Carta a um Amigo Especial
Eu ainda te amo...
Mesmo quando os problemas parecem intermináveis...
Mesmo quando fico horas longe ...
Mesmo quando as palavras parecem pesadas ...
Mesmo quando você diz meu nome completo!
mesmo quando você pensa que esqueci você num canto ...
Mesmo quando por algum motivo eu saio da linha ...
Mesmo quando você chama minha atenção de algo...
Mesmo que pareça sem sentido alguma situação ...
Nos momentos de risos ...
Nos momentos de dor ...
Te amo ,Na distancia e na presença ...
No instante de agora ...
E no eterno
Eu sempre te amo
Estou ainda a te segurar ......
Com duas mãos
E meu coração .❤❤❤❤
UM DIA DESSES
..."Bom mesmo é caminhar descalço na areia da praia à noite, tomar acento na areia branca e ouvir o que as ondas têm as nos dizer; é ver quantas estrelas estão lá em cima no céu, naquele momento, olhando pra você com inveja de não poder fazer o mesmo; é poder deitar se sobre a sombra amena de um jatobá frondoso e adormecer ali por um instante sobre a sinfonia do canto diversificado e harmônico dos pássaros; é poder se desvencilhar de todo e qualquer aparelho que marque o tempo ou o compromisso das horas; é sentir o forte aroma dos eucaliptos inundarem os nossos pulmões e ver todas as cores onde o verde é o grande e soberano rei da abundância. É poder subir em um pé de jambo e comer os frutos dele até ficar triste de tanto comer. Pular a cerca para roubar morangos na casa de um vizinho ou de um desconhecido, mesmo correndo o risco de levar uma mordida de um cão bravo; é tomar um banho em um lugar público em um dia de sol quente de roupa e tudo; é poder colher os frutos fresco de uma horta. Nada como tomar um bom banho de chuva, armar uma rede entre dois coqueiros e tomar uma limonada doce e gelada se bronzeado sobre os fortes e intensos raios de uma lua gigante; assistir um bom filme em uma noite de chuva intensa e fria, em baixo de um edredom de algodão usado e um bom pedaço de pizza quente. Acreditem! Isso não custa um centavo e o que é melhor, isso ajuda a tirar nódoas da alma, sanar dores de cabeça, clarear pensamentos, instigar os ímpetos e fertilizar as idéias. O que de fato vai ser complicado e não menos difícil, vai ser poder depois disso tudo você tentar ou até mesmo ousar descrever esse dia!"... Ricardo Fischer
Clarão da meia noite.(07/09/2015 às 23:59)
Meia noite,um clarão
Nele eu quero me firmar
Chegar na casa do perdão
Para o Pai do Céu nos amar
Passar a noite em claro
Meditando na salvação
Recebi um presente raro
Dentro do meu coração
A Bendita inspiração
Vêm do Bendito Sagrado
É o que nos dá a Coroação
O Galardão Abençoado
A Salvação
Do Mestre Renomado
Santa Redenção
Perdão do nosso pecado
O vento, a fome o medo
a pouca sorte
e a visita periódica
da morte
Não me importa
O importante
é corrigir a vida torta
As notícias que nos chegam de manhã
dizem que o Mundo amanheceu pior
Pior seria se não tivesse amanhecido
eu não veria
a flor pintada em teu vestido
Já não posso mais correr como eu corria
mas ainda passo caminhar no fim do dia
Perdoe minha falta de atitude
Eu não sabia
das vicissitudes da vida
eu não sou nada
Sem você por esta estrada
FORMANDO UM HOMEM
Muitos acreditam que os delinquentes espalhados por todas as partes do mundo é culpa dos pais, das escolas que não tem professores comprometidos com a educação de seus filhos, dos amigos que os levam para o mau caminho, ou até mesmo, o meio em que vivem.
Bom, o que eu posso dizer é que em primeiro lugar a educação vem de uma boa base familiar. A família vai nos ensinar o que é certo e o que é errado. A escola é o nosso segundo passo. Ela vai nos dar noções de direitos e deveres, possibilidades na formação de uma profissão. Ela é uma janela para o conhecimento. Já os amigos, somos nós que os escolhemos. Agora sobre o meio em que vivemos posso dizer que somos nós que o fazemos. O bom vizinho é aquele que vive a sua vida sem dar conta da vida dos outros.
