Virtual
Com o tempo essa frase ficará [tecnologicamente] ultrapassada, mas: " Eu prefiro uma ligação a um whatsapp; um abraço a uma curtida; sair junto a um RT. - Eu amo o contato real, o virtual deveria deixar de ser."
Nos tempos não muito distante, para se conseguir o numero de telefone de uma mulher era completamente complicado e muitas das vezes extremamente difícil. Nos dias atuais isso se tornou tão comum que basta pedir o WhatsApp da mulher ou esperar ela lhe oferecer ou pegar ao vento sem muito esticar os braços. O caminho para se conhecer alguém se estreitou tanto e ficou tão fácil e cômodo que não resta nenhuma alternativa para nós homens do que aceitar aquilo que nos vem fácil ao qual devolvemos com o descaso do respeito para com ela. Hoje em dia ser careta é estar desligado da modernidade que pisa nas imagens de rosas e elogios reais com o fracasso do virtual. Estar ligado é se desligar daquilo que realmente corre em nossas veias, a energia de um ser humano real intercambiando com o surreal cibernético onde todos somos um em pensamentos e atitudes, deixando no canto a verdadeira essência do ser humano com defeitos e qualidades, mas reais não virtuais.
Há horas que queremos apenas coisas simples, dentro de um silêncio, sem eco, mas não um silencio mudo, um silencio que respira, que aquece.
Acredito que assim como na vida real,onde temos e assumimos várias identidades,posturas e papéis numa única pessoa,por ex.,se sou mulher em outra situação,sou mãe,tia,avó,filha,irmã,profissional,formadora de opiniões,amiga,política,etc.)e se tenho princípios,valores,virtudes e educação,na vida virtual,a ética e conduta são as mesmas e,de certa forma,permitem mostrar e transparecer a pessoa,sua essência,seu caráter e personalidade.
Ah, modernidade…
Engoliste cartas,
Fizeste lagartas
Que sem qualidade
E sem humildade
Se julgam normais
(por serem iguais)
Vivendo de abraços,
Sorrisos e laços
Que são virtuais…
Amizades virtuais, virtualmente, são tão reais quanto as reais...
Desenvolvem o conhecimento anímico, descobrindo almas gêmeas...
Osculos e amplexos,
Marcial
AMIZADE VIRTUAL, ALGO ENTRE BONS AMIGOS
Marcial Salaverry
Uma amizade virtual, sempre será diferente de uma amizade física, real. Uma amizade virtual, não olha nos olhos, mas sim no coração.
Pode não ver as lágrimas, mas as "sente", percebendo o momento de consolar. Embora à distância, "sorri" para nós, e nos faz sorrir, mesmo que estejamos tristes.
Uma amizade virtual pode não saber, pois não acompanha nossos movimentos, mas sente que a buscamos, pois nos busca também... E os encontros virtuais sempre causam felicidade.
Olhamos para a telinha, vendo-a, esperando sentir seu sorriso, alegrando nosso dia. Tanto faz seja de manhã ou à noite, mesmo que seja apenas pela telinha, contamos com sua presença. Se não vem, sempre causa tristeza, preocupamo-nos com o que lhe possa ter acontecido.
Não conseguimos saber porque ou como nascem tais amizades. Afinal, a letra de todos os emails é igual. Por que algumas nos "falam" mais ao coração?
Por estranho sortilégio, acreditamos em suas palavras. Talvez essa amizade não saiba jamais o efeito que causa em nossa alma. O certo é que, seja quando nos fala, quando brinca, ou apenas quando nos "escuta", exerce o mesmo efeito de uma amizade real. Talvez até muito mais.
Chegamos a sentir um sentimento muito próximo a um amor verdadeiro, nessa amizade tão "vivida".
Esse alguém chega mesmo a nos cativar. Faz-nos falta eventuais "desaparecimentos". Conseguimos mesmo "escutar" seus sorrisos, e "vemos" sua expressão de alegria ou tristeza. Como "somos responsáveis pelo que cativamos", não devemos desaparecer das telas das amizades que cativarmos, sem pelo menos avisar que algo vai nos impedir uma comunicação.
Um desaparecimento frio, sem noticias, causa tanta ou maior preocupação do que o que ocorre com uma amizade "física". Podem ser tantos os motivos para um "sumiço emaillatório"... Desde problemas com PC, até uma doença, ou mesmo uma mágoa eventual.
E aqui uma jóia de L'Inconnu, falando sobre uma amizade virtual:
"E você é este amigo que chamo constantemente diante desta telinha, sabendo que do outro lado, existe um coração com muito sentimento..."
Assim, amizades virtuais, saibam que o sentimento de carinho deve ser bem recebido e doado, pois a fria telinha esquenta amigavelmente, sempre que existe reciprocidade num sentimento assim dividido.
E amigos virtuais sempre desejam UM LINDO DIA às suas amizades...
Uma maneira inovadora de chamar a atenção dos espectadores para um conteúdo é colocá-los dentro dele.
A internet virou o registro da fraqueza verbal e mental de muita gente. Como se fala e se escreve bobagem nesta ferramenta !
Amigos virtuais. A questão é nova, complexa e pertinente. Conhecer, conhecer nem nós próprios nos conhecemos bem, por se tratar de um processo iterativo. Se a amizade implica ver pessoalmente, neste caso os cegos não teriam amigos. Amigos são sempre desconhecidos, que um dia aparecem e nos apaziguam a alma.
O maior desafio na vida das pessoas na “era da virtualidade”, é de conseguir administrar o seu tempo e curiosidade.
A linda falsa vida que muitos sentem a necessidade de mostrar.
Tem gente que anda tão preocupado em se mostram bem e agradar, que acaba se perdendo de si mesmo. São tantos que vivem iludidos por espelhos de pequenas ilusões e escondidos atrás de cortinas de grandes mentiras, que com o passar do tempo perdem a noção da realidade. Já não conseguem viver sendo verdadeiros. É há uma cobrança coletiva por baixo disso. Somos cobrados pelo sucesso alheio e incentivados a sermos iguais. Mal sabemos que em algumas situações, por detrás de uma foto postada, quase sempre há máscaras, quase sempre há pessoas com a alma ferida, tentando se mostrar fortalecidas. Quando a pessoa se deixa seduzir pelas tentações de ego e de vaidade, acaba entregando a vida para uma viagem só de ida. Só na tela. Tentar competir com o mundo é a melhor e mais rápida maneira de ser derrotado.
Existe um enquadramento relacionado entre as redes sociais e sua fábrica de ilusões. Parece absurdo, mas na maioria das vezes, só postamos aquilo que queremos que os outros vejam. Postamos aquilo que queremos ser (e muitas vezes não somos). A verdade nem sempre é mostrada. Poses e mais poses, filtros e mais filtros para se chegar na foto perfeita. Quantas são as vezes que em busca de aprovação de outras pessoas, pintamos um quadro totalmente disforme da realidade. Nem sempre é o que parece, por vezes as pessoas estão prestes a cair num precipício, mas querem que todos pensem o contrário. A busca doentia por "likes" transforma fulanos e fulanas em reféns de suas próprias mentiras. A postagem dos outros se torna uma provocação e é preciso se mostrar melhor. Mudar a aparência não é mais suficiente, é preciso fingir outra vida.
Na verdade, há casos em que a diferença de imagem entre a pessoa real e a pessoa mostrada na tela do computador é tão grande, que na grande parte das vezes é algo inacreditável. São figuras distintas, quase que irreconhecíveis quando colocadas lado a lado. A sociedade se reconfigura quando se projeta uma imagem vitoriosa. Há uma aceitação maior. Há uma glorificação da figura do ser bonito, rico e perfeito. E não se enquadrar nisso é dolorido para pessoas (em sua maioria) com a autoestima abalada demais ou elevada demais. Umas de um lado, outras de outro. Paradoxos difícil de compreender. Um sonho de consumo que faz muitos se sentirem inseguros e tristes. Um sonho de consumo que faz muitos se mostrarem alegres e bem-sucedidos. Um sonho de ser além do que as outras pessoas comuns aparentemente são. Os perfis são tão perfeitos, as pessoas tão alegres, as fotos tão bonitas, as comidas tão gostosas, os amigos tão sorridentes, as famílias tão impecáveis, empregos poderosos, romances maravilhosos, viagens inesquecíveis, as roupas mais caras: A melhor vida possível! Depois desse prazer dos diversos likes, essas ações viciam e tendem a se repetir. O perigo é quando nada disso é real e existe o risco de ser descoberto e a curto prazo, o prazer pode virar dor, a luxuria pode virar amargura, aplausos viram vaias, beleza vira vergonha e sorrisos, viram choro.
É complicado pensar que atualmente os níveis de felicidade, realização e sucesso das pessoas é calculado pelo número de likes em seu perfil. Cliques esses, muitas vezes, feitos por pessoas que nem se conhece. Fica mais difícil saber que isso também nos atinge. Essa falsa prosperidade que muitas vezes encontramos na vida dos outros, nós tentamos concretizar na vida da gente e nem sempre conseguimos. A vida não nos cobra perfeição, mas a sociedade sim, os amigos sim, a família sim e com isso projetamos uma imagem de vencedor para agradar. Esse limite entre o real e o virtual, nos traz para uma reflexão sobre o que fazemos e o quanto ficamos invejosos sobre o que os outros fazem melhor do que nós. É como se a felicidade interior só tivesse alguma serventia se as outras pessoas vessem e curtissem. Como se a felicidade alheia fosse algo para incitar inveja.
Muitas vezes a gente se sente assim, não sendo suficiente. Sentimos inveja. Sentimos que não chegamos lá. Mas não queremos assumir e não pretendemos nos esconder. Mas, se você precisa mudar seu jeito e esconder suas verdades para caber no mundo, saiba que jamais nada disso o deixaria mais feliz. E nem mais aceito. E nem mais bonito ou bem-sucedido. Quando você se mostra grande em cima de algo que você não construiu, a queda é certa e sua pequenez será exposta algum dia. Não existe quem não precise de melhorias, sempre deve haver uma inspiração que nos guie aos acertos, mas é preciso repelir os erros, é preciso aceitar quem somos. Se a gente tiver um coração do bem, ele se abre e cria espaço para receber energia positiva e somente um coração cheio de alegria e verdades pode fazer uma alma repleta de felicidade. A alma é que deve se mostrar feliz e não aquela foto maquiada da rede social. Só por isso já vale a pena a gente lutar para se mostrar como é. Não deixe que as vaidades te impeçam de andar somente pelos caminhos da verdade. Somente a verdade deve ser mostrada, mesmo que ela não te enobreça, mesmo que ela não te cresça, mesmo que ela não te coloque em palanques e palcos, não te traga prêmios e palmas. Mas entenda que só ela importa. Só ela é nobre. Só ela interessa. A imagem verdadeira é a única coisa que a gente deve ter de melhor e mais belo a se mostrar.
Desconecte-se do aparelho e se conecte com a vida. Tem muita gente querendo conversar com você, saber de você e também precisando de você. A vida é feita de momentos e eles se vão e não voltam. Não faça quem está do seu lado se sentir invisível. Um olá, como vai?, tudo bem?, precisa de ajuda? Dá-me um abraço? podem mudar o dia de uma pessoa pra melhor e o seu também. Tenha a atitude de perceber o outro. Concentre-se no que você está fazendo. Esteja atento. Se o tempo não passasse, talvez você não devesse se importar, mas a vida tem hora para acabar. Aproveite o seu dia conectado com a vida real e não apenas a um mundo virtual, este, muitas vezes existente apenas na sua cabeça.
Quadras
Qual passarinho em sapequice
pulando de galho em galho
assim segue na mesmice
fingindo um amor, alho com bugalho
Não se atem a nada que seja real
faz-se presa fácil e sem noção
não escapa de apelo virtual
em nada se fixa o seu coração
Nunca terá aquilo que deseja
se continuar assim esta saga
não conquistará de verdade o que almeja
é vulgar, leviano, a tudo estraga !
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp