Viver em Sociedade
Família,
A célula mater da sociedade.
O pilar mais robusto da humanidade.
O Porto seguro de todo o ser.
A menina dos olhos de Deus!
As vezes só precisamos ser Isolado, intimidado e desconsiderado pela sociedade, para que possamos fazer algo e mostrar nosso valor. Já dizia o coringa (The Joker) em um dos seus filmes "A loucura é como a gravidade basta um empurrão para virar realidade".
Se gerarmos transformação social, poderemos ter uma sociedade mais sadia e com a engrenagem comercial girando melhor.
Oii, esse é meu manifesto à sociedade do século xxi
Ah, sociedade desajeitada
Acreditas mesmo que tuas tecnologias salvarão tuas matas?
Enquanto consomes desenfreada o trabalho de teu Deus
E O culpa afirmando descaso
Pensaste que não ví
O ódio pelos teus irmãos?
Inseristes o plástico nós centros urbanos, e agora os veganos, já não podem ir lá?
Ah, sociedade desajustada
Te ví falar para teus colegas, todos aqueles pensamentos revolucionários
Que certamente na prática, mudariam o rumo da humanidade
Mas tu, sociedade desajustada,
É a principal culpada
Simplesmente, por não ouvir a ti mesma,em seus lapsos de sanidade
Seja íntegro perante as pessoas e a sociedade. Não mude suas atitudes para agradar ou ser aceito. O mundo precisa muito mais de pessoas de caráter, e menos das falsas e hipócritas.
Por um instante pensei que eu fosse louco ou maluco, mas percebo que nossa sociedade, é quem é doente.
Pessoinhas das Letras
Estudamos a história das palavras,
da sociedade que delas utiliza,
dos povos e suas conquistas...
Romanos...
Gregos....
África, índios e português no Brasil...
Literature-se, meu amor!
Poemifíque-se também!
Analisamos textos antigos....
fonéticas, fones, alofones e psius...
A última flor do Lácio já mudou tanto
que já é também português brasileiro...
E olha ali aquela gente
que tem um sotaque diferente do nosso...
dialetos dentro dos dialetos...
Influências e interferências
dos povos e sua cultura
nas letras que produzimos
com seus sons, morfologia
e organizações sintáticas...
Olha ali como ele usa bem do discurso,
mas eu acho o discurso daquela moça melhor....
Interpretação,
cognição...
pragmática...
mas e como adquirimos a linguagem?
os animais também falam?
eles têm língua ou linguagem?
a criança está falando "papai" quando fala /papa/,
ou só testando os sons de sua língua materna?
O que faz o profissional de Letras?
Ciência
Estudamos,
pesquisamos,
analisamos,
ensinamos
o que há na história da língua,
na sua realização discursiva,
sintática,
morfológica,
fonética...
A representação literária dos falantes...
Linguagem e pensamento....
Textos, pré-textos, pós-textos....
"A morte do autor"... "A morte do Leitor"...
"O Mundo de Antoine Compagnon"
Somos poesia concreta aos olhos do leitor...
Realismos, barroquismos, trovadorismos da língua.
Língua,
Cultura,
Literatura,
Letras puras...
vivemos no mundo das palavras...
e com licença poética,
que não me faltem letras
para poesia representar... <3
Primeira meta pra crescer na vida é não se deixar ser robotizado pela sociedade, fazendo tudo o que a mídia faz e sendo tudo o que a mídia quer.
As mulheres não podem continuar reclamando sobre como a sociedade as trata se elas simplesmente aceitarem escutar que estão erradas o tempo todo e não reagirem.
Dar voz ao público popular e representar a vontade coletiva, visando o bem-estar geral da sociedade brasileira. Não tendo o foco somente nas classes privilegiadas da sociedade, mas compreendendo a liberdade de opinião e interesse popular, garante muito mais o progresso da nação!
Essência
Cheiro fétido, perdido. Essência vencida.
Odor apodrecido de uma sociedade corrompida.
Sórdidos seres humanos que vagueiam
à sombra do egocentrismo nato,
A procura do “ter” ao invés do “ser”.
Um ser humano em seda vestido
Mas por dentro paupérrimo,
Miserável, maltrapilho!
Que ostenta pseudo sorriso
Entre frases egoístas, vazias, sem essência.
Por outro lado, tal qual o cheiro suave dos lírios
Esbanja verdade, compaixão, solidariedade.
Seres humanos que sem medir esforços
Praticam o altruísmo, sem egoísmo.
É a essência do “ser” ao invés de “ter”.
Sociedade minoritária que faz o bem, sem olhar a quem.
Essência pura, mesmo diante de uma realidade dura.
Divide o pão, sacia a sede, saem das quatro paredes
Para levar ao necessitado um pouco de alento.
Há de se pensar, de que lado quero estar!
Lembrando que “a planta é voluntária,
Mas a colheita é obrigatória”.
Do ser humano que sou nascerá a essência
Que cheira como a gardênia,
Ou o mau cheiro que exala seu odor!
Por Marta Souza Ramos
A melhor ARMA que se pode oferecer à sociedade é a EDUCAÇÃO! Somente ela será capaz de eliminar o VÍRUS da IGNORÂNCIA, construindo uma sociedade menos DESIGUAL, capaz de DESARMAR pensamentos AUTORITÁRIOS que atacam MINORIAS e ao MEIO AMBIENTE.