Resumindo
Somos o que queremos ser. As opções sempre estão a nossa frente, mas o caminho a seguir... só depende de nós.
POR UM BRASIL MELHOR
(Lenilson Xavier)
O Brasil está dessa forma e nós brasileiros somos os maiores culpados.
Quem tem que tomar vergonha somos nós brasileiros que deixamos isso acontecer. Todos os anos tem eleições, mas só deixamos os mesmos no poder. Como votar na mudança se os partidos são coligados. Tudo farinha do mesmo saco. Ano que vem tem eleições para prefeitos e vereadores. Aí eu quero ver quem realmente vai exercer o seu direito e votar com sabedoria. Para começar a limpar todo o lixo deixado por esses governantes, precisamos de uma faxina a começar por nossa casa. Vamos começar a varrer as nossas cidades tirando prefeitos e vereadores sujos. “O POVO é a maior forma de governo desse país. Seja você à mudança que esse país precisa, faça à diferença!
Um Passado!
Olhei pra o chão... Senti no peito o que...
Talvez sinto quando falo consigo...
O que... Vejo nas tuas palavras...
Quando são escritas na minha mente...
Quando mesmo não dizendo nada...
Eu percebo o silêncio dos teus lábios.
Vendo que neles está faltando o amor.
O amor suado dos meus, quando molha os teus...
Com o salivar da minha língua seca!
Olhei pra Cima.. e vi o que já havia passado!
Horas... Minutos... Segundos... Que vivemos...
O nosso passado que se torna presente quando lembrado.
Se torna visível quando os olhos estão fechados!
Diário de um palhaço
"Hoje dia 21/09/2015, ouvi uma frase que me fez pensar, a frase dizia: nem mesmo o palhaço é feliz o tempo todo."
Meu diário, estou aqui mais uma vez, desabafando com você, pois mas ninguém pode o ler nem ao menos me ouvir. O espetáculo acabou, a cortina se fechou, as pessoas sorrindo a platéia deixou, sai do palco, fui ao meu treiler, como de costume, estava feliz por mais um dia intenso de trabalho, nem senti o peso do cansaço, aquelas pessoas sorrindo me fizeram esquecer tudo, assim, como eu faço elas viajar a outro mundo.
Já no treiler, tirava a pintura do rosto, só tirei até a metade, e vi duas fáces diferentes, como se fosse lados opostos. Depois de terminar a troca de roupa, lembrei do meu rosto com a metade palhaço a outra eu, e me perguntei:
- O que há, atrás de um sorriso de um palhaço, daquela pintura e roupa colorida, de seus sapatos enormes, e o mais importante o nariz vermelho. Eu mesmo explicarei, já que sou sozinho, sei que você está atento diário, meu melhor amigo, sem igual, o único a saber tudo.
A pintura e o nariz esconde minha tristeza, a angústia da solidão, entre tantas outras coisas que afetam meu coração, o sapato enorme me sustenta e equilibra, em momentos de fraqueza.
Tantas coisas escondidas, em um palhaço, uma vida abatida, as dores vividas, sem amor, etc. O sorriso de um palhaço deixa alegria nos lugares que passa, é alguém que vive a vida para dar alegria aos outros, sem pensar em si, sempre vivi assim.
Diário me despeço de você, sinto em te deixar pra trás, mas essa é a única forma que encontrei pra que todos saibam minha história, e o que há atrás de um palhaço, pois quem conhece um sorriso de verdade, sabe que nem todo, palhaço é feliz.
É e quem nunca foi um palhaço alguma vez, com uma falsa felicidade atrás de um sorriso.
Frases finais:
"Seja um palhaço, pois qualquer felicidade e melhor que nada."
"Não confunda, ser palhaço, com ser mentiroso."
Apenas à título de reflexão, sem intenção de catequizar
ninguém...penso no mal que sentimentos de rancor, mágoa,
inveja e ciúmes vêm fazendo ao ser humano.
São amplamente conhecidas as histórias relatadas no
"Livro dos Livros" como as de Caim e Abel, Sansão e Dalila,
Absalão e Amnom, Judas e tantas outras...
Tais sentimentos continuam, através dos tempos,
a provocar discórdias, tragédias e sofrimento à humanidade,
e, o homem, em sua cegueira insana, não percebe o mal que
isso trás à sua existência...
