Coleção pessoal de AllanBarattieri

Encontrados 11 pensamentos na coleção de AllanBarattieri

A Vida
Por Allan Barattieri


Quando falamos da vida, logo pensamentos na nossa vida ou meramente em viver como humanos em nossa caótica sociedade.
Porém a vida vai além disso, esta palavra também significa citar as criaturas que possuem vida e também a natureza.

Mais belo de tudo é olhar para um horizonte onde apenas existe a vida, aquele horizonte cujo existe plantas, árvores, insetos, animais.

Talvez para o seu pensamento os insetos não devem ser vistos como algo divino e maravilho, mas visando além de nosso pequeno planeta rochoso no escuro e vazio universo, este é um milagre.
Observar-los, suas maneiras de vida, cores fortes em seus corpos, seus movimentos.

Há muito tempo atrás desde criança eu sempre colocava minha mão na frente do meu rosto e ficava movimentando os dedos.
Fazia isso para tentar entender como era possível uma simples ação do meu cérebro mover algo, mesmo que seja meus dedos.

Claro que para muitos isso é uma coisa óbvia, mas você já parou para pensar o quão forte e importante a vida é?
Capaz de mover ossos e carne, capaz de fazer seres se movimentarem.

Talvez claro tudo isso seja algo sem utilidade para o universo majestoso

Tal magnitude do universo visível, um titã majestoso e infinito para um cérebro humano conseguir entender seu vasto espaço.
Talvez para esse gigante, a vida seja inútil porque é tão insignificante para ele, como um tardígrado pode ser para seus olhos quando avistar uma planta com orvalho.
Ou para os ácaros que habitam seu travesseiro, como essa espécie de vida pode ser insignificante para você. Em escala de tamanho eles são minúsculos e você é o titã majestoso.

Mas isso não diminui o fato da vida ser algo incrivelmente raro e belo. Ao contrário de um vácuo escuro e sem nada a habitar como poderia ser caso nada existisse.

Todavia, talvez, a morte seja o vácuo escuro sem nada a habitar. Você lembra como era o mundo antes de você nascer? Claro que pergunta besta, eu não existia, como poderia saber?
Exatamente, esta é a sensação de não existir, esse é o vácuo negro sem nada a habitar, por mais que religiões ditem como poder ser a vida após a morte, nossa sensação de não existir antes do nascimento prova que a morte deverá ser da mesma forma.

Agora quero concluir uma coisa, a vida, com suas planícies terrenas cheia de seres vivos, com uma vasta área arborizada, com aquele sol quente e o vento forte, ouvindo som dos pássaros e aquela forte maré batendo nas rochas, formigas colhendo alimento em fila sobre o solo gramado, folhas caem e aquele cheiro de árvore sobe para suas narinas.
Toda essa comparação para o vácuo negro da morte é uma maravilha, como a vida pode ser incrível. O único e grande defeito é que ela não é eterna, e o meu maior medo é quando eu não poder mais compartilhar este incrível mundo.

A vida é maravilhosa
A vida é rara
Ame a vida como amaria uma joia de diamente
Pois a vida é mais rara que qualquer valor material

Allan Barattieri
1 compartilhamento
Tags: vida filosofia

A importância da leitura


A literatura é uma das artes mais antigas da humanidade, e aprimorar o conhecimento é uma atitude que depende da leitura. Ler livros nem sempre foi uma atividade comum, o saber da escrita e leitura em épocas remotas era concedido à pessoas da corte. Entretanto, nem todos tinham acesso ao privilégio da leitura, que em casos do barroco por exemplo, era visto como algo banal para a reforma cristã.
Todavia, hoje o benefício da leitura é acessível em todo Brasil, por meio de bibliotecas públicas que auxiliam pessoas de baixa renda em ter acesso ao conhecimento.
Contudo, o maior problema é que muitas pessoas da nossa sociedade atual não exercem interesse para com a leitura, provavelmente o maior problema desta perda do foco à leitura, seja a fraca educação pública.
O que incentiva a leitura é uma base de educação reforçada, e não recursos literários públicos. Pois, caso o incentivo de leitura seja acessível como bibliotecas são, as pessoas terão uma afinidade maior com a leitura e sim aumentando o intelecto dos brasileiros.
O conhecimento e elevação social deve à arte da leitura, e para despertar o interesse desta atividade, o investimento público deve ser maior. Um excelente investimento seria em aulas de literatura a partir do ensino fundamental.
A leitura é muito importante para o crescimento do indivíduo, e o incentivo dela precisa ser maior na educação pública brasileira.

Allan Barattieri
1 compartilhamento

Ser humano, limitado pelo ego.
Humano cego, movido por objeto.

Autocontrole, ações automáticas.
Decisões sem raciocínio, todas problemáticas.

O prazer é mais belo.
Que o conhecimento ao certo.

A sabedoria sempre foi fútil.
Para o humano, ser inútil.

O véu da ilusão cobre todo Universo.
Pois o prazer é mais belo.
Que o conhecimento ao certo.

Allan Barattieri
2 compartilhamentos
Tags: conhecimento filosofia

A ética é vista como princípios de atitudes de uma sociedade que nem sempre pode estar certo ou errado, justamente tem seu conceito por uma tradição ou costume como por exemplo, na era medieval era ético a mulher ser submissa ao marido, atendendo todos seus caprichos. Claro que esse conceito de ética hoje é visto como fútil e rejeitamos o método. Ética atual tem um conceito de ideias totalmente diferente, temos conceitos que definem a educação,vestes, comunicação, respeito e etc.. Mas também temos a ética sobre como tratar assassinos, crimes, fraudes, danos morais e etc..

"Ética não é um conjunto de leis federais, não se refere à constituição ou muito menos jurisprudência, caso você às desrespeitem não houverá punição ou multa. A ética é um conjunto de ideias intelectuais,conscientes e analisadas cuidadosamente, devemos analisar o valor moral da situação para agir de tal maneira.Mas o PARADOXO da ética é, o que pode ser bom para mim, pode ser ruim para você"

Em pleno século XXI vivemos em uma sociedade com acesso à ideias de ética mas muitas pessoas ignoram estas formas, notório analisar pessoas que praticam violência, é um exemplo de atitudes imorais, não ter amor algum pelo outro ser humano que tem emoções,fome,ambições,problemas iguais aos seus. Somos iguais, somos seres humanos e devemos julgar a sí mesmo antes de julgar o próximo...

Allan Barattieri
1 compartilhamento

A sua realidade é a minha irrealidade.

Allan Barattieri
1 compartilhamento
Tags: allan barattieri

A literatura é a maior arte expressiva, pois com uma imagem as interpretações são amplas. Mas com palavras podemos ter uma expressão bem mais profunda e verdadeira

Allan Barattieri
1 compartilhamento
Tags: allan barattieri

Hereges mortais, que não depende de si próprio para superar o tempo, tais mortais rejeitam benefícios sentimentais. O amor em pleno século XXI está destroçado em desejos proibidos, muitas pessoas que conseguem ter um amor sincero que derivam de sentimentos profundos cavados em seus corações, não o valorizam. Hoje o amor é dito como uma coisa fútil e comum, manipuladora e rotineira, amaldiçoado e perverso. Acontece, que, o ser humano nunca valorizará algo importante, e o lamento da nostalgia cairá quando você estiver com alguém maléfico, o oposto da pessoa que sempre o amou sinceramente. Me pergunto, por que a humanidade prefere um relacionamento infiel e traiçoeiro? Descartando em si pessoas que o realmente amam?

O amor nunca foi compreendido, e muitas pessoas nunca saberão usufruir do maior benefício humano.

Allan Barattieri
1 compartilhamento
Tags: allan barattieri

Meu coração anseia pela compaixão de um futuro imaginário, esplêndido e magnífico, ainda toda esperança vive em meus profundos sentimentos pela humanidade,tenho a esperança que o conhecimento, o saber, possas ser a busca principal de um ser humano. Quando seres inteligentes com capacidade de raciocínio praticam atitudes brutais, logo analiso, este é o homem atual prezando apenas por seu momento atual, sem receio do dia que nascerá, pois, ele consiste em vinte quatro horas, o que acontecerá em vinte quanto horas? Mas o amanha podes durar toda eternidade sombria, por culpa de pessoas com ego focado no presente. O futuro será formado por pessoas que prezam o futuro.

Allan Barattieri
1 compartilhamento
Tags: allan barattieri

Pessoas ricas, pessoas pobres.
A desigualdade humana chega em um certo ponto tão horrendo que me deixa repugnado com tais atos, é mais benéfico viver sua vida se fechando para o mundo e dizer a velha frase; a culpa não é minha.
Enquanto rimos, comemos, aprendemos, existem pessoas mundo à fora que estão se matando por comida, tal ato que nunca deve falta para você mesmo, mas tal coisa simples fazem pessoas infringir leis para sua sobrevivência.
Não existe deus neste plano, não os deixe em mãos de um deus que não passara de seus pensamentos, quem poderá ajuda-los é você mesmo, caso o amor pelo ser humano seja realmente verídico, tal assunto que tenho minhas próprias dúvidas.

Allan Barattieri
1 compartilhamento
Tags: allan barattieri

O homem com raízes animais não poderás viver só, nunca teremos tal avanço enquanto o benefício próprio for primordial. Em nosso sangue ainda corre os traços de nossos antepassados, mas nesta era seremos conscientes e o trabalho em equipe será mais notório.

Allan Barattieri
1 compartilhamento
Tags: allan barattieri

A felicidade é a maior virtude da vida, o único motivo de você estar presente neste mundo, quem a evita, nas trevas está fadado à impureza do fracasso, todavia, quem procura a felicidade com destreza e determinação será revigorado com tal benefício.

A felicidade é o motivo da existência.

Allan Barattieri
1 compartilhamento
Tags: allan barattieri