Carta do Marido da Aeromoca Tam

Cerca de 15282 frases e pensamentos: Carta do Marido da Aeromoca Tam

Vivia no Frio Grande do Sul, no Forno Alegre, a
Prendada prenda, que noite- e- dia fazia poesia
E que tecia o amor feito um cobertor, enquanto
O tempo alinhavava um momento para costurar
Seu sentimento no pensamento dum romântico
Bordador pra seu guardado e aguardado amor!
Guria da Poesia Gaúcha

Inserida por GuriaPoesia

CONQUISTA

Ela não era o que parecia
E não parecia o que era.
Um mistério quase indecifrável:
Profundo,
E superficial.
Forte,
Mas frágil,
Insinuante,
Mas reprimida,
Um mistério!
Muitos poetas
Tentaram domá-la,
Usando palavras
Escritas,
Ou faladas.
Mas ela ora escapava
Ora permanecia,
Usando a mesma
Arma dos poetas:
As palavras.
Até que um dia
Um deles conquistou
Seu coração,
Decifrou seus mistérios,
Domou seus sentimentos,
Penetrou em seu âmago,
Mas não pôde continuar lá.
Porque?
É difícil entender:
Um mistério.

14/01/2015 (16h07)

Inserida por roberto5costa

ALMA FEMININA

A alma feminina,
Em seu suplício,
É importante oficina
Ou hospício.

Têm a sua ferramenta,
Seus artifícios e sonhos
E a dor que atormenta,
Seus retratos tristonhos.

Um mundo bem fabricado,
Com tudo em seu lugar,
Tendo um coração calado,
Sem conseguir revelar,

Tudo que nele se passa
Ou que mantêm em segredo
Mas se alguém o transpassa,
Muito ele sofre, tem medo.

Mas ali se fabrica
Nessa nobre oficina
Algo valioso que implica
Em grande amor, estima.

14/01/2015 (22h22)

Inserida por roberto5costa

O mundo está sujo, das mais variadas formas, mas aqui me refiro a falta de valores, a falta de amor, e o reino do egoísmo.
Nos jornais, na tv, na internet e em redes sociais como facebook, e no cotidiano, na vida social você vê parte disso, você vê pessoas subindo umas encima das outras, julgando umas as outras, crucificando aqueles que te fizeram algo de ruim, mas logo em seguida age da mesma forma. Quando algo dá errado culpa a tudo e todos, dizendo que não se esta triste ou se magoou, ou porque o que queria não deu certo foi por culpa dele ou dela.
Você vê pessoas tendo que diminuir umas as outras para que se sintam maiores, você vê pessoa se alegrando com o sofrimento ou a desgraça do outro, você vê pregarem paz e amor, mas ao mesmo tempo o ódio.
Você vê nas esquinas pessoas abandonadas sujeitas a margem da sociedade.
Você vê pessoas que buscam no reconhecimento dos outros, e desprezam aqueles que não se encaixam no padrão criado por uma lei sem pena, sem amor, uma lei apenas para parecer e aparecer.
Você sente o vazio, de um mundo cheio de pessoas com recursos, mas vazias por dentro.
Você vê a necessidade de ter e mostrar, onde está, o que tem, ou quantos amigos tem, somente pra que vejam.
Você vê pessoas infelizes buscando no material, no prazer, na bebida um breve sentimento de felicidade passageira para que em seguida afundem no vazio.
O mundo está carente de amor, cheio de ódio, cheio de raiva, cheio de egoísmo.
Você vê pessoas listando detalhadamente os defeitos dos outros, mas não conseguem ver poucos de si, mesmo que vejam saibam que fazem outros sofrer por isso, não mudam, afirmam serem assim e não tem jeito.
Não é atoa que a depressão é a doença do século
Um mundo que te cobra ser oque não é preciso, ter oque não é necessário, e te faz esquecer do que é ser feliz, do que vale realmente a pena.
Você vê e sabe disso tudo, você sente isso.
Não existe paz com ódio, não existe felicidade sem paz, não existe amor com egoísmo, só existe medo.

Inserida por 2Math2

Olhos nos olhos ,perco a cabeça ,penso em fazer coisa de horror
Vejo terço deitado em um berço,como um terço,não é reza mais me perco.
Saiba que tudo,que tudo saiba ,saiba que eu,que eu não saiba ,que tudo saiba a aba do meu chapéu.
A se falasse,imóvel então,dizia o mesmo,tudo que via,cheiro de pizza rolar em vão.