Adoraria viver num mundo onde apenas houvesse
bons sentimentos, pessoas cujas almas
estivessem unidas em paz, respeito e solidariedade.
Utopia? talvez...
mas, deixem-me sonhar com um mundo melhor!
Era um garoto
Era um garoto sozinho,só amou uma vez,se apaixonou várias vezes,desistiu poucas vezes, foi até o fim com coragem, várias vezes.Enfim,a sua vida era uma balança, caía, levantava,caía, levantava mas nunca se queixou,pois,agradece até o dia de hoje em ser uma pessoa que vê o mundo de um modo diferente ou complexo, que vê a arte como uma pintura divina. Não se importava em não ter "amigos" apenas uma caneta e um papel lhe bastava para fazer arte. Não vivia só, a filosofia e a música eram suas companhias e sem falar das paisagens belas que o mundo lhe traz.Levantava todas as manhãs pensando no possivel de acontecer e no impossível .O resultado era esperado e um pouco triste.Como ele pude demonstrar seus sentimentos sendo calado,como o silêncio te acompanhava .Procurava pessoas diferentes que lhe entendessem ,procurava aquela garota.. aquela deusa que viaja nos seus sonhos, num amor correspondente e além de tudo.. numa vida que desse tudo certo.Apenas esperanças lhe mantinha vivo.As vezes ele filosofava,as vezes cantava, as vezes gritava... como será...uma pessoa normal.. sendo hipócrita, egoísta, ter uma maldade destrutiva em seu coração e uma série de pecados.Parecia loucura ou besteira .De uma coisa sabia.. como o mundo é belo.. como os mares são tão calmos?.. como o céu é tao lindo e suave?.Uma coisa lhe preocupava...Como uma pessoa como eu poderia ter um lugar nesse mundo?...entre essas pessoas ?.No mundo há espaço para todos.. Mas não para mim.
Com um sorriso estampado no rosto
Sentimento de culpa ainda tenho algum, meu orgulho só serviria para prejudicar meu desempenho, não sou da geração cinderela de jeito nenhum, mesmo que você fique uma arara comigo não reverencio só o amor.
Claro que isso é injusto, amor é a maior celebração humana e divina, com amor somos felizes num pôr do sol inesperado, vamos adiante, temos histórias em família, e somos desafiados a amar reciprocamente, sem intimidações, sem desafios intelectuais.
Ao longo dos meus 38 anos eu não sabia que nascer poderia acontecer várias vezes, sem medos ou maus pressentimentos, é exatamente um renascer que vejo cada ano, com ideias divertidas e inteligentes em vez de uma discussão acalorada.
Uma boa quantidade de acnes marcava meu rosto, um gênio ruim, um amor convencido, o experimento de novos alimentos exóticos e estranhos. Francamente! Eu aqui no maior love, cheia de amor pra te dar e não me aparece nenhum pretendente que preste.
Sempre achei que os erros vêm acompanhados com as suas consequências, sinto meu coração bater forte quando me sinto discutindo tudo, quando estou com a barriga protuberante, quando reconstruo destruindo. Eu não tenho nada com isso é só minha opinião penso. Ah, o meu ego muito frágil.
Nada vai ser diferente amanhã ou depois, mas o essencial é colocar o sorriso nos lábios, mesmo que ninguém morra de amores por mim, mesmo que eu seja o tipo de mulher que sempre tem uma história melhor que a sua pra contar, mesmo que seja tarde demais para fingir que não estava escutando propositalmente a conversa deles.
Não quero viver nessas paranoias de uma vida agitada, de lutas pelo poder, de desculpas irritantes, não quero me vestir por modas, ou encher meu coração de raiva e ressentimento.
Não quero me acostumar com caras que fazem tudo do jeito deles, eu luto pelo fim da desigualdade nas relações, quero um homem que lave louça, não quero uma vida de estresse constante, sei que cada um é como é que as pessoas não são iguais, que ninguém precisa se incomodar com minha maneira de lavar roupa ou com minha barriga imensa me impede os movimentos ou com pessoas negligentes demais.
Eu ia procurar uma ponte ou um telhado alto de onde eu pudesse gritar “adeus mundo cruel”, eu não precisava me aturar por mais 50 anos, tã-dâ era a fórmula mágica para os medos, assim desistente de viver.
Era como tivesse um bloqueio intransponível, mas eu continuava com um sorriso no rosto, meus problemas eram só meus, a fronteira entre o que sou e o que demonstro ser era bastante tênue e constrangedora.
Não fiz ideia do mal que causaria a minha reputação destruindo minha vida, vivi como se não existisse mundo lá fora, nada importava se era saia ou vestido, se o príncipe mordeu a isca, se estavam me paparicando inutilmente.
Não me submeto a sua vontade de maneira nenhuma, não sou mulherzinha deprimida, sou inteligente e sei de tudo e não sei agir de outra forma, aprendi que os teus problemas são mais curiosidades que tentativa de ajuda. Doeu saber disso.
Não estava fingindo ser outra pessoa, meu sorriso não era falso, era apenas um disfarce, eu era feliz até com a lua brilhante que surgira para enfeitar a noite, às vezes tinha rompantes raivosos, mas estava cheia de bondade e afeto no coração. Tudo passou, o que eu tinha se chamava de-pres-são.
Enfrentei um forte machismo nas entrevistas de emprego
Sou formada em Secretariado Executivo e na busca por empregos ouvi piadinhas de todos os gêneros, especialmente os que denigrem a imagem da mulher como excelente profissional.
A primeira postura adotada foi parar de querer ensinar quem não quer aprender, nada de empurrar ladeira abaixo quem te ofende, nada de acreditar que os ciclos não mudam, precisava ter esperança nos milagres da minha profissão.
Eu não cobrei posturas de pessoas tão desigual de mim, não me sinto atraída por quem é tão oposto, pensa tão pequeno, respeito cada verdade, mas não me satisfaz entender certos modismos do tempo da carroça.
Somos profissionais em forma de gente com fortes laços emocionais, com incômodos peculiares, com razão, decisão e administrando cada caso.
Fazer o que amo me esquenta de alegria, fico confiante, interessada, radicalizo e mudo a minha postura, estabeleço a confiança, a vida flui com mais facilidade. É o começo da subida da ladeira. A-ê-ê-ê-ê.
É apenas uma sombra de preconceitos, alguns poucos que acham que sua profissão é melhor que outras, um acidente mental.
Nada é mero acaso, temos personalidades distintas, gostamos de coisas diversas, nunca seríamos felizes em profissão diferente, precisamos conseguir vencer essas barreiras ou descobrir que o que te faz feliz não necessariamente agrada todo mundo.
Basta ganhar confiança, viver realmente por si, e não deixar nada te deter, mesmo com uma sociedade indiscreta, pouco encantadora, com a sensação eterna de estar sendo enganada, basta ignorar tudo que rema contra e acreditar no talento, nas habilidades, nas matérias estudadas e sempre ter o interesse significativo pelo curso.
Diante da crítica dos outros não estacione, não quebre no sinal, cuidado com palavras perigosas que parecem indiferente, nada de "mea culpa"
Essa é a sua chance de escutar, de tomar decisões sem o clima de ansiedade, de percorrer o caminho certo, sem as decepções do julgamento, é o momento de não se enfezar, buscar inspirações e obter a "sorte pelo esforço".
Nada de transparecer o aborrecimento em linguagem corporal, muito pelo contrário devemos ser aquele ponto de luz, não arranjar encrenca, mas viver profissionalmente em busca do próprio mundo.
Apoiar ao estilo de vida de cada um
Vamos cuidar de nós mesmos, esquecer o que é de responsabilidade dos outros, de nada nos interessa relações estabelecidas pelo dinheiro ou se somos pacíficas diante de várias situações, ninguém é culpado por ter fetiches ou por ter objetivos diferente do nosso.
Sofremos de grave carência, não nos acostumamos com a rejeição, somos impulsionados a plena realização independente se escravizamos alguém para promover nossas vontades sem respeitar a liberdade do outro, sem as mesmas igualdades de oportunidades.
Quantas vezes abandonamos nós mesmos ou não nos sentimos adequados e realizados por pensarmos diferente da maioria, quantas vezes sinto-me freada pelas modas ditadas ou ainda alienada pelo consumismo e pregações de certo e errado. Alguns se comprazem em culpar, outros generalizam indevidamente, outros crescem com a bandeira do individualismo.
Nosso egoísmos atinge níveis alarmantes, estamos cheios de verdades subjetivas, interesses pessoais, destaque à aparência, prioridade aos próprios problemas, algumas vezes nos desumanizamos com tanto consumo e muita individualidade, procuramos soluções imediatas para nossas crises de décadas.
Reinamos sem estruturas burocráticas complexas, diminuímos o relativismo, evitamos a superficialidade, abraçamos o meio ambiente, somos a favor dos direitos humanos, da dignidade da pessoa humana, do matrimônio para sempre, da gratificação afetiva.
Somos sensíveis em níveis extremos, somos profundos e compromissados, somos parte da globalização, dos vínculos familiares, da construção de pontes no qual carregamos uns aos outros, com muitas formas de agregar valor e várias realidades distintas, várias fé, cuidado e fortalecimento com o que já existe.
Temos projetos a longo prazo, gostamos de cultura, do grupo social que fazemos parte, das fragilidades reconhecidas em nós mesmos, usamos esta fragilidade em nosso favor, sem violência, melhoramos o nosso ponto de partida.
Realçamos as formas exteriores, a boca com batom vermelho, o decote mais ousado, as supostas revelações da personalidade cuja vivência individual ainda não era compartilhada. Obtemos benefícios financeiros diante dos que se sentem desiludidos, somos influenciados pelos meios de comunicação que pregam consumismo desenfreado.
Qual o sentido para sua vida? O que você deve desvendar? Tateie com as mãos e com a intuição e escolha um estilo de vida que não magoe ninguém, que gere sentido a sua existência, que oriente você ao que é certo, sem imunidades, mas com mudanças significativas.
Ilumine sua vida com boas práticas, encontre a solidariedade, adeque-se a realidade, morra em paz e sem arrependimentos.
Ofereça seu tempo com alegria, com a cultura da partilha, com as possibilidades do amor, com os condicionamentos altruístas, com autonomia e relaxamento e aliviado por plantar as sementes do bem.
Encontre-se com os outros, exclua da sua vida o Complexo de Inferioridade, os círculos viciosos do ciúme doentio, opte por decisões profundas e sinceras, por sonhos tranquilos, por existência feliz e apoie o estilo de vida de cada um sem julgamentos.
A Maria, jardineira das flores do próprio túmulo.
Co'a lata na cabeça parte a moça,
(na estrada triste e torta ela se some)
que tem ela, Maria, senão força?
que tem ela, Maria se não nome?
A lata bate forte e se encerra
Um tambor ruge vulto no estombo
Mal se difere a moça e a terra.
Se entortece Maria e o seu lombo.
Enquanto pinga gota da lata
e gota até do corpo dela,
No chão vasto pisado nascem flores
Quando a noite cai co'a lua prata
E a morte desce rude em sentinela
morrem latas, Marias e amores.
- Cartas de um bobo – Part.03
Eu adoeci em prantos por uma amada a qual sabia que não era minha,
entristeci pela amada a qual não me pertencia, me joguei em uma paixão que não era me aceitaria.
Meu coração ficou destroçado por que sempre ela estava ao meu lado, ela segurava minhas mãos suadas de nervoso, sentia meu coração acelerado, olhava em meus olhos apaixonados, percebia o arrepiou de minha pele a cada respiração, a cada toque.
Transpirava amor enquanto ela transpirava medo, insegurança, receio, confusão, mesmo assim eu não queria deixar ela, mesmo percebendo que não estava dando certo, queria se entregar mais e mais a cada segundo do seu dia, enquanto ela só se afastava de mim com um triste olhar vazio de que não queria machucar um coração, eu insistia por que eu notava que mesmo assim ela tentava de alguma maneira.
Chegou a certo momento a qual meu coração doía por esse amor, não entendia por que eu fazia tudo por ela e mesmo assim parecia não que te bastava, que fosse pouco, que não preenchia o vazio do peito dela, que não fariam seus olhos se preencherem com o brilho a qual tanto eu esperava, que sua pele também pudesse se arrepiar na mesma velocidade ou intensidade da minha.
Apreendi da pior maneira da minha vida, mesmo morrendo de saudades de tudo o que eu fazia e o que eu não tinha o que significa platônico e deixar ir.
Eu não a culpo por não me amar pela mesma intensidade, eu me culpo por amá-la além do meu ser.
Sortudos aqueles que nascem com beleza.
Consequentemente, há os "azarados" que nascem totalmente sem ela. Não-Sortudos os quais nunca terão "uma vida". Ao menos não ao lado de quem querem, já que são, logo negados pela aparência, e, dificilmente a paixão de alguém. Ao menos, esses "azarados" tornam-se sortudos, pois, são comumente os que há de encontrar amor verdadeiro... Assim como num velho ditado: "quer o namorado(a) fiel e companheiro(a), não pegue o lindo/popular/pegador. Pegue o isolado(a) não tão bonito da sala". Ditado verdadeiro, porém, alguém que o faça é coisa rara de acontecer hoje em dia... Aliás, aposto que, grande parte das pessoas que leram, debocharam, riram ou ao menos fizeram uma piadinha. Talvez até riram do "amigo" "feio" mentalmente. Afinal, ainda estamos em uma sociedade onde beleza vem primeiro...
De antemão, felizes aqueles(as) que olham muito além da aparência, tanto para amizades quanto para relacionamentos.
E de repente o mudo vira de cabeça pra baixo
O ego se recolhe e dá espaço a dor
O dia passa a ser estranho
Cada vez que te vejo é um aperto
Não mais há alegria ao te ver
Há uma mágoa
Uma angustia
Não de você, mas de mim
De alguém que teve tudo
O carinho
O calor
E deixou tudo se desfazer
Não poderia te pedir nada
Mas vou te pedir
Fica
Só fica, e se sentir vontade de ir embora mais uma vez
Então vou largar minha felicidade
Vou buscar na noite algo parecido com sua boca
Algo parecido com o que tive com você
Sabendo que não vou encontrar
Ela encontrou um alguém
E como se não bastasse nessa terra de ninguém, dois corações se encontra em meio a guerra a procura de uma sombra, sem armas necessárias para vencer
Em meio a guerra prefere um bom livro e o bom proceder
Ela encontrou um alguém e junto a ele uma rosa
Um pouco tão receosa
E ela foi se desfazendo do seu coração tão duro
No lugar das munições 7belo era seu chumbo
Ela encontrou um alguém
Ela trocou o campo minado pela praia do pecado, Canoa Quebrada, Búzios e Arraial , Noronha, Praia do forno, Taipu de fora é Surreal, Praia do Sancho, Cacimbinhas e São Miguel , Maragogi e Maceió, Ilha Grande, Praia do Céu , ela encontrou um alguém , e agora ela é Feliz
Eu procurei por suas qualidades pelo mundo,por suas atitudes,por seu exemplo de trabalhador,por seu amor,pela sua simplicidade,sua alegria,pelo seu bom humor,minhas raízes vem de você...
Você me faz carregar uma força que me faz viver ....lembro do apoio incondicional que tive e tenho de você..
Um HOMEM sempre ao meu lado. Me dizendo que posso tudo mesmo sendo mulher delicada,costumo dizer que você PAI ! Que você criou a mim e minhas irmãs com a força de um Homem e com a delicadeza que cada mulher precisa ter....
Nos tornou fortes,nos capacitou para sermos mil faces diante de um mundo tão pequeno recheado de egoísmo onde só os de PODER se sobrepõe ou só importa quem tem ALGO a nós OFERECER,com vc aprendi que o que realmente importa é HUMILDADE , AMOR , RESPEITO AO PRÓXIMO independente da situação que se encontre....
Obrigado PAI por ser um HOMEM DE VALOR ao educar uma mulher para o mundo JUSCELINO...
Como é importante o diálogo para prolongar a vida dos relacionamentos de amor...
Osculos e amplexos,
Marcial
A IMPORTANCIA DE UM DIÁLOGO SINCERO
Marcial Salaverry
Por diversas razões, entre as quais uma eventual falta de um diálogo sincero, os relacionamentos amorosos podem passar por algumas fases críticas, que se não forem bem administradas, poderão provocar o fim de muitas histórias de amor. Que poderiam ser lindas, mas que se desfazem, por faltar compreensão e diálogo.
Os motivos são os mais variados possíveis. Pode ser uma simples crise de identidade, quando o relacionamento ainda não atingiu um certo grau de maturidade, e os parceiros não estão conseguindo entender-se, faltando um assimilar bem a personalidade do outro, e algumas discrepâncias podem perturbar o bom entendimento entre eles. Nesse caso, o importante é que haja um diálogo franco e honesto, onde ambos possam apontar o que agrada e desagrada na parceria. É possível eliminar-se essas arestas, desde que haja vontade para tanto. Havendo amor e compreensão, isso é fácil.
Algumas crises são desencadeadas por questões financeiras. A grana começa a encurtar, e as brigas a aumentar, quase na mesma proporção. Nesse caso, brigar não vai resolver nada, pode é agravar a situação, principalmente se um dos parceiros gostar de praticar prato ao alvo com o outro. Aqui, mais do que nunca, impõe-se um diálogo. A situação precisa ser analisada e equacionada. O triste, é que muitos bons casamentos se dissolvem por esse motivo.
Filhos também são causa de muitas discussões. As tradicionais acusações mútuas, de que só se dá atenção ao "monstro berrador", e vai por aí afora, sempre é um monte de bobagens que se diz. Mais do que nunca, aí tem que haver ponderação. A atenção que antes era só para o marido, agora forçosamente tem que ser dividida, e isto os maridos TEM que aceitar. Ainda mais que ela não fez a criança sozinha. Já que ele colaborou para concepção, nada mais justo que colabore para a criação, e não apenas com compreensão. Saber trocar fraldas ajuda e muito. Pegar no colo e compartilhar uma deliciosa noite em claro quando o nenê insiste em não dormir, também é de muita valia. Geralmente eles são insensíveis a certos apelos paternos. A dor de ouvidos ou de barriga não sabe que o pai tem que trabalhar no dia seguinte...
Vamos entrar agora no ponto mais critico, que diz respeito ao desgaste que fatalmente os relacionamentos duradouros provocam no casal. Muitas vezes há uma acomodação natural, e um dos parceiros, ou ambos, começa a ver no outro apenas aquele companheiro ali, ao alcance da mão e que aquele chamego de antigamente, aquele clima de namoro, aquele eterno conquistar da pessoa amada não é mais necessário.
Afinal, são tantos anos, e assim, não é preciso dizer "Eu te Amo", não é preciso aquele beijo melado, puxa, são tantos anos, e fatalmente isso pode provocar um afastamento mesmo que inconsciente.
É aí que mora o perigo, pois um dos conjugues pode encontrar um outro alguém que lhe dê todo esse carinho, e diga o que se quer ouvir, e isso pode mesmo provocar um afastamento irremediável, ou quase...
Ao sentir que está perdendo terreno no amor da pessoa amada, vem de início uma certa revolta, pois "afinal, foram tantos anos" e agora vem com novidades? Vem aquela frustração, aquela mágoa, que poderá provocar situações muito desagradáveis, diálogos penosos, com acusações mútuas, que a nada levarão. Ao sentir a traição, o que se deve fazer é repensar tudo e, ao invés de acusações, é mostrar a exata extensão do amor que sente... Quem sabe se foi por julgar que esse amor havia fenecido que houve aquele interesse por uma parceria nova, são coisas que acontecem mais do que se possa imaginar...
Existe um provérbio chinês, que mostra bem o que se deve fazer nesses casos. Vejam só:
"Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso" (Provérbio chinês)
É exatamente nesse momento, que o amor deve ser posto a nu. Deve ser demonstrado em toda sua extensão. Justamente quando o parceiro aparentemente não estiver merecendo esse amor, pois está a ponto de buscar novos caminhos. Muitas pessoas simplesmente abrem a porta, e dizem, dentro de seu orgulho ferido: "Vai e não apareça mais". E manda seu amor para fora, e muitas vezes o parceiro está indo apenas porque pensa que o amor já morreu. Mas ele está precisando desesperadamente desse amor. E não de outro.
E quando se chega nesse ponto, e existe o entendimento que pode acontecer com um diálogo de coração aberto, o amor ressurgirá em sua força total, e ressurge muitas vezes mais forte e mais intenso mesmo do que nos primeiros tempos, pois teve o amadurecimento necessário para que ambos possam entender como é bom ter o amor ao lado, e assim, esse amor, que estava fadado a acabar, volta como o refluxo da maré em dia de ressaca, com força total, acabando com qualquer crise de relacionamento.
E com a certeza da exatidão do provérbio de nossos amigos chineses, que lhes desejo UM LINDO DIA, esperando que a importancia de um diálogo sincero seja bem assimilada por quem estiver eventualmente em situação parecida...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Frases para namorada que mostram o quanto ela é especial para você
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Você é especial para mim: frases que tocam o coração
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagem para uma pessoa especial