Amigo a Gente Sente
A Bússola Quebrada
Você sente? Esse ruído incessante, essa vibração no ar. É o eco de uma guerra fria que se recusa a morrer, um fantasma que assombra nossas conversas e congela nossas decisões. De um lado, o socialismo. Do outro, o capitalismo. Rótulos. Caixas. E nós, no meio, exaustos de uma batalha que não nos pertence.
Perguntamos "quem é melhor?", mas a pergunta já nasce errada. Enquanto as bandeiras são agitadas, a nossa verdadeira pátria, a "pátria educadora", adoece em silêncio. Nossas salas de aula se esvaziam de propósito, nossos jovens perdem o rumo, e nós continuamos a discutir o mapa, sem nunca dar o primeiro passo.
E se a resposta não estiver em nenhum dos lados?
Então, pare por um instante. Respire. Convido você a fazer um exercício: desvie o olhar das laterais. Ignore a direita, ignore a esquerda. Agora, olhe para a frente. Para o horizonte vasto de possibilidades que se abre quando abandonamos as velhas trincheiras. É lá que devemos procurar as respostas, não apontando o dedo, mas nos perguntando, com humildade: "Onde nós estamos errando? Será que estamos realmente pensando no outro?".
Algo dentro de nós está mudando. Conceitos que pareciam sólidos como rocha, como "moral" e "ética", hoje parecem se dissolver na maré do tempo. A nossa bússola interna parece ter perdido o norte. Clamamos por liberdade, um grito que ecoa em cada esquina, mas talvez estejamos confundindo liberdade com ausência de limites. Queremos ser livres, mas esquecemos que a liberdade floresce na responsabilidade.
É como entregar o leme de um navio a uma criança em meio à tempestade. Ela tem a liberdade de girá-lo para onde quiser, mas não tem a maturidade para entender as estrelas, as correntes, o destino. A liberdade sem sabedoria não é um voo, é uma queda.
Vemos a nobre ideia de uma sociedade que cuida de todos ser confundida com uma permissão para o caos. E vemos a força do capital, que poderia erguer nações, se tornar a ferramenta da ganância nas mãos de quem não tem o caráter para guiá-lo. O poder exige uma alma à sua altura, uma pessoa cuja sinceridade e responsabilidade sejam impecáveis.
Então, chega de olhar para o próprio reflexo. É hora de olhar em volta.
E aqui, a resposta se revela, não na filosofia, mas na pureza da matemática. Imagine a Direita (d) e a Esquerda (e) não como inimigos em uma linha reta, mas como duas forças que partem do mesmo ponto, formando a base de algo novo. Um ângulo reto. Uma fundação. O que acontece quando somamos suas potências? Pitágoras nos ensina:
Onde f é a Frente. O Foco. O Futuro.
A nossa jornada para frente não é a vitória de um lado, mas a resultante da união. É pegar a melhor qualidade de um e a melhor qualidade do outro. A disciplina e a inovação de um lado; a compaixão e o senso de comunidade do outro. Juntos, eles não se anulam. Eles se potencializam, criando um caminho muito mais longo e firme do que qualquer um poderia traçar sozinho.
Vamos parar de travar a guerra dos nossos avós e começar a construir o mundo dos nossos filhos. Juntando o que temos de melhor, para finalmente, e juntos, caminharmos para a Frente.
Às vezes você sente que é tudo que importa.
Às vezes você sente que não vale a pena.
Sua cabeça te confunde, perde o sentido do que é amar.
Será que ama mesmo?
Ou só quer amar?
Será que é importante mesmo?
Será que vai trazer felicidade, paz e sentimento de pertencimento ao amor?
Ou é um sentimento disfarçado de carência?
Às vezes você tem certeza que é essa pessoa.
Mas às vezes você não sabe sequer se encontrou você mesmo.
E o sentimento destroça quando vem a pergunta:
e se essa pessoa não sentir o mesmo?
O que é pra você… pode não ser pra ela.
É possível que essa pessoa seja o amor da sua vida,
mas você não seja o da vida dela?
É possível ser a pessoa certa pra você,
e mesmo assim não acontecer nada…
porque ela não quer?
Me diga:
o que é o amor?
Alguém sabe de verdade o que é?
O mindset é a ponte que une o que você sabe ao que você sente.Quando ele está alinhado ao amor, o conhecimento ganha propósito, a disciplina se torna leve e os resultados fluem com sentido.O verdadeiro mindset da excelência é aquele que serve, cria e transforma com amor.
Será que sente o mesmo?
Desde que te vi, algo em mim mudou,
teus olhinhos puxadinhos castanhos me prenderam,
teu cabelo curtinho balançando ao vento,
teu sorriso… aaah, teu sorriso me desarmou.
E sem perceber, meu coração se perdeu em ti.
Tentei fingir que era só amizade,
mas cada palavra tua me fazia sonhar.
Será que você sente o mesmo?
Ou sou eu que insisto em acreditar?
Te vejo e o mundo desacelera,
meu peito aperta, minha mente congela.
Talvez eu seja só mais um,
mas pra mim… você já é aquela. 💔✨
Carta ao que ainda sente
Anápolis, 27 de outubro de 2025
Hoje, escrevo não para o mundo, mas para mim. Para aquele que há vinte anos rabiscou num caderno uma verdade que ainda pulsa:
“O verdadeiro solitário é aquele que, mesmo rodeado de milhares, ainda se sente sozinho.”
Essa frase me define mais do que qualquer outra. Porque, ao longo da vida, não busquei apenas coisas — busquei sentidos. Amor que não machuca, felicidade que não se esconde, alegria que não precisa de plateia. Busquei companheirismo sem cobrança, aceitação sem máscaras, silêncio que não fosse abandono.
Mas o mundo mudou. Ou talvez tenha apenas se revelado. As relações se tornaram rasas, os sentimentos, ensaiados. Aprendemos a fingir tão bem que esquecemos como é sentir de verdade. E, nesse teatro diário, o “está tudo bem” virou nosso papel principal. Dizemos isso mesmo quando não está. Porque admitir tristeza virou sinônimo de fraqueza. E fraqueza, hoje, não é aceita.
Estar doente, estar triste, se sentir sozinho — tudo isso virou sinal de que algo está errado com você. Então nos condicionamos. A sorrir por fora e chorar por dentro. A incentivar o outro quando, na verdade, era a nossa alma que pedia por incentivo. A oferecer colo quando o que mais queríamos era um abraço silencioso.
Ser forte o tempo todo cansa. Mas fingir força o tempo todo… isso esgota.
E aí, aquela pergunta que me fizeram anos atrás volta a ecoar:
Você vive ou morre todos os dias?
A resposta continua a mesma:
Eu não sei.
Mas talvez escrever isso seja um começo. Talvez admitir que não sei seja, enfim, um ato de coragem. Porque sentir não é fraqueza. Sentir é o que nos torna humanos.
Com verdade,
Pablo
É impossível descrever o quanto eu amo escrever, seria como pedir para um pássaro o que ele sente quando voa
Quem guarda a alma serena
Percebe o outro a florescer;
Sente a dor que nele acena
E estende a mão sem dizer.
"Ela não quer que você adivinhe o que ela pensa. Ela quer que você note o que ela sente, mesmo quando ela não consegue colocar em palavras."
Mickelve Santana
"Mulher que se sente amada, respeitada e desejada dificilmente olha para o lado. Porque ela já encontrou tudo o que precisava em você."
Mickelve Santana
É o que você crê o que você vê!
Repare.
Tua alma vive no corpo sente.
A alma dentro, a vida lá fora.
Experimente.
Não ser bom demais
É o que acontece a quem nunca se zanga. Quem não sente nada não tem personalidade. Tal atitude não se deve só à insensibilidade, mas também a
incapacidade. Sentir intensamente, quando as circunstâncias o exigem, é um ato
de afirmação pessoal. Até os pássaros debocham dos espantalhos. Alternar o amargo com o doce revela bom gosto: a doçura sozinha é para crianças e tolos. Constitui um grande mal perde-se por ser tão insensível mesmo sendo bom.
A razão pode ser enganada por um discurso eloquente, mas o instinto é cru e honesto. Ele sente a intenção antes da ação. (Livro Sangue no Tanque de Tubarões)
Tão longe de mim
Tão longe de mim
E tão perto que Minh 'alma sente
É como se a distancia não existisse
Vejo você tão presente.
S. Salla
- Relacionados
- Frases de saudade para dizer tudo o que o coração sente
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
- Mensagem para Amigo que Morreu
- Frase Carinhosa para Amigo
- Frases de conforto para amiga ou amigo em momentos difíceis
- Mensagens para amigo distante que expressam a sua saudade
