Um dia a Gente Aprende Mario Quintana
Como pode um ser tão complicado e tão simples ao mesmo tempo?
Um mar tempestuoso, mas basta uma pitada de carinho e esse mesmo mar se torna calmaria,
Tão forte, porém tão sensível, o que a define?
A necessidade,
Como pode características tão distintas descreverem uma só pessoa;
És o que és; única, decidida, amorosa... Entre tantas outras coisas boas,
Bem assim, uma Mulher!
UM SENTIMENTO NOBRE
Ainda criança imaginei que realizar sonhos era sair correndo pelo mundo. Ser o mais veloz, o mais ágil e mais esperto. Mas daí, ganhei uma bicicleta e passei a acreditar que meus sonhos seriam realizados montado numa bike.
Quando cresci, comprei um carro. Feliz e empolgado acreditei que a partir daquele dia todos os meus projetos se realizariam. Que a felicidade estava calibrada nas trinta libras das quatro rodas do meu veículo e, agora sim, eu andava em paralelo com as minhas aspirações.
Porém, descobri com o tempo que não era correndo pelas ruas, ou andando de bicicleta, nem tão pouco o carro seria o fator principal pelo meu sucesso nos projetos imaginários.
O que mais precisaria não era físico. Vinha de dentro! Mexia com minha emoção e meus sentimentos. E era capaz de me levar por onde quer que eu fosse.
Era um sentimento nobre, forte e ímpar que surge desde a terna infância quando superamos os pequenos medos e perdura durante a fase adulta. Esse sentimento se chama CORAGEM.
Era isso que me faria ir ao ápice dos meus sonhos e desejos. Era a CORAGEM que me empurrava para caminhar ou correr por longos percursos, que me ensinou a andar de bicicleta, mesmo muitas vezes caindo; era a coragem que me fazia trabalhar duro para conquistar um carro.
Era a CORAGEM o principal elemento a me fazer voar, tirar os projetos do pensamento, ganhar o mundo e, mesmo algumas vezes cansado, era ela, também, que me fazia sentir realizado.
Recorde-se de quantas vezes tivemos todas as condições para fazer algo, mas faltou CORAGEM? Ou quantas vezes vimos alguém prestes para conquistar o que ela mais queria, e também faltou CORAGEM.
Quando não falta CORAGEM podemos ir muito longe, vivenciar momentos inesquecíveis e realizar coisas inexplicáveis. E isso não se resume apenas a bens ou coisas materiais. Vai além do imaginável! Como por exemplo: conquistar um grande amor ou pedir perdão a quem nos magoou.
Então, seja qual for o seu sonho, desejo ou projeto de vida, que você seja preenchido ou preenchida de muita, mas muita coragem. Pois, é ela que, também, te fará ser FELIZ.
de profundis amamus
Ontem
às onze
fumaste
um cigarro
encontrei-te
sentado
ficámos para perder
todos os teus eléctricos
os meus
estavam perdidos
por natureza própria
Andámos
dez quilómetros
a pé
ninguém nos viu passar
excepto
claro
os porteiros
é da natureza das coisas
ser-se visto
pelos porteiros
Olha
como só tu sabes olhar
a rua os costumes
O Público
o vinco das tuas calças
está cheio de frio
e há quatro mil pessoas interessadas
nisso
Não faz mal abracem-me
os teus olhos
de extremo a extremo azuis
vai ser assim durante muito tempo
decorrerão muitos séculos antes de nós
mas não te importes
não te importes
muito
nós só temos a ver
com o presente
perfeito
corsários de olhos de gato intransponível
maravilhados maravilhosos únicos
nem pretérito nem futuro tem
o estranho verbo nosso
" Na aritmética da vida, diferentemente daquela que, a tão poucos faz algum sentido, um com mais um dá três. Ou quatro. Quem é que sabe?"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
"Há um certo limite de sofrimento que cada um pode suportar. Com o passo do tempo, e com a marcha das humilhações, mais corre o ponteiro"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
"Ódio e amor são a exata mesma coisa, variando apenas na orientação: um para o bem, outro para o mal. O avesso do amor [...] é a indiferença"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
"É o amor próprio a via para qualquer outro. Tudo que nasça do autodesprezo será daninho. Se uma relação humana, chamar-se-á subserviência, dependência. Nunca amor. E, amando-se de tal forma, a vida se replica. É sempre urgente. Justamente por isso ignoramos a inevitabilidade da morte própria. E, por isso, tememos tanto a alheia"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
"Um song book nunca molesta ninguém, diga-se de passagem"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
"E o ego é um bichinho. Se não come, morre. E feito peixe, o ego não tem gatilho de saciedade. [...] Porém devemos alimentá-lo."
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
"A natureza do luto é isso: viver-se o luto. Por isso mesmo se veste preto por um tempo. Por isso fazem-se as missas, os cultos religiosos. Há quem festeje, recordando-se da brevidade da vida e da beleza das boas memórias. Há quem, incapaz, chore por dias a fio. E cada coisa tem sua razão. Sua bondade"
(trecho de "Parece Dezembro: romance inspirado nos versos de Chico Buarque")
Não pedimos para existirmos como humano. Somos um acidente do universo que vai se reparando a medida que evoluímos para outras dimensões alheias ao homem comum. O processo e a caminhada não é nada coisa fácil.
Cada pedaço do universo esta escrito na vida de cada um, a mente relembra todo momento passado, e almeja todo futuro, isso nunca mudará, é a essência do viver.
Mesmice
Depois de um determinado tempo, acabamos por notar que os eventos se repetem, não estou falando apenas numa escala anual, mas mensal, semana e quem sabe até diária. Ficamos frente à frente com o marasmo, o comum, o cotidiano em si acaba nos tornando apáticos, é nesse momento que um antigo sonho humano acaba por não fazer muito sentido, o sonho de ser eterno, abandonar a possibilidade de abraçar a morte, a qual nos aguarda de braços abertos, não sabemos onde, não se sabe quando, não parece mais tão atraente. Será que o sentido da vida é escrito em cima do manto efêmero pelo qual a vida foi tecida? Deve ser por esse motivo que os Deuses da mitologia grega sempre são retratados como seres entediados, condenados à eternidade, que acabam encontrando na humanidade uma forma de passar o tempo, experimentando os prazeres humanos, mesmo aqueles os quais não são dignos de orgulho. Altos e baixos, alegrias e tristezas, vida e morte. Será a morte uma dádiva tão grande quanto a vida que nos foi dada? Não sei, deixo a resposta com vocês.
Bolha de sabão
Há quem construa um mundo à parte, cria barreiras, ignora o mundo fora do seu círculo protetor, confeciona um Deus a sua imagem e semelhança, o qual, faz todas as suas vontades, seus caprichos, distorce os fatos, tudo que dentro da bolha entrar se transfigura em fatos que lhe agradam. O medo do mundo lá fora é tão grande, acaba não tentando realizar coisa alguma com medo do fracasso, acaba não correndo com medo de cair, acaba não amando com medo do amor acabar, e de tanto medo de viver, acaba apenas existindo, uma hora a bolha estoura e nossos medos serão expostos, àquele que perde o medo de errar, tem muito mais chance de acabar acertando.
Fragmento da Eternidade
Depois de ter marcado um encontro com a Márcia, por um desses aplicativo de namoro, fiquei pensando, como hoje em dia expomos nossa vida pra todo mundo, e de graça. Antigamente fazíamos de tudo para manter segredo do que acontecia em nossa vida, tudo era mantido no mais completo sigílo, mas os tempos são outros, fazer o que?
O encontro foi marcado na praia, morar numa cidade onde a praia está à margem tem suas vantagens, eu estava um pouco nervoso, quem não fica nervoso no primeiro encontro? E olha que esse nervosismo é normal quando você já conhece a pessoa, imagina quando só vimos essa pessoa por fotos na internet. Eu sempre me surpreendo quando conheço alguém ao vivo, que antes eu só via nas fotos. Na internet todo mundo é mais bonito, bem resolvido e alto, ao vivo as pessoas são bem menos brilhantes, mais tímidas e menos polêmicas. Fiquei esperando ela chegar sentado no banco da pracinha que faz frente com a praia, eu sempre me acho meio idiota esperando alguém de um encontro que conheci virtualmente, sempre me passa pela cabeça que a pessoa não vai aparecer. Passado uns 5min da hora marcada pude ver a Márcia se aproximando, ela adotara uma postura um pouco curvada, o que mostrava uma pequena timidez logo de início, no ouvido ela trazia uns fones, parece que nesses momentos de nervosismo a música sempre nos ajuda, música tem mesmo esse poder de mudar totalmente o nosso humor. Quanto mais ela se aproximava, mais o meu coração acelerava, por fora eu me mostrava indiferente, por qual motivo resistimos em mostrar nossos sentimentos? Talvez a entrega imediata à uma pessoa desconhecida assusta um pouco e faz a pessoa recuar. Ela finalmente ficou na minha frente, a maçã do seu rosto ficou ruborisada, achei aquilo de um charme que talvez nenhuma palavra conhecida nessa língua poderia explicar, ela se apresentou, eu fiz o mesmo, quando ela me me deu a mão, foi como se um choque percorresse todo meu corpo, decidimos tomar um sorvete, aquele pequeno instante se tornou eternidade e com certeza eu poderia ser feliz com aquele sentimento pelo resto da vida. O que aconteceu depois nem vale à pena contar, a Márcia me fez feliz por um breve fragmento de eternidade que nunca mais esquecerei.
Um menino ri menos do que um bebê; um adolescente, menos do que um menino; um adulto, menos do que um adolescente; um ancião, menos do que um adulto.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Mario Quintana
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria