Amor Sincero e Nao Correspondido
Era um dia de primavera num dia que ficaria para a história das nossas vidas, dos nossos avós, dos nossos pais e da nossa geração um dia que só tem um nome LIBERDADE.
Era um Abril de amigo Abril de trigo.
Abril de trevo e trégua e vinho e húmus e amor e aventura.
Abril de novos ritmos novos rumos pelas estradas, pelos céus e pelos mares.
Era um Abril comigo Abril contigo e com o povo português.
Ainda só ardor e sem ardil mas muito amor e alegria.
Abril sem adjectivo Abril de Abril.
Uma primavera de cravos e vinhos e fado.
Era um Abril na praça Abril de massas ouvindo os fadistas e os copos de vinho a tocarem de forma cintilante.
Era um Abril na rua Abril a rodos pelas ruas de Portugal.
Abril de sol que nasce para todos e todo o nosso encanto.
Abril de vinhos e sonhos em nossas taças.
Era um Abril de clava Abril em acto.
Em mil novecentos e setenta e quatro.
Era um Abril viril Abril tão bravo e aventureiro.
Abril de boca a abrir-se Abril palavra e gritando ao mundo VIVA A LIBERDADE VIVA A LIBERDADE.
Esse Abril em que Abril se libertava pelos mares e pelos céus.
Era um Abril de clava Abril de cravo e vinho e amor.
Abril de mão na mão e sem fantasmas mas sim de anjos e deuses.
Esse Abril em que Abril floriu nas armas e nas garrafais.
Este dia é um canteiro de obras do amor e aventura.
Com flores todo o ano a encantar Lisboa e Portugal.
E veleiros lá ao largo do amor.
Navegando a todo o pano e beijando o amor.
E assim se lembra outro dia febril de prazer e excitação pela LIBERDADE.
Que em tempos mudou a história das nossas vidas.
Numa madrugada de Abril,
Quando os meninos de hoje já são homens e guerreiro e heróis.
Ainda não tinham nascido e já eram heróis e guerreiros.
E a nossa LIBERDADE.
Era um fruto prometido,
Tantas vezes proibido mas vamos festejar.
Que tinha o sabor secreto da LIBERDADE.
Da esperança e do afeto da LIBERDADE.
E dos amigos todos juntos a gritarem LIBERDADE.
Dbaixo do mesmo teto.
Nós temos sempre necessidade de pertencer à alguma coisa; e a liberdade plena seria a de não pertencer a coisa nenhuma mas sim de termos o prazer de desfrutar a vida.
Mas como é que se pode não pertencer à língua que se aprendeu, à língua com que se comunica, e neste caso, a língua com que se escreve e grita se LIBERDADE.
Se o leitor, o leitor de livros da LIBERDADE E DO AMOR E AVENTURA; aquele que gosta de ler, não se limitar à quilo que se faz agora, se ele andar pra traz e começar do principio, e poder ler os primitivos e os grandes cronistas e depois os grandes poetas românticos e aventureiros, a língua passa a ser algo mais que um mero instrumento de comunicação, transformando-se numa mina inesgotável de beleza e valor, de amor e numa só palavra LIBERDADE.
VIVA A LIBERDADE.
VIVA A LIBERDADE.
VIVA A LIBERDADE.
VIVA A LIBERDADE.
Era um dia de primavera num dia que ficaria para a história das nossas vidas, dos nossos avós, dos nossos pais e da nossa geração um dia que só tem um nome LIBERDADE.
Era um Abril de amigo Abril de trigo.
Abril de trevo e trégua e vinho e húmus e amor e aventura. Abril de novos ritmos novos rumos pelas estradas, pelos céus e pelos mares.
Uma primavera de cravos, vinhos e fado.
Aquelas manhãs em que acordamos às 6h da manhã, antes do alvorecer, subimos numa colina para admirar o céu povoado e o sol brilhar de forma cintilante,
E dizia sempre às nossas almas : Quando abarcarmos esses mundos pelo universo fora e o conhecimento e o prazer que encerram e nos admiram em segredo, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?
E minha alma disse: Não, uma vez alcançados esses mundos prosseguiremos no caminho e iremos festejar caminhando e cantando pelo mundo fora. Amanhã de manhã, quando sentirmos o cheiro da natureza e dos pássaros cantarem de alegria só de te poder a sair á rua para sentirem o teu coração puro e belo.
Vou pedir o café para nós dois,
te fazer um carinho e depois te sentir e
te envolver em meus braços e te beijando todinha e aquecer te bem flor charmosa e linda.
E em meus abraços
Na desordem do quarto esperar por ti meu anjo sem asas.
Lentamente tu irás despertar. E te amar na manhã e no topo da colina apreciamos a vista para novos mundos.
Amanhã de manhã,
nossa chama outra vez tão acesa e apaixonante.
E o café esfriando na mesa
Esquecemos de tudo.
Sem me importar.
Com o tempo correndo lá fora e nós desfrutarmos dos sabores da terra.
Amanhã nosso amor não tem hora,
Vou ficar por aqui apreciar a beleza dos mares e dos céus.
Pensando bem...
Amanhã eu nem vou trabalhar mas sim até a ti e pegar em ti e irmos navegar pelos mares. E além do mais, temos tantas razões para ficar as temos também razões para conhecermos o mundo.
O mundo nos chama, sítios lindos e especiais que temos de conhecer, porque uma vida banal só terás histórias banais para contar e escrever, mas uma vida aventureira terás histórias apaixonantes e aventureiras para contar e escrever, e o mundo poder se deslumbrar e se apaixonar.
Amanhã de manhã,
Eu não quero nenhum compromisso, mas sim uma viagem pelo mundo fora.
Tanto tempo esperamos por isso e agora, desfrutemos de tudo meu anjo sem asas juntinhos, aconchegados bem melhor..
Quando mais tarde
Nos lembrarmos de abrir a cortina e esquecermos o mundo.
Já é noite e o dia termina, e agora vamos viajar pelas estrelas nos céus de Portugal e da Europa.
A lenda do navegador português e espanhol 🇵🇹🇪🇦
Que se apaixonou pela viagem da sua vida no seu navio do amor.
Desde o 1 dia em que te vi, te beije na testa, te abracei, senti o teu cheiro único e cheiroso e o teu coração e te vi a sorrir de alegria e feliz nos céus de Portugal bem juntinhos. Simplesmente sabíamos que íamos viver a vida com paixão ardente e uma aventura apaixonante.
Foi há muitos e muitos anos já, desde que eu apanhei o meu navio num reino ao pé do mar. Eu disse...
Como sabeis todos, vivia lá
Aquela que eu soube amar e desfrutar e fazermos amor no navio com as estrelas por cima de nós.
E vivia sem outro pensamento porque te admira como pessoa e como mulher que és.
Que amar-me e eu a adorar de poder ver te e beijar-te.
Eu era criança e ela era criança, agora homem e mulher apaixonados pela vida.
Neste reino ao pé do mar;
Mas o nosso amor e amizade era mais que amor e amizade. Sangue português e espanhol bem quente que eu te deixava e nunca passas frio...
O meu e o teu a amar;
Um amor que os anjos do céu vieram a ambos nós invejar e nos felicitar pela alegria que davamos ao mundo e pela paz pura que transmitimos.
E foi esta a razão por que, há muitos anos,
Neste reino ao pé do mar que pensava em ti, no teu olhar, no teu cheiro, no teu coração puro e belo e no teu sorriso contagiante e charmoso.
Um vento saiu duma nuvem, gelando e me aquecendo ao mesmo tempo.
A linda que eu soube amar;
E o seu parente Português e Espanhol veio de longe a me a tirar,
Para a fechar no paraíso para ficar feliz e charmosa como a lua e as estrelas.
Neste reino ao pé do mar.
E os anjos, menos felizes no céu ficavam mais felizes,
Ainda a nos invejar...
Sim, foi essa a razão (como sabem todos que nos adaptar às mudanças da vida.
Neste reino ao pé do mar)
Que o vento saiu da nuvem de noite gelando e aquecendo a que eu soube amar.
Mas o nosso amor era mais que o amor, era o universo a conspirar a nosso favor.
Porque não estavamos, mas ao mesmo tempo estavamos juntos porque os nossos corações e desejos eram idênticos como almas gêmeas.
De muitos anos depois mais velhos a amar a gente voltava-se a encontrar na natureza do ribatejo,
De muitos de mais meditar,
E nem os anjos do céu lá em cima,
Nem demônios debaixo do mar. Éramos e somos iguais em muita coisa, somos fogo quente, somos aventureiros e amamos viver e sentir a vida....
Poderão separar a minha alma da alma da linda que eu soube amar.
Porque os luares tristonhos e únicos só me trazem sonhos e desejos ardentes e apaixonantes...
Da linda que eu soube amar;
E as estrelas nos ares só me lembram olhares vindos de ti miúda gira e fofa.
Da linda que eu soube amar;
E assim estou deitado toda a noite no navio com as estrelas por cima de mim e vendo a estrela mais cintilante da galáxia que é Vênus ou Marte..
Do meu anjo, meu anjo, meu sonho e meu fado,
No amor e na amizade e aventura ao pé do mar,
Ao pé do mar eu sou feliz e navegarei sempre no navio do amor e da felicidade e aventura.
O mundo nos chama, sítios lindos e especiais que temos de conhecer, porque uma vida banal só terás histórias banais para contar e escrever, mas uma vida aventureira terás histórias apaixonantes e aventureiras para contar e escrever, e o mundo poder se deslumbrar e se apaixonar.
Amanhã de manhã,
Eu não quero nenhum compromisso, mas sim uma viagem pelo mundo fora.
Olho para o dia em que comecei a falar contigo Duquesa de Portugal e descobrimos que beijar uma flor rara e especial do jardim de jasmin é um prazer e um privilégio de poder viver e sentir e apreciar a tua beleza interior e exterior.
Tu não só mexes com o mundo como moves mundos e montanhas eu como pessoa penso e admiro a tua essência e pureza.
Um dia nós percebemos que as mulheres especiais têm instinto caçador inigualável de fazer o mundo sorrir de alegria e felicidade.
Um dia descobrimos que te apaixonares pela vida é inevitável.
Um dia percebemos que o comum não nos atrai mas sim a pureza e a essência pura...
A vida de uma pessoa pode ser uma comédia e uma loucura, uma aventura ou uma história de superação e de glória, sucesso e amor eterno. Mas pode ser também um drama e suspense ou uma tragédia ou a monotonia da não mudança pelo mundo fora.
Porque todos nós meu amor temos tudo isso em nossas vidas. Eu por exemplo eu a lenda o famoso poeta portugues e espanhol com as suas enumeras conquistas, glória e aventuras fascinantes pela Europa fora que até os deuses e os aliens pelo o universo fora se fascinam com a lenda do famoso poeta. O que muda é como editamos as nossas vidas, em quais experiências mantemos o foco e motivação e sobre o que falamos e escrevemos.
Eu vou fazer isso em qualquer lugar. Porque é a minha cidade velhinha.
Cabe a ti, Vila Franca de Xira.
Vila Franca de Xira cheirosa.
Vila Franca de Xira aventureira.
E ainda me lembro quando nos deitavamos no campo nas lezirias e a beber um vinho e festejar-mos e desfrutarmos dos sabores Ribatejanos com as estrelas por cima de nós.
E quando fazíamos festas nas grutas do monte gordo e povos nos tempos antigos, e eramos felizes e caminhávamos pelas colinas de vila franca de xira.
O poeta espanhol que viveu a vida intensamente com paixão ardente e foi feliz.
Todas as manhãs de maio o mais aventureiro dos meses em que acordava às 6h da manhã, aquelas brisas germina e dóceis a bater na casa e chamá-lo
Lilases do jardim de jasmin da terra viva de amor, mistura de alegria e aventura
Memória e desejo e paixão ardente pela vida, aviva
Agônicas raízes com a chuva da primavera e do cheiro do verão.
O inverno nos agasalhava em volto das lareiras e eggnogs natalícios com músicas de natal, envolvendo estrelas e flocos de neve.
A terra em neve deslembrada e apaixonada. nutrindo aquele momento em que a sua alma gêmea lhe dizia assim em todos os natais, meu homem, meu amor meu poeta, como não amar isto meu Botafogo, A tua infância e juventude de alegria e felicidade á adolescência, foste militar, de soldado passas-te a atleta, de desportista passas-te a poeta e romântico, de escritor, passas-te ao comediante e eletrizante de todo o mundo e falado por todos, e ainda te tornaste um grande campeão na luta pela vida. Como não amar isto meu Botafogo meu poeta...
Com secos tubérculos o que ainda restava de vida.
No verão íamos navegar pelos mares no nosso navio e pelos céus no nosso balão de ar do amor; A nossa vida de amor e Shakespeariano, caindo do Starnbergersee do amor.
Com um aguaceiro, no inverno íamos fazer sempre alpinismo e montanhismo pelos Alpes na Europa e no famoso Kilimanjaro na especial Tanzânia. Paramos junto aos pórticos e nos beijamos
E ao sol caminhamos pelas aleias de Hofgarten e dizemos sempre, somos felizes e apaixonados pela vida.
Tomamos café todas as manhãs no jardim de jasmin, e por uma hora conversamos e cantamos.
Quando éramos crianças, na casa do arquiduque,
Íamos sempre passear de trenó e desfrutar do som do silêncio e da natureza e brincar com a neve.
E eu dizia. Meu anjo,
Meu anjo, agarra-te firme. E encosta abaixo deslizamos e riamos.
Nas montanhas, lá, onde livre-te sentes.
Leio muito à noite, e viajo para o sul durante o inverno na minha mente até aos confins da terra e do universo, sonho em conhecer outros mundos e outros universo e outros povos de toda a galáxia.
Que raízes são essas que se arraigam, que ramos se esgalham em
um feixe de imagens fraturadas e amadas, batidas pelo sol,
E as árvores vivas que te abrigam,
Que te consola o canto dos grilos,
E o rumor de água a latejar na pedra seca e adoçar-te. Apenas,
uma sombra medra sob esta rocha escarlate e cintilante.
(Chega-te à sombra desta rocha escarlate),
E vou mostrar-te algo distinto meu anjo meu poeta.
De tua sombra a caminhar atrás de ti quando amanhece e acordamos.
Ou de tua sombra vespertina ao teu encontro se elevando e me amando;
Vou revelar-te o que é o amor e a felicidade num punhado de pó.
Aquelas manhãs frescas da vida, recomeço e sinto o cheiro dos orvalhos onde o sol se molha e me aquece.
Nova canção de amor e novo preço da felicidade.
Do ridente triunfo que nos olha.
Larga e límpida luz donde se vê tudo o que não ainda fiz. Dormia e germinei;
Tudo o que até de noite luta e crê ser um Deus grego
Na força eterna que o semeou e o tornou num guerreiro.
Um aceno de paz em cada flor e estrela;
Um convite de guerra e paz em cada espinho e aperto de mão;
E os louros do perfeito vencedor e gladiador e campeão.
À espera de quem passa no caminho.
VIVA A VIDA INTENSAMENTE.
O inverno nos agasalhava em volto das lareiras e eggnogs natalícios com músicas de natal, envolvendo flocos de neve. Nutrindo o momento em que a sua alma gêmea lhe dizia em todos os natais, meu homem, meu amor meu poeta, como não amar isto meu Botafogo, A tua infância e juventude de felicidade. Foste militar, de soldado passas-te a atleta, passas-te a poeta, de escritor a comediante e eletrizante de todo o mundo e falado por todos, e ainda te tornaste um grande campeão... Como não amar isto meu Poeta.
Poema de Vila Franca de Xira.
A lenda viva de um guerreiro e poeta vilafranquense que nasceu numa das cidades mais antigas da Europa que ele simplesmente se dedicou à arte militar, psicologia, filosofia e á poesia.
Que viveu nas terras do Ribatejo, e desde 1236 que é falado e admirado por muitos desde então.
Vila Franca de Xira da palavra Árabe as-Shirush.
Que foi fundada nos tempos áureos loucos e aventureiros da Europa antinga
Fundação do município
(ou foral) 1212
E assim começou a Lenda viva e dito assim no seu encanto.
Comece a espalhar as notícias, eu vou embora hojeporque vi Vila Franca de Xira Crescer e se tornar épica e linda.
Eu quero fazer parte disso, porque o nascer do sol e o por do sol é contangiante e maravilhoso, ai Vila Franca de Xira linda, Vila Franca de Xira cheirosa do jardim de jasmin.
Esses sapatos vagabundos estão desejando se perder pelas terras das lezirias e cavalgando pelas planícies.
Bem no coração disse, ai
Vila Franca de Xira cheirosa, Vila Franca de Xira Linda.
Eu quero acordar, em uma cidade que não dorme desde 1212.
E descubra que eu sou o rei e o poeta da colina do sável e das lezirias e do monte gordo.
Topo da pilha do monte gordo no miradouro em que tínhamos as nossas aventuras e desejos ardentes e apaixonantes.
Esses azuis da cidadezinhadesde 1212 fazíamos fogueiras e cantávamos nas grutas.
Estão derretendoe nos aquecendo.
Vou fazer um novo começoe ver o mundo no topo do monte gordo no miradouro.
Na velha Vila Franca de Xira.
Se eu conseguir chegar lá, chegarei a qualquer lugar no mundo.
Cabe a ti, Vila Franca de Xira épica, Vila Franca de Xira aventureira.
Vila Franca de Xira de festas, Vila Franca de Xira de fados tradicionais.
Eu quero acordar em uma cidade que nunca dormepara poder abrir um vinho nas lezirias e apreciar a paisagem do campo e das estrelas a iluminar a cidade velhinha do Ribatejo.
E descobri que sou o número um, no topo da lista, porque eu sou uma cidade do futuro.
Rei da colina, número um, poeta e conquistador do miradouro e das lezirias.
Esses azuis da cidadezinha estão derretendopelos céus do Ribatejo e de Vila Franca de Xira.
Vou fazer um novo começo para desfrutar e acordar com um manto de neve e poder admirar a cidade debaixo de um manto de neve e a beber eggnogs natalícios.
Na velha Vila Franca de Xira desde 1212.
ESe eu conseguir chegar lá irei conquistar as lezirias.
Eu vou fazer isso em qualquer lugar. Porque é a minha cidade velhinha.
Cabe a ti, Vila Franca de Xira.
Vila Franca de Xira cheirosa.
Vila Franca de Xira aventureira.
E ainda me lembro quando nos deitavamos no campo nas lezirias e a beber um vinho e festejar-mos e desfrutarmos dos sabores Ribatejanos com as estrelas por cima de nós.
E quando fazíamos festas nas grutas do monte gordo e povos nos tempos antigos, e eramos felizes e caminhávamos pelas colinas de vila franca de xira.
Vila Franca de Xira velhina possui um património histórico-cultural vastíssimo e de diferentes tipologias e que nós amamos. Caracterizado pelas assimetrias geográficas e pela continuada fixação das populações apaixonadas desde os tempos pré-históricos das suas aventuras e conquistas até à atualidade, ao longo das margens ribeirinhas do Tejo e nos montes sobranceiros fazíamos amor e festas que em épocas remotas e no decurso da história eram um eixo estratégico de defesa do território para lutarmos e vencer.
A excelente localização revela um valioso e extraordinário património natural de rara beleza para apreciamos e sentirmos a beleza da velhinha cidade. - O Rio Tejo e a Reserva Natural do seu Estuário – única na Europa que fazia a gente mergulhar no Tejo e fazermos amor com os golfinhos a passar ao lado; o esplendor das suas Lezírias e Mouchões e a imponência dos seus montes aventureiros.
Este território foi palco de estruturas defensivas que o marcaram ao longo da história e nos encantando e revelando-se em diferentes testemunhos e vestígios da história e património Cultural que nós admiramos:
Monte dos Castelinhos na Castanheira que faziamos festas, Estação arqueológica do período romano que dançavamos e cantávamos; Castelos árabes e medievais de Povos e Castelo de Alverca que simplesmente faziamos loucuras lá e que os deuses admiravam; Linhas defensivas de Torres Vedras-Observatório de paisagem de Alhandra e Centro interpretativo do Forte da Casa que permitia o Adão e Eva se fascinar com lendário guerreiro e poeta vilafranquense; e assim reja a lenda viva desde 1236 nesta cidade velhinha do Ribatejo e da Europa.
Podemos estar afastados e um pouco longe, mas os nossos corações unificados num só estão juntos. Posso estar longe mas é como se estivesse ao teu lado agora aquecer te e dar te amor meu anjo sem asas.
Quando olho para as estrelas, consigo sentir-te a tua beleza interior e exterior, consigo cheirar o teu cheiro único, sentir o teu calor simplesmente.
Olho para o mar e vejo os teus olhos cintilantes lindos, cheiro as flores e as rosas e sinto o toque dos teus lábios doces e o teu sorriso contagiante.
És linda, és gostosa como o mel, és fascinante como o universo. És aquela criatura mais bela nesta terra que adoro olhar, sentir, cariciar, e passar as minhas mãos e os meus lábios pelo teu corpo até ao teu coração.
A aventura épica de um romancista indescritível e irresistível.
Pelas manhãs andava pelos bosques escrevendo poemas e bebendo vinho caseiro e me inspirando nos teus olhos azulados como os céus, me agarrando ao teu cheiro gostoso e único que me pardaliza e me fazia escrever poemas até ao anoitecer. Durante as noites pedia-te para me tocares umas valsas junto à lareira, me desfrutando só de te sentir-te junta a mim e me encantar e me fascinar com a tua beleza e sabedoria de viveres a vida insaciávelmente cheia de paixão.
A melhor liberdade é quando você se livra do que te faz mal.
Olho para ti e penso, só vos peço uma coisa....
Que me permitis servir-vos e venerar-vos, como Lancelot serviu e venerou Guinivere. Doce e maravilhosa Flor charmosa do jardim de jasmin, permitir-me-eis fazê-lo?
Sim. Posso beijar a vossa mão? És o mundo.
"Às vezes, no clarão da madrugada vejo teu sorriso estampado, em cada nuvem, em cada estrela. Às vezes, é inevitável, não pensar em você eu confesso, que não dar pra viver assim tão longe de você".
"Só, mesmo o tempo é dono de si, nem a rosa mais linda, é dona de si. Tudo se leva um tempo para brotar, o que existe de verdadeiro mais puro e lindo".