Agradecimento pela Saúde
Este ano as fogueiras não vão clarear as noites de São João nem os fogos vão ecoar no alto do céu, muito menos as alegrias estampadas das quadrilhas pelos festejos da época irão mostrar suas cores e brilhos. Mas, independente das acertadas restrições que o momento nos impõe adotar, hoje é dia de São João e eu desejo que você adoce o seu coração de esperança ao sabor típico das inesquecíveis comidas juninas. Saúde, amor e paz acompanham a lista de meus desejos. Viva São João, Viva a Vida!
"A pior decepção não é a que vem da inconsciência, mas da confusão que inicia na mente e termina no coração."
ANTIDEPRESSIVOS VICIAM?
Por Fernando Vieira Filho¹
Sempre me perguntam se os medicamentos antidepressivos levam à dependência física ou viciam. O que ocorre com o antidepressivo é a tolerância orgânica, que o leigo sempre confunde com "dependência".
Com os antidepressivos, por serem medicamentos de uso relativamente longo, costuma ocorrer, com o passar do tempo, uma tolerância fisiológica ao composto químico, que consiste na necessidade de uma maior dose para se obter o mesmo efeito. Por isso, o médico, sempre ao concluir o tratamento da depressão, solicita ao paciente um longo processo de desmame ou dessensibilização química.
Infelizmente, a grande maioria dos pacientes não respeita esta recomendação médica - interrompem a medicação de uma só vez (de repente ou de supetão), e após um curto ou médio espaço de tempo, os sintomas da depressão retornam como um verdadeiro "tsunami". Este é o chamado efeito rebote ou depressão de rebote, que é um quadro depressivo ainda mais grave que aquele que havia antes do tratamento.
E aí, novamente, o tratamento é iniciado com mais rigor na medicação, quando o paciente, muitas vezes, julga erroneamente que ficou dependente do antidepressivo. Porém, ele se esquece que foi impaciente e teimoso - arrogante mesmo - em querer "fazer as coisas a seu modo”, passando por cima da recomendação médica.
Os antidepressivos atuais são medicamentos extremamente úteis e seguros na terapêutica da depressão e outros transtornos mentais como: Transtorno Afetivo Bipolar, Ansiedade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Pânico, Anorexia, Bulimia, etc.
O que causa dependência química, na verdade, são as anfetaminas (estimulantes), os sedativos, os hipnóticos ou ansiolíticos da “família” dos benzodiazepínicos como o Clonazepam (Rivotril), Diazepam, Alprazolam, etc. Diferente dos antidepressivos (que são tarja vermelha), todos estes medicamentos citados acima possuem tarja preta em suas embalagens.
O importante é que a indicação de uso do antidepressivo tenha vindo de um médico, preferencialmente um psiquiatra. Como dizia o professor e psiquiatra Dr. Elias Barbosa (1934-2011), o antidepressivo é uma “bengala abençoada” que coloca nossa casa interna em ordem, amenizando os sintomas para que o paciente busque uma psicoterapia que investigue as "causas" emocionais que levaram a pessoa a "fazer" a depressão.
Não me interessa se a grama do jardim do vizinho é mais verde do que a minha, me preocupo só que a minha grama goze sempre de ótima saúde...
DOIS TIPOS DE ALIMENTOS
Tudo aquilo que entra em nossa mente alimenta nossa mente e também alimenta nosso corpo. Por exemplo; quando você vive alguma situação que gere medo, ansiedade, tristeza ou outras condições emocionais muito estressantes, você está alterando toda a química do seu corpo, o que lhe trará consequências que podem afetar sua saúde e até mesmo a duração de sua vida.
A sua vida não está fácil?
A minha também não, e tenha certeza
a do seu vizinho e a do seu irmão, todas
elas têm problemas, em alguma questão:
Seja financeira, sentimental,
de saúde ou emocional! O primeiro passo,
para livrar-se dos problemas, é aceitá-los e tentar
resolvê-los, deixar de se sentir vítima...
Batalhar e acreditar que dias melhores virão!
HOJE É O DIA DO SEU ANIVERSÁRIO
Que as bênçãos do Criador sejam derramadas abundantemente sobre você. Que traga paz, saúde e muitas felicidades.
Que você continue sempre assim: Simples, humilde e pronta para ajudar as pessoas que lhe rodeiam.
Que seja o centro das atenções que você sempre representa para todos que têm o privilégio de sua convivência.
Que a prosperidade sempre bata à sua porta e que tenhamos o prazer de sua companhia por longas datas.
PARABÉNS e FELIZ ANIVERSÁRIO!
HOJE É UM DIA ESPECIAL
Hoje o dia amanheceu mais Bonito como que exaltasse esta data em que Você completa mais uma Primavera para a satisfação de todos nós que temos o Prazer de conviver com Você.
Te desejamos mais datas como esta, e que continue sendo esta Pessoa Especial que nos dá tanto prazer em repartir a caminhada.
Que Deus continue Abençoando para que tenha: Saúde, Paz, Sucesso e muitas Realizações.
Parabéns a Você!
Algumas pessoas tentam se reaproximar depois de um desentendimento como se nada tivesse acontecido, logo da maneira errada, deveríamos discutir sobre e procurar corrigir os erros e motivos do afastamento pra então termos uma reaproximação verdadeira e saudável.
5 Reflexões para fortalecer sua imagem e sua mente:
1- Não foque em agradar os outros, foque em fazer o que é certo e pode lhe trazer benefícios.
2- Não perca tempo lamentando pelo que passou, foque em aprender uma lição e seguir em frente.
3- Não diga sim se sabe que não vai poder cumprir com sua palavra ou se é algo que sabe que pode prejudicar outras pessoas. Paz de espírito e ética são ativos valiosos.
4- Não participe de conversas que trate de falar mal de alguém, principalmente se não há fundamento ou verdade nessa conversa.
5- Vigie suas palavras, pense se o que vai dizer é útil, bom e verdadeiro, se não for, guarde pra você.
A carência afetiva é uma das áreas de maior passividade à queda moral ou desvio de caráter, as pessoas carentes costumam sufocar emocionalmente os outros exigindo atenção, afeto, carinho e cordialidade.
- Relacionados
- Agradecimento a Deus pela recuperação da saúde: mensagens inspiradoras
- Frases de paz para trazer mais leveza e equilíbrio aos seus dias
- Mensagens de gratidão a Deus pela vida e por cada momento
- Frases sobre saúde que promovem o bem-estar
- Mensagens para Profissionais da Saúde
- Frases de Alimento e Saúde
- O homem perde saúde para ganhar dinheiro
