Veio e Passou como um Cometa
Quero ser cada dia melhor
Quero que um dia você tenha orgulho de mim, de estar comigo
Quero que lá na frente você me olhe nos olhos e me diga " valeu a pena" porque só assim vou saber que fiz tudo certo, que fiz o que prometi
Quero me deitar no teu colo
Te olhar no fundo dos teus olhos, e dizer "eu amo você como naquele dia" e você sem dizer nada vai apenas sorrir
Aí terei a certeza, que eu fui o homem mais feliz do mundo
Apenas por te fazer feliz..
Te amo como naquele dia.
COMO MANDAR A TRISTEZA EMBORA
Dei um susto na tristeza! Pintei os pingos da chuva com as cores do arco íris. Ela fechou a cara, deu uma gargalhada sem graça e saiu correndo, resmungando...
Élcio José Martins
Pode ficar dormindo,
que eu faço o café,
lavo louça,
passo a roupa
e te faço um cafuné.
Não sei como o mundo te trata,
por aí não sei como é,
mas eu sempre te tratarei,
como se trata uma mulher.
PESSOAS SÃO COMO LIVROS
Uma história única
Uma narrativa incrível
Um conteúdo a ser entendido
Uma aventura a ser revelada
Um mistério escondido
Um enigma a ser decifrado
Começamos avaliando pela capa
Mas como diz o ditado:
"Nunca julgue o livro pela capa"
Portanto não cometa o erro
De olhar apenas pelas aparências
Leia com atenção
Se atente aos detalhes
Entenda o desfecho
Observe o contexto
Não seja apressado
Não despreze o vocabulário
Pois o livro se trata
Da vida de uma pessoa
Sou como um dia normal.
Às vezes quente, caloroso
Ou insuportável.
Às vezes frio, aconchegante
Ou congelante.
Às vezes chuvoso, solitário
Ou nostálgico.
Mas nunca igual ao dia anterior.
AE MANO, COMO VOCE COMEÇOU A GOSTAR DE ESCREVER?
Mano foi um lance muito doido, uma parada do universo eu diria, uma grande descoberta pra mim, e ainda tá sendo.
Acho que tudo começou através da música. Desde 2016 eu ouço o grupo 3030, e mano me amarrei na roupagem e sonoridade.
Comecei a prestar atenção nos versos e nas mensagens que eram transmitidas nos versos, percebi que eram letras mais elaboradas e que tinham uma profundidade na msg que transmitia.
Depois comecei a ouvir audiobooks e quem diria viajei, tem tanta coisa boa na internet "rapaziadinha", e conteúdos acessíveis.
Eu me lembro que um dia eu estava querendo ler o livro do zangado e não e encontrava na internet, então oque eu fiz? Sim comprei um livro e nossa como eu curti. Eu li ele mais de uma vez inclusive, na real ele era meio curto então foi de boa Hah!
Depois passei a comprar outros e mal terminava um já queria saber qual seria o próximo.
Se vc me perguntar: "mano mas como assim, que viaje é essa, que temas você curte?"
Mano são vários temas que eu me ligo em...
Eu curto temas que envolvem a mente humana, autoconhecimento, evolução, temas espirituais, vidas inteligentes em outros planes, universo, mano aí já vira uma loucura de informação, vou para aqui. Haha!
Tbem comecei a me ligar muito em citações, inclusive vou recomendar aqui um canal de um amigo meu: Citações de um sábio, pesquisa aí no YouTube que vc acha, o cara é muito bom no que faz, Dalle André brabo d+
Mas voltando, então depois de todos esses lances que falei acima, eu descobri que tbem gostava de escrever.
Eu sempre falo: "Não sou um escritor, mas eu escrevo"
Gosto de colocar minhas ideias no papel, e depois upar no site: ( pensador.com )
Espero daqui a alguns anos ou meses eu volte a ler e ver como minhas visões amadureceram e quero estar sempre vivendo novas experiências pra poder estar sempre aprendendo.
Mas foi isso mano, assim que comecei a gostar de escrever!
Talvez nem tudo seja como a gente quer, uma briga, uma compra, uma paixão, um amor ou simplesmente uma roupa, enfim, nada é como a gente quer. As vezes muitos se perguntam o porque disso, será que é para aprendermos com as dificuldades? ou será que é simplesmente mais uma armadilha do tão difícil e complexo sistema da vida? essas são as perguntas que a maioria das pessoas se fazem, já eu me pergunto, porque não poderia ser diferente? afinal, quem faz as escolhas da sua vida é você, ninguém depende da opinião de ninguém para executar uma tarefa, porque quem vai executar as tarefas da sua vida é você, portanto ao meu ver, essa estória "nem tudo é como a gente quer" não existe, por que quem faz sua vida é você, seus atos no passado vão refletir no seu presente e no seu futuro, então, depois dessa analise, resolvi mudar meus pensamentos e atos, se hoje sofro por algo é porque eu quero sofrer, se eu escolhi algo, mesmo que isso prejudique a mim, eu vou em frente por que prejuízo não é sinonimo de infelicidade, afinal quem nunca teve que renunciar algo para ser mais feliz? então meu caro leitor, não viva se lamentando por suas escolhas erradas, há sempre um novo começo, não viva no passado porque se você viver o passado você simplesmente não estará no presente, estará preso em lembranças que muita das vezes só nos impedem do desenvolvimento pessoal e espiritual, VIVA UM DIA POR VEZ, esse é o segredo para uma vida feliz, não tenha medo de errar, busque o amor mesmo que ele dê as costas para você, busque a felicidade plena desse mundo mesmo que muitos digam que nesse mundo não há felicidade, afinal o estado de felicidade própria é definido por você, lutar para ser feliz não é errado, é apenas mais um dom que Deus nos deu, mas que poucos compreendem.
Tão confuso
Tudo que se refere a mim sempre me parece insuficiente, sendo talvez até um pensamento egoísta de alguém tão egocêntrico ou uma fragilidade do personagem, pois quando se carrega uma exaustão silenciosa por trás dessa máscara de uma pessoa fria, isso também traz outras coisas consigo, como um cansaço que até a melhor noite de sono não resolve, com os medos que nunca disse em voz alta, e até as dores que você não tem tempo para sentir, criando os piores cenários possíveis por pensar de mais na dúvida de entregar tudo de si sem garantia de retorno, gerando uma ansiedade desnecessária, que faz você duvidar se realmente vale a pena, mas apesar de tudo isso, eu ainda me amo em silêncio, e mesmo que eu seja invisível e isso seja algo insuportável, eu ainda me vejo, pois sei que é necessário se reconhecer ainda luto por mim, e mesmo que eu tivesse outra escolha ou um caminho mais fácil ainda faria o mesmo, pois ainda sei que tenho um propósito maior, que assim seja.
Cores extravagantes.
Bebidas borbulhantes.
Um shopping bem movimentado.
Uma vibe nostálgica.
Discos de vinil fofinhos.
Pétalas de sakura voando.
Um amor jovem.
O Festival de Daruma.
Sentimos revelados.
Inspirado em "Palavras que Borbulham como Refrigerante".
TAL COMO SOU
Tal como sou, sou um soneto com essência
Em cada verso da poética, sou total agrado
D’um amor ímpar, romântico, apaixonado
Aquele que da métrica, é, a suave cadência
Falo do amor em cada estrofe, existência
De uma sensação, de ter o ardor ao lado
Onde em cada canto o canto enamorado
Que é o penar, quando, de sua ausência
Sou uma prosa narrada, fascínio e emoção
Poeto a cada canção o carinho, tão sereno
Sussurrado, soletrado da poesia do coração
D’amor que te quero tanto, o amor pleno
De venturas ilustres e infinitas, doce razão
Falo de amor, elevado, além de o terreno...
© Luciano Spagnol – poeta do cerrado
06 setembro 2021, 15’33” – Araguari, MG
tenho saudades de acordar com um sorriso no rosto ,saudades de quando era "feliz"...de quando o amor para mim era só uma fantasia ..
Sinto-me cansada de acordar sem vontade para nada, cansada de olhar para o meu pulso e vê-lo cheio de cicatrizes .
Deixei de ser aquela menina "contente" e "feliz" que eu era .. .agora a maior parte de mim passou a ser uma parte sombria sem cor.
Esta ansiedade e depressão esta a matar-me aos poucos , está a
tomar conta de mim , a tomar conta dos meus sentimentos ... é como se fosse algo que grita dentro do meu peito .. e como grita..
Estou cansada desta dor , uma dor gritante dentro de mim e.. chorar não dói o que dói é aguentar isso tudo e ainda sorrir .
Sinto-me como se ninguém se importasse comigo ..cansada e sem forças para continuar , na esperança que deus coloque algo para melhorar a minha vida .
Sinto como se não pudesse confiar em ninguém, como se ninguém me entendesse ..Ás vezes eu peço para adormecer e nunca mais acordar... não consigo desabafar com ninguém ... apenas com o meu caderno, onde escrevo os meus sentimentos, o que me vem na alma.
Sinto um grande alívio quando chego a casa vou para o meu quarto chorar é como se saísse um peso de cima de mim...sinto um enorme vazio dentro de mim, sinto me mal por não conseguir contar a ninguém o que se passa comigo .
E ai cgega o dia de ir para a escola e eu penso para mim .... " mais um dia que vou fingir ser a pessoa que não sou" .. queria criar uma carapaça para enfrentar tudo o que estou a passar neste momento mas a vida não vem com um manual de instruções , a vida não me ensina como vou passar os momentos maus mas assim com ela aprendi que certas coisas vem para nos ajudar a ser mais fortes e quando eu ultrapassar isto eu vou puder olhar para traz e dizer "eu fui forte , passei por isto e hoje estou bem melhor..."
instagram : @eaevih__
O outubro negro depois de um setembro amarelo não é opção de Deus para você.
Pense que camping para que você continue vivendo é o mesmo que dizer que sem isso você vai mesmo querer se matar.
O que você deseja afinal?
Não chame atenção da sua família com algo que só está causando dor a você mesma.
SER FORTE
Um indivíduo Forte
Não é aquele que possui uma figura musculosa, capaz de levantar pesos assemelhando-se a máquinas.
Um indivíduo Forte é aquele que possui Firmeza de Caráter.
Que se mantém Corajoso diante das Adversidades.
Que possui Discernimento e Bom Senso.
Um bebê que chora, aos berros, por 1 a 2 minutos, pode ser um desconforto, dor, frio, fome ou medo. Mais que dois minutos, é bom que os vizinhos vejam o que está acontecendo.
A fase mais verdadeira da vida é quando percebemos que não somos nada, que somos um pontinho numa imensidão de luz e cores! Quando nos fundimos com o todo sem medo de se perder, sem a intenção de controlar! Quando seguimos o caminho da verdade e da luz e apenas aceitamos o que somos, seja um grão de areia ou uma montanha inteira, seja um ponto de luz ou holofote que ilumina um espaço aberto!
Quando apenas “achamos” que somos o todo e o nada, nos perdemos e precisamos do todo, e quando reconhecemos que somos o nada, deixamos o ego, reconhecemos e nos encontramos no todo, assim seguimos na grandeza de apenas Ser o que somos!
Uma expansão tão radiante que fica difícil de compreender, só aceitamos e assim É!
[UMA CANTIGA E SUA PEREGRINAÇÃO POR UM MUNDO DE NOVAS ESCUTAS]
A poesia - diante da possibilidade de ser utilizada como fonte histórica reveladora de discursos, informações concretas e expectativas humanas de todos os tipos - deve ser vista como um veículo de expressão e comunicação que, independentemente das intenções de seu autor, pode conter uma pluralidade de sentidos. Para que um novo sentido se desprenda de um poema ou de uma cantiga,é por vezes bastante que a desloquemos no tempo ou no espaço, que mudemos o seu público ou o trovador ou poeta que a enuncia, que a voltemos contra um novo alvo.
Em sua peregrinação por um mundo em permanente transformação, um verso se transfigura a cada instante, a cada leitura e a cada audição. Para compreender isto, é preciso perceber a leitura e a audição como práticas criadoras.O mundo transfigura o poema porque se transfiguram os olhares e os ouvidos que para ele se voltam, e também porque este poema é inserido em novas práticas, é recriado mesmo a partir destas novas práticas.
O encantador paradoxo da poesia está em que esta transmutação se
opera sem que a forma sequer se altere. Enquanto uma narrativa que é trans
mitida por via oral sofre múltiplas interferências, interpolações, reorganizações do discurso– dada a própria natureza do discurso narrativo –, a poesia, mais ainda a cantiga, está aprisionada dentro de uma grade versificatória, de um ritmo, de um jogo combinatório de sonoridades. Não é possível alterar uma palavra, na sua dimensão material, sem que a estrutura poética desmorone. É isto o que assegura, aliás, a passagem de uma poesia através do tempo em toda a sua integridade material.
No entanto, este poema aprisionado em uma grade versificatória, esta cantiga encerrada em uma estrutura melódica, exercem espetacularmente
toda a sua liberdade. Sem mudar uma única palavra, trazem à tona mil novos
sentidos a cada novo contexto de enunciação. A grade de versos e ritmos não é para eles um túmulo, nem a estrutura melódica é para eles um cárcere. É antes um meio de libertação, que os permite incólumes atravessar todos os
tempos. Já se disse que “um livro muda pelo fato de não mudar enquanto o
mundo muda”. Ainda com mais propriedade podemos considerar isto para o poema, este gênero de discurso que, mesmo quando transmitido basicamente pela oralidade – meio transfigurador por natureza – conserva-se a si mesmo sendo já um “outro”. A estrutura singular do discurso poético lhe dá uma imunidade material, ao mesmo tempo em que de fato não o aprisiona, sobretudo em virtude da natureza fluida da linguagem poética
[trecho do artigo 'A Poesia como Arma de Combate - um estudo sobre as múltiplas reapropriações de uma cantiga medieval-ibérica", Revista Letras (UFPR), vol.90, p.41-42, 2014].
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- Frases de valorização profissional para reconhecer um bom trabalho
