Versos para 18 anos
Se até os 20 anos você não foi um revolucionário, você é um idiota. Se depois dos 20 anos você permaneceu um revolucionário, você também é um idiota.
“Depois de haver passado tantos e tantos longos anos de minha vida a correr as tabernas da filosofia, depois de me haver entregue a todas as politiquices do espírito e ter participado de todos os sistemas possíveis, sem neles encontrar satisfação, AJOELHO-ME DIANTE DA BÍBLIA”.
Há 23 anos estou na fase da metamorfose. Talvez algum dia eu chegue lá, e lá é onde todos morrem. Mas talvez e só talvez a metamorfose continue.
"Jéssica, dezessete anos, futura jornalista. Sou teimosa, articulada e egoísta, porém vulnerável. Como demais. Tento parecer melhor do que sou. Gosto de mpb, perfumes fortes e roupas confortáveis. Busco a felicidade. Choro sempre. Rio sempre. Tenho medo da solidão. Falo algumas mentiras e inúmeras verdades. Rezo toda noite, agradecendo. Vivo plenamente. Amo."
Os dias parecem anos. Maus anos. Longamente tediantes. Anos em que a vida se arrasta, em que cada abrir de olhos no amanhecer fosse como um soco, um soco interno. A ausência me corrompe. Alguns amigos permanecem fielmente à rotina, à alma. É como se a felicidade também dependesse disso. Descobri que mudar dói. Que abrir mão é impossível quando se está preso a um passado estagnado. Vivo de saudade. Saudade dos outros, saudade de mim.
O que escrevo é imaturo, meu vocabulário é imaturo, estou colecionando alguns anos, por que só com muitos deles poderei descrever o amor como ninguém, só com muitos anos poderei amar como um poeta ama. Ou talvez o meu quotidiano não me permita ver esses poucos anos como o poeta vê, mas enquanto isso, nessa árvore, verdinhas, minhas idéias esperam pra ser idéias pintadas, idéias escritas, idéias cantandas, idéias amadas não só por mim, mas pela terra e aquela pequena porcentagem de sua prole que ainda não apodreceu.
mas quanto a mim, tendo me exaurido ao longo de muitos anos a oferecer pensamentos vãos, ociosos e visionários,e, por fim, ter por completo perdido as esperanças de algum dia ter sucesso, felizmente, encontrei esta proposta...
Daqui a alguns anos você vai se arrepender mais pelas coisas que não fez do que pelas que fez,não hesite ainda há tempo para se errar e aprender.
Não deixe de sonhar e de nem sorrir,a dor é sempre menor,e tudo vai passar daqui dois dias ou anos mais passa.
Ensina o caminho em que o menino deve andar, nem que ele tiver cem anos, ele se desviará do caminho.
Amizade não se conta em dias e nem em anos, porque a amizade é que nem um baú de relíquias. Quanto mais antigas, mais valiosas serão.
Durante longos anos, a vida vai colocando à nossa frente caminhos, estradas e trilhas: as escolhas dependem de nós
