Ação

Cerca de 5496 frases e pensamentos: Ação

⁠ENSINO DA ESPIRITUALIDADE COMO FORMA DE COMBATER O CONSUMO DE DROGA NAS ESCOLAS ESTATAIS

Nos últimos anos tem se verificado o aumento do índice de alunos consumidores de vários tipos de drogas, cuja consequência pedagógica marcante é a expulsão da Escola.

A Espiritualidade é um campo de estudo emergente, cuja intenção é aperfeiçoar a qualidade de ser e estar do Homem, o que pode contribuir significativamente na luta contra o consumo de drogas pelos alunos.

Face a esse cenário nasce a seguinte questão:
Como um professor pode desenvolver a Espiritualidade dos seus alunos na Escola Estatal?

Não é apenas introduzindo nos Curricula as Disciplinas de Religião, Filosofia, Métodos de Estudo e Espiritualidade que, conforme se verifica nas Escolas, não tem aperfeiçoado a qualidade de ser e estar dos alunos devido a Metodologia de Ensino geralmente adotada que enfatiza a acumulação de informações na Mente ou Cérebro dos alunos.

Mas é, essencialmente, incluindo o exercício correto da Atenção-Reflexão-Ação em cada Metodologia de Ensino adotada.

Como Krishna, Gautama, Sócrates e Jesus que, ao ensinarem, primeiro despertavam a Atenção, segundo levavam à Reflexão e terceiro aconselhavam para Ação Correta ou Virtude.

Em vez da Doutrina construída muito posteriormente em relação a cada um dos Grandes Mestres da Espiritualidade acima mencionados, o importante é atentar para a Metodologia de Ensino que cada Mestre usava para desenvolver a Espiritualidade dos seus Discípulos.

A Espiritualidade, em última análise significa Afetividade, pois, é inerente a Psicologia e, em sentido estrito, é a qualidade de ser e estar do Homem, correspondente a Dimensão Afetiva ou Dimensão Espiritual ou a Consciência cuja estrutura Encefálica é o Sistema Límbico, diferentemente da estrutura Encefálica da Dimensão Cognitiva ou Mente que é o Cérebro e da Dimensão Motora ou Corpo que é o Cerebelo.

Portanto, para desenvolver a Espiritualidade dos seus alunos ou para ampliar a Consciência dos seus alunos, um professor da Escola Estatal deve ser também um ótimo Filósofo, incluindo o exercício correto da Atenção-Reflexão-Ação em cada Metodologia de Ensino que adota.

Inserida por Amanciorego

⁠As pessoas que pensam por si mesmas estão vulneráveis a agir fora da lei. Aqueles que agem de acordo com o pensamento alheio estão dispostas a agir fora da lei.

Inserida por atilapessoa

⁠A liberdade não tira, antes põe, a necessidade de agir.

Baruch Spinoza
Tratado político. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
Inserida por pensador

⁠Estamos nos tornando cada vez mais burros, não por acharmos que um robô pode fazer mais por nós do que espera nosso alcance, simplifica muita coisa, mas por estarmos construindo com recursos que podem acabar, um vício no mundo, insanável pela extinção do mundo natural. Não pela ação, mas pela reação.

⁠Relógio parado não adianta. Cérebro vazio não sonha. Projeto sem fé nada produz.

Inserida por Odairalves

⁠O resultado que você precisa pode estar em uma simples tomada de decisão.

Inserida por adson_ferraz

O futuro é o resultado das ações e omissões do presente. No passado ninguém mexe - ou se orgulha ou esquece.

Inserida por atilapessoa

⁠RELAÇÃO ENTRE SISTEMAS DE FUNCIONAMENTO DO ENCÉFALO E ESPIRITUALIDADE

A Espiritualidade é definida no sentido restrito como sendo o modo de ser, menos ou mais espiritual, de uma Alma Humana.

Os Sistemas de Funcionamento do Encéfalo podem ser:

1. SNI (Sistema Natural Inferior):
Quando o Encéfalo funciona na sequência de, Sistema Límbico-Cerebelo ou Atenção-Ação.

2. SAI (Sistema Artificial Inferior):
Quando o Encéfalo funciona na sequência de, Cérebro-Cerebelo ou Pensamento-Ação.

3. SAS (Sistema Artificial Superior):
Quando o Encéfalo funciona na sequência de, Cérebro-Cerebelo-Sistema Límbico ou Pensamento-Ação-Atenção.

4. SNS (Sistema Natural Superior):
Quando o Encéfalo funciona na sequência de, Sistema Límbico-Cérebro-Cerebelo ou Atenção-Reflexão-Ação.

Sujeitos ou Almas Humanas que têm Sistemas Naturais de Funcionamento do Encéfalo são mais Espirituais do que Sujeitos ou Almas Humanas que têm Sistemas Artificiais de Funcionamento do Encéfalo.

As Almas Humanas com SAI têm menor grau de Espiritualidade do que as Almas Humanas com SNI, SAS ou SNS!

As Almas Humanas com SNS têm maior grau de Espiritualidade do que as Almas Humanas com SNI, SAI ou SAS!

O grau de Espiritualidade é alto nas Almas Humanas com SNS e é baixo nas Almas Humanas com SAI!

Inserida por Amanciorego

⁠O amor simplifica o mundo, transformando o caos em aconchego. Detalhes do dia a dia ganham importância e o desejo de cuidar se intensifica diante da complexidade da vida.

Inserida por daniel_rodrigo_fleck

⁠Apenas para de falar. Você tem sua visão, sua ideia, seu objetivo. Qualquer que seja, apenas faça.

Inserida por pensador

⁠Nada motiva mais do que ter a consciência do que estamos perdendo ao não fazer o que precisa ser feito.

⁠"Melhor tentar do que nunca fazer nada!
Cada passo conta.."

Inserida por nanda_ericca

"⁠O sucesso começa com uma tentativa."

Inserida por nanda_ericca

⁠"Cada passo conta, mesmo que pequeno...

Inserida por nanda_ericca

⁠"Hoje, faça um pequeno passo em direção ao seu objetivo. Engatinhe!"

Inserida por nanda_ericca

⁠ "Não precisa ser um salto, um passo é suficiente."

Inserida por nanda_ericca

⁠"O que fica no meio! É o que decide se vamos ou não fazer acontecer."

Inserida por nanda_ericca

⁠"A intenção é o que move o mundo."

Inserida por nanda_ericca

⁠"O que acontece no meio do caminho é quem define o destino."

Inserida por nanda_ericca

⁠"Seus sonhos não estão presos ao amanhã; eles esperam pelo seu movimento hoje. Liberte-se da espera e crie o futuro agora."

#Direitinho

Inserida por Aniz