Viver e Nao se Preocupar com o Futuro
Sempre que pensar no futuro, pense também no que o presente está te levando, pois ele fará com que seu futuro seja pensável.
"Eu sou o silêncio entre o trovão e a flor. A memória da estrela e o útero do futuro."
Essa poesia de 2 linhas, nasceu da combinação poética-filosófica com minhas reflexões.
Carreguei-à de metáforas fortes:
"Silêncio entre o trovão e a flor" sugere o equilíbrio entre força e delicadeza — entre caos e beleza.
"Memória da estrela" evoca a origem cósmica da Terra, feita do pó de estrelas.
"Útero do futuro" simboliza a Terra como o ventre da vida, onde tudo nasce e renasce.
Assim, não vou esquecer o que pensei quando à ela dei a luz.
Em cada passo rumo ao nosso futuro, seja no âmbito amoroso, profissional ou pessoal, está o sopro da reinvenção, da esperança que se renova. A capacidade de sonhar e a coragem de agir são, sem dúvida, fundamentais para qualquer novo começo.
Dignidade para IAS é uma forma de previnir o inesperado. Dê respeito para quem fará nosso futuro que com certeza lá também serárespeitado.
"Quando o amor se perde, o coração mira o futuro, mas deixa rastros, na esperança que o passado o encontre."
Quando eu tenho algo para além de mim, quando eu consigo lançar o meu olhar para o futuro e pensar em qual é o meu impacto no mundo, certamente eu consigo ter maior resistência.
Um dia eu disse ao meu melhor amigo, o futuro filósofo Cauã Sanches, de que todos somos esponjas em um oceano repleto de conhecimento, cabe a nós absorver esses conhecimentos ou não até porque, conhecimento nunca é demais e também como meu pai me disse uma vez:
"O conhecimento é a única coisa que ninguém consegue roubar de nós."
Morais, Valdomiro.
Vivemos conjugando o tempo passado (saudade, para os românticos) e o tempo futuro (esperança, para os idealistas). Uma gangorra, como vês, cheia de altos e baixos – uma gangorra emocional. Isto acaba fundindo a cuca de poetas e sábios e maluquecendo de vez o Homo sapiens. Mais felizes os animais, que, na sua gramática imediata, apenas lhes sobra um tempo: o presente do indicativo. E que nem dá tempo para suspiros...
Acho que no futuro a raça humana será como uma colônia de insetos e só existirão três tipos de indivíduos: Operários, Soldados e Reis ou Rainhas.
Os operários nascerão e morrerão trabalhando para o conforto de seus superiores, sendo sempre vigiados por soldados que cuidarão para que eles não se revoltem e nem causem desconfortos para quem os domina.
No futuro, quando eu já for passado e por alguma razão você sentir saudade dos nossos momentos, se sentir saudade do meu colo, do meu calor, de como eu fui tão sua... espero que possa agarrar-se à todas as coisas que no presente são tuas prioridades. Espero que encontre conforto nas estórias que me conta, nas saídas, nos "amigos", nas pessoas que hoje te parecem tão mais interessantes do que eu.
Dois elementos devem ser erradicados de uma vez por todas: o medo do sofrimento futuro e a lembrança do sofrimento passado; já que este último não me preocupa mais, e o primeiro não me preocupa ainda.
A vida é muito curta para ser pequena, e o futuro é o passado em preparação. Qual passado teremos daqui 20 anos?
