Andando na Mesma Direção
Por trás das janelas
Chove.
E a cidade parece a mesma para todos que passam apressados na rua, protegidos por guarda-chuvas e pensamentos que não se dizem em voz alta.
Mas basta olhar para cima.
Em cada janela acesa, há um mundo inteiro acontecendo.
Alguém corta legumes com cuidado.
Alguém se senta na cama, cansado demais para fazer qualquer coisa além de existir.
Alguém assiste televisão para não ouvir o próprio silêncio.
Alguém espera. Mesmo sem saber o quê.
Ninguém vê.
Ninguém imagina.
Compartilhamos o mesmo prédio, a mesma calçada molhada, o mesmo som da chuva —
mas não compartilhamos as mesmas dores, nem as mesmas alegrias.
A vida não é barulhenta como parece.
Ela acontece em gestos pequenos, repetidos, quase invisíveis.
E ainda assim, profundamente humanos.
Talvez seja isso que a chuva faça:
ela desacelera o mundo o suficiente para que a gente lembre
que todo mundo carrega uma história atrás de uma janela iluminada.
E que, no fim, estamos todos tentando a mesma coisa:
um pouco de abrigo.
Rosana Figueira
Se passa água no rio, não fica imaginando que é a mesma que passa nele o tempo todo. São assim as pessoas que passam em nossas vidas, que vão como as águas do rio.
A clareza nem sempre chega na mesma velocidade que o nosso coração deseja. Às vezes, insistimos em acreditar que o outro enxerga a vida com a mesma honestidade, transparência e intenção que nós. E, por isso, a ficha demora a cair.
Demorei para entender que nem todo silêncio é dúvida, e que nem toda ausência precisa de explicação. Hoje, observo atitudes, respeito os sinais e escolho preservar a minha paz.
Sou inteira. Não procuro alguém que me complete. Procuro, na amizade e no amor, pessoas que queiram compartilhar a caminhada com verdade, clareza e reciprocidade.
O resto, eu deixo seguir. Quanto a mim, sigo em paz, sem ressentimentos e sem insistências. Afinal, quem não escolhe fazer parte do meu presente — seja no afeto da amizade ou no amor — naturalmente encontra seu lugar no meu passado. 🌿
Alexsándra Duárte
De onde vem essa urgência de entregar aquilo que mal consigo sustentar?
Nem a mim mesma pertenço.
Talvez seja da juventude.
Talvez seja da vida.
Esse estranho costume de oferecer mais do que se possui.
A mesma árvore que fornece a sombra
Para lhe proteger do calor
ao meio dia, é a mesma que lhe tira a luz do sol, numa manhã bem fria. Assim é a humanidade, não existe perfeição! Em nenhum quesito...nenhum mesmo.
170914
Quando se amas, e és correspondido na mesma sintonia, a metamorfose acontece. Mitigar não é mais preciso. Não há mais sofrimento e os percalços inerentes, que noutro tempo atormentara a vida. Logo as feridas cicatrizam- se, o corpo regenera, mente e alma se acalantam e o coração envaidece!
251225
A vida me ensinou a não esperar nada dos outro, o possível de mim mesma, e tudo de Deus. Assim, sigo confiante no alento do divino e nos aprendizados da vida. Deus é amor, verdade e justiça, e todo aquele que vive em alinhamento com as forças universais do bem e do amor, servindo o próximo na vida com os talentos da compaixão, humildade, respeito e gentileza são também servos de Cristo, em corpo, alma, mente e coração.
A boca que ministra no altar não pode ser a mesma que destrói reputações nos corredores do templo (Tg 3.10). Toda pregação é comprometida pela contradição entre as palavras no altar e as ações destrutivas fora dele.
A mesma luz que cega o perverso ilumina o caminho do justo; a mesma dor que consome um, constrói o outro.
O DNA não determina quem você será. Ele oferece uma estrutura para a vida. Da mesma forma, a consciência não determina seu destino. Ela oferece a capacidade de escolher quem você decide se tornar.
Angola e Moçambique partilham a mesma situação: usaram a língua portuguesa para unir o país e hoje as cidades de ambos sofrem com a diminuição das línguas locais.
Houve uma garota em minha vida. Certamente, eu não ocupei a vida dela da mesma forma que ela ocupou a minha.
Ela era especialmente bonita. Tinha um sorriso pleno e uma convicção admirável, mas, ao mesmo tempo, carregava uma doçura e uma fragilidade que a tornavam única. Era diferente de tudo o que eu já havia conhecido. Não era daquelas pessoas que atraem todos os olhares ao entrar em um lugar, mas possuía algo raro: era inesquecível para quem realmente a percebia.
Hoje, imagino que tenha uma vida feliz. Faz tanto tempo que não a vejo ou tenho notícias dela que já não saberia dizer quem ela se tornou. Talvez a última vez que nos encontramos já tenha acontecido sem que eu soubesse. Talvez ela nem se lembre mais de mim.
E tudo bem.
Pode ser que ela nunca saiba o quanto marcou a minha vida. Pode ser que jamais descubra que algumas pessoas permanecem conosco muito depois de terem partido.
Ainda assim, gosto de pensar nela de vez em quando.
Espero que esteja feliz. Espero que a vida tenha sido gentil com ela. Espero que o sorriso que carregava continue iluminando os dias de quem tem a sorte de vê-lo.
Garota, onde quer que você esteja, desejo que encontre o mesmo amor que um dia despertou em mim.
E, se já o encontrou, desejo que ele jamais a abandone.
Você só conseguirá se relacionar com outras pessoas na mesma profundidade com a qual você se conecta consigo mesmo.
Quem é raso consigo mesmo está fadado a viver relações igualmente superficiais, isso explica as atuais relações miojo, que só duram alguns minutos e o sabor é superficial.
