Tradição Gaúcha
Chegamos à véspera de Natal! Hoje cumpre-se a tradição familiar unida à mesa com batatas e bacalhau e muitas iguarias. Será que todos têm família? E os que têm família, será que podem estar reunidos à farta mesa? Natal também é momento de reflexão, pensem nisto. A todos, feliz Natal!
O berço
De palha, de madeira ou argila,
Bem reluzentes ou mais natural,
Já viraram tradição no Natal
Belas árvores e lindos presépios.
Luzes coloridas, enfeites brilhantes...
Para os olhos são chamarizes.
Alegram e nos deixam felizes
Mesa farta e família reunida.
Mas não é num berço qualquer
Que o Rei Jesus quer nascer!
Tens um coração para oferecer
Que possa abrigar o Menino?
Um coração em que Ele possa
Crescer em graça e sabedoria
E que possa, dia após dia,
Multiplicar seus ensinamentos.
Se tens essa nova morada,
Estarás vivendo o Natal
E a paz reinará afinal.
(Rogério Trindade - 25/12/15)
Ela te chama Bobo
Só por tradição
Ela te ama Bobo
Para não se render em vão
Como pode ser?
Imagino o seu sorriso
Lindo e silencioso
Com medo do pretensioso
Que sou por seu calor
Como vou fazer?
Seu sorriso de Lua
Brilho continuo
O caminho
Para te Luar.
Me Chame
Me Ligue
Me Ignore
Mas Viva
Me Sinta
Me Xinga
Me Ame
Como que vai ser?
Quantos sonhos podemos viver,
As nossas aventuras particulares
Andando sobre estrelas nos mares
Caminhando ao Alvorecer.
Como vou Ter?
Mas a distração marcou
Arriscou o querer
Quem sou pra dizer
Que nada andou
Caminhou ou Lançou
Amor não é posse,
Mas
Faltou
Você Aqui
Você em mim.
A Lua na Maré
O carro sem Ré
Finalizarei
O beijo não sei,
Se mais quero
O querer
Poder
Te ver.
Nossa tradição filosófica fez seus sérios esforços no sentido de demonstrar que o homem é um ser racional, ser de pensamento. Mas as produções culturais que saem de suas mãos sugerem, ao contrário, que o homem é um ser de desejo. Desejo é sintoma de privação de ausência.
- Esse governo - o que vem a ser ele senão uma tradição, tentando se transmitir inteira á posteridade, mas que a cada instante vai perdendo porções de sua integridade? Ele não tem a força nem a vitalidade de um único homem vivo, pois um único homem pode fazê-lo dobrar-se à sua vontade.
Qualquer tipo de governo se transforma numa espécie de revolver de brinqueto para o próprio povo; e ele certamente vai quebrar se por alguma razão o povo o usar seriamente uns contra os outros, como uma arma verdadeira. Mas nem por isso ele é menos necessário; pois todos precisam dispor de uma máquina complicada e barulhenta para preencher sua concepção de governo.
No entanto, quero me pronunciar como cidadão, distintamente daqueles que se chamam antigovernistas: O que desejo é um governo melhor e não o fim do governo. Se cada homem expressar o tipo de governo capaz de ganhar se respeito, estaremos bem próximos de conseguir formá-lo. Como formá-lo? "Tendo a convicção de que isto será o melhor. Tendo consciência e pensamentos livres para escolher e formular o que achar que é o melhor, e sabendo que depois de formá-lo sua consciência estará em paz consigo mesmo. A partir dai, reconhecê-lo, respeita-lo e se dedicar inteiramente para ajuda-lo a comandar".
Mas um governo no qual prevalece o mando da maioria em todas as questões não pode ser baseado na justiça, mesmo nos limites da avaliação dos homens. Não será possível um governo em que a maioria decida virtualmente o que é certo ou errado? No qual a maioria decida apenas as questões às quais seja aplicável a norma da conveniência? Deve alguém decidir de sua consciência, mesmo por um único instante? Na minha opinião devemos ser em primeiro lugar homens, e só então súditos. Não é desejável cultivar o respeito às leis do mesmo nível do respeito aos direitos. A única obrigação que tenho direito de assumir é fazer a qualquer momento aquilo que julgo certo. Costuma-se dizer, e com toda razão, que uma corporação de homens conscienciosos é uma corporação com consciência.
