver crescendo na vida junto comigo, quero passar pelos momentos difíceis ao seu lado e se precisar de ajuda, eu estarei lá.
