Caminhando
Tenha fé e confiança. Continue caminhando com a certeza de que Deus está ao seu lado, guiando seus passos. E, no final, você celebrará o sucesso e a alegria de ter conquistado seus sonhos. Acredite, vai dar certo!
- Edna Andrade
Tenha paciência e continue caminhando com fé, pois a vitória certamente chegará. Nesta vida, tudo pode acontecer, exceto perder a fé em Deus e em si mesmo. Mantenha-se firme em seus princípios e acredite nos milagres que Ele pode realizar.
Não questione Suas vontades, aceite Seus planos e confie que eles se harmonizarão com os seus. Mantenha a esperança sempre viva em seu coração e siga em frente, determinado a conquistar seus sonhos. Pois, com Deus ao seu lado, nada é impossível de alcançar.
- Edna Andrade
Quem te chamou foi Deus, continue confiando Nele e caminhando com Ele. Não desista, pois o melhor ainda está por vir...
- Edna Andrade
A COLHEITA.
Uma vez, caminhando por uma estrada vazia vi uma semente no chão. Peguei-a e joguei para cima, mas
ela caiu em terra seca. Era verão e só voltei a passar
por aquela estrada na próxima estação. Quando cheguei à beira da estrada, havia crescido grandes árvores. Eu fui responsável por aquelas plantas, mas devido ao verão eu não imaginava que aquela semente havia gerado aquela plantação. Alguém se aproprioudo que plantei mas fiquei feliz pela sementeque plantei.
Caminhando
pela minha
rua com amor
no coração,
Tenho flores
de pessegueiro
sobre a cabeça
e poemas
de revolução
de uma impossível
latino-americana
alvorada
que nenhum
ofensor há de deter.
Porque sei que
cedo ou tarde,
A vida há
de nos aproximar,
e ninguém
há de impedir.
Tenho fé na vida,
e um sonetário
diferente todo dia
para não manterem
neste caleidoscópio
os nossos sonhos,
E mesmo que você
não mais acredite,
O mundo é nosso
e vamos vencer
esse jogo
que tem nos
afastado
um do outro.
Caminhando
Caminhe o caminho,
Longo ou curto,
Rápido ou vagaroso,
Sinuoso ou despretensioso,
O caminho há de se completar.
Para o passado não se pode mais voltar,
O futuro a um segundo está,
Mas é no agora que as decisões determinam o quando vamos chegar.
E que esse caminho seja repleto de “quandos”,
E que esses “quandos” sejam repletos de “quero mais”,
E que a cada querer, mais alegria de viver, de continuar,
Para que a cada chegar,
A gratidão no hoje inevitavelmente possa estar.
(*Poema dedicado ao poeta, amigo, irmão, camarada, José Schmitsler Filho)
De mãos dadas com você
caminhando em meio
as Aroeiras-Mansas,
Com apaixonadas ânsias,
silenciosos e orgulhosos
do amor ter nos encontrado
e criado o paraíso habitado.
Poema - Sereia
O dia tava paia
Resolvi ir à praia
Caminhando pela areia
Cair no canto da sereia
Ela tava deitada
Toda bronzeada
Em frente ao mar
É de outro patamar
Que corpão
Roubou minha atenção
Algo dentro dela
Me deixou sem ideia
Dei um mergulho
Viajei até Mercúrio
Mundo da imaginação
Faz qualquer um comer nas suas mãos.
Depois do mergulho
Ainda meio confuso
Ela passou por perto
Cantando a música do Roberto
Olhou para trás
E disse "até mais"
E deu um sorriso
Me senti no paraíso
Concluiu dizendo "pode chegar
Que amanhã estarei no mesmo lugar"
Já indo embora
Atrapalhei os manos jogando bola
O homem quando fica apaixonado
Fica assim meio desligado
Fui dormir pensando nela
E acordei pensando nela.
O dia amanheceu
Já que aconteceu
Seja o que Deus quiser
Por isso vou na fé
Ela tava lá na barraca
Na cadeira sentada
Tomando uma água de coco
Chamando a atenção dos outros
Dá licença aí parceiros
Que essa eu vi primeiro
Ela chegou logo encostando
Dizendo que tava me esperando
Realizamos o nosso desejo
O primeiro beijo
O resto é história
Que começa agora.
Aqmescit
As paredes brancas
foram erguidas com fé
do chão ao minarete,
Caminhando a pé
ouço a música e o nome
da cidade na língua
que por uns é pouco conhecida,
E mesmo assim ainda
encontro a paz de quem
nunca desistiu de falar de amor.
Caminhando pela rua
de paralelepípedo
sob a gentil companhia
de um carinhoso par
de canários-da-telha
que não consegui fotografar
e merecem na minha
memória para sempre estar,
Fui pelo Centro de Rodeio
rumo o meu destino,
Na volta pude desfrutar
do perfume fascinante
de flores de Laranjeira
que me emprestaram
ânimo para retornar ao lar
com os laços fortalecidos
com o meu próprio olhar.
Gosto de ver o mesmo Marcos, um escritor brasileiro, caminhando pela humildade e pela sabedoria interna. Ainda mais em sexta-feira, quando o astro Urano transmite o amor. E tudo isso refletido na poesia e na filosofia que ele escreve. É maravilhoso ver a humildade de Marcos sendo recompensada com tanta sabedoria e amor.
Caminhando sozinho, olhos lindos me olharam com carinho, foi a mocinha mais bela do que uma flor, uma princesinha com amor e atenção que mudou a minha direção; me colocando em rota de colisão com o amor e a paixão.
Naquela noite turva, sem o seu carinho, numa curva do caminho, caminhando sozinho, com o meu orgulho ferido, me sentindo como um passarinho perdido, procurando o seu ninho.
Caminhando ao luar, sozinho a pensar no meu benzinho, a lua me fez carinho. a iluminar o meu caminho.
O sábio, só é sábio porque ele não fica parado, segue caminhando na sabedoria e aceitando a correção do errado.
No mal que humanos vão causando, a terra vai caminhando e chorando. Geleiras descongelando, corações gelando e amor esfriando. Causando sofrimento com tratamento frio e vazio.
A Crise da Família na Sociedade Moderna
A família largando tudo que é seu por direito e caminhando sem noção rumo à sua destruição. A padronização imposta pela sociedade implantou um sistema que, disfarçadamente, causa a desmoralização dos pais e o fracasso da família. O aumento significativo dos problemas de comportamento das crianças e adolescentes é resultado da organização social.
A criança se molda no comportamento dos pais como uma cópia fiel. Porém, a sociedade, da forma como está organizada, não permite aos pais esse desenvolvimento familiar natural. Antes mesmo de começar a andar, a criança precisa ir para creches ou outro cuidador, abortando o processo da formação do caráter. Em muitos casos, até os direitos do aleitamento, que é a vacina natural e o vínculo do amor incondicional, são interrompidos, causando desarmonia emocional.
Os pais saem cedo para trabalhar, sem o direito de aproveitar as delícias da infância, porque no trabalho não podem faltar de jeito nenhum. Apenas um desconto no salário tira o direito até de comer, e isso uma criança não pode entender!
Dos senhores feudais para os senhores do mundo moderno, transformaram o mundo das crianças em um inferno. Adolescentes se transformaram em vagabundos, na mira de policiais e guardas municipais que não pensam antes de acusar. Tiraram o direito e a esperança dessa criança quando a separaram de seus pais por conta de uns míseros reais.
Agora, os pais estão cada vez mais distantes da estabilidade. A sociedade usurpou a realidade, colocando-os na condução de lotação, em horários apertados, sem condição básica para viver com folga, nem para o lazer. O crescimento na carreira acabou, e o objetivo da mão de obra foi substituído por obra terceirizada. Subir em graus por esforço foi trocado por leis que só beneficiam nobres reis.
Na situação criada pela sociedade capitalista, falta para os pais, além do tempo, também o dinheiro. Nessa sociedade, família pobre não tem vez; recebe uma ração diária simplesmente para sobreviver. Os sonhos viraram pesadelos, assombrados pelas frustrações limitantes que deturparam a beleza da vida, abolindo de vez o aconchego do lar e afastando cada vez mais os filhos dos pais.
O ser humano não tem mais valor; começam de baixo e em baixo vão ficar, para não ter tempo de pensar e assim, serem descartados, vivendo com descaso, sem vínculos sociais. Os adolescentes precisam de muita atenção, mas a sociedade os deixou órfãos, sem direitos, são julgados e muitos condenados. Presos nas cadeias da ignorância de uma sociedade que vive uma miopia consciencial, incapaz de enxergar a beleza da vida real.
Sozinhos, sem apoio, fazem amizades com quem oferece uma oportunidade que pode custar a vida. A limitação oferece a eles a opção de se entorpecerem para não sofrer; é preferível a ilusão a encarar a dureza que encurrala, sem opção de escolher como preferem viver.
A sociedade volta a fingir se importar e, novamente, para ajudar, não dá outra opção senão integrar o adolescente ou jovem adulto na lista da saúde mental. Agora ele vai ficar na fila de um hospital, cujo único interesse é manipular para o dinheiro entrar. Afinal, é ele que movimenta a conta dos governantes e faz crescer a indústria farmacêutica, que distribui as drogas que controlam a população a um preço bom, mantendo o padrão tudo igual: o Abobado Social.
Sonhos
Estamos sempre caminhando na direção que achamos ser a correta. Quando nos deparamos com alguma situação inusitada nos apavoramos. Isto acontece porque vivemos com a ideia de que encontraremos lá na frente aquilo que sonhávamos. Que nosso sonho estaria logo ali. Caminhamos, caminhamos, caminhamos e chega um determinado momento em que nos vemos sem saída. Vemo-nos numa encruzilhada. Que aqueles sonhos que achávamos que poríamos a mão, não existe. Sonhos são o nosso hoje. O nosso caminhar. O nosso momento. Sonhos são momentos vividos intensamente no presente e não no futuro.