Tradição Gaúcha
Os almoços de domingo são uma tradição familiar que devemos preservar!
Na maioria das famílias, o domingo é conhecido como um dia de união, de estar juntos e compartilhar uma refeição simples, mas especial, que permite que todos os entes queridos possam estar unidos, compartilhando um momento tão especial de conexão e amor.
Seja na casa dos avós, de um dos filhos ou mesmo de um dos netos, o almoço de domingo é uma grande tradição no mundo todo, das famílias mais ricas até as mais simples. O conteúdo do almoço é importante porque faz parte da história da família, mas o mais valioso mesmo é o tempo de qualidade junto às pessoas que amamos, mas das quais nem sempre podemos estar perto, por conta da rotina sempre apertada.
“A família que come junta prospera junta. A hora das refeições tem sido historicamente uma época de união familiar. Além disso, se você está reunindo várias gerações, existe uma variedade de diversidade em termos de idades e interesses, e isso é muito bom para as crianças.”
Além de um momento para conversar sobre a vida de cada um, o mundo e contar as novidades, os almoços de domingo também reservam benefícios especiais para cada um dos membros da família.
“Os benefícios variam desde cognitivos (maior vocabulário em crianças mais jovens e melhor desempenho na escola) aos físicos (melhor saúde cardiovascular, baixas taxas de obesidade e maior consumo de frutas e vegetais), até psicológicos (menores taxas de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, menor abuso de substâncias e menos problemas comportamentais na escola).”
Mais importante do que o dia da semana em que ocorrem, o mais importante é que os encontros semanais aconteçam.
Ainda que não possa ser no domingo, um almoço ou jantar junto aos entes queridos durante a semana é fundamental para que toda a família possa se manter conectada, fortalecendo ainda mais o vínculo que a une.
Estar perto de nossos pais, irmãos, netos, sobrinhos, tios e outros entes queridos é uma bênção muito grande, e por mais que a vida seja corrida e que em alguns dias só desejamos ficar deitados em nossas camas, não podemos negligenciar os momentos com nossos entes queridos, porque nunca sabemos qual será o último.
''Entre os poucos atores de Hollywood que honram a tradição dos Coopers, Holdens e Taylors estão Russel Crowe e Leonardo Di Caprio.''
--Facebook, 21 de fevereiro de 2016
Halloween – culto aos mortos
Acredita-se que a tradição de Halloween tenha surgido entre os povos celtas como comemoração ao “Festival de Samhain”, festa pagã que acontecia entre 30 de outubro e 02 de novembro em comemoração ao final do verão e início do inverno, e que não tenha nenhuma relação com as bruxas.
Nessa época era comum se enfeitar as casas com símbolos que segundo a crença afastava os maus espíritos, que nesse período poderiam surgir para assombrar as casa e amaldiçoar os animais e as colheitas.
Embora o Hellowen seja celebrado em quase todos os países de língua anglo saxã, é nos Estados Unidos que é comemorado fervorosamente. Acredita-se que foram os irlandeses que levaram essa festa até o país norte americano. Lá, ela acontece no dia 31 de outubro por anteceder o dia em que se comemora o “dia de todos os santos”.
Assim como nas antigas civilizações celtas é comum decorar as casas com símbolos que povoam o imaginário popular como caveiras, teias de aranhas, mortos vivos...
Além disso, também é comum durante a festa a distribuição de doces para crianças fantasiadas, conhecido como “trick ir treat”, em português: gostosuras ou travessuras.
No Brasil, também se comemora o Halloween, mas somente em festas particulares, já que não faz parte da nossa cultura por não possuir um significado atribuído a esse dia.
A tradição, não pode ser considerada como verdade. Uma vez, que não esteja sustentada pelas Escrituras Sagradas!
Marcos Kennedy
Mais conhecida e muito mais importante do que outras máximas da tradição judaico-cristão, como os dez mandamentos, a frase atribuída a Jesus e registrada no Evangelho de João é – ou deveria ser – A mais importante e seguida.
Segundo o apóstolo João, Jesus Cristo disse a seguinte frase: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15 12-13). Felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!
Ele quis dizer que todos os outros mandamentos são nulos?
Não! O que todos sabem e alguns figem não saber é que tudo escrito e praticado sem amor perde o seu valor.
Ame mais!
A tradição e a lei
(*) Toni Rodrigues
Existem, no Piauí, dezenas de empresas de ônibus intermunicipais. Algumas, exageradamente luxuosas. Outras, pobres por demais, aceitam até passageiros com galinhas e outros bichos.
Entre elas, podemos destacar a empresa Barroso, de Piripiri, fundada há pelo menos cinco décadas e que faz o transporte de passageiros entre a cidade de origem e a capital. Diariamente, em vários horários.
A Barroso já foi uma grande empresa. Esteve entre as maiores do estado. Hoje, não está com essa bola toda.
Outra empresa, a Arêa Leão, surgiu em Alto Longá, cidadezinha localizada a setenta e poucos quilômetros de Teresina e que até pouco tempo era uma espécie de curral eleitoral da família Arêa Leão.
As duas fazem percursos parecidos, despejando seus passageiros em Teresina, mas têm pouco respeito pelos passageiros em geral. Digo isso por experiência própria.
Aos 5 anos de idade fui acometido de poliomielite. Passei a enfrentar problemas de locomoção que foram se agravando a partir dos 10 anos. Aos 16, passei a me locomover com uso de uma bengala. Isso nunca me impediu de fazer nada – de estudar, namorar, ler bons livros, tomar um bom vinho, frequentar bons restaurantes etc. Ou seja, tudo que está ao meu alcance.
Não está ao meu alcance jogar futebol ou fazer escaladas. Também não posso andar de moto e muito menos ficar de pé por muito tempo. As duas empresas em questão não respeitam a minha condição e tampouco a cerca de 112 mil deficientes que existem no Piauí.
Outro dia, pela manhã, fui pegar o ônibus para ir ao trabalho. Moro em Altos, a 42 km da capital. Antes de subir, perguntei ao cobrador se tinha vaga. Ele me disse simplesmente que não e me recomendou que esperasse o ônibus seguinte.
O mesmo aconteceu com a empresa Arêa Leão, só que no sentido inverso. Eu estava voltando para casa, no fim da tarde. O cobrador falou que não tinha jeito a dar.
Não estou reclamando à toa. Existe uma Lei Estadual que garante a deficientes, idosos e grávidas o direito preferencial do assento. As quatro primeiras cadeiras de todo e qualquer ônibus que circula em território piauiense deve reservar assentos para estas pessoas.
Nem todo mundo pode botar a boca no trombone. Por isso é que estou vindo de público fazer a reclamação. Porque a lei precisa ser cumprida, mas antes de tudo, os direitos das pessoas precisam ser respeitados. Nenhuma tradição está acima da lei.
(*) Jornalista e coordenador editorial da rádio Teresina FM.
EMO é….?
██ Um orgulho…
██ Um viciu….
██ Uma tradição…
██ Um estilo…
██ Um poder…
██ Um estranho…
██ Um sentimental…
██ Um ser…
██ Um inexistente…
██ Um loko…
██ Um apaixonado…
██ Um carente..
██ Um soh…
██ Um diferente…
██ Um excluido…
██ Um maluko
██ Um sincero…
██ Um feliz…
██ Um triste…
██ Um melodico…
██ Um esquesito…
██ Um negro…
██ Um branco…
Pois é suficiente
para provar
nossa afirmação
de que a tradição
veio até nós
por nossos pais,
transmitida como uma herança,
por sucessão dos apóstolos
e dos santos que os sucederam.
Aqueles, por outro lado,
que mudaram suas doutrinas
com novidades, necessitariam
do suporte de abundantes
argumentos,
se quisessem mostrar
seus pontos de vista,
não à luz de homens
controversos e instáveis,
mas de homens de peso e firmeza.
Mas já que suas posições
se apresentam sem fundamentos
e sem provas, quem é tão louco
e tão ignorante para considerar
os ensinamentos
dos evangelistas e apóstolos,
e daqueles que sucessivamente
brilharam como luzes
nas igrejas
de menos força
do que tais coisas
sem sentido e sem provas?
Diário de Junior (Um Turista que passou o réveillon em Prado)
Ano novo em Prado já virou tradição
Todo fim de ano, Junior e sua familia de malas na mão
É pura alegria, é pura emoção
Fim de ano Junior e sua familia é pra prado que eles vão
Todos felizes esperando essa hora chegar
Garrafas de chanpagnes, o branco se perde na beira do mar
Junior se deslumbra com tanta gente, e diz
Deve ser a cidade que a felicidade escolheu pra morar
Pois aqui todo mundo é feliz
A cidade cheia de gente, trio desfilando na avenida bandas no palco a tocar
E junior e sua família, dançando, e brincando sem parar.
Crianças, adultos, idosos, aqui não se importa a idade,
Junior mesmo que pequeno, comemorou com sua familia
Alegres, todos numa mesma felicidade
Prado tem a mais linda virada de ano, e junior a pular e cantando
Amigos e amigas todos comemorando
É fim de ano e um novo estará por chegar
E junior se diz, ano que vem pretendo voltar
Muitos sucessos, dinheiro e felicidades a se desejar
Junior sem se lembrar que teria que pra sua cidade voltar
Curtiu muito esse inicio de ano, pois esse dia era só pra festejar
Como é bom passar este dia na cidade de prado
Que tem um povo alegre, de muito amor, eita povo civilizado
Posso passar todos os dias do ano em BH, ou qualquer outro lugar
Mas vai aqui o meu recado...
Sempre estarei na festa do ano novo, na cidade do Prado
Pois sei que lá, a felicidade vai me acompanhar.
Família é assim, muda só o endereço
Se complicada, simples é a tradição
No sangue é o amor, o amor é união
Mas o que mesmo conta é o apreço
Luciano Spagnol
Cerrado goiano
A romanização de Jesus, no nome hebraico, descreve a tradição judaica para o Messias, o Mestre da salvação.
É a tradição, ao menos na Irlanda: em anos bissextos, mulheres têm o direito de escolher no dia 29 de fevereiro com quem vão se casar. Os homens escolhidos não podem, ao menos em teoria, recusar o pedido – a menos que paguem uma ‘multa de respeito’ (outrora luvas, tecidos para roupas ou um beijinho).
Acredita-se que a brincadeira começou no século 13, baseada na lenda de que Santa Brígida teria se queixado a São Patrício sobre a angústia de muitas donzelas, que ficavam esperando eternamente pelo sonhado pedido de casamento. Para resolver a questão, o padroeiro da Irlanda teria determinado que todo dia 29 de fevereiro o costume seria invertido. ‘Bora’ fazer isso funcionar no Brasil, mulherada?
Coração caipira
No meu coração caipira de estuque
Olho a vida e abraço com a tradição
Conto causos, estórias com emoção
Pois sou o cheiro caipira deste chão
Assim vou, assim sou, sou mineirão
Caboclo apreciador de moda de viola
Que não vive sua alma presa em gaiola
Se esbalda no cerrado e na fazendola
Troca o sapato pela botina meia sola
Coração caipira, gabola, sem truque...
Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
- Relacionados
- Frases gaúchas femininas que traduzem a essência da mulher do Sul
- Frases sobre cultura e tradição popular que honram raízes
- Prenda
- Poemas gaúchos para declamar seu amor e orgulho pelo Sul
- Frases gaúchas que são um retrato da alma e da tradição sulista
- Versos gaúchos que revelam a magia e a tradição sulista
- Frases sobre tradição
