Todas as Gentilezas
Nessa busca exacerbada pelo ter e pelo poder, muitas pessoas esquecem-se de ser. Gentileza, honestidade, bondade, solidariedade... são palavras que cada vez estão se extinguindo do dicionário humano. As pessoas querem ter o poder nas mãos, querem se achar donas disso ou daquilo, mas se esquecem que o Dono de tudo veio justamente a esse mundo como servo. Ah, que exemplo mais difícil de ser seguido...
Hoje em dia eu quero mandar e não ser mandado, quero que os outros me obedeçam, mas não quero obedecer, quero ser ouvido, mas não quero ouvir. Que egoísmo!
Eu conheço uma pessoa cujo característica maior é ser servo. Isso é lindo.
Servir aos outros. Um certo homem disse uma vez o seguinte: "Quem não nasce para servir não serve para nada." E é verdade. Não há mais coisa mais linda que ver alguém que poderia exigir atenção, obediência, fidelidade, sendo fiel, obediente e dando atenção aos outros.
Às vezes, nós achamos que somos tantas coisas, que valemos tanto, mas nosso corpo é apenas pó. Se não tomarmos banho, nós poderemos feder. Nossa carne fede. Mas, infelizmente, alguns de nós, achamos que somos grandes coisas, que nascemos para sermos servidos, obedecidos quando na verdade é totalmente o contrário. Humildade, obediência, solidariedade, bondade, honestidade... Essas são palavras que devemos colocar na primeira folha do nosso dicionário ignorando ordem alfabética.
Que possamos retribuir o bem com a gentileza, que possamos ser mais gratos, mais humildes, mais sensiveis. O mal do homem moderno, é se esquecer dos pequenos principios que fazem toda a diferença na relaçao com a sociedade.
O que ameniza a grosseria é a gentileza, no lugar de preocupações coloque anotações de como é importante ignorar o que é irrelevante. Ache o sorriso enquanto procuram suas lágrimas.
Gente tem que ser gente...
Gente que espalha gentileza, solidariedade, se compadece, ama...
Gente que vive, constrói valores, amizades...
Gente que se reconhece, se respeita, se valoriza...
É gente assim que eu quero ter comigo!
Gente que eu posso chamar de amigo(a).
Simples assim!
O maior erro das pessoas é querer ser amado sem amar, querer gentileza sem ser gentil, querer ser feliz sem fazer feliz.
Um pequeno gesto de gentileza, seguido de uma reação em cadeia de outros pequenos gestos, me fez imaginar um deserto totalmente inóspito, onde, de repente, um vento ameno impele o caravaneiro desgarrado ao oásis refrescante. Esse é o "Vento da Solidariedade", que, soprando pra todos os lados, constrói o “Castelo da Fraternidade”.
(Pensamentos soltos na brisa das tardes. Sorocaba/SP: Crearte Editora, 2013)
Já fui mais romântico
Mas ainda pratico a gentileza
Já fui mais humilde
Mas ainda admiro a pobreza
Já fui mais autêntico
Mas nunca escondo a certeza
Já fui mais alegre
Mas não dou espaço pra tristeza
Já fui mais forte
Mas não permito a fraqueza
Já fui mais bonito
Mas a idade nos dá outra beleza
Pense na gentileza de Deus para com você, Ele lhe deu a oportunidade da vida para suprir as necessidades de tua alma. Deixe teus sonhos serem como fogo que age dentro de ti pronto a queimar o pessimismo. Seja grato.
Pense, também, naquele sonho velho que está de baixo do tapete com poeiras da ingratidão, limpe-o cuidadosamente e com carinho, e atraia para sua vida a luz dos seus sonhos. Mentalize, porque atraímos aquilo que pensamos. Faça com que teu desejo renasça de maneira limpa e fiel a seu ser, que o teu Deus irá te salvar, irá te guiar para uma plenitude, uma paz superior a essa.
Você está pronto, saia do casulo.
Você é a própria luz, quando nasceu eras apenas um pequeno floco, agora és a imensidão do espaço e cometas.
O Deus trabalha e confia em ti, por isso, de maneira linda estás na Terra.
Sejamos gentis sempre
Gentileza é
Falar suavemente
Manter a harmonia
Um olhar de ternura
Saber agradecer a pequenos gestos
Servir desinteressadamente
Surpreender aos amigos com pequenos mimos como:
Um bilhetinho, um bombom...
Silenciar para não ofender.
Respeitar o próximo como gostaria de ser respeitado.
"Todos aqueles que vêm até nós com boas intenções devem ser tratados com gratidão, gentileza e carinho. É nobre saber reconhecer o esforço individual, a amizade, a qualidade alheia e principalmente retribuir o carinho e a solidariedade. Devemos ter gratidão no coração."
