Vidas sem Sentido
Diante da interrupção da caminhada
de um amigo ou simples conhecido,
os pensamentos invadem todos
os espaços, em busca de respostas
que encontrem sentido em tudo, embora,
o tudo não tenha sentido.
“Eu não faço sentido!”, eu não existo, eu não sou, é muito doloroso; mas também pode ser uma oportunidade para uma profunda jornada de autodescoberta, transformação; e, construir uma vida que seja autêntica, significativa e com propósitos.
Qual o sentido da vida?
A vida não tem que ter um sentido,
Viver aproveitando o que é de simples que temos já é nosso propósito.
Se você quiser traçar um objetivo maior
Fique à vontade. A vida te dá liberdade
para isto.
Para muitos a vida é apenas uma passagem afim de um melhoramento espiritual, para outros ela não é nada mais que uma simples passagem por este plano que não nos pertence, e ainda há os que acreditam que nossa existência não passa de nossa existência, onde tudo começa aqui e deste mesmo modo aqui termina. Mas observem que, mesmo sendo pensamentos tão antagônicos temos por intermédio um fator comum, que nos leva a resultantes incoerente e incomuns, chamaremos então este fator de "sentido da vida".
Para Tolstoi - 1882, a imortalidade é a representação do real sentido da vida, crendo então que, se somente-se, pode-se alcançar o "sentido da vida" aquele no qual crê e segue as leis de Deus, pelo simples fato deste Deus nos proporcionar a eternidade, não carnal mas sim psíquica. "E é assim que este Deus dá sentido à vida: Ele criou-nos com uma alma imortal, e deste modo não seremos reduzidos à morte e ao nada; do mesmo modo Deus irá recompensar-nos ou castigar-nos em função do modo como vivemos a vida, e assim o que fazemos ganha permanência, marcando para sempre a nossa existência após a morte)."
Logo, a vida faz sentido se, e só se, Deus existe.
Já para Kurt Baier, ao contrário de Tolstoi, é ofensivo para o ser humano ser postulado como meramente um meio para os fins de Deus, e não um fim em si, Baier afirma que, "qualquer finalidade única ou propósito que nos tenha sido atribuído por Deus é degradante porque nos trata como objetos ou artefatos e não como pessoas que realizam os seus próprios propósitos)."
Logo, só se Deus não existir é que a vida pode ter sentido.
Para Susan Wolf Uma vida tem sentido quando é uma entrega ativa a projetos de valor. Essa entrega ativa a projetos de valor não está dependente da existência ou da inexistência de Deus.
Logo, a vida pode ter sentido quer Deus exista quer não.
Observamos então que estes três renomados filósofos postulam seus pensamentos e procuram de forma racional dar sentido a esse fator comum, mas percebam então, que o real e verdadeiro sentido da vida está aí, no desenvolvimento da busca por si só, creio que o sentido no qual tanto buscamos está além de nós, mas a busca por si já é o caminho de se alcançar o além.
Ao longo dos séculos o homem vem procurando respostas a varias das indagações que lhe são feitas, e são estes questionamentos que nos trazem a clara visão deste fator. Chegamos a conclusão de que o sentido da vida esta nesta constante busca de si, pois só por meio dela justificamos o desenvolvimento psíquico humano. A busca pelo sentido da vida é o sentido no qual nunca deve se alcançar. Pois o homem depende dela para evoluir, a constante busca por algo nos leva a evolução, e o passado nos prova isso. Platão já pregava estes ideais de questionamento, venho eu então para completa-lo e formular uma nova teoria do sentido da vida dizendo logo, que o sentido da vida é a constante busca pelo seu seu próprio sentido.
Considerando que a Vida não possui sentido algum, somente resta ao indivíduo revesti-la de sublime significado.
Talvez tudo faça sentindo, ou, talvez nada faça sentido. A vida é feita de extremos, sem meios termos, apenas extremos, ou está bom demais, ou, está ruim de mais. Vai tudo bem,ou, nada bem. Tudo se inicia, ou, tudo finaliza. E a vida é assim mesmo, temos que nos acostumar com isso, temos que nos acostumar a viver sem o meio termo.
A vida só tem duas opções, O SIM, OU, O NÃO.
Já veterano, ter sonhos e a vontade de realizá-los é o que dá sentido e metas ao futuro. Pode ser até para um o futuro tão próximo quanto o dia de amanhã. Não tê-los é perder seu comprovante de vida.
Pensando em mudar de ares, nadar contra a maré
Entender o sentido da vida, ter um pouco mais de fé
Ir além do horizonte, buscar a minha paz
Se quer ou não vir comigo, agora tanto faz
Sol e Lua são assim, distantes e dependentes sem fim
Todavia há o eclipse... Minha nossa, viu o que eu disse?
Esperança, ultima que morre, porque nos mata primeiro
Cancela! Deve ser a fumaça da vela do luto de mim mesmo.
Quando TUDO passar a não fazer sentido na vida, apenas se afaste de TUDO, pois o tudo estabelecido como verdade na verdade não apenas o que se ACHA como verdade.
Decadentes!!!
Ou Deus exite, ou a vida é inútil!
Ou Deus existe, ou a vida não tem sentido!
Ou Deus existe, ou a vida é uma farsa...
Campo de Batalhas
Não vejo sentido maior na vida, do que ela própria. Não é exagero pensar que estamos em um campo de batalhas. Aqui, onde cada um tenta vencer a sua própria guerra, e isso é um dos sentidos mais interessantes e ao mesmo tempo o mais devastador de todos, pois perderemos a batalha em estantes.
Garimpo
Não é surpresa falar
e geral a consciência;
todos vivem a procurar
o sentido da existência.
Mas para bem garimpar
é preciso paciência
p´ra não deixar escapar
o principal, a essência.
Alvaro Acioli
Deste-me apenas tuas mãos.
Não pediste nada.
Nada foi forçado.
A razão até tentou mas sucumbiu a força irresistível do amor.
Graças a ti minha vida passou a ter sentido.
Devolveste meus sonhos, minhas alegrias e meu coração.
Não vamos viver a vida como se fosse de outro jeito, vamos viver a vida do jeito que é, por quê se vivêssemos a vida de outro jeito, viveríamos outro jeito.
A vida
Algo que não faz sentido
Não sem a morte
Muita das vezes sombria
Ou até mesmo um conto de fadas
Uma poesia vívida
Com dias de luta
Dias de gloria
Uma vida que não é vívida
É algo que nunca existiu
Viva sua vida
Pois tu não tens outra
E se tivesse
Não saberia viver
A vida é a vida
Então á viva!
