Valores Sociais
Por quê? Faço-me a mesma pergunta todos os dias... Será que os valores se perderam... Será que bandido que usa terno e gravata é mais digno do que um professor?
Será que eu habito em um país alienado o suficiente onde a educação é banalizada com tanta ignorância?
Será que as gerações que vierem terão o prazer de estudar para ter conhecimento ou essa terra não mais darão frutos?
Perdida... Vivemos um tempo perdido, no qual autoridade tem autoridades de agredir um cidadão lutando por seus direitos... Cadê os direitos humanos? Por que isso? Por quê? Por quê?
Acomodo-me diante da inversão de valores de uma sociedade caótica, invasiva, preconceituosa, moralista e sem temores.
As palavras não têm valores únicos ou universais. Nem os sorrisos. Há quem diga que ama proferindo um eu te odeio ou quem odeie dizendo o inverso disso. Há quem ria pra alegrar o dia de alguém ou quem o faça para destruí-lo. Palavras e sorrisos são caminhos. Pessoas, são guias nesses caminhos. Problema é que pessoas amem objetos e usem gente. Problema é que façam mera e insignificantemente o que lhes apetece ao ego. E só. Parece que ninguém sabe mais a diferença, aquela sutil diferença entre preço e valor. Parece que ninguém descobre a graça de estar. Más palavras e más sorrisos são como águas do mar. Não matam a sede de quem sente, avançam sem pena e desmoronam aqueles pequenos castelos de areia de criancinhas sonhosas que sem saber e querer, avançam os limites de uma margem invisível.
As perdas profissionais dos valores humanos, substituídas pelos lucros dos investimentos de capital estrangeiro das grandes empresas colaboram, de forma negativa, para a degeneração da raça humana.
Vivemos em um mundo com valores invertidos, pregam um falso bem que é a maior escuridão mental para quem o segue
Se de fato nossa sociedade foi constituída baseada em valores, não há nada que possa destruí-la ; Do modo que existe pessoas que adoram ver sangue, existe também aquelas que não suportam, e aquelas que se limitam apenas... Em socorrer a quem esteja sangrando
Quando um homem de valor se conformar com coisas que ele não concorda, não haverá mais valores neste homem e, sim, preço!
Dever de Educar
Antes da escola, a transmissão dos valores
essenciais aos filhos é dever essencial e
intransferível dos pais.
Estamos convivendo com os funestos desejos do corpo que impregnam valores fúteis em nossa existência.
Compaixão não é apenas um pensamento, uma mera ideia; compaixão é uma profunda mudança de valores, uma reviravolta interna-- quando somos incomodados e compelidos a ajudar imediatamente alguém que está sofrendo, agonizando-- não importando a distância, nem os obstáculos para ajudar o nosso próximo.
MEUS FILHOS
Meus filhos:
Quando tiverem teus filhos,
ensine-os, os valores do amor.
Ame-os, e ensine-os a amar.
Pois quando a idade chegar,
saberão como lhe amar.
A regra geral no mundo dos "valores" é, quanto mais raro mais valioso desde que esse raro seja valioso.
Vale a pena agregar valores duradouros à família, porque ainda que venham herdeiros esses continuarão a valorizá-los.
Vamos juntos, em horas sem valores, rabiscar papeis com letras divergentes mas com pensamemtos unos. E no arrebol do nosso amor-sertão, vamos romper a treva desse silêncio vacante, mesmo que a nossa voz seja apenas o ruído dum beijo espremido por essas horas, porque é certo que agora somos um só.
"Ser-Uno"
In: "Águas Viajantes"
Paulo Queiroz
Editora Fênix, pág. 166
Brasília - DF, 2014.
Pior que o moralismo é o falso moralismo, pois este deturpa os reais valores de uma sociedade, alienando seus integrantes em lendas e ideias sem sentido.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
