Frases contra o assédio que fortalecem a luta por respeito e dignidade
Revisão por Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores
O combate ao assédio começa com a consciência e se fortalece com palavras que despertam coragem, empatia e ação. Frases impactantes ajudam a romper o silêncio, inspiram a resistência e reforçam a importância do respeito. Que cada palavra aqui seja um passo firme rumo à dignidade que todos merecem.
Quem cala diante do assédio, consente com o abuso.
Assédio começa onde o respeito termina.
O assediador nem sempre grita. Às vezes, manipula em silêncio.
Quem culpa a vítima, protege o agressor.
Assediadores só aprenderão a respeitar o outro quando sofrerem as consequências de suas ações maléficas.
Um fogo transformado em ódio q ainda queima dentro de mim, assediada em revolta pelos Esqueiros do prazer, sem ter oque fazer, sem ao menos poder me defender ,sem pensar falam palavras sem ao menos perceber que pode ofender, como se eu fosse um objeto pra você...
e chegando a estranha percepção dos fatos, conclui
que o assédio mata o ser por dentro
que a corrupção aleija a sociedade doente
que a violência gera o caos na humanidade
que a falta de segurança destrói a população aos poucos
que a falta de educação inibe e coíbe o ser humano
que a falta de alimento extingue a vida por partes
que a falta de água resseca a vida e a alma
que a falta de perdão corrói a consciência e o coracao
que a destruição da natureza extermina o espírito
que a falta de ação para o bem, nos consome de forma geral
que a falta de fé, nos impede de seguir nos caminhos de Deus!!!
A vaidade é a pior inimiga do ser que se julga 'o melhor', ela cega, ensurdece, e faz o assédio virar rotina. Cuidado com a vaidade, não essa das melhores roupas, acessórios e perfumes, mas a vaidade do coração. Um coração vaidoso se torna vilão de sua própria espécie sem que seus portadores percebam.
Mulher tem que ser respeitada e amada. É difícil não mudar a personalidade vendo muitos tirando vantagem ao enganar, trair e mentir para suas namoradas ou esposas.
Mas, vou continuar sendo o mesmo que sempre fui. Me corromper à modinha seria renunciar a toda a educação que a minha família me deu. Seria negar os bons valores. Seria colocar em "xeque" as minhas raízes.
Nossa coragem de agir, foi graças a reconhecermos o assédio moral, como meio de afastar e desqualificar os que querem mudanças democraticas na escola pública.
Uma educação corrompida pelo assédio moral para não se denunciar irregularidades administrativas, faz com que tenhamos uma (des) educação que vai contra toda moral e ética que poderia nos trazer o progresso social.
Muitas vezes o assédio moral é explícito e portanto fácil de ser identificado, para que uma medida cabível seja tomada. Contudo, este assédio também pode ser velado, dissimulado, confundindo a pessoa agredida e desestabilizando sua autoestima, auto-eficácia e comprometendo sua produtividade.
Desabafo das 10 horas
Desrespeito, assedio, ofensa, por qual motivação um ser humano se esforça para fazer um outro alguém se sentir assim?
Não consigo descrever em palavras o sentimento que habita em mim, repulsa, nojo, ódio, tristeza e insegurança hora sinto tudo isso por aqueles que me fizeram mal e horas sinto até de mim, do meu próprio corpo por ter passado por isso.
Apesar de saber que a vítima é só a vítima o sentimento que fica guardado no peito e alma é de total impureza, de estar coberto pelo pior tipo de sujeira, só hoje chorei mais do que consegui contar, me odiei e odiei as pessoas infinitas vezes.
Como tirar de mim tal sentimento? Acredito que terei que descobrir e rezarei para que aquilo que senti ninguém mais volte sentir.
Em um mundo de vozes fortes e valentes,
Há mulheres que enfrentaram assédio e foram resilientes.
Anita Hill, que bravamente se ergueu,
Denunciando o assédio e lutando pelo que é seu.
Tarana Burke, criadora do movimento Me Too,
Empoderando milhares de mulheres, dando voz ao seu valor.
Ruth Bader Ginsburg, uma juíza incansável,
Defendendo direitos e mostrando que o assédio é inaceitável.
Malala Yousafzai, corajosa e inspiradora,
Lutou pelo direito à educação, rompendo barreiras opressoras.
Catherine Deneuve, atriz renomada,
Que se pronunciou contra o assédio em uma carta destacada.
Essas são apenas algumas histórias de mulheres reais,
Que enfrentaram o assédio e não se calaram jamais.
Que sirvam de exemplo, de inspiração,
Para combatermos juntos essa triste situação.
Vamos lutar por um mundo mais justo e igualitário,
Onde o assédio seja repudiado, sem lugar no cenário.
Respeito e consentimento devem ser a norma,
Porque todas as mulheres merecem viver livres de qualquer forma.
Receba reflexões, ferramentas práticas e hábitos que ajudam no seu bem-estar emocional — direto no seu e-mail.
Quando era jovem dizia: Não vejo a hora de envelhecer para viver sossegadamente, sem assédio e importunação de liberdade. Pensei que aos 40 iria ter paz. Mas nem todo mundo consegue nessa idade achar tranquilidade e eu fui uma delas. Espero que aos 50 a paz chegue e se não vier que seja aos 60 anos, e que haja tempo para eu aproveitar ainda a vida. A sociedade é cruel. .
A Constituição Federal de 1988 garante a todos o direito aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, bem como à dignidade humana e à cidadania. No entanto, o assédio moral é algo a ser combatido, pois interfere na liberdade, na dignidade e nos direitos de personalidade dos trabalhadores. Esse comportamento se manifesta por meio de atitudes abusivas que degradam o relacionamento no ambiente de trabalho, portanto, é imprescindível criar dispositivos jurídicos para inibir essa conduta.
Segundo o Excelentíssimo Sr. João Batista Brito Pereira, Ministro Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (T.S.T), que descreve na Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral, várias formas podem ser adotadas para prevenir o assédio moral no trabalho, sendo a principal delas a informação. Todos devem estar cientes do que é assédio moral e de como evitá-lo, conforme estabelece a Lei 8.112/90. Além disso, é dever dos servidores públicos manter conduta compatível com a moralidade administrativa, tratando as pessoas com urbanidade e sendo leais às instituições às quais servem. É necessário cuidado para não confundir responsabilidades e deveres com abuso de poder, pois exigir eficiência no trabalho e estimular o cumprimento de metas não caracteriza assédio moral, visto que toda atividade laboral impõe certo grau de exigência na definição de tarefas e resultados.
No ambiente de trabalho, é comum haver cobranças, críticas e avaliações sobre o desempenho profissional dos colaboradores. Eventuais reclamações por tarefas não cumpridas ou realizadas com displicência não configuram assédio moral. Essa conduta não se restringe apenas do chefe para o subordinado, podendo ocorrer de forma inversa, descendente, quando o trabalhador ou grupo de subordinados tentam boicotar as ordens de seu superior.
Por fim, é de suma importância que o Ministério Público, órgão fiscalizador, em conjunto com o Ministério do Trabalho, desenvolvam mecanismos e projetos de conscientização para coibir tais condutas. Em resumo, é necessário evitar que aqueles que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violem direitos ou causem danos a outrem ao praticar tais atos de forma reiterada, prolongada e abusiva. Somente assim, por meio de regras e procedimentos padrões, baseados no respeito disciplinar e no companheirismo, poderemos manter um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo.
Assédio Moral
Ao apoderar-se do poder de ter poder
O poderoso, todo poderoso, chefe, gestor ou patrão,
Senhor capacho da soberba,
Filho pródigo da tirania,
Submete a quem lhe é subordinado
Aos flagelos da opressão, da repreensão e da humilhação,
Sem respeito, ética, e nem tão pouco compaixão.