Amor Sem Sofrimento
Choro de amor
E passamos junto muita coisa
dos nossos olhares muito perdeu
fui teu no amor, a saudade poisa
hoje, no tudo se foi, tudo morreu
Sei que é outra a sua jornada agora
que a nossa paixão no tempo ficou
que o coração está em diversa hora
e que o teu sorriso por mim gorou
Assim, o destino se fez em realidade
sem piedade de nosso amor zombou
deixando na poesia muita saudade
louca, e o rastro de não mais voltou
E nesta ressequida saudade dorida
ainda no peito o silêncio do seu olhar
que insiste em não dar a sua partida
restando a solidão na alma a chorar
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
02/06/2016, 12'00" – Cerrado goiano
Pra começar, a felicidade é um amor pela vida. Ter perdido toda razão para viver é abrir um abismo de sofrimento. Mesmo que as circunstâncias externas sejam importantes, o sofrimento, assim como o bem-estar, é essencialmente um estado mental. Entender isso é o pré-requisito chave para uma vida que vale ser vivida.
REGÊNCIA (soneto)
Como quisesse poeta ser, delirando
As poesias de amor, nas rimas afora
O beijo, o abraço que o desejo cora
A solidão assediou e trovou nefando
Vazios estros, de voo sem comando
Sombrios, que no papel assim espora
Os versos, sangrando e uivando, chora
Implora, num rimar sem ser brando...
Estranho lampejo, assim compungido
Que dói o peito, sem nenhum carinho
Quando a prosa era para ser de paixão
Então, neste turbilhão me vejo perdido
Onde o prazer se faz tão pequenininho
Vão... e a desilusão é quem regi a mão!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
10 de março de 2020 - Cerrado goiano
Olavobilaquiando
EM CONFISSÃO (soneto)
Meu amor, minha paixão (dor e o contento)
Meu fado azarão, dedo turvo na predileção
O meu devaneio vestido, e desnudo o alento
Quanto o vulgo, sentimento, pura desilusão
Santo confessor! Ao meu flagelo fique atento
Sabeis tudo, tudo.... - dos segredos do coração
Meus lamentos, em vão, desastrado juramento
Nas juras, ao luar, evolou só insensata emoção
Um cativo na noite infinita, ó noite tão infinda
Sabeis que sem afeto o mundo é uma mentira
E que rude é a lágrima que escorre tão sofrida
Eis o meu amor, quebrável, em súplicas ainda
Santo confessor! Deste desventurado caipira
Quem pode detê-lo sem pô-lo de partida? ...
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
28/03/2020, 23’13” – Cerrado goiano
O que é o amor?
uma bela porcaria...
O Amor e a Dor andam juntos no mesmo terreno!
preferível se manter no limbo.
Se não deu certo uma, não dá certo duas, se não deu certo duas, não dá certo nunca, escravo do amor foi o papel que eu fiz, paguei os meus pecados e fui muito infeliz.
Olha a mensagem que chegou
Um coração vermelho e um “oi, amor”
Logo agora que eu tava te esquecendo
Você vem do nada
Já esqueceu que me deixou sofrendo
Pela Lei
Eu não tenho que falar contigo.
Não me chama de amor.
Compreendi mas não me importo com tua dor.
Tu nunca mais serás possível abrigo.
Te odeio. Tu mentiu!
Não escutarei nada que disser
pois me causará febril
estado de ser.
Te anule e nem assim me importarei.
Só quero que cale a boca e suma!
Sou a inquebrável lei
e, tu, frágil pluma.
Enferma
Não vou voltar!
E, se voltar, não vou ficar.
Não, não, não. Tu pinicas
minha pele, como enfermidades finitas.
Se caso me curar,
longe de ti quero estar.
Tortura
Não sei porque te aguento,
nem como. Pra que serve
minha diminuição-lamento?
Tu diz me amar mas quando teu sange ferve
me torno tudo aquilo que não presta.
É falta de consideração o jeito
que me tratas. Agora a fresta
fresca aberta nas vísceras minhas dói feito
as ardentes palavras por ti proclamadas.
UM AMOR CERRADO (soneto)
Cala-se o triste olhar. Anina o sentimento
E a deslizar pelo rosto mudo, a dor vencida
No exilio tão áspero dum vazio sentimento
Em uma lágrima de choro e de cor abatida
O horizonte se põe, nublado, suspira o vento
Algente, as sensações estão assim de partida
Pura! Frutificando na paz o ardente sofrimento
E a alma incrédula, ainda, não está convencida
Das gotas do pranto, abrasador as lembranças
E pela saudade a sofrência em estreitas tranças
Amarra o peito, apouca, e pelo clamor escorre
E sob o pesar tão cavado e magro, que tortura
Do sonho e as privações dos planos, - fulgura,
A dor, do derradeiro amor que cerra. E morre.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
06/07/2020, 06’45” – Triângulo Mineiro
Olavobilaquiando
Noites vazias, traz pensamentos cheios. Madrugadas silenciosas, traz o grito do silêncio. Um amor incorrespondido, traz dor e sofrimento.
Apagar de mim um eterno amor
Eterno cheiro de aconchego
Eterno olhar de ‘’que te quero’’
Eterno pensar de logo estarei ai
Eterno sonhar que para ti vivi
Eternos trejeitos que só você tem
Eterno falar que mal me faz bem
Eterno andar que de longe ‘’invem’’
Eterno parar que sem força contem
Eterno chegar que demora e enrola
Eterno sair que me deixa sem hora
Eterno lutar por quem é e será
Eterno cansar pelo que nunca mais verá.
Eterno é aquilo que parte de mim se torna
Eterno é de mim, quando eu fui embora
Eterno é pensar que um dia estarei ai
Eterno é lembrar que um dia estive ai
Eterno é querer você
Eterno é ter você
Eterno é não te querer querendo
Eterno é não te ter te tendo
Eterno é você ir pra logo mais voltar
Eterno é pensar que um dia eu vou estar
Eterno é saber que esta bem
Eterno é saber que quero te ver bem
Eterno é a confusão de que te escrevo
Eterno é a razão para que te escrevo
Eterno amor que por ti carrego
Eterno será se,
Como,
Com quem,
Você saberá.
UM LINDO AMOR PRA MIM UM DIA SORRIU.
MAS O AMOR NÃO É FÁCIL PARA NINGUÉM.
QUANDO SENTES QUE JÁ SABE, QUE AQUELA É A PESSOA CERTA,
O MUNDO SE VOLTA E TIRA-TE O QUE NÃO TEM.
MUNDO ESSE, BELO E VORAZ, UM DIA SÃO FLORES E OUTROS ONDES ESTAS?
CRIA-SE FORÇAS, SOLTA-TE DE AMARRAS
DE ONDE A VIDA TE PRENDE
E O MEDO TE AFAGA.
ONDE JAZ UMA PESSOA FELIZ E CONTENTE
HOJE SOFRE EM UM LIMBO CRESCENTE
MAS AMAR É ASSIM MESMO,
SORRIR, SOFRER, VOLTAR AO COMEÇO.
PRA ONDE IR QUANDO NÃO TENS MAIS CHÃO?
PRA ONDE VOAR, QUANDO ASA JÁ NÃO TEM?
ONDE MORAR, QUANDO SUA CASA NUNCA EXISTIU?
DE ONDE SAIR, QUANDO NUNCA SE PERMITIU?
UM LINDO AMOR, PRA MIM, UM DIA SORRIU.
O que passamos por um sentimento chamado "amor" nem sabemos se realmente é, mas já estamos sofrendo. Valorize-se, não se deve sair por aí sofrendo por qualquer um.
O amor que recebemos de Deus também nos faz amar. A liberdade que alcançamos nos faz libertar também. E assim o ciclo nunca chega ao fim. Por ser amado, amo. Porque sou perdoado, perdoo. Se sou libertado, liberto. Por estar saciado, sacio. Porque estou esclarecido, esclareço.
O dom recebido se desdobra em serviço.
dizem que amor verdadeiro e aquele que queremos estar sempre junto, e queremos que dure eternamente. Tenho um amor verdadeiro pelo meu dinheiro,pena que ele nao sinta o mesmo pois mesmo antes da metade do mes ele some.Agora vem me ver as vezes fica um dois dias comigo e vai embora denovo.SOFRENCIA!
A única coisa que rende o ódio é o amor. Por isso, nunca devolva o mal que te fazem, apenas ensine o que é o bem.
