Aniversario da Freira e 60 anos
A CONVERSÃO DE JAMIL VIEIRA
CRÔNICA
A conversão desse obreiro se deu no início dos anos 1980. No período áureo da extração de ouro em Redenção no Estado do Pará. Jamil, juntamente com o irmão, Francisco Vieira Filho (Vieirinha), na companhia do pai, Francisco Vieira Sobrinho (Seu Vieira) como era conhecido; deixaram Campos Belos e foram se aventurar naquele garimpo.
Por lá, não demorou muito o pai de Jamil, o tio Vieira, já havia garantido, cinco quilogramas de ouro puro. Mas logo também, esbanjou todas as cifras monetárias proveniente da venda desse minério precioso, com mulheres e bebidas.
Seu irmão, o Vieirinha sofrera um trágico e fatal acidente...
Jamil contraiu febre amarela naquele Estado, e o seu quadro clínico piorava a cada dia; votando a sua cidade de origem, foi internado às pressas na Casa de Saúde em Campos Belos - GO.
“O culto hoje vai ser maravilhoso porque Jesus vai derramar do seu poder...!” – pensei o dia inteiro nesse fragmento de um hino da Harpa Cristã.
E fora mesmo: naquele dia houve pregação genuína, renovos espirituais e salvação de almas...
Depois do término do culto, estando eu com uma condução disponível, convidei a tia Lídia a fazermos uma visita ao Jamil seu filho. Ela de imediato aceitou o convite, e lá fomos nós... Levar também a saúde espiritual para aquela vida.
Fraco e com o amarelão característico da enfermidade, mas, ainda lúcido, falei lhe do amor de Jesus e deixei com ele o “Coração do Homem”; um livreto ilustrado que me acompanha até hoje. Que, com certeza já ajudou a salvar do pecado muitas almas, mundo afora.
Mostra desenhos representativos do coração do salvo em Cristo e do que ainda não passou por essa experiência.
Aparece o Rei Jesus reinando no coração do crente e o Rei das trevas reinando no coração do incrédulo.
Evidenciando que o nosso coração é mesmo um trono: há de reinar nele, um rei qualquer.
Nunca gostei de dizer a expressão: “Ganhei uma alma para Jesus”, como muitos evangélicos dizem. Prefiro dizer: “Ajudei a ganhar uma alma para Jesus.” Porque uma alma é tão preciosa que um só não dá conta de ganhá-la.
Milagres acontecem: Jamil recebeu alta hospitalar logo depois daquele dia que estivemos com ele no hospital, e correu para a igreja... E, nuca mais saiu d'onde o Senhor o chamou. “Bem aventurado aquele servo que, quando o Senhor voltar achar servindo assim”.
Enfim, aquela minha atitude era a ‘gota d’água’ que faltava na vida desse grande ser humano o Jamil, para que ele pudesse andar nos caminhos do Senhor.
A sua permanência, testemunho e frutos, na obra de Deus, é um motivo de orgulho para todos nós da família vieira. Que Deus o conserve no seu Santo caminho! Fazendo tudo aquilo que o Senhor mandou fazer.
(15.02.18)
PAPAI ODIAVA JOGOS DE BARALHO
CRÔNICA
Papai trabalhou como caixeiro ambulante por muitos anos; quando ainda residia no Estado do Maranhão, por volta da década de 50. Sua atividade consistia basicamente na comercialização de jóias de ouro e prata. Como pulseiras, cordões,colares,anéis,alianças,brincos e relógios de pulso e de bolso; Omega Ferradura, Mido... e outras marcas.
Vendia peças novas, e também recebia peças usadas nas transações comerciais que fazia; e como bom negociante não deixava escapar um bom negócio.
Suas mercadorias eram oriundas de uma ourivesaria de Fortaleza - CE. Que fabricava e fornecia tais acessórios a ele.
O trajeto das vendas, acertos de contas e reposição do estoque, e volta para casa, eram feitos em lombos de burros - animais muito resistentes às cavalgadas em longas distâncias. Daí o motivo de papai gostar de possuir bons animais de montaria.
Não é do meu conhecimento, dele ter feito seu trabalho acompanhado de outras pessoas. Exercera essa função, o tempo todo, no fio da navalha, sozinho.
Transportando uma carga valiosa daquelas e muito dinheiro em espécie; apesar de portar boas armas de fogo e brancas, e ser uma pessoa destemida; não lhe garantia muito, sua segurança. O perigo era uma realidade constante que não poderia ser negado.
A única vez que pôde contar com a companhia de alguém nas suas viagens laborais ao Nordeste do Brasil não teve Êxito: deu errado. Trata-se do Fausto Alves seu vizinho que, casado, pai de vários filhos e, desempregado; passando necessidades com a família, papai compadecido, tentou ajudá-lo.
Deu a ele arriado, um de seus melhores animais de montaria e o apresentou ao seu fornecedor no Ceará, garantindo a sua idoneidade. Onde, imediatamente, fora lhe concedido, uma enorme transação comercial de produtos de prata e ouro. Sem nenhuma garantia formal, como cheques, notas promissórias,duplicatas...Ou outras similaridades.
O empresário da capital cearense tinha apenas como garantia, somente a palavra do homem Natanael Vieira de Morais,meu pai, como garantia da transação. Nenhum cadastro sequer fora feito constando dados pessoais e transacionais do fiador ou do comprador. Um bom nome já valeu muito e ainda é a melhor coisa que se pode ter.
Papai explicou o serviço ao moço, e regressaram, cumprindo uma programação das festas religiosas que seguia rigorosamente, pelas cidades grandes e pequenas do interior dos Estados nordestinos do Ceará, Piauí e Maranhão.
Depois de alguns dias do regresso, e de muitas boas vendas realizadas...
Hospedando-se juntos, mas, atuando comercialmente, separados um do outro naqueles lugarejos festivos... Numa cidadezinha que não me lembro do nome no momento, onde as festividades aconteciam e impulsionavam a economia local; as vendas daquele tipo de produtos, naqueles dias, eram expressivas; e portanto, iam bem.
Papai nos dizia que naquela época as pessoas tinham o dinheiro, mas, não encontravam aquilo que desejavam comprar. Como um rádio um relógio, uma bicicleta ou uma joia.
Numa altura do festejo, apareceu o Fausto, ao papai, querendo um dinheiro emprestado que, segundo ele, serviria de troco, pois seu troco havia acabado. Ok! - Então Seu Natãn sem pensar muito concedeu - lhe um montante estipulado, para os repasses de trocos aos fregueses de Fausto. E, não demorou muito lá veio Fausto novamente com o mesmo álibi: querendo mais dinheiro para trocos. Aí papai desconfiou da estória e quis saber do que realmente estava acontecendo. Foi fundo nas investigações e descobriu:
Fausto já havia virado uma noite numa casa de jogos de cartas, e continuava envolvido até o pescoço naquela maldição. Em apostas vultosas em dinheiros; e já havia perdido o apurado de todas as vendas anteriores e todas as mercadorias que estavam sob sua responsabilidade.
Papai foi à loucura!...E pagou sozinho, aquela dívida. Para zelar do nome; e odiou para sempre jogos de baralhos.
(13.02.18).
Infelizmente já alguns anos, para e perante alguns graves e imorais abusos cometidos frente ao inocente povo brasileiro o único movimento processual eminente e vergonhoso é o arquivamento. Pois contra a blindagem anti ética do falso poder econômico e financeiro instalado e corrupto, só existe mudança decorrente e de vez em quando aliado com um forte interesse politico e governança eleitoreira. Em suma a justiça social cada vez mais cega e financeira só consegue ouvir clamores do povo perante o errado, quando politicamente interessa.
Ser amiga é assim!!!
Tenho amigos de mais de 30 anos que tem a mesma intensidade de quando os conheci...
Tenho amigos de mais de 20 anos que tem mesma formosura de quando conheci
Tenho amigos de mais de 10 anos com a mesma alegria de quando conversamos a primeira vez
Tenho amigos de três anos ou mais que tem a mesma atitude de quando os conheci
Tenho amigos de um ano ou mais com a mesma energia que quando os conheci
Tenho amigos da vida toda, que tem historia abeça pra contar
E tenho amigos de hoje, que entraram na minha vida por acaso as vezes numa conversa singela.
E tenho amigos, que não os conheço pessoalmente mais que moram no meu coração
E tenho aqueles, que vivi correndo pela escola e pela infância que ainda não me esquece nem eu a eles
Amizade é assim passa o tempo. O é que bom, o tempo não destrói porque firme foi Deus que trouxe em minha vida conforme um presente. Tai um casamento valido e duradouro amizade tem seus riscos, suas brigas mas acima de tudo tem a união fraterna... E na amizade que aprendemos a perdoa uns aos outros... Amizade verdadeira é pra sempre, só basta alimentar seu jardim da amizade com muito carinho, afeto e amor. Terá amigos pra toda vida.
Shirlei Miriam de Souza
A culpa não foi do leão. Por longos anos, não conseguia entender um ditado popular que diz: “Temos que matar um Leão por dia”. Fiquei anos à procura de uma resposta para esse ditado. Com o passar dos anos é que fui entender bem o que é matar um leão por dia! Quando somos jovens, e com filhos pequenos, damos tudo para eles, como uma educação excelente, oportunidade de morar no exterior, estágio em grandes empresas. Mas ao darmos tudo a eles, esquecemo-nos de dar o mais importante, que seria a estratégia para lutar. Pois são raras as chances que temos de absorver grandes experiências nesta vida. Somos o resultado de nossos desafios. Com grandes desafios, nos tornamos grandes. Mas com pequenos desafios, nos tornamos pequenos. Foi daí que pude entender esse ditado popular. Matar um leão por dia é enfrentar a adversidade a cada dia e cuidar do nosso sucesso, para que possamos crescer e enfrentar os desafios, ser mais fortes e saber nos virar na vida. Quando chegamos a certa etapa da vida, é hora de descansar e deixar, para os filhos, nossos negócios. Mas qual não vai ser nossa surpresa, ao percebermos que nem sempre saberão tocar para frente o que deixamos. Daí que vamos perceber que, demos tudo para eles, mas o principal, que seria ensinar a lutar, não fizemos. E com esse fracasso, vamos pensar: o que foi que fiz de errado? Em que ponto eu falhei? Será que não ensinamos como matar o leão? Se assim aconteceu, a culpa não foi do leão!
Passaram-se nove anos desde quando a morte dela se iniciou.
Desde ali todas as manhãs eram iguais. O sorriso estampado em seu rosto, e aquela felicidade momentânea, aquele medo de viver e de encarar os olhares ao seu redor.
Ela só queria estar em paz. Saber o que era a paz.
Ela tentou. Apelou para todos os lados.
Ninguém a ajudava. Ah, como isso a magoava.
Era tão fácil julgar. Todos tem essa facilidade. Mas não dão a mão amiga.
"Procura tratamento. Eu quero te ajudar. Você tem tudo. Para com a palhaçada. Isso é besteira. Mente vazia. Falta do que fazer."
- Disseram eles.
Ela guardou tudo isso.
Acumulou. Virou bola de neve. E puff...
Explodiu.
Ela se tornou pior do que era.
As mágoas a tomaram completamente... E não havia saída por onde ela olhava.
Era triste. Ela tinha o olhar triste.
Mas a julgavam por isso também.
Era tudo tão injusto. Tão incerto, tão incompleto.
Ó céus, quem dera se por um descuido, isso fosse passageiro.
Mas não foi. Então ela se sentiu livre pela primeira vez. E fez o que realmente curaria.
E lá se foi mais um futuro perdido.
Depressão não é frescura. Sorrir não é felicidade. Sejam gentis.
BOCA DO TEMPO
No pesadelo do meu sonho
eu vi a boca do tempo, mastigando
os anos. A idade oscilava para o futuro
sendo engolida pelos tragos da vida.
Eu vi... A pele, os lábios sendo, sendo
rascunhados pelas rugas dos anos.
Enquanto alegria e as e os passos...
Viajavam, dia, mês décadas, sobre
boca do tempo... As janelas da juventude
iam se fechando, uma a uma!
Até sobrar apenas as telhas, amareladas
das lembranças.
Sobre a boca do tempo... As pernas se
cansavam e tremiam entortando os
passos, e as lagrimas se perdiam sob
o chão. As válvulas gastas, ruíam
ritmando a retinia do velho coração.
Antonio Montes
A fé e a ciência ocidentais me ensinaram que minha mente administra meu corpo. Os anos por sua vez me mostraram equivalente necessidade do corpo comandar a mente, epecialmente na letargia ou na hiperatividade desta.
Rio 453 anos
Meu Rio que sorrio e te abraço, e te encontro no Rio de Janeiro e te faço, um sorriso de samba, no pôr do Sol da praia, na festa, do Copa e da Lapa, da escada que te leva e faço, e trago pra ti ... Aquele abraço!
Dedicação
Dedicamos dez, vinte anos ou mais em pessoas, ou bichos de estimação que supostamente amamos e acreditamos na recíproca deste amor, até que alguma adversidade acontece. O cachorro continuará te amando.
Todos os conhecimento do mundo são inúteis...
Passei anos da vida perseguindo o conhecimento incansavelmente...
Fui correndo atrás do vento, o tempo é bom, mas ele mata muitas vezes...
Descobrir que a experiência é um caminho de dor, devemos aprender com os erros dos outros...
E descobrir que se vc encontrar o amor da sua vida, vc já conquistou a vida! O resto é questão de tempo...
"Vc deseja terminar a vida contando quanto dinheiro ganhou ou prefere contar os momentos que passou do lado de alguém inesquecível, vendo os seus netos sorrindo e vendo esperança nos olhos deles, e vc sentindo o vigor daqueles momentos como se fossem ontem"
Se vc conquistar tudo na vida e perder o amor da sua vida vc perdeu tudo!
Mesmo rico vc vai ver que não possuiu nada... Tome cuidado para não perder o amor da sua vida.... por que esta certeza só pode acontecer uma vez...
voce terá certeza quando estiver diante do seu grande amor... Suas pernas irão tremer suas mãos irão soar e vc irá gaguejar e falar coisas sem sentido...
Vc dará um sorriso sem graça e se sentirá um babaca... Tudo isso é normal, fica tranquilo!
Mas, independente de qualquer coisa, peça um abraço ou abrace vc mesmo e sinta o mundo girando de vagar...
Veja como o tudo se resume no conforto do seu rosto no peito de alguém! Vc ficará com vontade de rir e de chorar, faça qualquer coisas, chore ou sorrie, "que se dane o mundo" Isso só acontecerá uma vez na vida de verdade... Então mesmo com medo, abrace, mesmo com medo chore. mesmo com medo sorria. mesmo com medo, diga " EU TE AMO" mesmo com medo... E depois o medo vai passar....
Nao fique preocupado com o que a outra pessoa vai falar... Se alguém te amar faça uma viajem, não precisa ser para um paraíso, por que quando estamos diante de quem amamos cada lugar é um paraíso único.
Caso você tenha perdido o amor da sua vida...Eu sei como vc se sente, exatamente como eu... Mas depois de anos vc aprenderá a amar quem não te quis com maturidade... Sem magoa, independente de onde ela esta... E de uma vez por toda, você aprenderá a coisa mais dura desse mundo... UM DIA VC TERÁ QUE SE DESPEDIR.... AMANDO...
Tem 53 anos que eu sonho em ser assim.
Mas o sangue que pulsa em minha veia não me deixa.
E fica pior quando me deparo com Pseudo cristãos. Hipócritas que em suas santas vidas todos vão para o inferno.
Uma extensão de vida é possível, mas ela não pode ser encontrada nas lojas de alimentos saudáveis, igrejas centros espíritas, religiões, em programas de exercício, ou em novas pesquisas médicas. Ela só pode ser encontrada em um viver de justiça, o que exige humildade e diligência para prestar atenção à correção e à instrução (Pv 3:1). Paz, que é uma mercadoria muito preciosa para se ter uma vida agradável, é encontrada da mesma maneira - vivendo uma vida justa.
Paz, Justiça, humildade, diligencia.
Hoje, vou fazer aqui o que nunca fiz a anos que tenho este face , que uso como trabalho e para mostrar nossos trabalhos d limpeza em toda região.
Hoje vou falar de mim e de coisas que me incomodam particularmente nas pessoas.
Descobri com os anos que tenho que não são poucos, que as vezes amamos e dedicamos tempo a pessoas que merecem, o que fazemos, outras que não merecem e aquelas que realmente valem o tempo gasto.
Hoje... (fernando rocha nogueira)
Hoje sou um homem triste, apesar da aparente alegria...
hoje sou o reflexo do que um dia eu quiz ser, feliz!
hoje me foi apresentado, que quando voce , muda a vida de uma mulher, mexe com seus sentimentos, Ela pode te mostrar que tambem pode mudar, pode superar e te surpreender absurdamente para melhor e isso é lindo ( a capacidade humana de se superar para sobreviver).
Hoje, sei que apesar de todos os esforços que as vezes , dispensamos, não somos capazes de ter tudo que desejamos.
Hoje, quero e almejo , que eu tenha a capacidade de uma mulher, em se reprocessar e dar novos rumos a vida...
Mudar, lutar, sonhar, querer, realizar, metas e vontades , planos para que possamos buscar no trabalho, na vida, nas pessoas, parceiros que buscam o mesmo objetivo de vida.
A felicidade tao almejada, desejada, querida, tem que começar por dentro de nós, mesmos, nos amarmos, respeitarmos, querermos, acreditarmos, que tudo começa e termina em nós!!!!!! primeiramente. Senão me amo, como amarei ao outro?!
Senão me respeito, como respeitarei aos outros e assim afora, neste limiar de pensamentos que são tao vastos.
Quero curar-me da doença que me assombra e me dilacera, que me corroe e me destroi, para que eu possa ser uma pessoa melhor do que jamais fui. Para isso, eu preciso quebrar as correntes, tirar a mordaça e desvendar meus olhos, e assim; me soltar da prisão do meu ego, soltar minha voz, para ouvir meu proprio coração e enxergar que o que estou fazendo nao condiz com o que realmente quero.
VAmos viver a vida, com a alma limpa , com a mente aberta para o que vale a pena, amarmos nossos filhos, nossos pais, nossos irmãos e dar valor a pequenos gestos, como um "bom dia", vc esta bem?, que Deus o abençoe, e assim afora.
Quero uma vida, mas real e menos irreal!!!!
Quero ser feliz hoje.. e não amanhã, pois so agora posso ser feliz, o ontem ja foi, não me pertence mais, e o futuro, é uma eterna incognita que não se tem resposta.
A anos a piscologia vem tentando entemder a pscopatia mas ao meu ponto de vista pscopatia não é um disturbio celebral e sim um estinto nós humanos nó evoluimos graças a pscopatia imagine um leão temta matar um coelho ele é um pscopata? não mas ai vem a questão que é bem discutida na sociedade animais comuns não tem raciocinio avançado mas ao meu ponto de vista isto esta errado pos eles vivem em sociedade e desimvolvem caracteriscas especificas a nossa evolução como raça avançada vem porque temos muitas carecteresicas especias como por exmplo somos a unica especie conhecida com polegarres opossitores que nos permitem segurar objetos de diversas formas e isso ajuda no desinolvimento tecnelogico somos nomade isso nos permite ta escalar e nadar com um certo nivel de avanço
Quarenta e tantos anos
e ainda consigo pegar rodovias internas
sem que ninguém perceba.
Guiando no limite,
vagando entre dois mundos,
entre o lúdico e o tédio,
entre a boca e os dentes,
entre o chão e o amor.
Às vezes fechando os olhos,
às vezes dias sem dormir,
às vezes o copiloto de lá
vira o piloto de cá
e eu tenho que mandar o de cá pra lá
para assegurar não deixar perder a linha que faço de estrada
e que me garante
o caminho de volta à sanidade.
Porque é isso que é uma linha muito,
mas muito fina,
e há quarenta e tantos anos
eu tenho medo de me perder dela
e me perder aqui dentro,
porque sei que não teria volta
e aqui fora seria um caos,
minha casca acabaria jogada num beco qualquer,
numa prisão ou num hospício,
por ter me perdido
abusando da mais perigosa das drogas,
a droga de querer estar fora do alcance
do mundo, das pessoas,
dessa vida áspera
e em um lugar seguro onde conheça tudo
e nada possa me atingir.
E é por isso que
há quarenta e tantos anos
enquanto me gritam ou mandam enumerar papéis,
viver sem respirar,
correr pra pagar as contas,
acreditar nos homens, nos bancos e nos juros
ou aprender fórmulas,
ao invés de pegar uma estaca
e enfiar entre seus olhos
para que me façam sombra em um dia de sol,
apenas sorrio e agradeço,
pois enquanto minha boca estica até as orelhas
meu piloto de fora
é mais uma vez copiloto aqui dentro
e estamos sumindo na estrada
fazendo toda essa dor maldita virar poeira.
2017
é domingo
o carro que dá partida é o mesmo há alguns anos
o caminho é quase o mesmo
a mesma estrada
os mesmos lamaçais
os mesmos vira-latas nas calçadas
as mesmas bicicletas
talvez sejam os mesmos os homens que ali vendem abacaxis
a senhorinha da barraca de verduras
ainda é a mesma
O paradoxo da pobreza material
e da riqueza
daquele ar romântico
e meio bucólico
são os mesmos
as mesmas galinhas nos quintais
o cavalo que puxa a carroça
o pasto
o curral
o Sol que reflete na vegetação
o trem que anuncia passagem
todos ainda são os mesmos
entro pela mesma porta
encontro ali
a mesma poltrona
a TV ligada no mesmo canal
o mesmo café
o mesmo bolo de fim de tarde
a rotina é a mesma
um passeio pelas plantinhas da varanda antes de pôr a mesa
uma indicação de um remedinho pra tosse antes de partir
exatamente a mesma Helena
exatamente o mesmo João
eu, que há muito já não sou a mesma
minha cor preferida já é outra
já não leio a mesma coleção de livros do Pedro Bandeira
já não vejo mais os filmes de antes
e a cada instante mudo um pouco mais
conservo exatamente a mesma vontade
de que aquilo contrarie o tempo e a natureza
e permaneça
naquele mesmo vazio de grandes construções
atrás daquele mesmo trilho de trem
e que a cada domingo que a vida guarde
baste atravessar a mesma estrada
o mesmo lamaçal
e aquele amor continuará ali
exatamente o mesmo
desde o meu primeiro abrir e fechar de olhos
há vinte e dois anos atrás
- Relacionados
- Mensagens de Aniversário
- Mensagens de Feliz Aniversário
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Feliz aniversário para pessoa guerreira e batalhadora
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Feliz Aniversário para Namorado
- Versos para Aniversário