Ha muitos homens, que serve algum governo só com a cabeça, pois raramente se dispõem a fazer distinções morais. Há um número bastante reduzido que serve algum governo também com sua consciência; são os homens que acabam com isto, mais resistindo do que servindo; e os tratam geralmente como inimigos. Um homem sábio só será de fato útil como homem e não se sujeitará à condição de "barro" a ser moldado para tapar um buraco e cortar o vento; ele preferirá deixar esse papel, na pior das hipóteses para suas cinzas.
Toda votação é um tipo de jogo, tal como damas ou gamão, com uma leve coloração moral, onde se brinca com o certo e errado sobre questões morais; e é claro que há apostas neste jogo. O caráter dos eleitores não entra nas avaliações. Proclamo meu voto de acordo com meu critério moral; mas não tenho um interesse vital de que o certo saia vitorioso. Estou disposto a deixar essa decisão para a maioria. O compromisso de votar, dessa forma, nunca vai mais longe do que as conveniências. Nem mesmo o ato de votar pelo que é certo implica em fazer algo pelo que é certo. "Um homem sábio não deixará o que é certo nas mãos incertas do acaso e nem esperará que sua vitória se dê através da força da maioria". "Ha escassa virtude nas ações de massa dos homens".
Existem leis injustas; devemos submeter-nos a elas e cumpri-las, ou devemos tentar emendá-las e obedecer a elas até sua reforma, ou devemos transgredi-las imediatamente? Numa sociedade com o governo como o nosso, os homens em geral pensam que devem esperar até que tenham convencido a maioria a alterar estas leis. A opinião de muitas pessoas, é de que a hipótese da resistência pode vir a ser combatido. Mas é precisamente o governo o culpado pela circunstância de o remédio ser de fato pior do que o mal. É o governo de homens que não sabem governar que faz tudo ficar pior. Porque o governo não é mais capaz e se antecipa para lutar pelas reformas? Porque ele não sabe valorizar sua sábia minoria? Porque ele chora e resiste antes de ser atacado? Por que ele não estimula a participação ativa dos cidadãos para que eles lhe mostrem suas falhas e para conseguir um desempenho melhor do eles lhe exigem? Poque eles lhe exigem? Porque eles sempre crucificam Jesus Cristo?
Ensaio extraído do livro desobedecendo de "Henry David Thoreau".
12. O que é a Tradição Apostólica?
A Tradição Apostólica é a transmissão da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados. Os Apóstolos transmitiram aos seus sucessores, os Bispos, e, através deles, a todas as gerações até ao fim dos tempos, tudo o que receberam de Cristo e aprenderam do Espírito Santo.
13. Como se realiza a Tradição Apostólica?
A Tradição Apostólica realiza-se de duas maneiras: mediante a transmissão viva da Palavra de Deus (chamada também simplesmente a Tradição) e através da Sagrada Escritura que é o próprio anúncio da salvação transmitido por escrito.
14. Que relação existe entre a Tradição e a Sagrada Escritura?
A Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, ambas tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo e provêm da mesma fonte divina: constituem um só sagrado depósito da fé, do qual a Igreja recebe a certeza acerca de todas as coisas reveladas.
17. Que relação existe entre a Escritura, a Tradição e o Magistério?
De tal maneira estão unidos, que nenhum deles existe sem os outros. Todos juntos contribuem eficazmente, cada um a seu modo, sob a ação do Espírito Santo, para a salvação dos homens.
Quem é o mestre
Mônica Lepri envia a seguinte história da tradição sufi:
Um discípulo perguntou a Nasrudin:
- Como você se tornou um mestre espiritual?
- Todos nós já sabemos o que precisamos fazer em nossas vidas, mas nunca aceitamos isso, – respondeu Nasrudin. Para entender esta verdade, precisei passar por uma situação curiosa.
“Certo dia, eu estava sentado na beira de uma estrada pensando no que fazer, quando chegou um homem e postou-se diante de mim. Para afastá-lo dali, eu fiz um gesto, e ele o repetiu. Achei aquilo engraçado, e fiz outro gesto; ele me imitou, e acrescentou um novo movimento”.
