Viver Sem Dependência
Quando a busca do conhecimento é para destruir a alienação ou a dependência de outrem, essa busca tem gosto de liberdade!
A sabedoria é libertadora.
Como um vício que eu me vicio e se não tenho caio em dependência/
uma dose de amor pra que eu não adoeça .
Quanto menos erudição um povo é detentor, inversamente proporcional é sua inclinação, dependência e apego ao campo misterioso e sobrenatural.
"os princípios não são apenas valores cuja realização fica na dependência de meras preferências pessoais. Eles são, ao mesmo tempo, mais do que isso e algo diferente disso. Os princípios constituem o dever de adotar comportamentos necessários à realização de um estado de coisas ou, inversamente, instituem o dever de efetivação de um estado de coisas pela adoção de comportamentos a ele necessários." (ÁVILA, H. Teoria dos Princípios. 4.ed. rev. - São Paulo : Malheiros, 2005, p. 71,72)
Quanto mais dependência e comprometimento houver numa relação, maior será a necessidade de diálogo contínuo e colaborativo.
Tudo aquilo que causa algum grau de dependência merece atenção. Vício em drogas lícitas ou ilícitas, comida, café, Internet, redes sociais, celular, seriados, sexo, trabalho, desorganização, jogos, remédios e inclusive dependência da companhia de alguém. A busca pelo prazer é natural de todo ser humano. Refiro-me aos excessos que se tornam prejudiciais, a longo prazo, e que encobrem um sentimento de insatisfação, em geral inconsciente. O uso abusivo de qualquer substância ou situação oferece uma falsa ilusão de satisfação momentâneo. Estar consciente e vigilante sobre os exageros nos permite perceber que algo não vai bem. Será sempre mais fácil render-se ao prazer do que olhar mais profundamente para si mesmo, mas aquele que decide olhar, perceber e se compreender, liberta-se.
Não se alegre somente mediante acontecimentos favoráveis.Nem ponha alegria na dependência de outras pessoas.
" Dependência de Amar "
Na tua ausência sinto como se o mundo se limitasse, E dependência de ter você aos arredores, Faço questão de jogar fora minha Ignorância e assumir, Não Consigo ser o mesmo longe de você. As lembranças constroem um caminho que chega até o coração, Caminhos esses que embora difíceis, Demonstram a mim mesmo o meu desatino, E expulsam de mim as deficiências que só a distância pôde trazer Ao longe, lá no briho do sol, estão minhas mais sublimes aspirações. Posso não alcançá-las, mas consigo olhar para o alto e ver suas belezas, Acreditar nelas, e tentar seguir por onde elas me guiam.
A falta do que fazer destrói utilidades
Inventa vontades sem vontade
Mar de dependência sem juízo
Faço desenhos na areia que a água apaga
Um sorriso paga o que eu não posso ver mais
Eu não me queixo
O meu desejo era ficar bem
Eu te quero bem
E sei que eu posso desenhar de novo
Espetáculo dos momentos
Que duram um instante e nada mais
Sem mais
Espero que esteja alegre
E se um dia eu não tiver mais futuro
Esperarei por ti
Só pra saber tudo o que eu fiz
Aprendiz
Do poder de aproveitar
O que é infinito e dura tempo
de ser inesquecível
E por mais que eu te procure a cada noite que se vai, eu sei que não é amor. É dependência. É uma boca sedenta por outra boca que é a sua.
Dependência
Morena chega junto deste homem.
Vem escutar o seu coração.
Ele chora baixinho chamando pelo teu nome.
É um coração triste que vive amargurado por estar paixão.
Vem morena acalentar este coitado.
Ele já não vive. Suspira pelo teu amor.
Vem morena socorrer este coração complicado.
Traz carinho e conforto para ele que só sabe o que é dor.
Morena ele já não sabe o que fazer.
Vem morena este homem precisa de alegria.
E você é a razão do seu viver.
Vem morena ele sonha contigo noite e dia.
E o mundo todo ele te daria.
Você sabe muito bem que ele te ama pra valer.
Ele te falou olhando nos olhos o que o mundo já sabia.
Vem morena acabar com este sofrer.
Naquela noite ele falou a verdade.
Morena você sorriu e ouviu calada.
Um homem que a você falou de lealdade.
Na manha seguinte ele não te exigiu nada
A dependência, a falsidade, a oportunismo, a exploração e a vaidade também se disfarçam de bondade. A maldade também pode se disfarçar de amizade, de sorrisos, de caridade, de complacência, solicitude, carência, sofrimento, bom humor, gentileza, de bem querer e até de atenção e respeito.
"O apego é um sentimento que briga pela posse exclusiva, atesta a dependência, afirma a incompletude e se entrega à necessidade de algo ou alguém para que você se sinta inteiro, completo e feliz. O apego é o combustível do medo. Não o medo de perder algo ou alguém, mas de perder o que você acredita, erroneamente, ser uma parte inseparável e essencial de você e de sua vida, que consequentemente te leva à pior das perdas: você próprio!"
