Um Depoimento Pro meu Irmao q Amo muito
Posso escolher em que momento vou me deitar, mas, não posso decidir qual a hora exata para abrir meus olhos novamente, fraquezas me enfraquecem e injustiças me padecem. Quero decidir pelo menos isso!
Continuo pensando que posso superar muitas coisas, mas muitas coisas mesmo. Mas a morte de meu pai significou muito mais para mim do que uma mera lição. Passei a acreditar mais em algumas coisas e acreditar menos em outras. Eu tou dando menos valor à morte dele... E muito mais à vida que teve e continua tendo.
De fato isso me abalou. A morte sempre abala as pessoas, porque sempre foram acostumadas à dar mais valor à morte que a vida. Eu sinto que sua existência não sumiu. Permanece onde ele está. Em seus livros. Em suas crenças. Em vidas que salvou. O que não faz dele melhor do que ninguém, mas simplesmente uma pessoa comum e admirável. Um modelo para mim...
Sei que ele permanece em algum lugar, e eu sinto que ele me olha quando tem um tempinho.
Eu tento sorrir pra ele sempre, porque quando ele olhar pra cá, ainda que poucas vezes; vai me ver sorrindo! Como se eu sorrisse pra sempre, de verdade!
A falta de tempo que assola o mundo (ou será falta de dinheiro?) também invade meu dia-a-dia, por isso, raras são as vezes que consigo me sentar e jogar idéias soltas e loucas no PC...
Por isso, como hoje arrumei um tempinho entre a janta e o tanque...risos...vão algumas mensagens...
assim, vai a primeira...
Li na NET, e sei que saiu nos jornais de grande circulação, a notícia de que, de acordo com um recente estudo, as escolas brasileiras estão abaixo da média na América Latina.
Pois é, mas não me espantei, para aqueles que se espantaram...segue uma lenda, mas a creio real...
A história da Pedagogia Brasileira
Muitos sabem, poucos dizem ou relatam com integridade a origem da linha pedagogica usada no Brasil, alguns confundem-se na busca de uma resposta: "Montessouri?, Piaget?, Construtivista? Libertadora de Paulo Freire???" nananinanaum.... e portanto, segue a história de nossa pedagogia, usada principalmente nas escolas públicas espalhadas neste mundão de Deus chamado Brasil..
Em meados do Século XVI, logo após o ano de 1500 (te lembra alguma coisa???) instalou-se no Brasil Colônia a família Nadori. Família empreendedora, espalhou se pelo Brasil, não só em nome mas em descendentes.
Na mesma época em que sugiram as primeiras escolas sem padres do Brasil (período pós jesuítas) também surgia um nome que seria para sempre lembrado, ou discretamente esquecido, toda vez que se fala em educação neste país, a Sra. " Enga Nadori", que assim como Piaget em outro momento, que criou a Linha pedagógica Piagentiana, Enga criou a pedagogia "enganadora" ou também conhecida como "enganadorísmo".
A filosofia e metodologia desta pedagogia é simples, e se baseia no seguinte :
O professor finge que ensina
O aluno finge que aprende
O governo finge que está ótimo
E o povo finge que acredita
Desta forma, podemos concluir que esta linha é tão forte, que venceu todas as fases brasileiras seguindo até hoje, em pleno século XXI, a todo vapor.
Ou seja, a escola está, não mudou e continua no século XVII, mas nós já estamos no século XXI...
na escola do meu filho, por exemplo, ela é aplicada com eficiência e eficácia, as professoras são mestres no "enganadorísmo", veja, o prefeito também compartilha da mesma filosofia educacional, ele divulga que nas escolas municípais colocou 2 professras por sala, e diz que isso é ótimo, eu finjo que acredito, já que nunca vejo nem uma, o que dirá duas, ambas fingem que ensinam, e meu filho, tem fingido muito que aprende, tanto, que irá retroagir um ano, de tanto que fingiu, e passará a uma escola que segue outra linha, menos simples, onde há somente uma professora em sala, visível e real, que ensina mesmo, por isso, tem que ser paga de verdade, um salário justo para um educador, e leciona em uma escola que não é dirigida nem pelo governo municipal nem pelo estadual, portanto, não acha simplesmente que está ótimo, mas vive se reciclando e renovando seus valores para uma educação de qualidade, e que por sua vez, não faz o povo simplesmente acreditar, faz PAGAR também, afinal, se é tudo real, o bolso tem que se mexer...o que me lembra da Enga, e de sua pedagogia , adorada pelos políticos, que aliás, dizem, que todos os filhos da Elga se tornaram políticos em sua época, inciando uma linhagem de "Enganadorísmo" que se tornou ABSOLUTAMENTE NORMAL NO BRASIL...onde tudo que se planta cresce.. menos a sementinha chamada educação...
Onde os dirigentes não gostam de mexer nos bolsos...deles...só nos nossos...portanto, pagar de verdade alguém para educar está, simplesmente, fora da ética do enganadorísmo e esta prática já está tão enraizada em nosso Brasil, que o povo até nem questiona, finge mesmo que acredita, mesmo quando o mundo sabe que nosso presidente não gosta de ler, não tem formação universitária e que nossas escolas são um lixo... Ahhh Enga Nadori, você Não mudou nosso país... por que para isso, para uma mudança, parafraseando João Ubaldo, que diz que "para construir um país é preciso matéria prima", nós somos matéria prima oriunda de Enganadorísmo, antes do nosso nascimento isso já era praticado aqui, portanto, Você Enga, não mudou, como nada vai mudar nosso país, antes que o próprio povo mude e PARE DE FINGIR QUE ACREDITA...triste do povo que precisa de heróis...triste do povo que não tem nenhum ...
Tenho andado do avesso... por mais que tente achar meu ponto de equilíbrio, continuo me perdendo e me confundindo... estou fugindo, mas ainda não sei para onde...
”Tudo que escrevo nada mais é do que meu coração tentando desabafar,por que as vezes é preciso desabafar para que eu não morra sufocado”
”Minha inspiração vem de tudo aquilo que observo ao meu redor,
desde uma pedra pequena até uma grande montanha”
Eu quero estar feliz do meu jeito, ao meu modo, com a minha mistura mágica que dispensa fórmulas padronizadas. Se sou diferente, se minhas escolhas são outras, se o tradicional me escapa, se fujo das regras e vão me julgar por isso, não me preocupo. Ninguem bate na minha porta para pagar minhas contas. Ninguem carrega minhas dores.
É engraçado como consigo descrever com detalhes o meu sofrimento, mas não consigo descrever, nem resumidamente, a minha felicidade.
Sei que as palavras que como arpão atirado a baleias não foram as últimas, quero que perceba em meu olhar raios de sangue, meus olhos não são mais apenas aquele mar azul de águas transparentes. As vezes me pergunto se você terá capacidade de reconhecer o homem que esteve em sua frente, de pé. Em suas aventuras eles conseguem ser mais homens para você do que você foi um homem para mim?! Minha outra metade está guardada, apenas para que eu doe a quem merecer, para me fazer um homem. A vida me ensinou que precisamos sacrificar para sobreviver.
Ando tonta por caminhos tortuosos, onde sei meu destino, mas a viagem se atrasa… Ando louca por caminhos escuros…sei meu destino…mas a viagem demora…
Ando solta por caminhos inseguros…sei meu destino…mas há perigo ao caminhar…
Ando perdida por alguns caminhos…será que sei meu destino?…talvez não saiba como chegar…
Minha vida não mudou no dia em que te conheci, porque você não é a sereia que falta no meu mar, não é estrela que falta na minha constelação e sim a mulher que falta na minha vida , ela vai mudar se seu coração conquistar.
Morrer de saudade? Morrer de vontade? Quando te vejo, meu coração sempre quer falar… Mas por você já morri de saudade, talvez seja a hora de morrer de vontade e tentar me superar. Morrer é algo complexo: é o fim clássico. Alguém morre, outro é feliz… Mas na vida real a morte é tão distante do amor. Quando decido te esquecer, logo vem você de novo… E com você aquela vontade de te beijar, de te sentir. Logo vem você, a todo o momento, sem pedir licença. E me deixa aqui, morrendo de vontade de ter você só pra mim… Mas não vou morrer com este sentimento, vou me controlar. Vou me controlar eu juro! Mas me pego involuntariamente com você na cabeça. É, matar esse amor seria a única solução, dar um fim heróico pra essa confusão toda. Mas aprendi que matar, correr ou fugir do amor, só o torna mais perigoso. Mas de perigoso eu vivo a todo tempo, desde que te conheci. Eu aprendi que uma mensagem no msn, ou uma simples sms pode frustrar um dia perfeito. Como também aprendi que um sorriso pode ajeitar meu mundo desatinado e complicado. Ah o amor, sempre assim complexo demais, feliz ao extremo, complicado ao quadrado, mas mesmo assim te… quero do meu lado. Posso ter mil motivos para fugir, vários para esquecer, e todos para te odiar. Mas quando penso em você, todos estes motivos se tornam irrelevantes… Mesmo com a presença daquelas antigas lembranças ruins que sempre rondam minha mente, me torturam, me enlouquecendo cada vez mais. Não tenho escolha, se eu não tenho você pra mim… morro de saudades. Se tenho, morro com todos os sentimentos possíveis. É, você tem esse dom.
Você as vezes me faz tão mal... As vezes me faz tão bem...
Você é o que afinal? Meu anjo ou meu demônio. Foi mal, mas tudo o que preciso é de um Homem.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- Poemas sobre irmão