Textos sobre Vida Bob Marley
Penso que a gratidão possa estar ligada a ver o lado bom das coisas, mas ninguém comentou sobre como é difícil ver o lado bom das coisas quando tudo que se vê é apenas o realismo e indignação mesmo que seja, apenas o nosso ponto de vista. A vivência muitas vezes nos cega dessa parte do positivismo e por tanto deixamos de ser gratos por coisas que oramos/torcemos/sonhamos pra ter. Já dizia a famosa frase né: "A ânsia de ter e o tédio de possuir". Somos eternos reféns das nossas escolhas e pegos pelas consequências delas.
Eu estava refletindo sobre o sentimento humano. Quando você adoece, pouquíssimas pessoas fazem uma visita. Quando você completa anos, pouquíssimas são as pessoas que desejam felicitações. Quando você consegue uma conquista que tanto almejava, pouquíssimas são as pessoas que se alegram. Ah, quando você morre, vêm pessoas que nunca te visitaram, parentes de outras cidades que nunca vieram até você; nesse dia, eles vêm. Então, minha conclusão é que a consideração do ser humano pelo seu próximo se manifesta quando ele morre. Postagens bonitas e elogios vão te dar o último adeus e fingir uma consideração que nunca tiveram. Honre e considere enquanto há vida; morto não vê e não ouve.
Quando você estiver em uma relação de amor não terá espaço para dúvidas sobre o amor, apenas experiências sobre o amar. Podes até ter medo no meio do caminho, afinal a única certeza em vida é a morte, por isso em vida não perca tempo, ame. Você pode cair algumas vezes mas não desista, pois amar além de si é uma experiência incrível.
Eu não tenho habilidade de dramatizar, nem a capacidade de me expressar bem sobre problemas meus. Além disso, a sociedade não está educada para empatia para o indivíduo masculino, e está pronta para a critica tão logo algum homem se queixe de algo. Mas estou pronto para buscar e achar soluções que hipócritas cobram e pessoas humildes precisam.
A Bíblia nos ensina em Eclesiastes 11.1: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.” E em Mateus 4.4: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” Juntos, esses versículos ampliam o sentido de Eclesiastes, que tratava de finanças, revelando que o pão também são ministrações e reflexões que o Senhor nos dá. Portanto, lança-os sobre as águas, pois podem ser úteis quando retornarem a você.
Sobre ti está sempre Deus, creias tu ou não, tu és essência do Criador! Então vive alerta, toma atenção ao que não dizes e pensas, o pensamento é matéria produzida pelo teu espírito! Se estiveres atenta aos teus pensamentos, saberás perfeitamente a tua evolução como espírito! E sem dúvida que a Deus não enganarás, Ele sente tudo o que és de verdade, através dos teus sentimentos! Transforma a tua maneira de pensar já...a esperteza só te cria ilusões e muito sofrimento !
Muitos me questionam sobre minha masculinidade, minha masculinidade nunca foi no pecado da luxúria, da raiva e ao rancor e ódio, ou até mesmo da preguiça, muitos não sabem, minha masculinidade se baseia no amor, sacríficio e justiça, eu amo minha vida, minha família, meus amigos e meu país, faço sacrífico pela minha pátria e por mim mesmo, luto pelas justiças independente do que seja.
Queria não me sentir tão sozinha. Queria não me sentir tão responsável sobre o que acontece ao meu redor. Queria esquecer um pouco, por um instante, por um momento. Compreender e aceitar que não tenho controle nenhum sobre as emoções dos outros, sobre suas escolhas, sobre as coisas que dão certo e também sobre as que dão errado.
O Brasil é o lugar dos esquecimentos principalmente nas artes e na cultura. Duas verdades sobre joalheria brasileira devem ser ditas, o conceito da Joia Arte Assinada no Brasil foi concebido primeiramente pelo joalheiro brasileiro Caio Mourão em Ipanema no Rio de Janeiro. Caio foi meu grande amigo, parceiro em criações, sobretudo no uso das gemas brasileiras lapidadas pois tenho formação e atuação em lapidação. Eu fui marchand de suas obras visuais pinturas e esculturas em aço e por muitos anos encontrávamos semanalmente proliferando novas ideias para o meio. Já o conceito de artista plástico e visual joalheiro, no Brasil foi concebido por mim na mesma época que tentávamos organizar o primeiro encontro de Arte Joia no Brasil. Caio prematuramente falece mas por meio e uma personalidade artística própria e muito forte, o Atelier Mourão e a Arte Joia continua cada vez mais forte no Brasil agora pelas mãos de sua filha, a joalheira Paula Mourão, que no mesmo sentido de promover o aprendizado sobre a arte joalheira brasileira e no mesmo momento já começa a fazer historia, com suas criações joalheiras exuberantes minimalistas entre o belo e o pratico, fugindo da tradicional e distorcida visão de mais um adorno estético e captando a personalidade de vida e do movimento de quem as usa, de quem sonha ou vai passar a usar. .
Ainda sobre o capitulo das " jóias de crioula" é importante ressaltar e esclarecer que a Igreja Católica no Brasil dos séculos XVIII e XIX, não era uma religião somente, ela se chamava de Clero e fazia parte do estado. A exemplo disto temos o artigo primeiro do Código Comercial Brasileiro, que proíbe a mercancia, o ato de praticar comercio entre outros os clérigos que fazem parte do estado e as mulheres casadas sem a permissão do marido. Isto bem recente, nos primeiros anos da republica no inicio do século XX. Sendo assim, mesmo que veladamente coube ao clero, imputar a idéia que o povo negro escravizado, não tinha alma e fortalecendo o poder produtivo das Fazendas Coloniais, a um custo baixo para que os Barões do Café, da Borracha e da Cana de Açúcar, pudessem ter muito lucro, afinal eram eles que bancavam literalmente o Império. Mesmo que o Estado Brasileiro, tenha assumido pelo fim da escravidão e o nefasto comercio de pessoas, após a independência em 1822, perante varias nações européias, foi a partir deste período até 1850, que foram feitos os maiores e perversos contrabandos de escravos no Brasil, a sua maior parte no Estado do Rio de Janeiro, inclusive realizados por negros libertos, também, que traiam e vendiam os melhores e mais fortes trabalhadores de seu próprio povo. A exemplo disto, temos a figura folclórica de Dom Obá, um negro que possuía diversos escravos e estava ligado ao comercio imoral de escravos junto aos coronéis.
Sempre no mercado de arte me deparo com uma grande duvida de vários colegas, sobre o Eucatex. Pelo que sei, no Brasil foi produzido em 1951 mas havia uma Serraria Americana que produzia algo parecido desde 1923. Acredita se que este método de fabricação de pó de madeira prensada tenha se originado na América, pelos idos de 1901 - 1903, logo inicio de século XX. O Eucatex é uma marca de um produto de fabricação, que utiliza pó do eucalipto, muito usado na acústica, divisórias, como suporte e em alguns moveis .
Historicamente e cientificamente, pouco se sabe sobre a crucificação romana, como instrumento de sofrimento, tortura e morte. Não existem até hoje crônicas detalhadas nem entre os romanos e nem nos textos canônicos. A cruz cristã como se conhece foi concebida e imposta como alegoria e símbolo por Constantino durante seu reinado e persiste.
Gostaria que a militância politica da cultura brasileira, saísse só das historias e casos sobre os "anos de chumbo" da ditadura militar, e fossem mais longe e contassem e produzissem obras, livros, documentários e filmes sobre a escravização imoral negra e as chacinas culturais indígenas, fontes fidedignas de nossa historia e tributo moral e social de nossa identidade.
A verdadeira arte não destrói o que quer que seja, o que destrói sobre qualquer coisa que existe como plataforma é uma ilegitima perversão destrutiva da anti-arte. A arte criativa em qualquer tempo exalta o que já existe, respeita e dialoga em seu tempo diante do esquecido, despercebido e do mais comum, revigora a existência na quintessência regenerativa da criação.
o artista Moacir Andrade foi o meu maior mestre sobre as cores da Amazônia. Tudo de um jeito simples, como é típico de quem sabe, entre os igarapés, igapós e balneários da Grande Floresta. Suas palavras embebidas de magia do dia a dia, das que se encontra por esperança nas populações ribeirinhas ecoam no meu imaginário nas noites de lua cheia.
Moacyr Andrade, meu grande mestre sobre a arte e a cultura amazônica sempre foi forte e gordo, tinha muita fome em comer generosamente as cores, os sons e os mitos da Grande Floresta. Uma fome gratuita e bela, onde o coração de quem ama é bem maior que a barriga, o comer de conhecimentos para generosamente passar para quem aprendeu a amar também por respeito e liberdade. Hoje sei que quem sabe verdadeiramente distribui o que sabe. O mundo ainda não reconheceu o valor da extensa cultura amazônica deste grande pesquisador e artista. Moacyr Andrade e Manoel Santiago foram meus mestres por graça divina e devem ser considerados os maiores expoentes desta rica cultura regional brasileira.
Parafraseando Olavo Martins Bilac, o príncipe dos poetas brasileiros e meu grande patrono sobre amor cívico das estrelas da cultura do Brasil, exercido ininterrupto pela Liga da Defesa Nacional, desde 1918, o poeta diz em seu soneto - Ora (direis) ouvir estrelas, o soneto de número XIII da coletânea de sonetos Via Láctea. " E eu vos direi: Amai para entendê-las!Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas." Assim também vos digo " Amai para entendê-la. Pois só quem ama pode ter ouvido e olhos, capazes de ouvir e de entender a Amazônia. Ela existirá para sempre, bem mais que um grande punhado de verde, distante de tudo que dizem os teóricos da grande floresta.
Mostram-se para o mundo, abrem-se a todos, expressam-se todas as opiniões possíveis sobre assuntos que ao menos conhece, expõe todos os tipos de sentimentos, inclusive a raiva, quando pensam que alguém os vigia e os comenta. Eles são completamente instáveis e eu é que sou o estranho, pelo fato de ser diferente.
''Em momentos tristes, momentos de despedidas, refletimos sobre alguma coisa, é natural...Eu costumo escrever aquilo que eu sinto nesses dias por exemplo de uma forma que todos possam entender, a tristeza de perder alguém que se ama, por exemplo, o medo de errar, os dias de conquistas e vitorias, ou até mesmo quando alguém se for pra não mais voltar, esses dias costumo escrever as sensações os sentimentos sentidos naquele dia, a frustação, até mesmo a felicidade, escrevo pois dias assim formam uma personalidade, pois acredito que frustações continuas formam um vilão, e como também muito conforto e comodidade, formam folgados, pessoas hipocritas essa é a vida, infelizmente, talvez um moleque que toma um tapa na cara da mãe no dia do seu aniversario...pode tornar ali um psicopata, como um homem que trai a mulher que tanto o amava, torna ela ''perdida'', desilusões formam uma personalidade, sofrimento torna pessoas mais fortes, ou até mesmo mais fracas, vai do ponto de vista de cada, e por enquanto aqui vou escrevendo...
Agora há toda uma série de legislação sobre a guerra, a qual Israel tem que obedecer. Mas em Apocalipse capitulo XI, as duas Testemunhas têm poder para efetuar toda a sorte de pragas, sobre seus inimigos. Ninguém os poderá vencer. A besta os vencerá depois. Mas Deus vai ressuscitá-los e para o céu levá-los.