Velhice
Todos nós sabemos que ninguém neste mundo passa uma vida inteira sorrindo de felicidade, mas, felizmente, temos os nossos momentos felizes. E eu só sei que agora, neste exato momento, estou muito feliz por mais um dia de vida. Apesar de estar ficando velha fisicamente (Grr), dou, portanto, parabéns a mim mesma pelo meu quadragésimo nono aniversário. E que essa felicidade ainda se repita por muitas e muitas vezes! Obrigada, Deus. Obrigada, Mãe (Saudade de vc!). Obrigada, Vida. Obrigada, obrigada e obrigada. Feliz aniversário pra miiimmm! 🎂 👏👏👏🎁 🎉🎊🎈🎈🎈
Depois de amanhã, às 0h do dia 05, é o meu aniversário de 49 anos (AHHHH!!!!! 😦😭). E por um momento me peguei pensando no tempo, e aí me lembrei de que eu tenho uma amiga que dizia ter 38 anos desde que eu a conhecí, e isso já faz quase 30 anos. E só agora, recentemente, que ela fez "42 anos", é que eu me dei conta disso. Eu até fui no aniversário dela, tinha bolo com velinhas (42) e tudo mais. Haaaja óleo de peroba pra tanta cara de pau! rs. Ainda existe óleo de peroba, não existe?
nega
não apresso mais
arriei a armadura
cansei do jamais
d’alma em candura
paz...
tudo vai à frente
a sorte lá traz
o silêncio presente
e o tempo voraz!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Outubro de 2019
Cerrado goiano
Envelhecer é um privilégio, uma arte, um presente. Somar cabelos brancos, arrancar folhas na agenda e fazer aniversário deveria ser sempre um motivo de alegria. Mas é deprimente.Era pra ser de alegria pela vida e pelo que estar aqui representa. Todas as nossas mudanças físicas são reflexo da vida, algo do que nos podemos sentir muito orgulhosos. Mas com certa nostalgia, vemos que começamos a nos destruir, a deteriorar desde que nascemos. Somos frágeis, ficamos moles, doloridos, enrugados a cada dia que passa, e foge de nós o vigor. Nada somos além de criaturas passageiras, que duram menos que uma arvore, vivemos menos que uma tartaruga, e muitos de nós se acham, mas nada somos alem de pó. Tudo o que resta de nós são as nossas ações, a nossa melhora, nosso crescimento, e compreensão, e o bem e o mal que fazemos a nossos semelhantes. Tanto o bem como o mal que fizermos nos será cobrado, quer morramos jovens ou mais velhos, a colheita do que plantarmos será inevitavel.
Vieram os netos e bisnetos e a memória em meio as falhas tenta lembrar de um passado que foi ontem, mas que se apaga como se fosse menos importante.
Lembro de tanta coisa de uma vida distante, porém sou velha para lembrar o presente.
Tantas lembranças, tantas memórias que nas falhas do tempo, vão sendo lançadas ao vento.
À medida que o tempo passa, quase tudo aquilo que em outras épocas li com grande interesse vai-me parecendo cada vez mais fútil e vazio. A velhice tende a reduzir tudo ao essencial, e só o cristianismo é essencial. O resto é passatempo.
Não é que eu seja velho e ranzinza, so tenho dificuldade de lidar com crianças em corpos de 50 Anos castigados pelas injustiças da vida.
A sabedoria, a tolerância, o amor testam meus limites, cada vez mais!
“Se tem uma coisa que acompanha o ser humano no início e no final da vida é um par de sandálias do tipo papete. “
Cuide bem dos velhos e dos doentes, cuide como você gostaria que cuidassem de você.
Ao se pôr no lugar dos outros, você se verá em condições muito melhores para ajudá-los e tentar aliviar-lhes o sofrimento da melhor maneira possível. Quando você se coloca no lugar do outro, você tem a oportunidade de errar menos. Lembre-se, o mundo dá voltas, hoje é o outro, amanhã pode ser você.
"A vida é só um sopro sobre o rosto da terra, e em suas montanhas de altos e baixos, o que mais se destaca são as rugas mórbidas no topo das chances perdidas. Vejo jovens que já são velhos, e velhos que nunca deixaram a esperança envelhecer".
Gleydson Sampaio das Neves
Enamorar-se não é um sentimento fácil, momentâneo, passageiro; é um processo lento e, requer sabedoria, autoconhecimento e, acima de tudo sensibilidade. Enamorar-se é ser capaz de enxergar em nós mesmos a beleza que o tempo não rouba, a beleza peculiar a cada idade nossa.
Eu tenho 33 anos de idade, não consegui superar os problemas da puberdade e já estou começando a ter os problemas da velhice. Passei completamente longe de ter uma vida adulta saudável.
(George Costanza)
"Estar velho não é e jamais será a mesma coisa que ser velho, pois existem inúmeros exemplos de anciãos em plena atividade, vivendo com alegria, disposição, energia, e sabedoria, enquanto muitos jovens vivem em crise existencial consigo mesmos, tristes, deprimidos, drogados e desesperançosos, como se não houvesse o amanhã, pois perderam sua própria essência, perderam o encantamento pela vida."
Na terceira idade dos pais, alguns filhos se afastam.
Começa, então, a ‘solidão dos velhos (ainda) vivos’.
É o peso dos anos que ensina a nos curvar unicamente à verdade; a ser fiel somente ao amor e, seguidor só do que encanta.
