Carta a um Amigo Detento
Nós saíamos todas as noites e isso me cansava um pouco, só não queria que você soubesse disso, não queria tirar o seu riso enquanto dançava suas músicas favoritas, será que há algo de errado? pelo menos não há pra mim, só pensei que poderíamos ficar em casa hoje e ver o pôr do sol da sacada do teu apartamento, você sabe bem o quanto eu amo isso e como essa coisa faz com que eu me sinta vivo, sabe que a natureza me hipnotiza, e que toda arte me encanta, que eu amo sentir o vento soprar no meu rosto e que quero segurar tua mão hoje, você sabe o quanto isso me renova, não é? Me sinto próximo de atingir o nirvana.
.
Não se preocupe, tá tudo bem, só não sei se quero suportar mais uma manhã de ressaca ao seu lado.
.
Eu estou bem, só sinto que meu jeitinho monótono de ser parece te incomodar um pouco, algo diferente está estampado no teu rosto e eu não posso evitar perguntar se há algo de errado, mesmo que tu não queira me responder, pois está sempre guardando palavras no estômago. Não posso culpa-la quando até eu faço isso, evito dizer o que sinto pra não atrapalhar sua felicidade e pra não pesar tua consciência, mas a minha me ancora.
.
Só me diga se eu te deixo entediada, se eu te faço se sentir só e você preferia mil vezes estar na beira de um bar com qualquer um de seus amigos. Me conte como eu faço você se sentir longe, acho que você deveria me dizer isso, a gente evita dizer a verdade pros outros e acaba mentindo pra si mesmo. Esperar que os outros saibam o que se passa na nossa cabeça é perda de tempo, não tenha preguiça de falar comigo, me perdoe se eu te deixo entediada.
Nada nesse mundo quebra tão bem quanto um coração. Pobre coraçãozinho que és fortemente frágil, exatamente como um diamante. É verdade, nada quebra tão bem como um coração, e o meu, tadinho, foi estilhaçado, atingido, como se fosse uma janela de vidro acertada pela pedra lançada por um menino matreiro.
.
Nada quebra tão bem como um coração. Não sei se vocês gostariam de ouvir isso, mas acredito até que eles foram feito para isso, para explodirem em um bilhão de pedacinhos minúsculos e fazerem um silencioso barulho colossal.
.
Quando ele quebrou meu coração, foi como a explosão de uma bomba nuclear, ensurdecedor, mas só eu ouvi.
.
Sabe, o pior de tudo isso não é nem a grande e desesperadora dor de ter seu coração quebrado, o que vem depois disso é muito pior, continuar vivo sentindo-se vazio por dentro, oco.
.
A própria voz em um eco infinito vagando pelo seu corpo, ouvindo apenas o tilintar dos cacos se batendo e perfurando o peito, isso dói tanto e com os anos a gente entende que corações realmente foram feitos para serem partidos e consertados, vez por vez, e ele nunca ficará igual o que ja fora, ora, meu pobre coraçãozinho já tivera tantas formas diferentes.
.
Assim, eu junto todos os caquinhos, cortando a palma das mãos e as pontas dos dedos e desses pequenos cacos, eu o transformo em uma grande escultura, faço do meu coração quebrado a minha obra de arte mais valiosa. Não podemos nos impedir de sentir dor, mas podemos escolher o que fazer com ela.
AUTORA: Maria Luiza Brasil
Você floresce o meu dia como um buquê de rosas de girassóis.
O meu coração se alegra quando te vejo vagando por aí...
Dando vida e alegria para os jardins.
Você é a coisa boa do meu dia, entendeu?
Não é exagero quando digo:
"Amor, a casa fica vazia sem você aqui".
Sou louco por você mulher!
Eu não sei descrever exatamente o que sinto aqui dentro de mim,
O que posso fazer é retribuir o meu amor
por ti através do meu sorriso de orelha a orelha que você acha fofo.
Quando estamos distantes sinto uma saudade
do tamanho de nós dois juntos,
mas eu sei que precisamos de espaço e tempo para sentir saudade.
Somos uma combinação perfeita,
mesmo sendo tão diferentes um do outro...
É você que eu quero como mulher, para te acariciar e beijar da cabeça aos pés.
Você sabe como funciona todo o meus sentidos...
Sobre meu corpo e minha alma,
estou amando te conhecer a cada dia.
Posso afirmar que o meu sangue fica quentinho de amor
no coração cada vez que fico perto de ti.
Pois, só você. Só você que floresce o meu dia.
#JANE
Quando a noite se encanta ...
E os corações se encontram...
Basta um olhar...
Chorei por tanto e tanto...
De todos escondendo meu pranto...
Meu último afeto...
Digo a você, bem sincero...
A saudade em mim restou...
Na alma que vaga sozinho...
Beijando a dor com carinho...
Sem amor...desabitado...
Querendo lhe encontrar...
Um abraço apertado com carinho...
Hoje meu dilema persiste...
Viver sem você é tão triste...
Onde está?
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatória.poemas
Solidão
Estar sozinha para mim nunca foi um problema, todos nós em alguns momentos precisamos dela. Quando eu estou sozinha é como um momento de liberdade, meu momento de felicidade.
Quando eu estou sozinha escrevo, leio, desenho e tenho um silêncio que é escuro, frio e reconfortante. O mundo é solitário e se estende em momentos de dor, tristeza, felicidade e o medo.
O nosso maior erro é ter medo do que vem a seguir, a única certeza que temos na vida é a morte, ter medo dela é assustadoramente agonizante, para onde vamos? Espíritos existem? Eu vou para o céu ou inferno? A verdade é que não temos certeza de nada dessa vida, muito menos da morte. A vida é muito curta, para alguns 100 anos é muito, para mim, 100 anos é menos de 0% do universo, não somos nada comparado a ele.
Só Tu
Nem mais e nem menos, somos todos um e somos o que somos, e a cada um, o seu devido valor.
Este dissecar com uma lucidez e simplicidade irrepreensíveis, questões filosóficas comparando "pedra", "planta" " eu" (ser humano) e que resulta, no fim, num profundo respeito pelo lugar das coisas no mundo, remetendo o poeta (ser humano) ao seu singelo, apesar de importante, lugar de apenas mais um ser. Só Tu.
Escolhas
Um diz que sim,
o outro diz que não.
O que irei pensar?
O que irei defender?
O que irei falar?
O que irei fazer?
Decisões eternas em que,
ás vezes,
o certo e o errado se tornam difíceis de distinguir.
E então,
Optamos por seguir o nosso coração.
As nossas escolhas são tão importantes,
que não são apenas decisões.
São universos infinitos
em que permanecemos perdidos,
à procura de um caminho,
sem saber o que está por vir.
Sei que está passando por um momento difícil, desses que abalam toda nossa estrutura e até nossa fé e esperança.Eu sei que às vezes parece que esse caminho não vai ter fim quando estamos percorrendo, mas acredite, ele vai acabar.
Mesmo a mais terrível das tempestades tem um final, e depois dela vem a bonança. Da mesma forma também este momento que você está vivendo irá passar, e algo muito melhor chegará.
Não perca a esperança e a fé, nunca! Elas serão suas aliadas quando o desespero tentar tomar conta da sua alma.Pense que tudo acontece por algum motivo, que mesmo as coisas menos boas têm uma razão de ser e encaminharão você para algo melhor.Use sua força para seguir em frente neste momento; em breve estará sorrindo com o coração e festejando o extraordinário triunfo da superação!
AUTOR: José Alves de Araújo Neto
UM SONHO A REALIZAR
Quem conquista o mundo assim
Tem mais paz, alegria e vida
Tem um sonho a realizar
Tem caminho, domínio e partida
Quem merece um amigo igual
Tem bandeira hasteada em seguida
Uma cabeça que pensa
Um soluçar desejado
Um homem culto e moderno
Um linguajar avançado
Um Q l de moral e valor
Um sorriso no rosto estampado
A forma que a nação atravessa
O risco cada vez maior
O pobre falando sozinho
O mendigo só em ver dá dó
Mas quem sabe a grande mudança
Faz o ser caminhar bem melhor
Faça sempre o bem nessa vida
Seu trajeto tem tudo haver
Quem ajuda essa massa humilde
O paraíso espera você
Pra dormir e sonhar com os anjos
Para brilhar com mais dom de viver.
OBS: Esse poema foi feito quando comecei caminhar sozinho independente de pai e mãe.
Está se queixando da vida? Pois saiba que nada pode ser pior do que estar em um lugar estranho, sem um centavo no bolso, cercado de pessoas desconhecidas, onde vc não entende a língua que elas falam, e depende de ajuda para sobreviver. Eu já passei por isso e hj estou aqui.
Você também já passou! Sabe quando? Quando nasceu.
Somos heróis e não sabemos.
O grande portal
Virtual, real.
Conhecem o grande portal.
Alargado a porta do inferno.
Profecia.
Um monte de besta.
A vida artificial.
Um diferente tribunal.
Apuração.
Programação.
Toda mente interligada.
A privacidade algemada.
Pressão.
Opressão.
Depressão.
Ansiedade generalizada.
Um clique, um toque.
Blecaute na rapaziada.
Que acham.
O poder desse juízo.
O teor.
Inferno.
Paraíso.
Acusadores de plantão.
A lei perseguindo.
Mais uma vez.
O pobre ferindo.
Preconceito velado.
Que arma global.
A multidão vendendo a alma.
Ciência tecnológica.
Arma bilógica.
A nova era política.
Religião ideológica.
Porque o governo não revela.
Teria vendido a terra e o povo.
Escravidão.
Privacidade violação.
Será que a tecnologia sabe amar, perdoar.
Sabe esquadrinhar o coração.
Acusadores, propagadores de dissensão.
Saltiadores.
Quem será tragado, quem será eterno.
Quem está no controle.
Abrindo e alargando a porta do inferno.
Giovane Silva Santos
Bondade
A bondade é um ato que não se escreve nem se lê.
Tem-se por se ter e sem se saber se ama sem querer.
Ser bondoso é dar de si ao outro de alma e coração.
Qual dinheiro qual quê. Dinheiro não paga a bondade.
A bondade é dom de Deus, que pouco Homem possuí.
A bondade não se vê nem se apenas interpreta em atitudes.
A bondade é um ato belo cujo ideal é uma virtude.
Ser bondoso é criar no outro uma luz que ilumina o escuro.
Andei numas estradas de estilhaços de vidro, a cada passo senti um dor forte e agonizante, que me fazia querer desistir, mas eu continuei e foi nesse momento que aceitei aquilo. Como uma labareda que se apaga aos poucos, tornando frio como o gelo.
Não devia ter que ser assim.
O que significa ser forte?
Eu sempre repito que sou, pra mim mesmo, mas ainda não consegui me convencer disso.
Deixo que me entrem e me habitem, mas sempre deixam a casa desorganizada e destruída. Até que eu deixe alguém entrar novamente e vejo toda a história se repetir.
Qual o significado?
Pra mim pode haver vários, mas pra esta multidão de pessoas que vem e vão não significa nada, porque sou forte. Eu suporto. Eu vou superar isso.
Então não tem porque se preocupar não é mesmo? Deixa que eu me viro.
Então repita pra si mesmo até que sua culpa vá embora, se assim preferir.
Mas entenda, pessoas fortes também tem sentimentos, também sofrem e choram, mesmo que façam isso somente quando estão sozinhas.
Guarde sua "pena" no seu bolso. Não é de pena que precisamos, é empatia.
Houve um tempo em que andamos por terras mágicas e mundos desconhecidos.
Houve um tempo que a imaginação era sem limites e transcendental.
Houve um tempo, onde não eram os laços sanguíneos que nos unia, e sim a essência e a familiaridade de nossas almas sonhadoras.
Houve o tempo dos amigos se tornarem irmãos. Dos dias virarem noites, das noites virarem meses e dos meses virarem anos de convívio e amizade.
Houve um tempo que a conversa corria solta em meio a boas risadas.
Houve um tempo que chorar era preciso, e apesar da perda de um avô mais que querido, a coragem para seguir em frente se fez necessária.
Houve o tempo de vermos as tardes com a Disney na sala ficarem para trás, da pedra do reino se tornar boba e infantil, das princesas não mais esperarem por seus príncipes para salvá-las na casinha de boneca da varanda, dos digimons encerrarem suas evoluções, do Godzilla parar de derrotar a mothra (mas sem deixar de ser o rei dos monstros, é claro), dos dinossauros, legos e bonecos de super-heróis darem lugar aos livros para o tão inevitável aprender a crescer.
Houve um tempo de muitas mudanças, de uma nova casa, um novo bairro, de novos amigos, e ainda assim o companheirismo se seguiu com o nosso crescer.
Houve um tempo em que as coisas foram mudando, as responsabilidades de gente grande chegando e a gente se afastando. A gente pouco a pouco se falando e a angústia e as cobranças da vida adulta aumentando sem a gente se quer entender direito o porquê.
Houve um tempo que achei que era preciso lhe dar o tempo que a demanda da adolescência exigia de nosso adolescer, mas os dias se tornaram anos e nossa irmandade havia mudado. Não acabado, isso de forma alguma!
Mas hoje venho aqui pra lhe lembrar que... Como aquela deixa icônica de um filme incrível que marcou nossas tardes e noites na casa da vovó... "AMIGO ESTOU AQUI"... E não importa a distância, a hora ou mundo paralelo que nos separe, estou aqui por você caso precise. E mesmo que não seja preciso, saiba que enquanto este que vos fala viver ficarei afortunado em te chamar de amigo/irmão, tá bom seu João!
Você passa a enxergar e agir diferente
Sabia é de fato que isso tem a ver comigo mesmo, de um tempo pra cá passei a enxergar as coisas de outra forma, confesso que demorei um tempo para perceber isso e talvez não tenha percebido o bastante, porque acredito que isso me fez ou fará amadurecer, apesar dos tropeços e de ter falhado uma porção de vezes, deixado de fazer ou falar algo em determinado momento que deveria ter feito naquela hora e talvez não tenha outra chance, mas isso é difícil porque você tenta planejar aquela frase adequada, um lugar para certa ocasião, chega até a sonhar com aquilo que desejaria fazer e quando chega na hora as palavras somem de sua boca, seu coração acelera cada vez mais forte, aí a única forma é respirar fundo e tentar acalmar-se para não terem uma má impressão, seja o que for isso acontece, acredito sermos movidos de emoções, que nos atrapalham e ajudam em determinados momentos, que tomam conta da nós, eu particularmente sou assim, elas são muito fortes nos fazem agirmos diferente do que estamos acostumados, as vezes chego a fazer algo que depois me dou conta, ai paro para refletir procuro ler em algum lugar se aquilo que fiz pode estar certo ou errado, tento analisar sozinha a mesma situação. É porque a cada ano que completamos mais um aniversário parece que mudamos o jeito de pensar, passamos a fazer coisas melhores ou piores que seja, mas diferentes e vamos vendo os anos atrás como um ótimo aprendizado. É meio estranho dizer que você passa a enxergar e agir diferente, pois tem um monte de fatores que influenciam nosso modo de pensar, eu poderia ter a chance de ter feito não diferente, seria impossível modificar mas feito melhor sabe, infelizmente o que já foi feito não se muda. Eu tenho muito isso de ficar revendo as coisas que me aconteceram as quais não consigo esquecer, presumo ter uma boa memória para lembrar das coisas desse tipo entre outras, desde criança e até hoje, se eu ficar alguns minutos parada pensando lembro de coisas que já fazem bastante tempo. Sim podemos sempre enxergar as coisas com mais profundidade, rever nossas atitudes e passar a agir diferente, mesmo que seja surpreendente para alguns e a você também. Não devemos ter medo de arriscar em alguns momentos, mas ter consciência e cuidado é essencial. Lembre-se você nunca terá tudo como deseja, só terá que se acostumar com as longas mudanças. Pode já ter passado em nossos pensamentos largar tudo, em algum momento de nossas vidas, mas não valeria a pena deixar seus pais, irmãos , tios, primos, avós, seus conhecidos e amigos, pessoas que gostam e admiram você, lembre-se que não devemos fazer isto jamais, existe tantas pessoas que gostariam, desejariam e fariam de tudo para estar aqui outra vez, que podem ter partido sem esperar e nem se despedido de entes queridos e eu não poderia desperdiçar minha vida com pensamentos negativos e bobeiras, acredito ter muito a viver e também que há pessoas que me admire. E nada é para sempre e não devo desistir e nem reclamar mais, se ninguém gostar de mim ou resolver desaparecer, tenho que me conformar e passar a carregar elas dentro de mim como uma boa lembrança e algo bom que me aconteceu. Quando passamos a atingir certa idade, acrescentamos alguns anos de nossa vida e também horas mais, pensando daquilo que foi bom um dia que só nos resta levar como um aprendizado para sempre. Sim a partir de hoje em diante só agradecerei por estar aqui, mesmo tendo que ultrapassar obstáculos eu os enfrentarei com garra, determinação e esforço, pois assim é a vida que levo e tenho.
"Sentir deleitar-se em sucesso...
imensidão toldada, é a definição do resultado em que um coração comum avezado em constancia invalidez assim mantido como uma gema notável de uma painita
Não permita nao queira e nao deixe de vislumbrar e dedicar o seu sorriso as suas batidas."
'PÉTALAS DE ALEGRIA'
O que eu posso esperar de um amor que foi embora e nunca mais voltou...
Um dia do nada , como um passarinho bateu asas e voou.
_contigo quero viver o nosso amor a todo
A todo instante e constante cantarei para ti
uma linda canção com toda euforia para ver-te,
Espalhar aos ventos
Pétalas de alegria.
e caso estiveres triste
Levarei-te para dentro do jardim da calmaria.
Não deixarei nosso amor
Adoecer
Quero é ver nosso amor prevalecer,
E um dia resplandecer como a luz da aurora !
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - 9.610/98
Resiliência e Sabedoria
Tive um longo período de não se importar em ter alguém comigo, tive momentos em que eu não desejava ninguém e estava bem assim.
Por muito tempo eu não me sentia viva, até que você apareceu e me deixou intrigada de como o mundo pode mudar tanto apenas com um olhar ou um sorriso.
Quando te olhei de cima em baixo tudo o que estava a minha volta sumiu e eu só conseguia admirar cada detalhe em você.
É talvez seja amor a primeira vista!
O primeiro toque eu sinto até hoje, cada membro do meu corpo tremia e eu naquele exato momento tive medo, por que nunca havia sentido algo assim.
Você foi chegando na minha vida, toda na sua mas ao mesmo tempo tão na minha e deu vida ao meu mundo,
me ensinou que nem sempre tudo estará bem mas que sempre haveria dialogo para concertar as coisas.
você me fez sentir algo que
jamais sonhei
um cargo na minha vida
que nem sei
tudo que sei e que
você e meu mundo
minha luz na escuridão
meu sol no amanhecer
mas eu nem sei...
nem sei se e possível
um amor diferenciado
um amor colorido
sempre unido
o amor nunca mente
porque foi o cupido
o culpado de tudo isso
sempre inteligente nunca
muito diferente
Um dos momentos mais difíceis da nossa vida é quando temos que atravessar nossos desertos, nossos vales, aonde tudo aquilo que sentimos medo e pavor nos aconteça.
E é nestas horas que repentinamente nós somos surpreendidos por ver algumas coisas dando errado, se desfazendo, se perdendo, indo embora, sumindo.
Quando nos damos conta estamos sozinhos em partes do trajeto porque é necessário para que muitas coisas sejam moldadas e se encaixem de maneira perfeita e segura até o final do percurso.
E é nestas horas que mais sentimos falta de pessoas, de algumas mordomias e até mesmo do que era insignificante aos nossos olhos. Tudo passa a ter seu valor.
Então saiba que em sua vida tudo tem seu tempo determinado para se viver e passar; não é aonde você está hoje e sim aonde Deus te colocará amanhã confie, Ele sabe de tudo que você precisa apenas o tenha como Prioridade em tudo na sua vida.
Ricardo Baeta.
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