Inserida por LAPYERRE

BEM ASSIM, SIM!

Sim, meu bem, sou bem assim, sim: tim- tim
por tim –tim, de verdade, pra lá de verdadeira,
espevitada, serelepe, moleca, traquina, festeira,
fagueira, faceira, feiticeira, beijoqueira, brejeira,
atrevida, criativa, aguerrida, afetiva, comprometida,
até meio sacerdotisa, com fé de pé, perfeccionista,
ousada, do tipo gente que não cala, fala o que sente,
indecente de tão inocente, escrivinhadeira, matraqueira,
intensa, amorosa, mimosa, ambiciosa, vaidosa, manhosa,
caprichosa, orgulhosa, gaúcha sim, filé de primeira, enfim,
do início ao fim, brasileira, tão plena e serena quanto inteira!
Maria Angélica Guichard,
A Gaúcha Guria da Poesia!

Inserida por GuriaPoesia

ILUDIDA

Ilusão é achar que família é assim:
Um por todos, todos por um,
Sempre, sempre que preciso
For, por qualquer objetivo
E por objetivo nenhum!
Mas, foi pura ilusão eu querer
Valorizar o sangue, honrar a raça
E orgulhar-me de não ser anônima.

Ah! Como eu quisera ser mais uma
Em uma família de muitos do que ser
Menos uma em uma família de poucos,
Como quisera que fôssemos loucos,
Loucos, bem loucos uns pelos outros!
Mas não adianta eu querer ou fazer,
Já que o teu coração diferente, segue
Indiferente do que te pensei como parente,
Mesmo tendo saído de um mesmo ventre!

Foi triste sim, confesso achar que por teres
O mesmo sangue tivesses alguma coisa
A ver comigo, que pudesses pelo menos,
Por um dia alimentar a minha alma ou até
Menos do que isto, afinal, nestes últimos
Tempos até uma hora contigo reivindiquei,
Mas este mendigado momento não ganhei!

Não, não foi ilusão quando usei a palavra
Mano e não percebi a tua mão estendida,
Quando eu gritei a palavra irmão e nem
Sequer por ti me soube ouvida! Ah! Que
Triste ilusão eu imaginar que poderia
Contar contigo pra pensar em voz alta,
Quebrar os galhos que plantaste comigo
E até o peito estufar ao me orgulhar ao te
Apresentar como o meu melhor irmão e o
Maior amigo, já que somos mesmo irmãos,
Filhos de mesma mãe e mesmo pai, sim!

Enfim, da mesma família e isto até nos mil
Documentos do cartório é pra lá de notório,
Mas mano, ilusão ou não, tu és meu irmão
Nesta vida e quero te dizer que mesmo que
Não conte mais contigo, eu sigo de coração
Aberto pra te ouvir, apoiar e perdoar como
Sempre e pra sempre, meu irmão querido!
Guria da Poesia Gaúcha

Inserida por GuriaPoesia

To vivendo, um dia de cada vez. Um pouco por dia, não é fácil superar, e nem sei se um dia eu vou. Mas estou vivendo, estou tendo um pouquinho de paz. To me procurando ao invés de procurar você. To atras da felicidade, ao invés de você. To me amando ao invés de te amar. E assim vou indo. Quem sabe um dia me torno essa mulher forte, que eu tanto digo que sou. Quem sabe um dia me torno mais feliz. Quem sabe um dia você volta, cada vez parece mais impossível. E tudo bem se for, ate por que eu não aguento mais esperar. Eu quero paz de espirito, eu quero a felicidade das coisas pequenas, eu quero a felicidade de menina boba, que eu tinha e você levou. Quem sabe um dia eu seja mais leve, por enquanto vou chorar mais um pouco, guardar as lagrimas e encarar um dia por vez. Quem sabe de pouco em pouco eu não acabo sendo feliz.
Aline da Fonseca.

Inserida por AlinedaFonseca

Pior tipo de moleque é aquele que acha que é galinha, que é pegador. O cara tem mil comentários nas fotos, pena que as minas são tudo menor de idade! O cara paga de fodão, mas com o dinheiro do pai, por que Deus o livre de trabalhar. O cara vive cada dia com uma, mas cada dia uma é mais interesseira que a outra. Pena pra ele, que nunca vai saber o que é ser homem. Pena pra ele, que nunca vai saber como é ter uma mulher que goste dele pelo que ele é e não pelo carro rebaixado e a Absolut que ele tem. Tem muito menininho por ai se achando homem, pegando menininhas que se acham mulher. Ta na hora de crescer lindo, e aprender que mais vale ter uma parceira do lado, que uma criação de galinha rodeando. Homem tem que entender que depois dos 20 é feio ser sustentado pelo pai, é feio sair pra festas e pegar mais de uma. Homem tem que entender que mulher de verdade, tem nojo de galinha. Tem que entender que mulher de verdade nunca vai se envolver com um idiota que pega uma por dia e que só pensa em academia. A gente se envolve, usa o tanquinho um pouco e manda embora, por que é feio chegar no meio das amigas com uma criança que só sabe falar dos brinquedinhos e do dinheiro que não tem. Para querido, ta feio, ta ridículo. Cresce e vira homem, já saiu de moda querer ser o cara das musicas sertanejas.
Aline Da Fonseca.

Inserida por AlinedaFonseca

Hoje ela não sente mais sua falta, hoje ela não chora mais, hoje ela sorri sozinha. Ela recuperou a vontade de viver, então te afasta. Quando ela te pediu pra mandar mensagem você não mandou, quando ela te pediu pra cuidar, você não cuidou. Quando ela quis ser sua, você mandou ela ser de outro. Era pra ser vocês dois, ela sempre soube disso, e no fundo você também. Mas você nunca foi homem de uma mulher só, você não conseguia viver só pra ela, como ela fazia com você. Ela se doava, ela deixava de lado as coisas delas, pra fazer as suas. Ela era tua em todos os sentidos. Mas você não deu valor, você queria briga, você não aguentava ficar em casa, você queria festa. E no meio disso tudo, ela queria você. Depois que vocês terminaram, você já passou duas namoradas, e umas 500 peguetes, mas nada substitui né ? Só ela te tirava da cama com um beijo, só ela te tirava do carro num dia de chuva pra olhar a cidade de cima do morro. Só ela te fazia ver estrelas, e por mais louca que ela fosse, só ela te fez percorrer 200km pra ver ela . Por que ela sabe e você sabe que o que vocês tinham era amor. Pena que você demorou, pena que você quis buscar em outras o que só vai achar nela. Uma pena você não ter sido homem e ela ter sido mulher demais pra você.
Aline Da Fonseca.

Inserida por AlinedaFonseca

DECIDIDAMENTE

Hoje, eu decidi ser eu, sem receios,
Sem medo do julgamento de terceiros,
Decidi ser gente antes do que profissional,
Ser mais leal e legal comigo, amigos e até
Com o inimigo que a vida me deu de castigo,
Total, como todo sujeito quero rever defeitos,
Então espero e quero, mesmo que sem jeito,
Escancarar o peito, rasgar a alma com calma
Pra inocentar as minhas culpas e quem sabe
Assim, enfim, minimizar as minhas desculpas.
Quero confessar medos, sem segredos de
Meio termos, de pudores e falsos valores.
Ah! Hoje decidi também que vou chorar,
Dar um basta às lágrimas trancadas e até
Ousar ao gritar a palavra travada pela mágoa.
Quero dar um basta às fofocas que ouvi, e
Só pra te avisar, guri, hoje inclusive decidi
Que quero te amar, que vou pular o muro da
Vergonha, ultrapassar a ponte do preconceito e
Te descobrir inteiro, sem todos aqueles rodeios,
Despido mesmo de tudo que é ruim neste mundo,
Porque decididamente, finalmente, literalmente
Hoje decidi que a hora é agora, que vou acabar
Com o ensaio e estrear como mulher, mulher
Que se sabe, se assume como é, te ama e quer!
Guria da Gaúcha Poesia
Lavando a Alma,
Página 29
1989

Inserida por GuriaPoesia

IMPOTENTE

Hoje se apossou na minha entranha uma estranha
Sensação de marasmo, de marasmo sem limite,
De prostração infinita, de verdadeira apatia.
De parada geral mesmo, de aguda paralisia.
Sinto-me tonta. Tento abrir os olhos.
Mal consigo ver pequenos pontos cintilantes
Que faíscam ao redor da minha cabeça.
Que horas são? Onde estou? Quem sou?
Tento inutilmente pensar.
Minha mente flutua, meu pensamento mergulha.
Falta-me a razão, a lógica, a coerência.
O que será isto?
Será depressão, acaso doença?
Será a loucura, a famosa demência?
Que confusão é esta que me meti até então?
Estou enlouquecendo, só pode ser.
Como explicar as divagações, contradições
E utopias que ora habitam o meu ser?
Por que me sinto assim, parada, completamente
Catatônica, estagnada, se de dúvidas estou
Enraizada e de inquietude totalmente tomada?
Estou tonta. Sinto-me frágil, insegura.
Devagar, até andando, mas quase parando.
Impotente, cambaleante, quase caindo.
Sonolenta, amortecida. Quero gritar, não consigo.
Sequer faíscas enxergo. Sequer as perguntas me indagam.
Sequer as respostas respondem. Suspiro. Um único!
Seria á o último? Será que a vida ainda me resiste?
Sei lá, mas que é louco, é louco, pois não estou triste
Nem um pouco e até sinto-me melhor, meio contente,
Vejo poucas coisas na minha frente e uma luz diferente.
Há pessoas falando, chorando, um padre já confortando,
Flores e luzes velando! Velando, eu disse isto?
Meu Deus, será que velam eu? Sei lá, só sei que daqui
Eu já posso ver! E até mesmo começo a entender!
Tudo o que me afligia, o marasmo que sentia,
Era eu mesma acabando, era a morte do meu
Ser humano neste plano chegando, era a vida
Em um outro plano começando e me preparando!
Guria da Poesia Gaúcha

Lavando a Alma,
Página 43
1989

Inserida por GuriaPoesia

LAVANDO A ALMA

Pronto. É chegada a hora.
A hora de deixar cair a máscara.
A hora de tirar o blush pra que o branco
e o vermelho das emoções transpareçam.
A hora de tirar o rímel que endurece os
cílios e fantasia o olhar.
De tirar a sombra dos olhos e descobrir
a tua luz interior.
É chegada a hora de retirar o pó de
arroz e alimentar o espírito.
De remover a base e de sustentar
os verdadeiros alicerces.
É hora de limpar o batom e de beijar
profundamente as coisas boas da vida.
De tirar o hidratante do rosto e de
umidificar a alma com calma.
De retirar o creme do pescoço que
engoliu mais que rugas, sapos.
De limpar profundamente a pele
das entorses da pseudosimpatia.
É chegada a hora de ajoelhar-se
na beira de um rio e ali o rosto lavar,
Deixar ir correnteza afora a máscara
do preconceito, do ódio e do desamor.
É chegada a hora de despir-se de vez
dos arquétipos sociais e de vez acabar
com as entrelinhas, sutilezas, reticências
e a maledicência das meias-palavras.
É chegada a hora de lavar a alma, de
virar a mesa e de mostrar tudo a todos.
Enfim, a hora de botar a boca no mundo
e literalmente, sem palavras, descobrir-se
melhor, maior e bem mais bonita pra vida,
assim: de cara limpa e consequentemente,
com a alma linda, levada, lavada e elevada!

Inserida por GuriaPoesia

MAIS UM FILHO

Não, não andei só com uma pessoa
pra poder gerar-te
E eu não me abstive da tua concepção
por um único dia.
Tentei sempre o equilíbrio, o ritmo adequado,
a palavra certa.
Busquei sempre o melhor que sentia em mim
para criar-te.
Confessei-te todas as minhas verdades, vontades,
medos, segredos, pudores, valores, ansiedades e vitórias.
Fiz-te com amor para que pudesses passar isso
para os outros.
Não te senti pequeno nem mesmo em projeto.
Não te sinto grande nem mesmo criado.
Não te vi adotado ou abandonado, pois te abriguei,
não briguei e te alimentei com as minhas mais
íntimas e tímidas entranhas.
Estás no ponto, pronto!
Pronto para o mundo.
Vai e faz o teu papel.
Conquista o teu espaço.
Luta pela tua verdade.
Eu, como sempre, vou estar do teu lado.
Torcendo, vibrando muito porque sempre
Apostei e acreditei em ti como um bom guri.
Que Deus te abençoe, meu filho.
Que as pessoas te gostem, meu livro!
Guria da Gaúcha Poesia

Lavando a Alma
Página 48,
1989

Inserida por GuriaPoesia

EM BRANCO

Seria só uma página a mais.
Em branco.
Os versos pululavam sem fim,
Ferviam dentro de mim, mas eu
Não conseguia escrever nada.
Nada mesmo acontecia ou saía.
Tentativas mil.
Inválidas.
Sobrava só um imenso vazio.
Uma sensação de intenso frio.
Outras tantas quantas.
Nada menos um.
Densa, tensa,
Descobri o medo.
Não sabia do quê.
Procurei em mim.
Me revirei, não achei.
O que seria?
Logo eu, que
Sempre tão rápido
Raciocinei, que tão
Ágil um livro inteiro
Em um mês aprontei?
Não sei...
E agora o que faço
Com este vácuo?
Com o tudo deste nada,
Com o prenúncio desta dor,
Com a proximidade da saudade
Que já me bate e invade por saber
Que é chegada a hora da despedida,
De dar o ponto final na última linha da
Página do livro que abriu a minha vida!
Guria da Gaúcha Poesia

Lavando a Alma,
Página 49
1989

Inserida por GuriaPoesia

VERDADES VERDADEIRAS

Sabe, vou te contar minha criança,
Não acredites que irão te ajudar
Sem nada cobrar, pois quando tu
Precisar, de graça, só tu vais achar.

Não creias que um mais um, dá dois,
Porque em qualquer relacionamento,
Um mais um dá menos um por inteiro,
Pois é preciso abrir mão de um pedaço
Pra se conviver em um mesmo espaço.

Alô, atenda ao telefone sempre
Consciente de que vais encontrar
Um anônimo, um amigo, um sócio,
O pedinte da tua grana, fama e paz.

Se tu quiseres conhecer bem alguém
Fale em preço, dinheiro, pois assim se
Conhece o valor de alguém por inteiro.

A mentira é uma verdade que
Ainda não teve oportunidade.
Afinal, o sonho e a fantasia só
Porque não aconteceram devem
Ser julgados como mentiras?

E ainda, como falar que está traindo
Pra alguém que obedece, fielmente,
Ao que o seu coração está pedindo?
Guria da Gaúcha Poesia

Pedaços de Mim,
Página 17
1999

Inserida por GuriaPoesia

ETERNO

Acho que a vida anda me enganando,
Já que têm fluído só momentos todo
O tempo, quando bons passam voando
E quando maus parecem se perpetuando.

Preciso tomar uma atitude pra mudar isto
E eu conto contigo pra dar sumiço a tudo
O que falhou no passado e no presente e
Que possa comprometer o futuro iminente.

Quero preparar um amanhã mais coerente,
Onde os valores que aprendi, prevaleçam,
Pretendo reaprender a amar e a gargalhar, e
Inclusive, quero voltar a me gostar novamente.

Saibas que vou me valer de todos recursos pra
Buscar até o que tá imerso nos astros do universo,
Mas vou trazer à tona e viver tudo o que tenho direito
E assim eternizar o que mereço, acho justo e honesto!
Guria da Gaúcha Poesia

Pedaços de Mim,
Página 25
1999

Inserida por GuriaPoesia

NENHUM TEMPO
Nenhum momento,
Nenhuma chuva,
Nenhum vento,
Nenhum sol,
Nenhuma lua,
Nenhuma rua,
Nada e ninguém,
Daqui ou do além
Vai me fazer esquecer
Do que tão bonito vivi,
Do que infinito eu senti,
Com este guri que bem
Aqui conheci, que amar
Eu aprendi e que ainda
Tanto amo e clamo bem
Além do plano humano!
Guria da Poesia Gaúcha

Inserida por GuriaPoesia

ELEGANTE

É manter a cortesia, seja
Noite, ou seja dia, é fazer
Gentileza onde quer que
Tu estejas, é ter singeleza,
É desenvolver a delicadeza,
É liberdade sem libertinagem,
É comentar só após ponderar,
É juízo sem ganho ou prejuízo,
É vontade de praticar bondade,
É ter ímpar habilidade como par,
É ser tolerante e não arrogante, é
Quem se compensa porque pensa,
É atitude de solicitude, é evitar ser
Rude, é pedir perdão de coração, é
Menos falar, é aprender a escutar, é
Se colocar no lugar do outro ao julgar
E respeitar gente, seja igual ou diferente!
Guria da Poesia Gaúcha

Inserida por GuriaPoesia

Depois de um bom tempo ,permito a me explorar meus pensamentos.
Pensamentos que pensa e não pensa o necessário para poder parar de pensar.
Aqui nesse campo de guerra,que se chamam de sociedade,prefiro a quarentena.
Pasmado com a replica do não ser natural com o original, que é o verdadeiro real.
Trancafiado,olhando de longe o tempo e seus desejos a amasiados.

Inserida por LAPYERRE

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp