Vergonha
"A vergonha alheia é um espelho disfarçado—reflete mais sobre nós do que sobre o outro. Quem aprende a aceitar, aprende a se libertar. No fim, julgar menos o mundo é encontrar mais paz dentro de si."
Pragmatismo Vital
No mais, o estranho é isso, tudo comportamental, sempre tive muita vergonha de mim, não pelas coisas que já feitas, mas nunca gostei de me expor. O ferimento é algo que se cura, cicatrizes sempre vão existir, temos que ser a fruta que não perece no galho, pereceremos até à morte, fazendo aquilo que mais gostamos. A vida passa e bate, bate tanto quanto batia em si mesmo, na batida da batida que bate sem parar e sem ritmo, bate tanto quanto a batida que não bate, mas é sentida. O peito aperta, produtividade cai e agente vê que tudo isso que é em vão, possui mais momentos entristecedores que os próprios momentos oportunistas. Volto a Voltaire, adoro isso, na verdade o filósofo Voltaire, possuía uma concepção de traição, mas para o Estado, e não o estado. Ele dizia que:" Os desconfiados desafiam a traição". Voltaire estava correto, quando a pessoa desconfia, ela não possui clareza, quando não temos clareza, estamos no escuro, e, no escuro, não enxergamos nada. O certo, não desconfie. O medo, a dúvida e a suspeita, convidam à traição. Cuidado com quem te aconselha a tomar cuidado. Hoje, as torturas são chamadas de “procedimento legal”, a traição se chama “realismo”, o oportunismo se chama “pragmatismo”, o imperialismo se chama “globalização” e as vítimas do imperialismo se chamam “países em via de desenvolvimento”. O dicionário também foi assassinado pela organização criminosa do mundo. As palavras já não dizem o que dizem ou não sabemos o que dizem. Ainda que a traição agrade, o traidor é sempre odiado.
"Não há vergonha em lutar para viver o que se prega; a vergonha está em pregar sem sequer tentar viver."
Fique procrastinando o amor por vergonha ou medo de não ser correspondido, de repente teus olhos se fecham e perde a chance de expressar este incrível sentimento.
"De tudo o que é teu,
e do que se esconde
por ter vergonha,
é quando se encolhe,
com medo de que eu a veja,
eu entendo no querer velado
desse teu lindo argumento."
Cadê a vergonha de muitas autoridades, quando descobertas suas irregularidades, que não renunciam, ao menos para preservar a reputação do cargo ou instituição que representam?
Desde muito novos, fomos ensinados que não há vergonha na derrota, apenas na desistência ou na recusa em lutar.
O mestre que no jogo da Capoeira levou uma rasteira do seu aluno, não sentiu vergonha, nem raiva, apenas ORGULHO.
Falar pra quer ?
Meus olhos me traíram.
Me entregaram sem medo, sem pudor e sem vergonha.
Sou refém de você, estou em suas mãos !
Assim, como você está em mim: em minha alma,
em meu corpo e em meu coração.
Me sinto entregue quando sem vergonha teu olhar se joga dentro do meu e com esse jeito bandido de garoto levado me leva e me ganha !
Vergonha não ficou para todos, caráter são para poucos. Para quem faz do dinheiro, o seu Deus, o mais não passa de nada. Triste, admitir e vê tanta gente se desunindo, se destruíndo, se perdendo um do outro...e ainda por cima, se usar "a paz" quanta farsa, quanta demagogia. Dinheiro: quanto mais se tem, mais se quer, não importa quais os meios nem o preço que se tem a pagar.
Mil vezes me prometi
milhões de vezes,
não me perdoei.
Não é que falte vergonha,
é que tudo trás teu cheiro.
Em qualquer canto
vejo teus olhos
onde vou,
te encontro.
No rio
nas flores,
nas ondas
no mar.
Quando o assunto é você não me escondo: me entrego em taças e garrafas; não tenho vergonha na pele, nem segredos no olhar.
Sem pudor me jogo entre os teus dedos, me entrego...Te faço dengo, chamego...Sem vergonha atiço tua pele, bulo...Mexo com os teus pelos...Juízo!