Arte

Cerca de 11879 frases e pensamentos: Arte

DN(ARTE)

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Se não for transgressora se transgride;
surpreende por falta de surpresa;
vira presa das próprias tradições
que se cobrem; se muram; se pontuam...
Por ser livre pra ser não se obedece,
toma o vento sem rédea e sem arreio,
gasta o freio e colide com verdades
cujos donos não são legitimados...
Arte ataca, derruba, desconstrói,
porque dói onde a dor já se conforma
e seduz o desejo de acordar...
Não é arte se vem pra deixar pronto,
bater ponto e dar todas as respostas
onde só as perguntas têm sentido...

Inserida por demetriosena

A SALVAÇÃO PELA ARTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Neste momento em que me dedico à exposição SÔNIA & GABI A CORES, constato o que sempre soube: o quanto as artes agregam, não importa se artes plásticas, dança, dramaturgia, música ou artes literárias, pois como escritor, forço a barra e classifico literatura como arte.
Já visitaram a exposição de Sônia Monteiro e Gabriela Boechat, pessoas de quase todas as "tribos": negros, brancos e descendentes de índios; católicos, evangélicos, umbandistas e ateus; pobres, ricos e nem tanto; pessoas cultas e analfabetas; estas e aquelas outras misturas... pessoas; seres humanos. Em outros ambientes, isso não acontece, porque determinadas pessoas não podem entrar ou porque até podem, mas não ficariam à vontade; seriam tratadas ou simplesmente se sentiriam como seres de outro planeta; inadequados; peixes fora d´água.
Estamos em um momento crítico de país. Quando as forças politicas ora dominantes querem acabar com as artes... primeiro, por meio da censura seletiva. Depois, com o tiro de misericórdia que as eliminará por completo, restando apenas a imposição das anti-artes de cunho sacro; gospel; de ideologias duvidosas, exatamente pela imposição; a censura; o arbítrio forçado... a força e a violência, contrariando a Bíblia invariavelmente utilizada para justificar a truculência de um projeto tirano de poder que remete à inquisição.
Nada é mais salvífico para o ser humano, do que as artes. Elas agregam, congregam, enquanto a política, a religião e a sociedade puramente mercadológica segregam, buscando a unificação que lhes favorece, desfavorecendo aos demais; que lhes empodera, enfraquecendo aos que devem ser vencidos, em sua opinião ditatorial.
Em torno das artes, a pessoa se une despida e livre de qualquer nominata ou rótulo, pois o ser humano é mais do que política ou religião; etnia ou classe social; berço e gênero; prestígio e fama; brasão, escolaridade, aparência, seja lá o que for que se interponha onde nada importa mais do que a verdade íntima, pessoal e intransferível de cada um, que não deve se sobrepor à do o outro.
Quando a arte nos une, o próximo é mais próximo do que em qualquer outro ambiente; sobretudo a igreja, que se tornou agência terrena definitiva do poder público em toda a sua tirania. Falo da igreja como um todo; como agência ou ajuntamento; corporação... não como crença individual; fé pessoal; sinceridade mística de cada fiel verdadeiro que se permite o enfrentamento da má fé e a corrupção denominacional - ou institucional - proposta pela maioria dos líderes religiosos atuais em parceria com os poderes políticos; econômicos; sociais.
Grato a Sônia e Gabi, que me proporcionam a dádiva deste ambiente que respira arte... que me concede a chance de organizar a mente, a alma e os instintos para tecer tais reflexões que me renderão ataques pelos quais aumentarei a forte impressão (não sou de certezas) de que meu pensamento bate com a verdade.

Inserida por demetriosena

ANIMAÇÃO CULTURAL - SAGA E SOLIDÃO

Demétrio Sena - Magé

Dizer que o arte-educador (animador cultural, no sistema da Secretaria Estadual de Educação) não faz nada, é o hobby de alguns colegas regentes. "Não fazer nada" significa não promover festas diárias, e sim, oferecer conteúdos culturais mais profundos, cujo engajamento discente não é incentivado nas aulas convencionais. Em cada unidade que tem o luxo de contar com esse profissional, trata-se de um, no máximo dois. E a nossa função é oferecer "aulas" livres, oficinas e projetos não obrigatórios a jovens que, além do desinteresse em razão do que a sociedade lhes oferece, ouvem outros profissionais nos desqualificarem.

Há colegas formidáveis em algumas unidades. Onde sou lotado, conto com a compreensão e às vezes o apoio ativo de alguns docentes regentes, além da direção, sempre solícita, para que meu trabalho flua. Mas nem isso impede, por tantos outros, os olhares e até citações pejorativos, como forma de repetição da sociedade que sempre desqualificou artistas não famosos e ricos. Temos, sim, espaços fisicamente ociosos entre uma ação e outra, um projeto e outro... espaços em que projetamos novas ideias, recebemos alunos em nossas salas (quando as temos) e promovemos momentos de reflexão, bate papos e cultura geral desobrigada em seus horários também ociosos. Fora dos olhares oficiais.

E para quem desqualifica a formação dos animadores culturais, é justo sempre lembrarmos que além de nossa formação acadêmica, temos em nosso portifólio cursos e capacitações em diversas áreas culturais: na UERJ, UFRJ, UFF, Universidade Popular da Baixada , ABEU, UNIGRANRIO entre outras instituições. Tudo por exigência dos governos estaduais anteriores que nos tinham como essenciais. Para Brizola e Darcy Ribeiro, éramos "as meninas dos olhos" das unidades escolares.

Quem desqualifica o animador cultural na ausência ou "pelas costas", como se diz popularmente, não é covarde nem medroso. É prudente. Sabe que não teria como sustentar qualquer argumentação, perante os olhos e as refutações argumentativas e comprobatórias de qualquer um desses profissionais que há trinta ou mais anos existem e resistem bravamente no sistema da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Nossa gratidão aos poucos professores e professoras regentes, diretores e diretoras, além de outros colegas que sempre somaram conosco. E que hoje nos apoiam na luta contra a extinção dessa categoria também odiada por alguns dos últimos governos e de forma ostensiva e contundente pelo governador Cláudio Castro e sua equipe. Cultura na educação realmente amedronta os governos fascistas, os grupos sociais e as massas populares de manobra que aprenderam a não aprender com o que sofrem por causa desse atraso sociopolítico de séculos e séculos.
... ... ...

#respeiteautorias Isso é lei

Inserida por demetriosena

A arte cusquenha andina dos séculos XVII, XVIII e XIX é o que existe de melhor na arte colonial latino americana. Por ser tão boa, importante e valiosa no mundo inteiro e item quase obrigatório de acervos de importantes museus e coleções privadas de alto valor, existe um mercado consumidor muito ativo e com isto geram diversas falsificações e copias realizadas nos séculos XX e XXI mas que são apenas decorativas.

Inserida por ricardovbarradas

Arte é uma linguagem estética que o ser humano expressa suas emoções.

Inserida por ricardovbarradas

A verdadeira arte contemporânea no mundo inteiro nas diversas plataformas não dão mais velhas respostas mas sugerem novas perguntas, convidam ao pensamento livre e propiciam as revolucionarias reflexões, é a arte fora dos clássicos museus, nas ruas em dialogo permanente com toda a sociedade.

Inserida por ricardovbarradas

Ativos como obras de arte e peças de joalheria não podem ser adquiridos no Brasil sem um experiente olhar de um especialista ou um consultor-avaliador gabaritado pelos mercados. Por conta de uma não legislação pertinente existente protetora do consumidor de boa fé,nestes setores, na maioria dos casos os novos investidores são vitimados por falsas promessas e certificados fraudulentos e enganosos.Nem tudo que reluz é ouro.

Inserida por ricardovbarradas

As obras de arte póstumas, sem permissões e sem interferência autorais verdadeiras no mercado de arte no Brasil Cultural de hoje são crescente. Mau comparando seria como se tivéssemos indiscriminadamente a farta e irresponsável emissão de uma avalanche de moedas monetárias não pelo estado de direito sem o uso do papel moeda adequado e sem o lastro necessário das garantias dos valores. Logo antes de adquirir uma obra de arte no Brasil, consulte um renomado especialista.

Inserida por ricardovbarradas

Acredito na arte na sociedade contemporânea do seculo XXI que também desempenhe o papel transformador como plataforma de massa para educação, inclusão social e de gêneros, diminuição da miséria e fecunda cidadania.

Inserida por ricardovbarradas

A verdadeira arte no seculo XXI não é só fantasia e imaginação. Ela é vida e realidade, plataformas de oralidade para dentro da sociedade.

Inserida por ricardovbarradas

Na moderna joalheria brasileira, da escola da arte-jóia de Caio Mourão os artistas usam a prata e o cobre, e preferencialmente gemas in natura, com pouca lapidação.⁠ O valor da obra não está nos materiais nobres e sim na confecção da genialidade da criação.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Só pela arte que criativo em mim minha realidade e com isto em mil cores, mil amores, resgato na diversidade do universo, minha madura sanidade.

Inserida por ricardovbarradas

A educação, arte e a cultura por indicação meramente politica em qualquer governo, é um verdadeiro desastre.⁠

Inserida por ricardovbarradas

A arte e a loucura estão intimamente ligadas, onde termina uma começa a outra, que se alternam o tempo todo, pela imaginação criativa do absurdo.⁠

Inserida por ricardovbarradas

⁠O artesanato é a arte sustentável.

Inserida por ricardovbarradas

⁠A boa arte ficcional de forma profética, prepara a vida.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Na arte publica toda sociedade é autora e criativamente participa da obra mas na arte exposta publicamente, pertence a um só autor e os que visualizam concordando ou discordando, são apenas publico visitante.

Inserida por ricardovbarradas

⁠Sempre no mercado de arte me deparo com uma grande duvida de vários colegas, sobre o Eucatex. Pelo que sei, no Brasil foi produzido em 1951 mas havia uma Serraria Americana que produzia algo parecido desde 1923. Acredita se que este método de fabricação de pó de madeira prensada tenha se originado na América, pelos idos de 1901 - 1903, logo inicio de século XX. O Eucatex é uma marca de um produto de fabricação, que utiliza pó do eucalipto, muito usado na acústica, divisórias, como suporte e em alguns moveis .

Inserida por ricardovbarradas

⁠Nem toda arte criação que está na dimensão de fora é reflexo exato criativo da dimensão do imaginário linguagem do artista que está dentro. Muita coisa se perde, durante o processo, desde a imaginação e a criação. Só com a experimentação e com o exercício cotidiano que a verdadeira arte e o artista pleno podem alcançar está coesa e única metalinguagem.

Inserida por ricardovbarradas

Não existe na historia da arte universal, a menor relação entre ⁠o preço comercializado originalmente e o valor criativo de uma impar obra de arte que se destacará como uma obra prima para toda eternidade.

Inserida por ricardovbarradas