Carta de Amizade Expressando seu Sentimento
O CONTO DA IGNORÂNCIA E MANIPULAÇÃO EM MASSA
''
Sete irmãos foram convidados por seu pai, pra assistir à exposição de um quadro. E, no final da exposição, perguntaram-lhes o que foi visto.
O irmão teimoso, que considerava aquela exposição uma grande bobagem, não quis ir.
O irmão preguiçoso, que não se aproximou muito do quadro, só pôde ver um monte de manchas e borrões.
O irmão obediente notificou um leito de um rio cercado por árvores, com um céu límpido.
O irmão esforçado enxergou, que além disso haviam montanhas no fundo, com pássaros dilacerando o céu.
O irmão que entendia de pintura, percebeu tudo isso, e que na soma dos componentes da paisagem forma-se a face de uma
mulher com traços de tristeza. O irmão pensador teve o privilégio de assimilar a real intenção do pintor ao passar a mensagem.
O irmão desconfiado, considerado como o mais louco entre eles, que não muito sabia de pintura, teve o pressentimento
de que por de trás das intenções do pintor poderiam haver terceiros com uma proposta completamente diferente da transmitida
pela suposta intenção do pintor ao pintar o quadro.
Porque percebeu que o belo quadro que fazia alusão à natureza, possuía uma moldura feita de pele de animal.
As diferentes interpretações custaram uma semana de discussão em casa, entre todos os irmãos, com exceção daquele que
era considerado insano demais pra discutir sobre o assunto, que além disso não fazia a menor questão de defender o próprio ponto de vista.
Ficou observando o debate, e foi à exposição novamente, sozinho.
Enquanto os seis irmãos brigavam aos berros estrondosos do irmão teimoso (seguro de si devido os boatos que ouviu sobre o quadro),
e diante da prepotência do outro irmão que entendia de pintura, em um lugar distante dali, dois personagens comemoravam o sucesso da exposição, dialogando, aos ecos de gargalhadas.
-E no final das contas, quem é que pinta o quadro da nossa rotina com esse lodo, escombroso, imundo e pestilento?
Pergunta o patrão do pintor se rindo todo, tratando de complementar o silêncio reticente com a resposta na ponta da língua;
-O observador. São os olhos da mente que fazem a obra, e se essa apresenta-se turva, distorcida, é por culpa da
falta de visibilidade ou por falta de capacidade de interpretação do observador.
-Hahaha. Riu-se também o pintor, que continuou:
-O melhor disso tudo, é que, enquanto ninguém aqui entender de "arte", continuarei "pintando e bordando", como bem me for conveniente.''
M O R A L
1.) O QUADRO
O quadro é um tipo de conhecimento, acontecimento ou uma informação que está sendo apresentado(a).
Um mesmo acontecimento/conhecimento/informação é uma fonte geradora de pontos de vista diferentes. Esses pontos de vista são limitados à capacidade de interpretação de cada observador.
2.) A SIMBOLOGIA
Portanto, quadro é um tipo de conhecimento, acontecimento ou informação. O pintor é quem ensina, quem o apresenta ou quem o informa. O patrão é quem articula essa apresentação de acordo com um objetivo que geralmente é escondido, ou fica subjetivo por de trás dos bastidores, podendo ser a própria mente de quem o apresenta.
Os boatos podem ser os efeitos intencionais causados na massa.
Os filhos são os tipos de postura dos observadores diante da apresentação do quadro. O pai, será revelado em breve (7.)*.
3.) O IGNORANTE
Não importa a etnia, a classe social, o contexto, e nem mesmo o lugar; perpetuará ainda por bastante tempo, uma grossa camada, numericamente superior, composta por aqueles que não param pra observar o quadro (como o primeiro observador)
por entregar-se ao ledo engano de que a avaliação da obra não é digna do seu tempo. E esse é o ignorante. É o que constrói as próprias convicções, que não abre mão de suas verdades absolutas e inquestionáveis para ao menos prestar atenção nos outros possíveis pontos de vista e possibilidades. Afirma e nega de maneira incisiva
e combatente sem se quer ter parado para avaliar a obra, porque sempre acha que o que sabe já é o suficiente.
4.) EM ALGUM MOMENTO, EM ALGUMA CIRCUNSTÂNCIA, TODOS NÓS JÁ FOMOS, SOMOS, E AINDA SEREMOS IGNORANTES
Por mais que você tenha pensado em muitas pessoas
que se enquadram nessa definição de ignorância
não julgue-as, e muito menos se exclua dessa parcela, porque,
em alguma área e momento da vida, você já fez parte, você faz parte e você fará parte. Não importa o quão intelectual, científico, aculturado, sábio, coerente possa se considerar, ou ser considerado.
Em alguma área da vida até mesmo Einstein foi ignorante.
Então se você não enxerga ignorância em si, pode ser que seja o próprio exemplo de ignorância na maioria dos casos.
Principalmente se as suas opiniões/interpretações serem exatamente as mesmas de décadas atrás.
5.) AS DIFERENTES POSTURAS
Se não quiser ser um ignorante, não seja inflexível e teimoso. Não existe conhecimento inútil. Por mais que uns lhe sejam mais necessários no momento do que outros.
Se não quiser ser um ignorante, não seja mentalmente preguiçoso.
Se não quiser ser um ignorante, não seja tão obediente, porque nem todas as ordens são válidas, ou ditadas por pessoas sábias e bem intencionadas. Não discuta com um ignorante, se ele enxerga as coisas de uma forma limitada, talvez seja porque não exista nele a real vontade de enxergar a verdade.
Se você for esforçado mentalmente, poderá estar caminhando rumo à verdade do contexto. Mesmo que você entenda de pintura, ou seja, mesmo que entenda/estude o assunto que comenta, ou que tenha passado pela mesma situação na vida várias vezes, não quer dizer que saiba tudo sobre isso. Nunca se sabe o suficiente.
Se tiver gosto pela reflexão (pensamento), poderá ter uma percepção tão ampla do ''quadro''(acontecimento/tema/fato)
quanto aquele que o estuda, ou que passou por ele várias vezes (aquele que entende de pintura). O pensador é um questionador incansável, o entendedor de pintura geralmente acha que sabe o suficiente. Quem tem mais chances de cavar até as profundidades da verdade?
6.) AS PEQUENAS DIFERENÇAS ENTRE O SÉTIMO E OS OUTROS IRMÃOS
Nem sempre o que os loucos/excêntricos dizem é verdade. Muito menos o que você gostaria de escutar.
Muitas vezes não são lhes dado ouvidos. Mas talvez seja interessante dar mais atenção ao que eles têm a dizer.
Desconfiar nem sempre evidencia uma postura sóbria, mas nunca é demais questionar as mensagens ou contradições de um conteúdo apresentado. Se existem intenções particulares por de trás deles.
O que houve de sábio na atitude do sétimo irmão, tanto quanto esse questionamento, foi a falta de disposição pra debater.
E foi o fato de analisar a obra novamente, antes de afirmar ou negar qualquer coisa. Porque quem quer entende algo de fato não precisa persuadir ou convencer ninguém do que viu. Sabe que a interpretação dos irmãos, apesar de incompleta, poderia se igualar à ele se houver mais esforço ou interesse por parte deles para entender. E sabe também, que cedo ou tarde, saberiam da verdade. E caso ele estivesse errado, ao menos não se passaria por bobo.
7.) AS IDADES NÃO IMPORTAM TANTO
Não foi mencionada nenhuma referência feita às idades dos irmãos,
porque o número de aniversários nem sempre torna a percepção de um observador melhor que a de outro. Essa percepção é aumentada através da receptividade para aprender, seja com as próprias experiências, ou com a dos outros.
Há quem passe por muitas experiências acerca de uma mesma situação, e nunca aprende, mesmo depois de ter envelhecido.
8.) O PAI
O pai é um motivo por de trás dos acontecimentos da vida. Por de trás de todos os quadros que são vistos.
Pode ser o que você quiser; D's, o Universo, o destino, o ''eu superior'', a própria vida dando palpites. Não importa.
O pai leva os filhos para os fatos/acontecimentos (exposição dos quadros) para que aprendam algo. Se você recusa o que o seu ''pai'' tem a dizer, ou a te mostrar, ou finge/julga de maneira convicta que ele não existe, é provável que na essência, esteja sendo um ignorante.
AS PORTAS DO CÉU
Um homem havia acabado de falecer. Logo depois de deixar seu corpo físico, viu uma luz branca, muito bela, calorosa, viva e acolhedora no céu. Sentiu que deveria seguir esta luz.
Assim que se integrou a luz branca, percebeu que se encontrava num local imenso, com suntuosas catedrais e templos, num vasto e verdejante jardim muito florido. As ruas eram de pedras preciosas, e havia abundância de cristais de quartzo. Pessoas vestidas de branco passeavam calmamente pelos jardins, junto com animais. Era um local belíssimo que só poderia ser chamado de "paraíso".
No entanto, o homem percebeu que havia um portal imenso, feito de pedras preciosas, separando este local abençoado do local onde ele estava. Dessa forma, o homem entendeu que deveria cruzar este portal para ter acesso a esse sublime reino celestial.
Caminhou em direção ao portal, e assim que chegou, um ser o abordou, era o guardião do portal. O guardião disse que, antes de cruzar o portal, o homem deveria responder algumas perguntas, pois ele deveria demonstrar sua dignidade e pureza de coração e intenção para merecer sua entrada.
O guardião então lhe fez as seguintes perguntas:
- Você praticou boas ações?
- Você pensou egoisticamente em si mesmo, ou soube compartilhar suas coisas com os outros?
- Você amou a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo?
- Você respeitou os animais e todas as obras da criação?
- E, por fim, você foi uma pessoa humilde em sua vida?
O homem pensou e disse:
- Procurei sempre praticar boas ações. Sempre coloquei a caridade em prática e ajudei muitas pessoas. Sempre amei a Deus sobre todas as coisas e amava os seres humanos. Sempre procurei respeitar os animais e todas as obras da criação.
- E quanto a última pergunta? questionou o guardião do portal. Você é uma pessoa humilde?
O homem refletiu, e chegou a conclusão de que, apesar de todo o bem praticado, ele não se julgava humilde suficiente para merecer todo aquele paraíso. Ainda se via como um ser humano falho, instável, e com vários defeitos. Não se sentia apto a integrar aquele local paradisíaco do reino celeste.
- Não… respondeu o homem com toda a sinceridade. - Não creio ser alguém humilde. Portanto, sei que não mereço o paraíso.
- Está bem – disse o guardião do portal – Que assim seja!
O guardião desapareceu, e o portal do paraíso permaneceu fechado. Quando o homem deu a volta para ir embora, o portal começou a se abrir. Raios luminosos começaram a sair de dentro e um anjo veio busca-lo. Assim que o ser angelical chegou, o homem disse:
- Espere, mas eu não sou uma pessoa humilde, eu inclusive admiti isso ao guardião. Não creio merecer este reino celeste.
O anjo respondeu:
- Meu querido filho. Se você tivesse admitido ser uma pessoa humilde, essa seria a maior evidência de que você não o é. Quem se acha humilde, não é humilde de verdade. O sábio não faz propaganda de sua sabedoria; o humilde não arroga sua humildade; o homem puro não faz alarde de sua pureza. Não admitir a sua humildade é uma demonstração de humildade, pois pessoas que se julgam humildes, no fundo, são pessoas orgulhosas de sua humildade. A frase “Sou bom porque sou humilde” não cabe no reino celeste. Você tem um coração puro, e portanto, os portais deste plano superior estão abertos a você.
O homem chorou… O anjo estendeu-lhe a mão, e o conduziu ao paraíso.
LEO/PARDO
Naquele momento a presença da Morte informou seu definitivo, irreversível, impagável veredicto:
"Sua vida foi um extraordinário, formidável, elaboradissimo engano.
Você caiu numa cilada perfeita.
Leu os sinais invertidos.
Amor , pelo ódio.
Ódio , pelo amor.
Lealdade, pela traição.
Traição pela lealdade".
Sentença irrecorrível.
A expiação a pagar pela vaidade, o orgulho , a estultice e a pretensão da certeza.
Seduzido pelos cantos da Sereia, dai para frente o mergulho no abismo insuportável
da inexorável dor.
E o flagelo diuturno ( vigília e sono-sonho)
da mágoa,
do arrependimento,
a busca desenfreada, desesperada, por uma reparação fantástica.
Ironia enlouquecedora
dum cruel destino
que faz do planeta um inferno cujas chamas lapidam memórias,
nervos e tensões
alongados ao infinito.
O extático desejo do encontro sem tempo,
dum espaço roubado,
as lágrimas descompassadas que margeiam o perfil
daquele rosto, olhos, mãos, voz, sofrimento, riso, inocência, crueldade, que jamais,
jamais.
Jacob Pinheiro Goldberg
In Ritual de Clivagem
"Seja paciente consigo mesmo,
dê seu tempo as coisas,
não busquem de forma exacerbada
o que você ainda nem conhece.
Aprecie o momento, porque, sim!
Ele é único, ele é especial!
Não deseje chegar o fim de semana,
deseje não acabar este exato instante.
Quando querer voltar no tempo,
talvez possa ser tarde demais..."
O sol da manhã me diz que sim
Que o brilho do seu olhar não tem fim
Esses olhos de um mar inexplorado
Escondem pedaços de um coração machucado
Vou navegando de onda em onda
Esperando que sua boca me responda
Que seu olhar encontre o meu
Pois meu coração acelera
E minha respiração ofega
A cada sorriso seu
Sei que te põe a pensar
A se questionar
Se é o certo
Se não irá se machucar
Te confirmo de imediato
que a dor e o amor
andam lado a lado
Pessoas ranzinzas
Seu Manoel é um sujeito ranzinza,
Vive preso e nunca se anima.
Dona Maria também é ranzinza,
É reprimida e de baixa auto-estima.
Estão presos às mágoas passadas
Como uma planta está presa a sua raiz.
Sem condições até de se libertar
Esses dois não conseguem ser feliz.
Feridas emocionais, opressões e depressões.
Sem tratamentos causam mudanças de humor
Suas curas só de dentro para fora
Precisam rever os seus conceitos sem rancor
Para assim poder restabelecer relações
Inclusive os lindos casos de amor.
Vida feliz
Uma vida feliz busca amparo na alegria
Mostra como satisfeita a alma fica
Com o seu rosto feliz e sem melancolia
Exala a satisfação que prolonga a vida
A tristeza deve ser para sempre esquecida
Ela envelhece o homem antes do tempo
Não serve para nada como a inveja e a ira
Pois só um coração feliz é que dá vida
Nunca devemos desistir de feliz viver
Um sorriso sempre formoseia o rosto
Tudo na vida passa e tu agora podes ver!
Solte aquele lindo sorriso disposto.
A poesia e o poema
Grande inspiração do seu criador
A obra de arte sai do fundo da alma
A natureza é a vitrine do seu esplendor
E as histórias românticas o laça
O poema vem em versos e prosas
Com o enredo de certa extensão
A poesia em métrica e sílabas contadas
Trás consigo muita comoção
Unem-se vencendo todas as indiferenças
Duas formas poéticas de se expressar
Suas combinações encurtam as distâncias
E fazem quem as lêem sensivelmente se emocionar
Transpassa o tempo do seu autor
São eternas entre as gerações
Com o tempo vão para os livros escolares
Levando aos homens muitas emoções
A união de duas características poéticas
São similares a união de dois poetas
Pensamentos diversos sobre o mesmo tema
Que ao colocarem no papel fazem toda diferença.
Crise
Quando o homem entra em crise
Endurece o seu pobre coração
Anda com sua posição em riste
Finge ter o controle em sua mão
Passa a representar purificação
Quando esse momento reduz-se
Quando o homem entra em crise
Endurece o seu pobre coração
Um velho sábio uma vez disse
Crise só se salva com imaginação
Mas um velho cheio de burrice
Joga pro alto e abandona tudão
Quando o homem entra em crise
Seja receptivo, aberto a novas amizades
mas, jamais abra seu coração, sua vida,
sem antes conhecer profundamente os valores,
o procedimento, pregresso, a maneira como se refere aos outros.
Prescindir desses cuidados é como construir um castelo
em areia movediça… mais dia, menos dia, essa amizade ruirá.
A VAIDADE DO MUNDO ME SUFOCA.
Pele lisa,
Olho pintado,
Sua melhor camisa.
Seu melhor penteado.
A loucura da vaidade.
Tudo perfeito,
Nem rugas com a idade,
Caminha desse jeito.
Unha feita ,
Sem marcas da vida.
Os naturais são careta,
Me encontro caida.
A vaidade do mundo me sufoca,
Lavagem cerebral ,
Anestesia estou louca.
Parem de ser teatral!
Amada e idolatrada por seu coração,
Fechada na gaiola da sua razão...
Uma vez solta em céu livre ...
Quebraram as asas da sua fada idealizada...
Só isso...
Era ela feita de porcelana,
Não de diamantes...
Seu mundo desmoronou ...
Mas a Fada continuou quebrada ... só isso.
Sua fada idealizada , tem conserto...
Será? Ora tem.
Cole-a em seu coração novamente,
e não espere oh não que ela não se quebre novamente...
Sua fada não era um diamante...
Você se desiludiu e nunca imaginou...
Mas quebraram as asas da sua fada idealizada....
Profundezas oceânicas
Nas profundezas oceânicas do seu pensar
Viajo no interior dos seus olhos azuis
Cada piscar é como uma onda a quebrar
Ao passear em suas curvas eu sinto a luz
Nos meus devaneios vividos em busca de amar
Alguém que queira dividir comigo o peso da cruz
Supero as dificuldades como no bravo mar
Para tê-la como minha mulher porque me seduz
A sua maré enche todas as noites o meu coração
Na manhã seguinte esvazia junto ao nascer do sol
Minha alma precisa de toda essa emoção
Para ter sobrevida como o canto do rouxinol
A fonte de minha inspiração é você amor
Sabe que está inserida em minhas emoções
Eu navego em suas curvas cheio de pudor
Para no final conseguir junto a ti a minha redenção
Queria ser tudo
Eu queria ser tudo o que é seu
Ser seu travesseiro para te beijar
Amor nessa vida é só você e eu
Ser a sua toalha para lhe acariciar
A calcinha que entra sem constranger
O sabonete que te alisa por inteiro
Seu sutiã que te sustenta pra valer
Esse amor para sempre é verdadeiro
Ser a lágrima que corre no seu rosto
E vai beijando cada parte dele meu bem
Nos seus momentos de choro e pranto
Queria ser também o profundo da sua alma
O lado belo do seu coração e caráter
Ser a sua paz, branca assim como a alva
Nunca perca seu tempo dando valor a coisas materiais...utilize seu precioso tempo aproveitando as pessoas que você tanto ama e que estão ao seu lado...
Não se esqueça de que o tempo é cruel... passa e nem sempre nos deixa quem mais precisamos..
Com dinheiro compramos coisas ,mas nunca um sopro de vida !!edmasfcosta
Sei que não somos
cenas dos nossos
filmes favoritos,
muito menos perfeitos;
sei que o seu amor
é perfeito para meu
coração avesso;
sei que bastou
meus olhos tocarem
os teus e você
tocar minha alma
para começar a
desenhar versos
sobre como é bonito
o teu sorriso;
sei que o seu amor
foi feito para mim;
sei que você foi
feito para mim
e que amo cada um dos
teus defeitos, cada um
dos teus beijos, cada
um dos teus afagos,
seus olhos, seu sorriso,
você...
♡Quer dar ao seu filho o maior presente de todos?
Peça para ele ou ela pegar alguns de seus brinquedos favoritos os mais apreciados, depois se dirija à uma casa com crianças abandonadas e pede para ele ou ela presentear estas crianças com aqueles brinquedos e assim poderem por algumas horas brincar todos juntos na mesma sintonia.
Deixe seu filho (a) ver o sorriso das outras crianças, deixa ele (a) sentir a felicidade reinar nos corações.
De ouvidos atentos a criança gosta de ouvir tudo como se os sons se misturassem formando uma doce vitamina de vozes, vozes que ela pode imitar, se inspirar para crescer. Questionando, brincando, a criança está sempre evoluindo, achando esse mundo um paraíso, a criança sabe no seu interior o que é o amor e quer sugá-lo como se fosse seu único alimento, não lhe dê uma mamadeira de ódio, pois com certeza sua contaminação será fatal e inesquecível.
♡Criança lembra: cor, amor, arco-íris, rosas, algodão doce, brigadeiro, beijinhos, doçuras, ternuras, tintas das cores: rosa, vermelha, laranja, azul, amarelo; lembra cachoeira, pássaros, dia de festa.
♡Ser criança é estar de bem com a vida, é ter toda a energia do Universo em si.
♡Feliz Dia Das Crianças♡
Tudo o que eu queria era seu abraço;
Você me ignorou veementemente;
Eu fiz de tudo por nós;
Você briga comigo pelo meu ciúme;
Mas sem ciúme não há amor;
Eu assumo meus erros, você me destrói;
Você fala o que não deveria;
Eu fico triste, eu choro, não tenho vergonha;
Só precisava de seu abraço;
Você me satiriza grotescamente;
Parece que não entende a minha dor (OU NÃO SE IMPORTA COM ELA?);
Você me faz tão bem;
Mas foi você que me deixou assim;
Eu te deixo triste;
Você me deixa triste;
Eu não sei o que eu quero;
Esta tudo tão confuso;
Não vejo muito através das lágrimas;
Não vejo muito através das lágrimas que você colocou em meus olhos...
AOS ESCRITORES, NO SEU DIA MUNDIAL
Sobre o ato de escrever, não se trata de coragem, ou de algo sobrenatural, se escrevemos é porque sentimos necessidade, isto ocorre sem os tambores de uma epifania.
Escrever é uma forma natural de comunicação entre os humanos, mas se fosse possível os gatos, cachorros e até baratas escreveriam, não se trata portanto de uma coisa espetacular...
Escrever não engradece a alma do escritor acima do pedreiro, do médico ou do professor... Somos todos da mesma essência, humanos...
Parabéns aos que com sua escrita acrescentam conteúdo, sobretudo, amor e paz à humanidade.
Evan do Carmo
Sem covardia
Na fragrância do seu amor
Sinto um cheiro que invade
Desejo falar do meu pavor
Por ter sido um covarde
Amo-te em qualquer idade
Você não merece ter labor
Na fragrância do seu amor
Sinto um cheiro que invade
Volto mesmo sendo o que for
Falo de você minha saudade
Sem covardia e com muita dor
Peço perdão da sua bondade
Na fragrância do seu amor
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
