Viver em Sociedade
Uma sociedade desesperada por respostas, buscando caminhos desconhecidos, sem referência para alcanca_los.
O Evangelho ofende. Ofende porque encerra todos debaixo do pecado, criminosos perante a sociedade e criminosos contra Deus, desfazendo nossa justiça própria. Ofende porque significa "Boa Notícia", afirmando com isso que estamos envolvidos com a Má Notícia.! Ofende porque apesar disto tudo, não podemos pagar o resgate à quem nos resgatou, a fim de ser visto pelos homens como heróis. Ofende porque não temos como retribuir a Graça de Cristo doada em Amor na cruz. Por tudo isso o Evangelho ofende porque saímos de uma posição de superioridade em relação ao outro e nos tornamos para sempre pobres de espirito diante de Deus, que nos acolhe.
O mundo é uma máquina onde nós, a sociedade, somos as engrenagens; se você não quer ser mais um parafuso desta máquina e resiste a tal sistema...nada acontece, afinal você é um mero parafuso substituível.
É incrível como a sociedade nos aliena a ponto de achar que estamos sempre em débito. Que o hoje de nada vale, que temos de viver sempre em função do amanhã. A impressão que tenho é que estamos esperando a vida acabar para de fato começar a viver.
Numa sociedade tão plural, multiétnica, heterogênea e de extremos como é a sociedade brasileira nunca é demais dizer que a pátria é de Todos!
Se você não desenvolve o seu papel social perante a sociedade, não estar praticando o bem. Ser omisso é um grande mal que se faz a sociedade.
O romance é essencialmente a história de uma alma contra sociedade. O herói do romance é sempre alguém que tem algum problema com a sociedade, alguém que não se encaixa na sociedade, ou porque ela é complexa demais e ele não a entende. Ou porque, ao contrário, crê que ela o rebaixa e ele não aceita esse rebaixamento, ele quer se sobrepor, quer vencer a sociedade, como é o caso de Raskólnikof no Crime e Castigo; ou Rastignac nas Ilusões Perdidas de Balzac. Vocês vêem que o surgimento de todo um gênero literário, que é o gênero mais importante dos últimos dois séculos é definido pela inexistência de harmonia entre o homem interior e a sociedade.
Um sociedade que esconde sua realidade, para transmitir falsa felicidade, jamais conseguirá lidar com suas frustrações e mudar o curso de sua geração.
O poder é o dinheiro vejo isso o tempo todo em todas as esferas da sociedade,sem ele somos excluídos de tudo.
A Bíblia e a sociedade
Nunca te esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me deste a vida. - Salmo 119: 93
A leitura da Bíblia e o ensino de valores cristãos não são mais permitidos em muitos sistemas escolares do mundo ocidental. Este não é o caso na Europa Oriental, no entanto.
Falando na convenção de educadores cristãos americanos em novembro de 1992, um delegado russo disse: “Setenta anos atrás nós fechamos Deus fora de nosso país, e isso causou tantos problemas em nossa sociedade que não podemos contá-los. Devemos colocar Deus de volta em nosso país e devemos começar com nossos filhos ”.
O deputado do Ministério da Educação disse: “Temos o direito de privar nossos filhos de conhecimento sobre Deus e valores cristãos? Não, e mais uma vez, não!
Um plano foi então elaborado para enviar 12.000 professores cristãos para a Comunidade de Estados Independentes. Hoje as Bíblias estão sendo enviadas para a Rússia e muitas serão usadas nas escolas.
Colocar a Bíblia de volta em nossas vidas individuais é o primeiro passo para colocá-la de volta em nossas salas de aula e na sociedade. Devemos lê-lo regularmente, acreditar no que diz e obedecer fielmente. Que a oração do salmista se torne a nossa oração: "Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me deste a vida" (119: 93).
Dá-nos, ó Senhor, um forte desejo de
olhar dentro de Sua Palavra a cada dia;
Ajude-nos a escondê-lo em nosso coração, a menos
que sua verdade nossos pés se desviem. JDB
Ignorar a Bíblia é convidar o desastre. Herbert Vander Lugt
Quando situações nas quais a sociedade percebe as falhas de representação democrático-liberal são narradas por significantes vazios, bem como conceitos deturpados do senso comum, se chega a um quadro de despolitização que afasta a sociedade da ideia de auto-organização.
Olhar Poético
Como um filme
Vejo cenas que marcaram a sociedade.
Como um filme,
Gostaria de rebobinar muitas cenas
Mudar alguns atores
Alguns lugares
Alguns roteiros.
O 11 de setembro por exemplo
Eu mudaria...
Colocaria meu olhar poético sobre aquelas primeiras horas do dia
Colocaria poesia na vida daqueles homens-bombas
E salvaria!
Tantas vidas
Tantos sonhos
Tantos filhos e pais
Amigos e irmãos.
Não voltaram para casa.
Não acenaram um adeus.
Tiveram suas vidas ceifadas
Pela secura das emoções
Pela amargura de um luta cruel.
Como um filme
Vejo cenas que marcaram a sociedade
E a poesia não estava lá.
Será que um dia teremos uma sociedade sem “dinheiro", sem ganância, sem as pessoas quereram se sentir superior as outras?...
Nenhuma mudança social fundamental ocorre simplesmente porque o governo age. É porque a sociedade civil, a consciência de um país, começa a se levantar e exigir mudanças.
A educação escolar é a base para uma sociedade pensadora, e, a educação familiar é a ponte que leva a este caminho!
Um não existirá sem o outro.