Que o sentimento seja sincero enquanto durar. Se não o for, peço por gentileza que nunca exista. É preferível viver por suas escolhas, do que numa escravidão e escuridão de um falso amor. No entanto, se a pureza e a sinceridade transparecerem, o que provavelmente será comprovado após anos e perdurará para a vida toda, eu desejarei a você boas-vindas ao amor. Conhecerás a ternura desse sentimento, desconhecido por muitos
Gentileza gera gentileza
Talvez pensamentos tão esporádicos e estranhos não surjam em sua mente, como na minha.
Duas cabeças, pelas contas, pensam melhor que uma, é “vero”, a própria matemática explica.
Mas duas cabeçam pensam completamente diferentes.
Nesses últimos dias de reclusão da escrita, confesso. Estive imaginando cenas tão simples, bucólicas e pitorescas em minha cabeça que trazem um significado tão profundo que as próprias aparências simples disfarçam e nos fazem escapar de um sentido mais engajado.
Estive imagiando o quão importante seria a pessoa sentada ao meu lado no banco da braça, o quão importante seria a pessoa que está à sua frente em uma fila de supermercado, o quão importante seria o secretário de um estabelecimento ou de um guichê comercial.
As pessoas são importantes, e extrememante importantes, repito enfatizando.
Um importante não comum, mas um importante único.
É claro que essas dimensões de importância e notoriedade não nos atingem em situações tão corriqueiras. Por estarmos habituados à correria, as contas de casa à pagar, ao horário de uma reunião, aos deveres que nos chamam.
Vivendo de faces que pintam e tecem perfis limitados que não nos permitem saber o que se passa no interior de cada um.
Nem se quer passa de relance a importância que esta pessoa sentada ao seu lado teria para um pai, uma mãe, uma amigo, um amor.
Não.
Não passa.
E vice-versa.
Não passa porque rotulamos que não o conhecemos, porque somos tão teóricos que esteriotipamos que importância e respeito só poderia ser atribuído à alguém que se conheça, alguém que tenha a mesma conta bancária , ou que seja colega de classe.
Banhados em hipocrisia não cremos que o mesmo respeito ao patrão se deve ao empregado, que a faxineira do prédio é tão importante quanto a dona do estabelicimento.
Me perdooem, não levem apenas para a faixa circunstancial e econômica.
Não é neste ponto que quero tocar na ferida de muitos.
Embora, admitam, a carapuça serviu.
Não custa nada, caríssimos, um “olá”, um “como vai” um “boa tarde, lindeza”.
Educação é tão gostosa de ser dada e recebida, gentileza gera gentileza e , cá entre nós, gentileza também encanta.
Muitos homens podem até pisar no acelerador de um “camaro amarelo” mas sem educação não chegarão à lugar algum se pretendem chamar a atenção de alguma garota.
Sei que é difícil pensar que em dias estressantes consigamos ser “tão de bem com a vida” e oferecer um ombro amigo a um desconhecido, ou o tratar como você trata sua mãe, o que deveria ser feito, na teoria de uma civilização perfeita.
Pensem bem, reflitam um pouco, não seria as grandes e pequenas coisas baseadas no respeito mútuo ?
Quem respeita as adversidades, o erro de alguém ou a dificuldade do outro não é admirado por muitos ? Haveriam repartições e tantas guerras se todos se respeitassem ?
É claro, é claro, jovem, não é tão simples se constriur respeito vivendo em uma sociedade tão regada de ideologias, religiões e meio termos.,
Porém, acredito que, respeito seria um belo passo para se construir algo grandioso. Passos menores para depois alçarmos léguas e mais léguas.
Quando o stress diário for tão grande que sufoque e faça as veias correrem a ferro e fogo, faça um terapia diferente.
Fazer bem ao próximo nos faz um bem danado.
Mútuo.
O que é bom relaxa e expira tudo de negativo.
Comece por ai, e por que não ?
Por acaso você já ouviu alguém reclamar de receber “um bom dia” ou um elogio de vez em quando ?
Não é falsidade , é educação. Esta que deveria ser ensinada desde o cordão umbilical não cortado.
Passos lentos, eu sei, mas qual o motivo da pressa ? Grandes fortalezas não se constroem de um dia para o outro.
Somos tão jovens e temos todo tempo do mundo,
mas não há tempo a se perder.
Quer se destacar? Seja gentil com as pessoas! A gentileza tem sido cada vez menos praticada e acredite, faz toda a diferença.
Que possamos todos promover a paz através da amizade, da alegria, da gentileza, da verdade, do apoio e respeito mútuo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp