Xadrez
Quer saber como ganhar todos os jogos todas as vezes? Você não precisa ser um gênio pra dominar o xadrez. Você só tem que dar ao seu oponente a chance de cometer erros. É isso que importa. E então depois explorar esses erros. Fazer com que o oponente veja que só há uma única ação possível.
Quando um rei esta em Xeque, ele tenta atacar seu oponente de todos os lados.
Mas, depois de uma longa partida sem fazer nada, ele se da conta que seus movimentos são limitados. E sabe que sem aqueles que o protegiam o fim do jogo é inevitável.
Olhe para o peão da vanguarda no seu tabuleiro, falta uma casa para ele se tornar uma peça gloriosa e dar seu cheque mate!
Nas orações que fazemos nem sempre Deus atende nossos pedidos e muitos se revoltam com isto injustamente, é que nossos pensamentos se prendem muito no presente e Deus vê mais à frente no futuro como num jogo de xadrez e sabe o que é de fato importante para nós.
Incontestável sinceridade, merecido desprendimento, falta de tempo para falsidade, prova de um amor próprio genuíno contra um sorriso falso, um querer fingido, desprovido de sentimentos, um olhar muito desconfiado de quem acha que sabe fingir, um relacionamento desgastado que não vale mais a pena, que felizmente chegou ao fim, mas não antes de uma última conversa.
"Você erroneamente me subestima, pensa que sabe mentir, que vou correr atrás, entretanto, a verdade explícita é que você blefa muito mal, eu já pude compreender o seu jogo, deixou as suas cartas expostas, vejo a insegurança se propagando através dos seus olhos, não precisa continuar mentindo, acho mais interessante o xadrez e este término será o meu xeque mate e para você, não foi dessa vez."
"Bem, o que me resta a fazer é aceitar que você me pegou, não deveria mesmo ter subestimado a sua esperteza, não tenho mais amor para satisfazer o seu coração, blefar estava cada vez mais difícil, jogar bem requer bastante atenção e eu pisquei, não tive a concentração necessária, errei da pior forma possível, lamentável a minha jogada, não cuidei das minhas cartas como deveria, aceito a minha derrota, adeus ou quem sabe, até um dia."
Agora, seguirão por caminhos separados, não existe mais sintonia, estão em lados opostos de um tabuleiro, porém, para a maturidade, tudo é válido, pelo menos para quem aproveita devidamente a oportunidade depois de cometer alguns erros, dando mais espaço a razão do que a uma emoção impulsiva, uma compensação pessoal bastante sensata, uma jogada quase perfeita, quando a perda é ressignificada.
Como explicar os desígnios de Deus para as nossas vidas.., o momento quem faz e determina é Ele, somos como peças de xadrez num tabuleiro aqui na Terra.... e o xeque-mate sempre será dado por Ele......, as coisas vão até um determinado ponto, mas dali pra frente Ele que determina...
Pratico o esporte mais inteligente de todos, aprecio a mais bela das artes, estudo uma ciência nunca decifrada, faço calculo sem números, conheço mais de 40.000 anos de história. Falo do Xadrez!
Dizeres à vossa excelência, humano.
Humano! Vossa excelência é um dominó:
sólido e confiante quando de pé;
mas de uma certa forma atinge a todos os mais próximos quando cai.
Homem!
Vossa excelência é um xadrez:
tens poder de ser jogo
ou de colocar em jogo algo ou alguém.
Também és projeto de perfeição e complexidade.
Criatura!
Vossa excelência é uma dama:
sempre com ânsia de guerra;
vagando de casa em casa, destruindo o inimigo.
Por fim, humano,
és também um origami:
sólido, complexo, caótico, alegre [...].
Nem todos tem a mesma forma...
Mas tem algo semelhante:
vós sois frágeis, benevolentes e tentam expressar
e/ou levar a alguém um simples gesto de alegria com a mais nobre das intenções.
Você deve levar seu oponente para uma floresta escura profunda, onde 2 + 2 = 5, e o caminho que conduz para fora é apenas largo o suficiente para um.
Rei d5-d6. Movimento para frente. É assim que eu jogo, o adversário fica apreensivo. É tudo ou nada, o Rei não é aquele que deve se esconder, é aquele que deve agir, que deve estar na frente para ser seguido. Se para vencer estou disposto a fazer sacrifícios, primeiramente devo estar disposto a me sacrificar, vida ou morte. Mas eu não sou o Rei, sou aquele que está por detrás dele, por detrás de todas as peças. O Rei é minha determinação, a Rainha é minha intuição, o Bispo é minha fé, o Cavalo é minha força, a Torre é minha resistência, o Peão é minha astucia. Meu adversário, não é outra pessoa, meu adversário é meu objetivo, se tenho ele em vista, se sei o que eu quero, movimento meu Rei, minha determinação e assim eu sei que eu vou vencer, é assim que eu jogo. Você precisa se mover primeiro para algo acontecer, decido o que eu quero e raciocínio três jogadas a frente, imagino as possibilidades e probabilidades. As pessoas recriminam este pensamento, pois trás ansiedade, pensar no que pode acontecer é sinal de decepção, isso seria criar expectativas ou ser estrategista? Eu vivo o momento, faço meu movimento, sinto ele, mas já me preparo para o futuro. Sinto o sabor da fruta que como hoje e já penso no que comerei amanhã. Perco uma peça e fico cabisbaixo, não posso deixar o desanimo tomar o controle. No dia-a-dia temos vitorias e derrotas, ás vezes não alcançamos nossos objetivos, só que isso não significa que você perdeu, a única forma de perder é desistir de jogar, decidir não mover mais suas peças, ficar estagnado. E escrevendo isso eu digo, eu não pretendo perder, estou preparado para me sacrificar, para resistir e viver intensamente. Rei d6-d7, e assim continuo avançando...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Vida como Xadrez
- Frases Xadrez