Nós começamos a cantar e a realizar toda sorte de exercícios. Eu me sentia cada vez melhor, e passei a adorar o meu novo companheiro. Algumas semanas se passaram, e um dia eu perguntei-lhe:
“Diga-me: o que devo fazer a seguir, Mestre?”
E o homem replicou: “Mas eu pensei que você era o mestre!”
Vida patética
As pessoas vivem rodeadas de formalidades impostas por uma tradição mal pensada. Situações da vida de momentos tristes e mórbidos transformados em um “evento”. O exemplo de tudo isso é o funeral de um ente querido ou não. O velório é a situação mais errônea de todas essas formalidades impostas, sei lá por quem. Na verdade nem imagino o porquê de tanta hipocrisia,pois se a pessoa morreu,morreu.
Não é justo colocar em cheque o amor ou não de pessoas em volta de outra que nem ali esta. E os parentes, ficam ali disfarçando a dor e a vontade imensa de sair daquele âmbito e pode chorar em paz a dor e a saudade que já começa a ter um efeito.
Demonstramos o amor em vida, e não depois de sua morte. Subjetivo, falar de morte, mas o que vejo por ai é uma hipocrisia em relação ao assunto. Ficar horas acordado na madrugada, em um lugar jamais pretendido por qualquer um, seja você um parente ou um amigo de alguém que passa por essa situação, simplesmente por que é imposto, e claro que jamais da vontade de alguém.
Nossas vidas são complementadas por amor, raiva, sofrimento, alegrias dentre outros adjetivos. Devemos compreender que tudo tem uma razão de ser, que deve acontecer naquele momento. E posteriormente tirarmos respostas daquilo vivido, mas não compreendido quando aconteceu, por pensar:
Oh Deus, porque esta acontecendo comigo?Feliz é aquele que compreende que acontece, pois estamos nessa vida para viver tudo o que há pra se viver. Seria estranho se passássemos pela vida como se fosse uma cartilha pra ser seguida, onde saberíamos exatamente, a trajetória de nosso caminho.
Portanto o “evento”, o agradecimento, o afeto e cumplicidade com o outro deve ser demonstrada durante a vida aqui e não tentar resgatar tudo isso; quando já não tem mais sentido de ser.
IMPORTÂNCIA DA TRADIÇÃO PARA AS CIVILIZAÇÕES
Uma civilização não se constitui até que se tenha criado uma tradição e ela não progride até que tenha modificado um pouco essa tradição a cada geração. Se a civilização não a modifica ela não progride. Se ela tentar uma modificação muito rápida, ela perderá toda a estabilidade e se desagregará e consequentemente irá desaparecer.
Assim, com valores e tradições deve-se ter muito cuidado. Não é impunemente que se agita o limo depositado pelos ancestrais no fundo de nós.
Quando eu tiver meus piás vou lhes ensinar desde pequeno o valor da tradição e mostrar-lhes que nas pequenas coisas da vida se escondem os maiores tesouros.
Uma história, pertencente à tradição hebraica, pode auxiliar na compreensão dos desafios característicos quanto à necessidade de realizar uma opção de vida. Diz a história: “Um certo rabi procurou seu mestre, suplicando-lhe: ‘Indicai-me um caminho universal para o serviço a Deus’. O mestre respondeu: ‘Não se trata de dizer ao homem qual caminho deve percorrer, porque existe uma estrada por meio da qual se segue a Deus por meio do estudo, outra, por meio da oração, e outra, por meio do jejum, e ainda outra comendo! É tarefa de cada homem conhecer bem a direção de qual estrada o atrai, o próprio coração e depois escolher aquela estrada com todas as forças’”.
É de todos conhecidos, porém, que a enorme carga de tradição, hábitos e costumes que ocupa a maior parte do nosso cérebro lastram sem piedade as idéias mais brilhantes e inovadoras de que a parte restante ainda é capaz...
(O homem duplicado)
Há quem defenda touradadas sob o argumento da "tradição". Ora bolas, a Inquisição e a Escravidão algum dia foram também "tradição". Alguém quer essas porcarias de volta?
E digo:
Se tu gostar de mim vai ser assim,
Com este meu amor por tradição e se não gostar,
Acostume-se, pois esse é meu jeito de levar a vida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp