Textos Viver
Viver intensamente
Não se acomode diante da infelicidade,
não se satisfaça com pouco.
Permita-se a experiência de sentir
todos os sinônimos e antônimos
de todos os sentimentos,
só assim você saberá o que significam.
Ludibrie e se deixe ludibriar,
Engane e se deixe enganar,
Iluda e se deixe iludir,
Ame e se deixe amar...
Por que nós somos tudo aquilo que vivemos,
os sorrisos,
as lágrimas,
as vitórias,
as derrotas,
as conquistas,
as ilusões,
as desilusões,
as paixões,
os amores,
os desamores,
as despedidas,
a solidão.
Só assim,
quando mais tarde
contemplares o teu rosto enrugado no espelho,
você se dará conta,
de que cada uma delas
não sugiu em vão....
Saber escutar quem sabe
Não se pode viver sem entendimento, próprio ou emprestado. Muitas pesssoas não tem consciência do que não sabem, e outras pensam que sabem sem saber. Os erros da estupidez são irremediáveis, pois, como os ignorantes não se consideram assim, não procuram aquilo que lhes falta. Alguns seriam sábios se não acreditassem sê-lo. Por isso, os poucos oráculos da prudência vivem ociosos porque ninguém os consulta. Pedir conselho não diminui a grandeza nem a capacidade de ninguém. Ao contrário, fortalece a reputação. É bom ouvir a razão para evitar o ataque da má sorte.Relacione-se com quem tenha algo a ensinar
Relacione-se com quem tenha o que lhe ensinar.O trato amigável deve ser uma escola de erudição, e a conversa, um ensinamento culto. Deve-se fazer com que seus amigos sejam também seus melhores mestres, combinando o útil da aprendizagem com os gostos da conversa.Deve-se alternar o prazer com a instrução. Os aplausos gratificam aqueles que falam, e os que ouvem são recompensados com o ensinamento. Normalmente a própria conveniência nos leva a conversar com outras pessoas- e assim enobrecemos. O homem prudente freqüenta as casas dos homens eminentes, pois mais que palácios da vaidade são cenários de gradeza. Existem senhores com reputação de prudentes que são oráculos de grandeza por seu exemplo e modo de agir. Além disso, o grupo de seus acompanhantes é uma refinada academia de sensatez, tato e engenho.
Uma paixão de girassol.
Ela disse pra esquecer o medo, e viver o momento. E me chamou de estranha quando eu fechei os olhos enquanto me beijava os olhos. Eu sabia onde tudo aquilo ia dar. E deu. Em nada. E nada é pouco demais pro que eu desejava com ela. Me fingi de morta, rejeitei algumas indiretas do meu coração por algum tempo, mas hoje está mais difícil.
Já sinto a falta da boca dela falando qualquer coisa perto da minha. Seus olhos, seu cheiro, sua maneira de falar e suas inúmeras gírias de menina-mulher-sabida. Sua voz quando eu lembro me causa frio, lá em baixo, mais em baixo da barriga. E eu fico pensando quando é hora de ligar. Nunca. Nunca de nuncaras. Repito cem vezes antes de desistir e voltar a dormir.
Deveria ser crime dar tanta atenção a uma desconhecida assim. Não gosto desse joguinho de namorar alguem por uma semana e depois esquecer como uma qualquer. "Ela conheceu minha mãe". Quase suplico piedade. Que dó de mim, meu Deus. Me manteve como hóspede e eu me declarando dona da casa. Não sei se foi carência, ou aquela voz no pé do meu ouvido. Mas hoje nem faz diferença. Ela não me quis. Digo contrariada antes de pensar nela outra vez. Fui fundo, fundo demais. Me afoguei no cheiro dela naquela tarde de domingo, e desejei nunca ter cozinhado com tanta vontade. Ela me causou isso, vontade. E talvez nunca saiba, talvez nunca saiba que eu chorei, chorei pelo silêncio dela depois daquela noite.
Ainda bem que não teve "boa noite" perto, nem "bom dia" com abraços. Não dormimos juntas, pela minha sorte, ou meu azar. Não há nada na memória além dos beijos e carinhos dados. Nem o apertar de coxas. Nada de suor, gemidos, arranhões...não, é verdade! Não fomos tão fundo assim. Ainda bem.
Olha, deixo claro que seria bom se você voltasse. Pro meu apartamento, pra varanda, pro pensamento. Mas parece que o mundo gira, e eu fico só. Feito girassol.
VIDA SOLITÁRIA
Meu coração não sabe mais viver sem ninguém para preencher o vazio que carrego aqui dentro. Os dias passam acelerados e minha vida se torna cada vez mais solitária. Vejo pessoas sorrindo, casais se amando e sonho em poder estar amando um novo alguém que me faça flutuar em um mar de amor, que seja a outra metade do meu coração e me devolva à vida. Meu sorriso se fechou e se transformou em amargas lágrimas que brotam dos meus olhos em cada desencontro, em cada despedida, em cada desilusão. Meus dias se tornam tristes e minha vida se desfaz em pedaços, pedaços de dor, dor que não comove dor que maltrata minha alma, meu ser, minha vida, meus dias.
Alienação da Desconfiança
Deixa de viver,
Quem vive na desconfiança;
Torna-se cego em todas suas ações,
Tentando de alguma forma achar o que não existe.
Busca na sua insegurança,
Motivo pseudo-aparente para suas justificativas;
Vive-se prisioneiro nas próprias idéias,
Vendo em qualquer situação mentiras.
Sofre-se por não acreditar e confiar,
Trazendo nos momentos de saudade e felicidades, motivos para brigas;
Têm no seu ciúme, momentos intensos de insegurança,
“Oh meu Deus”, quanta alienação por conta da desconfiança.
Autor: José Drumont
Definitivamente, viver não é fácil. Como somos frágeis, meu Deus. E como as coisas mudam rápido. Não dá tempo para pensar, para juntar o que restou. Voltar atrás é impossível. Ah, essas impossibilidades da vida. Elas nos pregam peças e fazem lágrimas descerem pelo rosto afora.
Ah, se pudéssemos mudar o passado para o presente ser totalmente transformado, renovado, remendado. Mas não. Não podemos retroceder, tampouco buscar os cacos e soldar tudo com cola resistente. O jeito é, vez por outra, olhar para trás com uma certa melancolia, uma dose de algum sentimento sem nome, um tanto de vontade de voltar e amor.
Mas quer saber? O amor às vezes falha, falta, deixa lacunas. É isso: o amor deixa lacunas impossíveis de preencher. O amor às vezes dá um passo em falso, abandona, sai de cena abruptamente. O amor às vezes não consegue segurar a mão forte e permanecer. É isso: o amor nem sempre permanece.
Eu não quero que você perca a fé. Só quero que entenda que nada vai voltar a ser como era antes. E como isso dói. É uma dor funda, que remexe as sensações, que quase ofusca as lembranças, que sacode todos os momentos vividos, que grita pela volta, que implora pela calma. Ah, se a gente tivesse o dom da transformação. Se a gente conseguisse tirar a mágoa, a dor, a raiva, a revolta, a briga, a palavra que entalou na garganta, o sofrimento silencioso, a separação. Ah, se a gente pudesse riscar tudo o que passou e escrever uma nova história. Mas eu não posso, você não pode. E só nos resta esperar e torcer para que tudo fique, de alguma forma, bem.
O mesmo Sol que aquece, apodrece.
O mesmo Oxigenio que nos faz viver, nos mata.
O mesmo Politico que promete, não cumpre.
A mesma confiança que parece ser confiavel, te trai.
A mesma que te diz te amo, te esquece.
A única certeza que tenho, e que:
o mesmo DEUS que é o principio, é o fim e
o Unico que morreu, e que ainda vive, é JESUS.
Ele desperta todo final de semana
Pra sair da Calmaria
E curtir a euforia de poder viver
E quando o dia amanhecer
Vai poder respirar
O melhor dos ares
E quando encontrar você
Vão poder viajar
No final da tarde
Refrão
Se o amor me chamar
Eu vou
Se ele me chamar
Eu vou
If the love call all me
I go
If him call all me
I go
Com tantas coisas para viver
Tantas coisas para sonhar
Após muitos anos de vida posso citar
Não existe razão para se envergonhar
Uma lágrima sincera limpa a alma,rejuvenesci o espirito
Deixemos a vida seguir seu rumo incerto
Impossível prosseguir sem ter asas para voar
Nada vai passar em branco,tudo tem seu momento
Momento não tão pré-destinado
Futuro não tão acertado
Destino não existe é
Hora de encarar.
Amar é o fato de viver;
humano e prazerosa ternura.
Odiar é o mito da vida
que a inveja criou,
apenas para nós enganar.
Dentro de nós
não há a perfeição,
daí vem a confusão.
Grandes vantagens nos oferecem
o olhar que proíbe o além chegar.
As horas que escolhemos,
vejamos que tudo pode mudar,
pois a vida é cheia de mudanças.
É difícil sonhar quando qualquer um pode destruí-los. É difícil viver num mundo cheio de maldade e egocentrismo. É difícil, também, ter vontade de levantar e continuar a vida depois que tudo dá errado, depois que tudo vai por água abaixo.
Motivação? Se você encontrar, compartilhe com todos nós, porque falta mais do que vontade de viver.
NO TEMPO DA INOCÊNCIA
As vezes só existir não é o bastante e você quer viver.
As vezes só viver não é o bastante e você quer sonhar alto
As vezes sonhar alto ainda é muito pouco e você corre atras dos seus sonhos.
Mais as vezes volta ao passado, e o que você encontra lá
são sonhos a muito esquecidos, pessoas que você deixou pelo caminho, um amor, um amigo, um momento feliz alguns momentos tristes, e tudo que fez você chegar onde você está agora, não importa onde esteja agora.
Nosso caminho é assim, caminhamos e a cada caminhada algo fica pra trás, cada passo a frente como um quadro móvel eternidade, como a janela que você passa, ela se movimenta enquanto você olha, mais ela não volta atrás, ela segue em frente, você está olhando a paisagem e vivendo o momento, mais ele está passando e você está indo e o que você viu já passou, você lembra, você sente, você até pode tocar, mais nunca retornar.
Então, se você olhar seu passado, você encontrará sonhos perdidos e sonhos alcançados, pessoas que hoje você sequer lembra estarão lá te apoiando, te ajudando, sendo seu amigo, as vezes você lembra de alguém que foi importante em um determinado momento mais se olhar seu passado, vai encontrar alguém que foi importante em vários momentos e você sequer lembrou, deu valor, agradeceu.. E pode ser que esta pessoa tenha saído da sua vida em determinado momento, e ele estará indo naquele momento passado, pra sempre indo, e esta será sua pior lembrança quando você se der conta.
Ela estará indo até que você a busque de volta, as vezes não é mais possível... Viver é estranho, é como se fossemos projeções de ... sonhos, ou sonhos que sonham, no final do dia vamos dormir, então é quando muitos acordam...
Não é loucura viver intensamente um amor, abrir mão de algumas certezas em nome dele, entregar-se por inteiro.
Não é loucura, por esse amor, mudar de casa, de cidade, de país, mudar de vida.
Loucura é deixar que o tempo passe. É não lutar por quem se deseja, é se conformar. É deixar que o conformismo, as mágoas ou o medo superem os sentimentos.
Loucura é não amar.
Amar...
Amar é viver intensamente e fazer de cada momento único e inesquecível.
Amar é não olhar pra trás e seguir o caminho sem medo.
Amar é construir um sonho ou ser o sonho de alguém.
Amar é ser feliz mesmo nos momentos difíceis.
Amar é aprender a ceder quando estamos errados.
Amar é conseguir perdoar e saber pedir perdão.
Amar é tentar fazer valer a pena os momentos simples.
Amar é saber sentir saudade sem sofrer.
Viver por viver
Foi deitar-se
não sem antes dar uma olhada
na secretária eletrônica na esperança de encontrar pelo menos um número.
Não encontrou um único sinal...
Parou na porta do quarto, a mão na maçaneta, como se aguardasse ouvir uma voz
mas nenhuma voz se fez ouvir
A noite caia no marasmo costumeiro
Despiu-se devagar, olhando pela janela, a fim de inspecionar o vaso de violetas e os gatos da vizinhança
Fitou a noite escura, a rua deserta... Tudo silencioso, se evaporara o sutil sabor de todas as coisas. A rua agora é um úmido concreto mal cheiroso, nada limpa.
Arrastou-se até a cama, fechou os olhos
e adormeceu...
A poeira vive pelos cantos mesmo que a primeira chance se torna a ultima chance;
Volto a viver por um amor inigualável que me desatinou e mesmo eu sendo um homem feito gostaria de ser criança e chorar para quê ninguém me julgasse;
Sempre precisei da sinceridade que se guardava para que nossas vidas possa se encontrar;
Não devemos viver nossas vidas em baseada nos ideais de outras pessoas, crie os seus. Descubra seus próprios conceitos e pincípios.
É inevitável mudar, não tenha medo de não ser aceito, por que se tiver amigos de verdade, não precisará mudá-los se, eles compreenderem que você, ser humano, muda !
VIVER O HOJE
Hoje,
Mire-se no espelho
E veja
Que a imagem refletida
Que lhe sorri com alegria
É linda,
É perfeita,
É maravilhosa
É criação de Deus...
Hoje,
Fala para você mesma que tudo vai dar certo,
Se tropeçar e cair
Deus te levanta e carrega nos braços,
Se chorar
Deus enxuga seus olhos
Se sua cruz for pesada demais
Deus lhe alivia o peso dela
Se desviar o Caminho do bem
Deus te reconduz...
Hoje,
Lembre-se que você é único,
A cada dia o sol nasce para aquecer e iluminar
O ser maravilhoso que é você...
Hoje,
Volta-se para Deus,
Converta-se,
Corresponda ao amor de Deus
Deixa ser guiado por Ele
Hoje
Tenha essa certeza,
O amor e a bondade de Deus refletem e estão em você
Leve esse dom dado de Deus a todos...
Será que é pedir demais querer viver sem você,será que é exigir demais das minhas forças deixar de te querer...pois mesmo sem te ver te desejo como a primeira vez e por mais que eu tente nada consegue mudar isso,nada nem ninguém...
Será que nossas lembranças vão me perseguir por toda a vida?será que alguma noite poderei dormir sem lembrar do teu olhar...sem desejar tua voz ouvir...
Será que esse desejo pertinente e incontrolável me deixará...não mais me visitará...
Estou só agora...não consigo enxergar ninguém...tá tudo tão escuro...
Por quanto tempo mais o sentido da vida fugirá de mim...
Por quanto tempo mais...meu Deus...
Se eu olhar adiante só consigo ver você me esperar na esquina...
Se eu olhar pra trás só consigo ver você dobrar a esquina...
Queria voltar a olhar o amanhecer como um sinal de que tudo um dia vai passar...
Queria voltar a olhar o mar como o sinal de que tudo se renova...
Queria voltar a me olhar...a me enxergar sem as máscaras que a dor me deixou...
Será que essa sensação vai passar....
Será que essa angústia de não mais viver...de apenas existir...algum minuto...
Algum minuto sequer vai partir...partir de mim...partir dos meus olhos...partir do meu coração...
Viver cada dia mais entregue na confiança em Deus.
Viver em paz. Sentir que tudo está certo como está.
Buscar ser mais assertivo nas ações do dia a dia.
Ver o propósito Divino em tudo o que estiver vivendo, tendo aceitação e humildade com tais situações.
Assim terá o privilégio de ver sua vida se expandir,
seus objetivos se tornarem mais claros e possíveis.
E como se acontecesse pequenos milagres o tempo todo,
poderá se maravilhar e viver plenamente bem, em paz, todos os dias da sua vida.
Eis um conselho para quem almeja felicidade.
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp